Laudar exames pela internet: 7 práticas para evitar erros

Por Dr. José Aldair Morsch, 29 de outubro de 2019
Laudar exames pela internet

Laudar exames pela internet é uma prática cada vez mais comuns entre clínicas, hospitais e consultórios brasileiros.

E é assim porque agrega vantagens, como a redução nos custos e a agilidade no atendimento ao paciente.

De acordo com a pesquisa TIC Saúde 2017, 32% dos estabelecimentos com acesso à web dispõem de laudos digitais, geralmente elaborados a distância por empresas de telemedicina.

Mas, antes de escolher uma parceira nessa área, é importante observar alguns aspectos para não cair em armadilhas.

Pesquisar a reputação, serviços prestados e conferir se a companhia atende às exigências do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina são passos essenciais para fechar um contrato que beneficie o seu negócio.

Solicite um orçamento

Vou tratar desses e de outros pontos neste artigo, incluindo dicas práticas na hora de investir na emissão remota de laudos médicos.

Vamos em frente?

O que é laudar exames pela internet?

O que é laudar exames pela internet?

O que é laudar exames pela internet?

Laudar exames pela internet significa utilizar sistemas online como suporte na interpretação de diferentes exames.

Geralmente, esse suporte ocorre no emprego de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para o compartilhamento de registros dos testes, permitindo que sejam analisados e laudados a distância através da telemedicina.

Ou seja, exames de diagnóstico são avaliados por especialistas que não se encontram no mesmo local onde foram realizados.

Isso é possível graças às plataformas de telemedicina, que ficam hospedadas na nuvem (ambiente de armazenamento da internet), podendo ser acessadas a partir de qualquer dispositivo conectado à web.

Tanto o software quanto o processo de emissão de laudos a distância são éticos e aprovados pelo Conselho Federal de Medicina.

A plataforma garante o sigilo médico-paciente, pois se vale de mecanismos de segurança como a criptografia e assinatura digital em todos os laudos.

Como funciona o laudo de exames de pela internet?

Como funciona o laudo de exames de pela internet?

Como funciona o laudo de exames de pela internet?

A dinâmica é rápida e simples.

Primeiro, um médico, enfermeiro, técnico em enfermagem ou radiologia conduz um teste de diagnóstico utilizando equipamento com tecnologia digital.

Se for um eletrocardiograma – exame que monitora a saúde do coração -, ele deve dispor de um eletrocardiógrafo digital, que converte os sinais captados em arquivos que podem ser visualizados na tela de um computador.

O segundo passo é compartilhar esses registros no portal de telemedicina, acessível mediante login e senha.

Uma vez inseridos no sistema, os arquivos serão avaliados e interpretados por especialistas na área do teste.

Seguindo nosso exemplo acima, o ECG será analisado por um cardiologista, que anota suas conclusões no laudo remoto.

Depois, o profissional autentica o documento, inserindo nele sua assinatura digital validada junto à SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde).

Por fim, o laudo online é disponibilizado na plataforma para impressão, arquivamento e transmissão ao médico solicitante.

Nas empresas de telemedicina bem estruturadas, esse processo dura aproximadamente 30 minutos.

É seguro laudar exames online?

É seguro laudar exames online?

É seguro laudar exames online?

Desde que respeite as exigências do CFM e SBIS, a dinâmica de emissão de laudos a distância é bastante segura.

Afinal, ela só ocorre com o intermédio de um sistema validado e que adota diferentes mecanismos de proteção, impedindo o acesso por pessoas não autorizadas.

Além disso, somente especialistas qualificados, com CRM e RQE ativos, podem emitir o laudo online, o que garante confiabilidade ao documento.

Legislação para laudar exames pela internet

Legislação para laudar exames pela internet

Legislação para laudar exames pela internet

Também chamada de telediagnóstico, a emissão de laudos online é regulada por órgãos como o CFM, Ministério da Saúde, Anvisa e outras sociedades médicas, a exemplo da SBIS.

Dentre as principais normas nesse setor, vale citar a Resolução CFM nº 1.643/2002, que disciplina a prestação de serviços de telemedicina, afirmando que:

“As pessoas jurídicas que prestarem serviços de Telemedicina deverão inscrever-se no Cadastro de Pessoa Jurídica do Conselho Regional de Medicina do estado onde estão situadas, com a respectiva responsabilidade técnica de um médico regularmente inscrito no Conselho e a apresentação da relação dos médicos que componentes de seus quadros funcionais.”

Outra legislação de interesse é a Portaria MS nº 2.546/11, que redefine e amplia o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes – iniciativa da União para apoiar a consolidação das Redes de Atenção à Saúde, ordenadas pela Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao dispor sobre as frentes do programa, o texto define o telediagnóstico como o serviço autônomo que utiliza as tecnologias da informação e comunicação para apoio ao diagnóstico através de distâncias geográfica e temporal.

Também é importante recordar a Resolução CFM 1.821/07, que aborda o uso dos sistemas informatizados para a guarda e manuseio dos documentos dos prontuários dos pacientes.

Essa norma aprovou o Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde, que serve de base para a avaliação e aprimoramento das plataformas de telemedicina.

Benefícios para clínicas e consultórios em obter laudos de exames pela internet

Benefícios para clínicas e consultórios em obter laudos de exames pela internet

Benefícios para clínicas e consultórios em obter laudos de exames pela internet

Uma das maiores vantagens em contratar um serviço de laudos a distância é a agilidade na entrega dos resultados.

Isso é possível quando a empresa de telemedicina mantém um time de especialistas dedicados apenas à interpretação dos exames, permitindo maior eficiência e a entrega do laudo no mesmo dia do teste.

A seguir, conheça outros benefícios para unidades de saúde que apostam nos laudos online.

1. Garantia de qualidade dos laudos emitidos

Imagens e gráficos digitais permitem o uso de recursos como zoom e contraste na hora de analisar os arquivos, aumentando a assertividade nos resultados.

Além disso, companhias idôneas, como a Telemedicina Morsch, mantêm apenas especialistas qualificados em sua equipe médica.

2. Acesso a médicos especialistas

O CFM exige que laudos médicos – emitidos in loco ou a distância – sejam produzidos e assinados somente por especialistas na área do exame.

Ao contratar uma parceira de telemedicina, o cliente terá acesso à expertise desses profissionais, tanto para os resultados de exames quanto no esclarecimento de dúvidas, por meio da segunda opinião médica.

3. Segurança da informação

Expliquei, antes, como funciona a plataforma de telemedicina, incluindo o uso de senhas, criptografia e outras ferramentas de segurança.

O portal também preserva os laudos e documentos médicos contra a deterioração pela ação do tempo, comum em filmes radiográficos e documentos impressos.

4. Laudos disponíveis na nuvem a qualquer momento

O fato de o sistema de telemedicina ficar hospedado na nuvem possibilita o acesso a partir de qualquer lugar do planeta, através de um dispositivo conectado à internet.

Assim, fica simples encontrar informações do histórico médico do paciente, além de cruzar dados para um diagnóstico mais completo e embasado.

5. Redução dos custos

Quando comparados aos documentos emitidos localmente, laudos remotos custam menos, já que não incluem despesas com deslocamento e o pagamento de horas trabalhadas.

Outro fator que diminui os gastos é o uso de documentos digitais, que dispensam investimentos em impressão ou revelação, no caso dos filmes radiológicos.

Laudos online não exigem a manutenção de espaços físicos para arquivamento, proporcionando ainda mais economia.

-> Solicitar orçamento de laudos de exames pela internet

As 7 práticas para evitar erros ao laudar exames pela internet

Contratar uma parceira de telemedicina pode ser o suporte que faltava para otimizar a entrega de exames de diagnóstico.

Porém, caso não conheça esse mercado, você pode cair em algumas armadilhas comuns, como escolher apenas considerando o melhor preço.

Claro que esse é um ponto importante e que ajuda na saúde financeira do seu negócio, mas é inteligente avaliar o custo-benefício do serviço, que exige uma estrutura mínima para funcionar de forma adequada.

Uma ideia é começar aplicando o checklist abaixo, com 7 práticas para evitar erros:

  1. Verifique se a empresa presta suporte técnico em tempo integral para treinamentos e solução de problemas no uso da plataforma de telemedicina
  2. Opte por empresas que tenham um grupo de especialistas, e não um único especialista responsável por laudar exames pela internet
  3. Caso contrate o aluguel em comodato, pergunte se a companhia de telemedicina fornece aparelho reserva para períodos de manutenção
  4. Confirme se a guarda dos laudos online é segura e para sempre
  5. Prefira plataformas que contemplem boa quantidade de especialidades médicas, pois isso facilita a ampliação do seu portfólio
  6. Tempo é um item valioso. Escolha uma parceira que entregue os resultados de exames com agilidade.
  7. Também pode ser interessante contratar uma empresa com sistema de cobrança na modalidade pré-paga, para suprir, sem burocracia, períodos de maior demanda por testes de diagnóstico.

O que minha clínica precisa ter para obter laudos de exames pela internet

O que minha clínica precisa ter para obter laudos de exames pela internet

O que minha clínica precisa ter para obter laudos de exames pela internet

Para dispor dos benefícios da telemedicina e laudos online, é necessário um pequeno investimento inicial, abrangendo quatro itens básicos.

São eles:

1. Técnico disponível para realizar o exame

O CFM permite que testes simples de diagnóstico sejam conduzidos por médicos generalistas, enfermeiros, técnicos em radiologia ou enfermagem, desde que recebam o devido treinamento.

2. Aparelho do exame próprio ou via comodato

Outro item essencial é um equipamento com tecnologia digital, que pode ser adquirido através de compra, aluguel convencional ou comodato.

Devido ao custo alto, a compra não é recomendada para pequenos estabelecimentos ou para quem precisa economizar.

Já o aluguel convencional pode ajudar no começo, mas começa a pesar no orçamento depois de alguns meses.

Por outro lado, o comodato de aparelhos médicos combina economia e praticidade.

Contratando uma mensalidade única, o cliente ganha o direito de utilizar dispositivos modernos, sem custo adicional, enquanto durar a parceria.

3. Internet

Contar com uma rede de qualidade é indispensável para a agilidade na emissão de laudos remotos, porque todo o processo depende do compartilhamento de dados online.

4. Computador

Por último, mas não menos importante, sua clínica precisa ter um computador que viabilize o acesso ao portal de telemedicina.

O equipamento não precisa ser de última geração, mas deve estar conservado e ter bom desempenho.

Casos de sucesso de empresas que laudam exames pela internet

Casos de sucesso de empresas que laudam exames pela internet

Casos de sucesso de empresas que laudam exames pela internet

Agora que você já conhece os benefícios e a estrutura mínima para laudar exames pela internet, trago alguns relatos de clientes que contrataram os serviços da Telemedicina Morsch.

A Clínica Popular Consultrata aumentou a competitividade com os laudos online, atraindo novos parceiros e clientes, contando que:

“Passou a oferecer exames com preços bem mais atrativos e com resultados bem mais rápidos. Tudo isso com muita qualidade. Além disso, a clínica conta com total suporte no reparo de equipamentos e treinamento de equipe relacionados a Telemedicina”.

Dispondo dos serviços da Morsch há mais de três anos, a Clínica Radiológica Imagem passou a ser reconhecida pela eficiência, relatando que:

“Os resultados são positivos tanto no suporte oferecido pela empresa, quanto na qualidade dos exames. Hoje, posso garantir um serviço em que o paciente não tenha uma longa espera pelo resultado dos exames. Além disso, eles não precisam sair da nossa cidade para outros centros médicos, mantendo assim uma fidelidade com a nossa clínica.”

Já o serviço de exames do Centro Municipal de Saúde de Aratiba/RS avançou em qualidade e agilidade graças aos laudos a distância, conforme avalia a Administração Municipal:

“Temos à disposição uma equipe de profissionais que prontamente fazem a avaliação, facilitando aos médicos de nossa unidade agilizarem o diagnóstico e os encaminhamentos e fazendo com que nossos pacientes possam chegar à solução de seus problemas com rapidez e satisfação.”

Quais exames podem ser laudados pela internet?

Quais exames podem ser laudados pela internet?

Quais exames podem ser laudados pela internet?

Uma série de procedimentos podem ser interpretados a distância, com o auxílio da internet.

Listo, abaixo, os principais exames disponíveis até o momento:

A Telemedicina Morsch tem a estrutura ideal para laudar exames pela internet

A Telemedicina Morsch tem a estrutura ideal para laudar exames pela internet

A Telemedicina Morsch tem a estrutura ideal para laudar exames pela internet

A Morsch oferece uma experiência completa para unidades de saúde de todos os portes.

Além de contar com registro junto ao CFM, a plataforma de telemedicina da Morsch abrange quatro especialidades, com uma equipe completa de especialistas para cada área de atuação.

Também dispõe de opções de comodato de aparelhos médicos para exames cardiológicos, neurológicos e pneumológicos, incluindo suporte remoto e substituição de equipamentos em períodos de manutenção.

Assim, é possível expandir seu negócio sem a necessidade de grandes investimentos.

Sobre a Telemedicina Morsch

Sobre a Telemedicina Morsch

Sobre a Telemedicina Morsch

Atuante no mercado desde 2005, como clínica cardiológica, a Morsch cresceu a partir da oferta de serviços de telemedicina como laudos online e segunda opinião qualificada.

Hoje, mantém uma equipe com 20 especialistas de diferentes segmentos, que atendem através de um portal simples e completo.

Hospedada na nuvem, nossa plataforma permite acesso de qualquer lugar do mundo e armazena os laudos emitidos automaticamente, garantindo sua guarda e segurança.

Clientes da Morsch têm, ainda, apoio no treinamento dos técnicos responsáveis pela condução dos testes de diagnóstico, que podem se capacitar a distância através dos conteúdos liberados no próprio sistema.

Conclusão

Comentei, neste artigo, como laudar exames pela internet.

Você teve acesso a recomendações certeiras para escolher uma parceira de telemedicina que atenda à legislação e melhore a performance do seu hospital, clínica ou consultório.

Também mostrei depoimentos reais de clientes da Morsch, que diminuíram gastos, ganharam agilidade e pacientes mais satisfeitos.

A boa notícia é que essas vantagens estão ao seu alcance e custam menos do que você imagina.

Entre em contato com nossa equipe para mais detalhes. Aproveite e teste grátis nossa plataforma.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe.

Deixe um comentário abaixo.

Referências Bibliográficas

Pesquisa TIC Saúde 2017 – Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação

Resolução CFM nº 1.643/2002 – Define e disciplina a prestação de serviços através da telemedicina.

Portaria MS nº 2.546/11 – Redefine e amplia o Programa Telessaúde Brasil, que passa a ser denominado Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes (Telessaúde Brasil Redes)

Resolução CFM Nº 1.821/07 – Normas técnicas de digitalização, guarda e manuseio de prontuários

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp