A Telemedicina é uma tecnologia médica inovadora

Por Dr. José Aldair Morsch, 28 de agosto de 2017
A Telemedicina é uma tecnologia médica

Dentre as especialidades médicas do futuro, a telemedicina é uma tecnologia médica inovadora por interpretar exames médicos a distância com uma plataforma de telemedicina em nuvem.

É uma atividade que faz a mesma coisa que os médicos presenciais fazem há mais de um século, porém, usa a tecnologia da informação como aliada.

Uma introdução nas tecnologia médicas atuais

Recursos como a telessaúde, os prontuários digitais armazenados em nuvem, softwares de gestão de clínicas e consultórios e a telemedicina, que reduz de forma colossal o tempo entre a realização dos exames e emissão dos laudos médicos, são uma realidade no mercado e devem ser aproveitados.

A imposição da tecnologia como diferencial e mesmo condição de sobrevivência, assim como em todas as atividades econômicas, angustia os profissionais de saúde.

Variáveis como decisões a serem tomadas, escolhas a serem feitas e investimentos a serem enfrentados colocam profissionais de saúde diante de um dilema.

Solicite um orçamento

Afinal de contas, em seu compasso acelerado com o qual impõe a esses profissionais decisões gerenciais, o mesmo mercado que cria as soluções também cria os dilemas.

Com tantas tecnologias médicas, qual o caminho a seguir?

De qualquer modo, o desafio precisa ser enfrentado. O caminho é o do conhecimento. É fundamental que o profissional de saúde entenda, em primeiro lugar, quais são os benefícios das tecnologias médicas trazem para o seu consultório ou sua clínica.

É preciso que o profissional tenha a consciência de que qualquer solução tecnológica precisa estar alinhada com as necessidades de cada atividade e que os benefícios de sua adoção sejam claros.

Não é de se esperar que decisões sejam tomadas somente em função da pressão por fazer o que todos estão fazendo.

Algumas tecnologias médicas e seus benefícios

De um modo geral, ao final da leitura desse artigo, o profissional terá a percepção de que as diversas tecnologias médicas acabam criando um sistema de eficiência, eficácia, redução dos custos, otimização de processos, melhora no atendimento, aumento da satisfação dos pacientes e aumento da lucratividade da clínica ou consultório médico.

Na base de tudo que vem acontecendo na medicina, em termos de avanço tecnológico, estão dois elementos importantes: a telessaúde e os softwares de gestão médica.

A telessaúde

É um recurso cuja finalidade é integrar profissionais e oferecer atendimento à distância, estando no centro de ações governamentais de saúde.

Basicamente, a telessaúde é uma ferramenta que reúne recursos de TI e telecomunicação.

Consiste numa base de dados com informações médicas, que inclui de procedimentos a prontuários de pacientes, integrados em nuvem, formando um grande banco de informações valiosas.

Através desses recursos, um médico pode, em local distante, ter acesso a informações e a outros médicos acerca de uma consulta que está realizando. O que há de mais inovador e eficaz é o fato de que todos os profissionais integrados podem visualizar a mesma informação simultaneamente, através de uma plataforma digital, assim como compartilhar laudos médicos e pareceres com outros profissionais.

A Telemedicina é uma tecnologia médica dentro da telessaúde e falaremos especificamente sobre isso mais abaixo.

Os softwares de gestão

Atuam numa outra linha, que é modernizar o atendimento, conferindo-lhe agilidade. Os benefícios são muitos, a começar pela visão geral que o atendente tem da agenda médica e a forma ágil com que pode marcar, remanejar ou desmarcar uma consulta, sem uso de papel, rabiscos e outros procedimentos ultrapassados.

Interação dos pacientes com os prontuários

Num estágio mais avançado, é possível que os clientes tenham acesso à agenda médica através de consulta pela internet e possam eles mesmos agendar as consultas de qualquer lugar.

Pode-se imaginar o ganho em organização, otimização de tempo e economia de custos com tais soluções tecnológicas. Inclusive, através do agendamento eletrônico, o sistema pode ser programado para emitir um aviso ao paciente com alguma antecedência com relação à data da consulta para confirmar o comparecimento do mesmo, de modo a reduzir o número de faltas e horários vazios.

Fora isso, esses sistemas permitem um melhor controle financeiro, por permitirem que sejam cadastrados os convênios de saúde, cada qual com suas condições, de modo que as informações e relatórios são gerados automaticamente mediante uma resumida entrada de dados, sem contar com as receitas e atestados padronizados, que reduzem o trabalho do médico e tornam o atendimento mais ágil.

Para concluir, os prontuários eletrônicos excluem aquele velho arquivo com pastas de papelão. O prontuário fica armazenado no sistema para consulta a qualquer hora, apenas com a entrada de um dado do paciente, assim como pode ser atualizado, com inclusão de laudos e receitas.

Armazenamento de dados em nuvem

Falando em prontuários, o armazenamento em nuvem é outro grande avanço. A legislação obriga que esses documentos fiquem armazenados por no mínimo 20 anos, o que origina gastos com papel, espaço e esforço humano para organização e manutenção dos arquivos.

O prontuário armazenado em nuvem pode ser visto como o segmento do prontuário eletrônico, que tem a vantagem do compartilhamento das informações entre diversos profissionais.

Um recurso que permite que, em uma clínica, um especialista pode, rapidamente, dar prosseguimento ao atendimento iniciado por outro, através da consulta ao prontuário, sem contar que é possível, na ausência de especialista na clínica, fazer a consulta online a um dos especialistas cadastrados, que pode atender de qualquer lugar, usando qualquer dispositivo.

A outra novidade é o serviço de prescrição eletrônica, em que o médico pode prescrever medicamentos e substâncias controladas de qualquer lugar ao paciente.

A Telemedicina é uma tecnologia médica que está presente dentro das tecnologias médicas

A telemedicina surge como consequência desse processo, tendo a peculiaridade de agregar soluções tecnológicas desenvolvidas especificamente para a medicina e exames médicos.

A telemedicina é uma tecnologia médica composta por equipamentos de exame, um técnico em enfermagem, uma plataforma digital e um time de especialistas nas diversas áreas da medicina.

O médico, ou mesmo um enfermeiro, realiza o exame, coleta as informações e as transfere para o sistema de Telemedicina.

O exame será acessado por um especialista, que fará a análise e emitirá o laudo médico. Dependendo do exame, o laudo pode estar disponível em minutos.

A melhor notícia é que esse laudo estará disponível para o médico, podendo ser acessado de qualquer dispositivo, inclusive na pasta do paciente, que rapidamente poderá fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento. Trata-se, inclusive, em alguns casos, de salvar vidas.

Sem contar que o paciente não precisará mais se submeter àquela romaria, do consultório para o laboratório, do laboratório para casa, de casa para o laboratório e do laboratório para o consultório. No mesmo dia da consulta, terá feito o exame e iniciado o tratamento.

Isso implica ganho de qualidade no serviço e fidelização de clientes. Reunindo todas essas tecnologias apresentadas, isso implica em atendimento mais ágil, logo, implica, também, em aumento da capacidade de atendimento com redução do tempo de espera, que é uma variável que pode influenciar bastante na decisão do paciente de voltar à clínica ou ao consultório.

É possível observar que o grande ganho proporcionado pelo conjunto de tecnologia é a medicina funcionando 24 horas, com distâncias reduzidas entre médicos e pacientes, integração de toda a rede e agilidade no atendimento.

Como a Telemedicina Morsch pode ajudar?

Como diz o nome, o ramo da Telemedicina Morsch é telemedicina, sendo a principal referência no país.

Não obstante, a Telemedicina Morsch se preocupa cada vez mais em orientar seus clientes, de modo a reduzir suas angústias acerca das decisões a tomar quando se trata de tecnologia médica.

A Morsch tem uma lista dos principais fornecedores de prontuário eletrônicos do mercado, além de sugerir aplicativos para uso no atendimento e seguimento do paciente em sua própria residência.

Esses aplicativos, entre outros benefícios, alertam os pacientes quanto aos horários dos remédios, mais uma evolução do atendimento à distância.

Se tudo isso que foi abordado acima ainda é um assunto estranho à sua clínica ou consultório, mas você percebe a importância e os benefícios da telemedicina como tecnologia médica para melhorar os resultados de seus serviços em todos os níveis, entre em contato conosco e solicite uma consultoria.

Modernize sua clínica ou consultório de forma segura, com a orientação de quem entende perfeitamente o que o seu negócio precisa.

Compartilhe com seus amigos! Assine nosso blog!

 

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp