Central de laudos médicos: o que é e como funciona na telemedicina
A central de laudos permite a troca de informações médicas com segurança e agilidade, sendo uma das principais ferramentas da telemedicina.
Graças a esse sistema, clínicas, consultórios e hospitais de todo o país podem estruturar e expandir a sua cobertura, levando diversos exames a pequenas cidades e até a locais remotos.
Assim, há economia de tempo e gastos com o deslocamento de médicos especialistas e pacientes.
Neste artigo, explico como funciona, mostro quais especialidades podem se beneficiar e de que forma a central de laudos pode potencializar o lucro na sua unidade de saúde.
Acompanhe até o final!
O que é central de laudos?
Central de laudos é uma modalidade de sistema de registro eletrônico em saúde, que, de acordo com a SBIS, serve para registro, recuperação e manipulação de informações de saúde.
Isso significa que a central de laudos segue as exigências de segurança e qualidade padronizadas pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, conservando dados de pacientes de maneira processável eletronicamente.
Também chamada plataforma de telemedicina, a central permite o acesso, pesquisa, comunicação e armazenamento em nuvem de todo o prontuário do paciente, incluindo:
- Registros de exames e consultas.
Assim, os arquivos digitais podem ser localizados facilmente no futuro.
Basta alguns cliques para que o sistema realize buscas e cruze dados para apoiar o diagnóstico e a escolha do melhor tratamento.
Para que serve uma central de laudos?
A central de laudos serve para otimizar a entrega de resultados de exames de saúde.
O sistema conecta equipes locais dos serviços ao time de especialistas da empresa de telemedicina, permitindo que a interpretação dos exames seja delegada a eles.
Em outras palavras, a central de laudos viabiliza a comunicação entre esses profissionais ao possibilitar ações para transmissão, compartilhamento e armazenamento de arquivos digitais na nuvem.
Nesse cenário, o software de telemedicina em nuvem compila e organiza os documentos, mantendo-os acessíveis em poucos cliques.
Além de garantir a troca de informações de saúde de maneira rápida e segura, sendo essencial para a oferta de serviços de telediagnóstico.
Por que clínicas e hospitais precisam de uma central de laudos?
Na era da transformação digital na saúde, estabelecimentos que não modernizam sua estrutura e processos ficam em desvantagem.
As perdas englobam desde atrasos na entrega dos laudos até dificuldades para o crescimento do serviço, que fica condicionado à presença de médicos in loco.
Além de exigir altos investimentos em salários, isso requer a atração de especialistas a locais afastados dos centros urbanos – um desafio e tanto!
Ao contar com uma central de laudos, sua equipe é reforçada por médicos online qualificados, disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite.
Desse modo, dá para ampliar o portfólio de exames e especialidades atendidas, assim como a quantidade de resultados emitidos por mês.
E, por consequência, aumentar as receitas da sua clínica ou hospital.
Como os laudos são entregues em minutos, a plataforma de telemedicina ainda contribui para qualificar o diagnóstico e acelerar o início do tratamento adequado.
Isso colabora para elevar a satisfação dos clientes, culminando na fidelização dos pacientes e mais ganhos para o seu negócio.
Assim, posso garantir que investir numa central de laudos é um jeito inteligente de agregar qualidade à assistência, atrair pacientes e potencializar os lucros dos estabelecimentos de saúde.
Como funciona uma central de laudos?
A central de laudos segue uma dinâmica bastante simples, que começa com a realização do exame na sua clínica, hospital ou consultório, gerando registros digitais.
O próximo passo é o compartilhamento das imagens ou gráficos, realizado por meio do acesso à central de laudos, que exige login e senha.
Assim que os arquivos ficam disponíveis na plataforma, um especialista online visualiza, analisa e interpreta os resultados sob a luz de informações enviadas junto aos registros.
Relatos da anamnese, suspeita clínica e detalhes do histórico do paciente são exemplos de dados que auxiliam na interpretação das imagens ou gráficos.
O médico especialista anota, então, suas conclusões no telelaudo.
Depois de assinar o laudo digitalmente, o profissional o libera no mesmo sistema.
Em seguida, o documento pode ser salvo, impresso ou enviado para o médico solicitante por e-mail ou mesmo aplicativos de mensagens.
Graças às atualizações em tempo real da plataforma de telemedicina, esse processo dura apenas 30 minutos, em média.
Usando o sistema de Telemedicina Morsch, casos urgentes são avaliados imediatamente, permitindo o rápido manejo do paciente.
História da central de laudos e telemedicina
As primeiras referências concretas à telemedicina datam do século XIX, quando era feita basicamente pelos correios.
Cientistas alegam que já havia telemedicina quando uma aldeia comunicava outra sobre surtos de doenças por meio de sinais de fumaça.
Mas a central de telemedicina começou a ganhar forma com a comercialização dos computadores e o início da rede de sistemas, nos anos 60 e 70.
Um dos marcos nessa história foi a realização experimental de uma ligação entre o Hospital Geral de Massachusetts e o aeroporto de Boston, em 1967.
A troca de informações por videoconferência servia para fazer com que o aeroporto encaminhasse pacientes em estado crítico ao hospital, e que especialistas na unidade de saúde atendessem remotamente aos pacientes no aeroporto.
A NASA e sistemas militares também contribuíram para o desenvolvimento da telemedicina, adaptando as novas tecnologias para um atendimento mais ágil.
Com o tempo, a telemedicina online ganhou o mundo e foi empregada em diversas localidades. Nesse quadro estão Austrália , Inglaterra, Alemanha, França, Escandinávia, Japão e Coreia.
A extensão da telemedicina como central de laudos
A telemedicina engloba desde uma ligação telefônica entre dois profissionais da medicina até o uso das mais avançadas tecnologias na saúde para chegar ao diagnóstico.
Sua aplicação pode ser feita por meio de digitalizadores de imagens, sondas, palavras escritas ou faladas e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).
Pela facilidade e abrangência atual, a internet é a principal, mais rápida e mais barata via de comunicação.
Todos ganham com o uso contínuo e mais abrangente dos serviços de telemedicina.
Os médicos podem trocar conhecimento e informação, falar com o seu paciente a distância e ter acesso ao laudo digital de qualquer lugar do mundo.
O paciente, por sua vez, pode ter atendimento médico online mesmo sem contato físico, informações sobre seus laudos, exames e tratamentos.
Por fim, a comunidade pode usufruir de mais qualidade e rapidez na assistência em saúde.
Além das inovações em TDICs, a invenção de aparelhos como o raio-X e o estetoscópio elétrico impulsionaram a telemedicina, pois seus registros podem ser transmitidos e avaliados a distância.
Aplicações da telemedicina como central de laudos
De acordo com a Resolução CFM 2.314/2022, que regula a telemedicina no Brasil, esse campo é formado por sete tipos de serviços:
- Teleconsulta: quando médico e paciente estabelecem uma comunicação direta através de telefone, videoconferência, troca de e-mails ou mensagens instantâneas
- Teleconsultoria: ato de consultoria que pode envolver médicos, profissionais de saúde ou administração, servindo para orientar sobre questões administrativas e ações amplas de saúde
- Teleinterconsulta: é a consulta realizada entre médicos que tem como objetivo oferecer suporte diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico
- Telediagnóstico: serviço de emissão de laudo ou parecer de exames, por meio de gráficos, imagens e dados enviados pela internet. O laudo médico digital só pode ser elaborado por especialistas na área do exame (com RQE ativo)
- Telecirurgia: operações feitas com o auxílio de um robô, que é controlado a distância pelo cirurgião
- Televigilância ou telemonitoramento: ato realizado sob coordenação, indicação, orientação e supervisão de parâmetros de saúde ou doença, por meio de avaliação clínica ou aquisição direta de imagens, sinais e dados de equipamentos ou dispositivos agregados ou implantáveis nos pacientes
- Teletriagem: avaliação de sintomas e condição clínica remotamente, com a finalidade de encaminhar o paciente ao serviço de saúde ou especialista adequado.
Os principais usos da telemedicina como central de laudos são voltados a áreas como:
Outras áreas atendidas incluem: nefrologia, patologia clínica, salvamento e primeiros socorros, além de investigação de saúde e educação.
O segmento administrativo também utiliza a telemedicina para guardar o laudo dos pacientes e seu histórico médico, além de ter acesso às informações gerais, tornando os processos em clínicas, consultórios e hospitais mais dinâmicos e eficientes.
Central de laudos e suas especialidades
As centrais ou plataformas mais completas não se restringem a uma única especialidade, mas oferecem cobertura para diversas disciplinas.
Confira a seguir aquelas contempladas pela plataforma de Telemedicina Morsch.
Central de laudos na cardiologia
Através da telemedicina cardiológica ou telecardiologia, é possível otimizar a entrega de laudos para exames de rotina, como o eletrocardiograma.
O cliente também pode solicitar a interpretação de exames em tempo real para avaliação de urgências, como o infarto do miocárdio.
A seguir, conheça os exames cardiológicos cobertos pela central de laudos da Morsch:
- Eletrocardiograma de repouso
- Teste ergométrico em esteira
- Holter de ECG digital 24 horas
- MAPA de pressão arterial 24 horas
- Tomografia cardiovascular
- Ressonância cardiovascular.
Leia também: O papel da telecardiologia na detecção precoce de doenças cardíacas.
Central de laudos na pneumologia
A central oferece a emissão de laudos a distância para apoio clínico e acompanhamento de trabalhadores, possibilitando a identificação de doenças respiratórias crônicas, como a asma.
O principal exame complementar nessa área é a espirometria, que pode ter finalidade clínica ou ocupacional.
Central de laudos na neurologia
Atende aos principais exames que sinalizam doenças no sistema nervoso, apoiando o diagnóstico de distúrbios neurológicos e da consciência, a exemplo de demências e epilepsia.
Os procedimentos que se beneficiam da telemedicina são:
- Eletroencefalograma na internação
- Eletroencefalograma na morte encefálica
- Polissonografia na internação
- Polissonografia domiciliar.
Assim como na cardiologia, há sistemas que permitem a avaliação de urgências, a exemplo do AVC (acidente vascular cerebral) por videoconferência, em tempo real.
Essa possibilidade resulta em um tratamento mais rápido, diminuição de sequelas e melhora no prognóstico do paciente.
Central de laudos na radiologia
O portal de telemedicina radiológica, ou telerradiologia, cobre grande parte dos exames de imagem, que permitem o estudo de partes internas do corpo de forma não invasiva.
Exemplos comuns são a radiografia, mamografia e densitometria óssea.
Salvas no formato DICOM, as imagens captadas são rapidamente enviadas para o PACS da Morsch, permitindo a elaboração de laudos a distância.
Veja os exames radiológicos disponíveis na central de laudos:
- Radiologia geral (incluindo diversos tipos de raio X)
- Raio-X de tórax OIT
- Mamografia digital
- Densitometria óssea
- Tomografia computadorizada
- Ressonância magnética.
Leia também: Como a interpretação remota de exames em telerradiologia está transformando o setor de saúde.
Vantagens da central de laudos a distância
Por integrar informações e diferentes especialidades médicas, a central de laudos reúne vantagens para unidades de saúde de todos os portes.
Neste tópico, detalho alguns desses benefícios.
1. Os laudos ficam armazenados na nuvem, em segurança na central
Popular em diversos sistemas, a nuvem pode ser descrita como um local de armazenamento seguro na internet.
Ela hospeda diferentes sistemas modernos, a exemplo da central de laudos e todo o seu conteúdo.
Assim, não é preciso manter um espaço físico para arquivar o prontuário do paciente. Basta manter os arquivos digitais na plataforma de telemedicina.
O portal segue regras rígidas das autoridades de saúde brasileiras, o que envolve mecanismos robustos para proteção dos laudos digitais, como senhas e criptografia.
Os resultados online também não sofrem deterioração pelo tempo, não se rasgam nem se apagam.
2. A central de laudos funciona 24 horas por dia, sem interrupções
Plataformas estruturadas, como a da Morsch, nunca saem do ar, o que garante o atendimento à sua demanda, mesmo durante a madrugada, aos finais de semana ou feriados.
3. Substitui o médico especialista quando estiver ausente
Gestores de clínicas, consultórios e hospitais sabem que manter especialistas durante todo o horário de funcionamento implica em altos custos financeiros.
Com a central de laudos, esses gastos são reduzidos, pois o serviço cobre os especialistas durante férias, folgas, eventos e outras ausências, sem prejuízo aos laudos médicos.
Basta que a equipe de saúde realize os exames e delegue sua interpretação aos especialistas via telemedicina.
4. Disponibilidade de segunda opinião médica quando solicitado
Por melhor que seja o laudo, existem casos e exames complexos que podem deixar dúvidas.
Nessa situação, o cliente pode solicitar uma segunda opinião de um jeito descomplicado, por meio da própria central de laudos.
5. Somente especialistas interpretam os exames na central de laudos
O laudo a distância tem a mesma validade e obedece aos mesmos requisitos do laudo médico tradicional.
Ou seja, esse documento é de responsabilidade exclusiva de especialistas qualificados na área do exame.
Por isso, empresas idôneas de telemedicina contratam apenas médicos com registro ativo e experiência na interpretação do exame.
6. Comodato de aparelhos quando solicitado
Comodato é uma modalidade de aluguel que proporciona economia na aquisição de equipamentos médicos.
Isso porque o cliente paga apenas pela mensalidade do pacote de laudos, mas recebe também o direito de utilizar aparelhos modernos enquanto durar o contrato.
7. Disponibilidade de laudos especializados em regiões remotas
Segundo a pesquisa Demografia Médica, há grandes desigualdades na distribuição de médicos pelo país.
Para se ter uma ideia, a razão de médicos por mil habitantes é de 3,39 na Região Sudeste, enquanto na Região Norte, há apenas 1,45 médicos por 1.000 habitantes, e na Nordeste, 1,93.
A central de laudos é uma ferramenta bastante útil para reverter esse quadro, pois rompe a barreira geográfica e viabiliza o acesso a especialistas, mesmo nas regiões mais remotas.
Basta investir no treinamento de um técnico em radiologia ou enfermagem, adquirir um aparelho digital e ter internet para utilizar os serviços da plataforma.
8. Ótima solução na ampliação de serviços
A central de laudos permite que clínicas e hospitais ampliem a sua capacidade de atendimento ou acrescentem exames ao portfólio com praticidade.
O cliente pode solicitar novos exames ou especialidades a qualquer momento, escolhendo entre as opções no portal de telemedicina e sem precisar contratar novos especialistas.
Afinal, exames simples são conduzidos por técnicos treinados e laudados a distância pela equipe da empresa de telemedicina, reduzindo os custos e elevando os lucros do serviço.
Central de laudos como solução para sua clínica
A central de laudos abre possibilidades interessantes para estabelecimentos de saúde de pequenos municípios, que podem ofertar novos exames à população local.
Nesse cenário, contar com a plataforma de telemedicina diminui a dependência da contratação de uma equipe médica, uma vez que os exames são laudados remotamente.
O que pode ser decisivo em locais onde há carência de especialistas para emitir laudos de exames.
Mas os benefícios também alcançam qualquer hospital, clínica, ou mesmo consultório médico interessado em aumentar o portfólio ou a quantidade de exames entregues mensalmente, ou para atender a demandas sazonais.
Além disso, o suporte da plataforma de telemedicina otimiza a entrega de resultados, que ficam prontos no mesmo dia do exame e custam menos que os laudos produzidos por especialistas locais.
É por isso que cada vez mais clínicas, consultórios e hospitais investem na central de laudos para enxugar despesas, melhorar o atendimento e elevar a satisfação dos pacientes.
Como integrar a central de laudos à sua rotina?
Uma das vantagens da central de laudos hospedada na nuvem é a possibilidade de integração com diferentes softwares médicos.
Um exemplo é o prontuário eletrônico, que tem seus dados incorporados junto à plataforma de telemedicina para simplificar a identificação dos pacientes, viabilizando atualizações em tempo real.
Para isso, é importante contar com o suporte da empresa fornecedora desde a instalação dos serviços, além de apoio para o treinamento do seu time.
Vale ainda conectar seus aparelhos para exames radiológicos ao sistema PACS da sua parceira.
Isso permite enviar os registros do raio-X, tomografia e outros procedimentos de maneira automática.
Ademais, você pode integrar a central de laudos a softwares de gestão para clínicas, mantendo os dados acessíveis num mesmo ambiente virtual.
Como a central de laudos garante a proteção de dados
Mencionei, mais acima, que a central de laudos fica protegida por criptografia de ponta a ponta.
Dessa forma, as mensagens só podem ser decodificadas por pessoas autorizadas.
É um processo que atende às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e resoluções do Conselho Federal de Medicina.
O sistema ainda dispõe de protocolos de autenticação, impedindo invasões e acesso dos documentos por pessoas não autorizadas.
Apenas quem possui login e senha consegue entrar no portal de telemedicina e usufruir de seus serviços.
Leia também: Como funciona a segurança e privacidade em telemedicina.
Como escolher a melhor central de laudos para a sua clínica?
A melhor central de laudos é aquela que apresenta bom custo-benefício, ou seja, que atende ao que sua equipe precisa sem sacrificar o orçamento.
Para ajudar nessa importante decisão, trago um passo a passo:
- Conheça as necessidades do seu negócio: saiba quais os serviços desejados e o budget disponível para selecionar as opções de interesse
- Verifique se a central atende às exigências do CFM: o Conselho Federal de Medicina determina as uma série de regras que devem ser seguidas pelas centrais de laudos. Uma delas é que tenham um médico como responsável técnico, além de atender a requisitos de qualidade (como assinatura digital no padrão ICP-Brasil) e segurança
- Compare as funcionalidades: avalie qual sistema oferece os recursos de que você necessita, como laudos remotos, prontuário digital, teleconsulta, etc
- Busque pela reputação da empresa de telemedicina: faça uma pesquisa online em sites como Reclame Aqui e no próprio Google para confirmar a idoneidade da empresa. Se possível, peça recomendações
- Dê preferência a softwares em nuvem: embora muitos sistemas já estejam hospedados na nuvem, ainda há alguns com hospedagem local. Prefira aqueles acessíveis a partir de qualquer dispositivo com conexão com a internet
- Avalie os mecanismos de proteção: por fim, mas não menos importante, conheça os mecanismos que garantem o sigilo médico das informações de saúde. Criptografia e autenticação são alguns recursos úteis, como expliquei no tópico anterior.
Uma dica de ouro: quem compara, escolhe a Morsch.
Sobre a Telemedicina Morsch
A central de laudos da Morsch é ideal para negócios pequenos, médios e grandes que desejam entregar laudos médicos com rapidez, sem deixar a qualidade de lado.
Nossa plataforma une laudos digitais a serviços agregados como segunda opinião qualificada, aluguel em comodato, suporte remoto e treinamento com boas práticas para técnicos de enfermagem e radiologia.
Graças ao trabalho de uma equipe com centenas de especialistas, a plataforma funciona 24 horas por dia, sem interrupções, suprindo as demandas em poucos minutos.
Suspeitas de infarto e AVC são avaliadas em tempo real com o plantonista, agilizando a adoção do tratamento mais adequado para o paciente.
Conheça todas as vantagens de ter a Morsch como sua parceira!
Conclusão
Comentei, neste artigo, sobre as funcionalidades da central de laudos e como a plataforma pode otimizar o atendimento na sua unidade de saúde.
Antes de escolher a parceira responsável pela central, pesquise pela reputação e opções que ela proporciona para o seu negócio.
Na Morsch, você terá à disposição um sistema intuitivo, integrado, completo e que permite a ampliação do portfólio sem burocracia.
Se gostou deste artigo, compartilhe nas redes sociais!
Leia mais conteúdos sobre telemedicina em nosso blog.