Anotação de enfermagem: o que é, importância, como fazer e exemplos
A anotação de enfermagem integra a rotina de muitos profissionais dessa área, sendo um dos principais registros referentes à assistência ao paciente.
Embora seja sucinta, oferece dados essenciais para a prestação de cuidados de enfermagem com qualidade, permitindo o planejamento das próximas ações de maneira precisa.
Também reforça a segurança do paciente, uma vez que cada medida realizada é documentada e inclusa em seu histórico de saúde.
Avance na leitura para entender o conceito, importância, estrutura e exemplos da anotação de enfermagem.
Conheça ainda as ferramentas tecnológicas que simplificam essa dinâmica, como o prontuário eletrônico.
O que é anotação de enfermagem?
Anotação de enfermagem é o registro de dados referentes à prestação de cuidados por profissionais de enfermagem.
Ela pode ser feita de maneira descritiva, em texto.
Também pode ser gráfica, usando valores e imagens, ou ainda via sinal gráfico.
Cuidados de rotina, sintomas e sinais, atendimento à prescrição médica ou de enfermagem, encaminhamentos, protocolos de segurança do paciente e intercorrências devem ser retratados nesse registro.
Cada anotação se refere a uma ação, devendo ser feita logo após a assistência para que os dados sejam fidedignos e completos.
Para que serve a anotação de enfermagem?
A anotação de enfermagem é imprescindível para a continuidade da prestação de cuidados ao paciente, fazendo parte da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).
Nesse cenário, anotações podem dar embasamento a etapas do SAE como a prescrição de enfermagem e o diagnóstico de enfermagem, além de apoiar as decisões diárias de forma prática.
Tendo os registros em mãos, os profissionais da equipe responsável verificam a condição clínica, evolução do quadro e quais as terapias em andamento para planejar os próximos passos de modo adequado.
Qual a importância da anotação de enfermagem?
Esse registro evidencia o trabalho realizado pelos profissionais de enfermagem, permitindo descrições detalhadas de suas atividades.
Cabe ressaltar que a anotação tem validade legal e que, desse ponto de vista, somente o que estiver registrado foi realizado, de fato.
Como mencionei na introdução do artigo, o registro também protege os interesses do paciente, que dispõe de dados precisos em relação aos cuidados recebidos.
De acordo com este Guia de Recomendações do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), a anotação de enfermagem:
“Contribui, ainda, para a identificação das alterações do estado e das condições do paciente, favorecendo a detecção de novos problemas, a avaliação dos cuidados prescritos e, por fim, possibilitando a comparação das respostas do paciente aos cuidados prestados.”
O que deve conter a anotação de enfermagem?
Naturalmente, o registro será feito conforme a situação, podendo conter dados variados. Acompanhe uma lista com os principais tópicos, inspirada no já citado Guia de Recomendações do Cofen:
- Data e hora
- Fatores relativos à admissão no serviço de saúde, como condições de locomoção, procedência e dados do acompanhante
- Condições gerais do paciente: nível de consciência; humor e atitude; higiene pessoal; sinais vitais; estado nutricional; coloração da pele; dispositivos em uso (sondas, curativos etc.)
- Queixas do paciente ou acompanhante
- Orientações efetuadas ao paciente e familiares, como jejum, coleta de exames, inserção venosa
- Dados do exame físico
- Cuidados realizados, sejam eles os já padronizados, de rotina e específicos
- Intercorrências
- Respostas do paciente diante dos cuidados prescritos pelo enfermeiro, intercorrências, sinais e sintomas observados
- Assinatura e identificação do profissional com o número do Coren.
A seguir, trago mais dicas sobre como fazer a anotação de enfermagem.
Como fazer uma anotação de enfermagem?
Além de inserir os dados acima, é importante que você:
- Faça o registro assim que finalizar o cuidado, orientação ou obtenção de relato do paciente ou acompanhante
- Faça uma anotação legível, clara, concisa e objetiva
- Detalhe características como quantidade, forma e coloração de modo específico
- Só use abreviaturas padronizadas instituição
- Não rasure, anote a lápis, nem use corretivo líquido.
Precisa de exemplos? Acompanhe no próximo tópico.
Exemplos de anotações de enfermagem
Veja, abaixo, exemplos retirados do livro Anotação de Enfermagem, publicado pelo Coren-SP.
Recepção no centro cirúrgico:
04/08/2022 – 08h00 – Admitida no Centro Cirúrgico para mamoplastia redutora, consciente, comunicando-se verbalmente. Conferidos nome e data de nascimento na pulseira de identificação. Está sem adornos e refere jejum desde as 21h00 de ontem. Recebi prontuário e resultados de exames de imagem. Refere ser alérgica à dipirona. Comunicado à enfermeira Maria de Lourdes Batista. Encaminhada em maca à sala cirúrgica No 5. Arlete Silva COREN-SP-000.000-TE
Alta hospitalar:
02 de agosto de 2022. 13h10 Saiu de alta hospitalar em cadeira de rodas, acompanhado pela esposa Janete e pelo filho Antonio. Retirado cateter venoso periférico e verificados sinais vitais: FC= 78 Bat/Min, PA= 120×70 mmHg, T= 36,8º C, FR= 18 Mov/Min., Sat. O2= 98%. Está consciente, orientado, comunicando-se verbalmente. Foram reforçadas orientações sobre medicamentos prescritos para uso em casa, data e horário do retorno ao ambulatório. Entregues cartilha com orientações sobre prevenção de quedas, receita de medicamentos, encaminhamento para ambulatório de especialidades e sumário de alta. Katia Carolino COREN-SP-000.000-ENF
Qual a diferença entre anotação e evolução de enfermagem?
Enquanto a anotação consiste numa observação pontual, a evolução de enfermagem contém reflexão e contextualização a partir de dados processados.
Em vez de se ater a um momento, ela se refere a um período de 24 horas.
Outra diferença está no fato de a observação ser ato privativo do enfermeiro, ao passo que a anotação pode ser feita por colegas como técnicos e auxiliares de enfermagem.
Como a telemedicina ajuda o trabalho da equipe de enfermagem?
Comentei, mais acima, que as anotações devem compor o registro do histórico do paciente, salvo e organizado num prontuário médico.
Contando com a telemedicina na enfermagem, os arquivos ficam salvos na nuvem, em um software completo: o prontuário eletrônico do paciente ou PEP.
Integrado à plataforma de telemedicina, o sistema permite atualizações em tempo real, acesso a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, emissão de alertas e muito mais!
Todos os documentos ficam protegidos por mecanismos de autenticação e criptografia, impedindo a visualização por pessoas não autorizadas.
Plataformas completas como a Telemedicina Morsch ainda oferecem:
- Recursos de busca para rápida localização e cruzamento de dados do paciente
- Consulta de enfermagem online (teleconsulta)
- Teletriagem de pacientes
- Telemonitoramento para acompanhar a distância doentes crônicos, em home care ou com restrições de mobilidade.
Conheça soluções pensadas para sua equipe aqui!
Conclusão
Entender melhor as regras e tópicos da anotação de enfermagem garante mais qualidade e rapidez a essa dinâmica.
Assim como escolher manter os registros em um prontuário digital, onde ficam protegidos e amplamente disponíveis para consultas futuras.
Se achou este artigo útil, compartilhe!
Navegue pelo blog para ler mais conteúdos sobre treinamento.