Centro de diagnósticos: como montar um e por que investir na digitalização?
Se você lidera um centro de diagnósticos ou está pensando em criar um, este artigo é para você.
Seja um negócio focado apenas no diagnóstico ou dentro de um hospital ou clínica, dispor de um local destinado a diferentes exames é uma boa pedida.
Afinal, segundo dados da Abramed publicados no portal Saúde Business, as unidades de medicina diagnóstica movimentam uma receita de mais de R$ 35 bilhões no Brasil.
Então, por que não aproveitar essa oportunidade promissora para aumentar as receitas?
Neste artigo, apresento os caminhos, os tipos de exames que podem ser oferecidos e um passo a passo para montar um centro de diagnósticos com sucesso, além de soluções para digitalizar seus serviços por meio da telemedicina.
O que é um centro de diagnósticos?
Centro de diagnósticos é uma unidade de saúde voltada à realização de diferentes exames.
Basicamente, trata-se de um local que não realiza consultas médicas ou com outros profissionais de saúde.
Ou seja, concentra as atividades em métodos diagnósticos.
Entre as principais rotinas dessa central, vale citar:
- Marcação e confirmação de exames
- Orientações e realização do preparo necessário para os procedimentos
- Elaboração e entrega de laudos médicos.
Na sequência, falo mais sobre a importância e objetivos desse tipo de unidade de saúde.
Para que serve um centro de diagnósticos?
O trabalho dessas unidades de saúde é essencial para qualificar o diagnóstico, confirmando ou afastando uma suspeita clínica.
Imagine, por exemplo, que uma mãe tenha percebido episódios em que seu filho se “desliga” totalmente do mundo exterior por alguns minutos.
Ela procura a ajuda de um pediatra, relatando o incômodo e suas consequências para a vida social e escolar do filho.
Durante o exame clínico, o médico desconfia de anormalidades neurológicas, pois o restante dos sistemas parece em ordem.
Ele solicita um eletroencefalograma.
A mãe, então, entra no site de um centro de diagnósticos que atende a especialidade de neurologia e agenda o exame online.
Na data marcada, um técnico de enfermagem treinado coloca os eletrodos na cabeça do menino e liga o aparelho de EEG.
O dispositivo capta e amplifica os impulsos elétricos cerebrais, revelando descargas incomuns ao mesmo tempo em que o paciente parece estar com a mente distante.
O exame é finalizado, permitindo que mãe e criança retornem ao consultório do pediatra levando o laudo, produzido por um neurologista, que aponta anormalidades sugestivas de crise de ausência.
Dessa forma, fica confirmado o diagnóstico desse tipo de convulsão, e o paciente é encaminhado a um neurologista pediátrico para tratamento.
Tipos de exames feitos em um centro de diagnósticos
Quando falamos de medicina diagnóstica, é natural pensar logo em exames de imagem.
No entanto, esses não são os únicos procedimentos que podem ser conduzidos nesses locais.
A seguir, listo exemplos de exames realizados em centros de diagnósticos:
- Exames laboratoriais de rotina: hemograma, PCR, glicemia e ácido úrico estão entre os procedimentos mais comuns. Seus resultados partem de análises clínicas de materiais biológicos como sangue e urina
- Biópsia: consiste na retirada de uma pequena parte de um tecido, nódulo ou tumor para que seja avaliada em laboratório
- Raio-X: método que emprega radiação ionizante para gerar uma espécie de fotografia interna do organismo. Pode ser feito em várias partes do corpo, como membros superiores e inferiores, tórax, coluna, abdome etc.
- Tomografia computadorizada: exame de imagem que usa raios X e um tubo giratório para captar cortes transversais da área estudada. Também serve para visualizar diferentes segmentos do corpo, como crânio, seios da face e coração
- Ressonância magnética: combina campo magnético a ondas de rádio para produzir imagens em alta resolução de diferentes tecidos, tais como pelve, tórax, cérebro e bacia
- Ultrassonografia: emprega um transdutor, aparelho que emite ondas sonoras em alta frequência para mostrar imagens internas em tempo real num monitor. Também pode ser feita para observar o coração, recebendo o nome de ecocardiograma
- Eletrocardiograma: avalia a atividade elétrica do músculo cardíaco, formando gráficos com ondas do ECG para identificar anomalias no ritmo cardíaco, frequência e anatomia
- Eletroencefalograma: capta os impulsos elétricos do cérebro, possibilitando a observação de anormalidades
- Espirometria: analisa o funcionamento das vias aéreas inferiores a partir de registros de volumes e capacidades pulmonares.
Aproveite para ler também: Como a telemedicina está melhorando a rapidez e a precisão dos diagnósticos médicos.
Como montar um centro de diagnósticos?
Caso esteja planejando montar um centro de diagnósticos, comece sempre pelo planejamento.
Ou seja, pelo plano de negócios da sua empresa, ou inserindo essa nova unidade dentro do plano de negócios do hospital ou clínica.
As exigências legais e sanitárias vão depender das especialidades e procedimentos realizados.
Exames laboratoriais, ECG e EEG costumam pedir uma estrutura mais simples, podendo ser conduzidos em salas comuns, desde que respeitadas as normas de higiene.
Já os exames de diagnóstico por imagem requerem salas especiais para a instalação dos aparelhos, acessórios específicos e atenção à segurança radiológica.
Portanto, faz sentido consultar um arquiteto ou engenheiro especializado na área da saúde para que confira se uma edificação está adequada para um centro de diagnósticos, concedendo sua Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Você ainda vai precisar do alvará de órgãos como prefeitura, Corpo de Bombeiros e Anvisa.
Explico mais detalhes das principais normas em um artigo sobre como montar uma clínica radiológica.
Não se esqueça de listar os equipamentos necessários, fazer um bom planejamento financeiro, contratar e treinar sua equipe.
Médicos, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, recepcionistas e atendentes costumam fazer parte do quadro de funcionários de um centro de diagnósticos.
As tarefas do dia a dia podem ser otimizadas com o suporte de softwares médicos como a plataforma de telemedicina, promovendo a transformação digital do seu negócio.
Saiba mais nos próximos tópicos.
Importância do atendimento em um centro de diagnósticos
O atendimento é um dos principais fatores que influenciam na satisfação do paciente.
Não é à toa, pois essa interação com os funcionários desde a recepção da clínica médica até a finalização da assistência tem grande impacto sobre a experiência do paciente.
Afinal, a impressão se torna positiva quando existe presteza, educação, pontualidade e gentileza, além, é claro, de soluções adequadas para o problema de saúde identificado.
Conforme destaca um estudo sobre o tema:
“A facilidade para conseguir a consulta, o fato de ter sido bem tratado pela recepcionista e pelo médico esteve diretamente relacionado com uma maior satisfação. O tempo de espera para ser atendido esteve inversamente associado à satisfação”.
Nesse cenário, a humanização na saúde contribui diretamente para fidelizar pacientes, já que o acolhimento aumenta as chances de que as pessoas queiram retornar ao serviço num futuro próximo.
Algumas delas podem até atuar como promotores da marca, ajudando a atrair pacientes novos ao fazer comentários elogiosos sobre o serviço de saúde.
Qual é a importância de uma gestão eficaz no centro de diagnósticos?
Como em qualquer empresa que deseja prestar bons serviços e aumentar sua competitividade, os centros de diagnósticos procuram se tornar cada vez mais produtivos.
Nesta área, a busca por melhorias torna-se fundamental, pois diz respeito à saúde, à qualidade de vida e ao atendimento humanizado fornecido aos pacientes.
É preciso integrar soluções mais céleres, viáveis e eficientes ao aprimoramento nos cuidados com os clientes e na conscientização dos funcionários.
Diante de demandas tão importantes, a produtividade pode ser medida considerando não apenas a quantidade de procedimentos realizados, mas também a qualidade dos resultados.
Ou seja, quanto mais pessoas são atendidas com excelência, mais produtivo é o centro de diagnósticos.
Para atingir essa meta, tenha atenção a cada fase de gestão em saúde, desde o primeiro contato com o paciente até a sua saída e recebimento dos resultados de exames online ou de maneira convencional.
Essa atenção deve incluir:
- Diferenciais competitivos que destacam a clínica no segmento
- Cuidados para que os exames sejam precisos e seguros
- Atenção com a conduta dos funcionários no contato com o público
- Redução nas filas de espera;
- Acolhimento em saúde
- Facilidade para a retirada dos laudos
- Gestão financeira
- Tomada de decisões com agilidade.
Sanar necessidades como essas é indispensável para crescer na área de medicina diagnóstica, e a tecnologia é uma grande aliada para alcançar esse nível de otimização.
Com ela, é possível:
- Empregar a digitalização
- Aprimorar a atividade diagnóstica
- Monitorar o rendimento das unidades via indicadores de desempenho
- Aumentar a satisfação dos clientes.
Aproveite para ler também: Ferramentas e tecnologias que estão modelando o futuro do telediagnóstico.
Qualidade dos exames no centro de diagnósticos
Outro ponto essencial para atingir bons resultados é manter a qualidade dos exames.
Isso envolve investimentos em aparelhos para exames complementares, infraestrutura e capacitação da equipe médica.
Começando pelos aparelhos, é necessário estar em dia com as rotinas de conservação, calibração e manutenção de equipamentos hospitalares, a fim de que estejam funcionando corretamente para evitar artefatos e outros problemas com os exames.
Isso exige a instalação dessas tecnologias em locais adaptados para os procedimentos, como a sala de raio-X, que só deve ser acessada por funcionários autorizados e pacientes que passarão pelo exame.
Toda essa estrutura não será suficiente sem o treinamento dos profissionais responsáveis por conduzir os procedimentos.
Segundo determina o Conselho Federal de Medicina (CFM), exames simples como o ECG, EEG e radiografias podem ser realizados por técnicos de enfermagem ou radiologia, desde que estejam qualificados para essa tarefa.
O treinamento inicial é importante, porém, também não devemos esquecer da formação complementar e reciclagem periódica para que os colaboradores adotem boas práticas que apoiem a formação de registros nítidos e fidedignos.
Por que investir em tecnologias para centros de diagnósticos?
Conforme expliquei acima, gestores de qualquer núcleo diagnóstico buscam por produtividade, e a aplicação da tecnologia é essencial para esse objetivo.
Para atingir a eficiência desejada, a digitalização deve ser promovida com o apoio de softwares para clínicas, que agregam funcionalidades capazes de atender diversas demandas.
No segmento de atividades diagnósticas, destacam-se os sistemas RIS, que podem ser usados em programas próprios ou integrados a softwares de telemedicina.
Independentemente da solução, busca-se como objetivo melhorar o fluxo de atendimentos da unidade, por meio de ferramentas que aprimoram a gestão.
Por exemplo, a plataforma médica pode unificar os cadastros para facilitar o acesso às informações clínicas dos pacientes, e, ao mesmo tempo, utilizá-los para reduzir as filas de espera.
Esses resultados são alcançáveis utilizando o prontuário eletrônico, que compila e organiza os documentos do histórico do paciente.
A tecnologia também permite ordenar a fila de exames a serem enviados para o médico, para que o profissional saiba exatamente a ordem de atendimento.
Se o paciente precisar realizar mais de um procedimento, o programa encaixa automaticamente os horários próximos de exames, evitando o excesso de deslocamentos.
Somados a essas possibilidades, também há diferenciais como:
- Obtenção de laudos a distância via telemedicina
- Agendamentos via internet com avisos automáticos
- Ferramentas para gestão financeira.
O foco está na garantia de serviços mais viáveis e bem organizados para os médicos, e no aumento da satisfação dos pacientes.
Além disso, o gestor pode acompanhar, comparar e analisar dados das rotinas no centro de diagnósticos para encontrar falhas e oportunidades, tornando o negócio ainda mais produtivo.
Como aumentar a produtividade no centro de diagnósticos?
Como você pode perceber, investir em tecnologia na saúde contribui para aumentar a produtividade do centro de diagnósticos.
Entretanto, não basta apenas optar por um bom sistema e começar a utilizá-lo sem priorizar as demandas e necessidades da clínica.
Abaixo, listo os principais cuidados que você deve adotar durante o processo de digitalização de prontuários, outros documentos e processos, além de diferenciais relevantes para que eles se tornem ainda mais vantajosos.
Tenha processos bem definidos
Por mais que um bom software automatize processos e otimize suas demandas, é preciso fazer um mapeamento minucioso em sua empresa.
A partir desse diagnóstico, dá para promover melhorias e integrar as rotinas de gestão ao cotidiano da sua equipe.
Para obter maior produtividade, é fundamental organizar o sistema de gestão, incluindo cada etapa das rotinas de atendimento.
Ou seja, desde o recebimento do paciente, até seu encaminhamento à sala de espera, triagem, orientações gerais, etc.
Integre equipamentos e sistemas
Não basta ter um processo eficiente para que a organização interna atinja a qualidade e eficácia desejadas.
Se alguma etapa tiver que ser refeita, ou se alguma informação não estiver disponível, essas dinâmicas ficam comprometidas.
Se as informações do procedimento feito pelo técnico, por exemplo, não forem disponibilizadas imediatamente ao médico, perde-se tempo e rendimento.
Para evitar esses problemas, você deve integrar todos os sistemas e equipamentos, tornando os dados dos pacientes e as atualizações do prontuário disponíveis aos envolvidos na cadeia de atendimento.
Contar com um sistema de telemedicina online é uma boa pedida nesse contexto, pois as atualizações são automáticas e permitem o acesso a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.
Treine sua equipe
Excelentes ferramentas só são aproveitadas ao máximo se os profissionais tiverem domínio das funcionalidades.
Afinal, erros e informações equivocadas comprometem os processos de atendimento e de gestão.
Isso significa que, além de treinar sua equipe para fornecer um atendimento humanizado e de qualidade, é fundamental capacitá-la para o uso da tecnologia corretamente.
Ofereça serviços online
Soluções digitais podem tanto ser disponibilizadas pelo centro de diagnósticos aos pacientes quanto adquiridas pela unidade para aprimorar seus processos.
Por exemplo, disponibilizar agendamentos online com avisos automáticos, links para remarcação e possibilidade de retirada dos exames online, no site da sua clínica.
Outra sugestão é contratar uma empresa para a emissão de telelaudos, delegando a interpretação e laudo médico para especialistas que atendem via portal de telemedicina.
Avalie seus resultados
Lembra que eu mencionei que os melhores softwares permitem coletar dados e obter relatórios para uma melhor tomada de decisões?
Não deixe de avaliar as métricas e observar os indicadores apontados no sistema, pois só assim é possível atingir a melhoria contínua no seu centro de diagnósticos.
Diante de informações como tempo de permanência dos pacientes, período médio de espera, número de consultas, retorno sobre investimentos, gastos fixos e variáveis, entre outras, você reconhece pontos a melhorar.
A partir deles, pode tomar decisões efetivas para o crescimento dos negócios.
Principais vantagens da digitalização no centro de diagnósticos
A partir de todos os pontos mencionados até aqui, ficou claro como a digitalização pode ser benéfica para os centros de diagnósticos.
Mais que um maior nível de organização, de qualidade para os exames e satisfação para os pacientes, a tecnologia permite que você:
- Automatize rotinas, reduzindo ao máximo as tarefas manuais, o tempo de execução das atividades, os gargalos nos fluxos de informação e as “travas” nos processos
- Tome decisões direcionadas, partindo de indicadores práticos e relatórios inteligentes que permitem avaliar os pontos de melhoria
- Garanta diagnósticos mais precisos, contando com um banco de dados integrado que facilita o acesso às informações e ao histórico dos pacientes
- Otimize a gestão, já que a automatização de processos, o entendimento sobre as demandas da unidade e o aumento na qualidade dos serviços permitem ter mais tempo, precisão e foco no gerenciamento da empresa
- Melhore seu desempenho financeiro, uma vez que o resultado direto de todos os benefícios mencionados é a garantia de serviços mais produtivos e de maior qualidade.
Há ainda uma vantagem muito especial, que merece comentários à parte: o aumento no portfólio de exames.
Ampliação do portfólio de exames em um centro de diagnósticos
Escolher novas tecnologias ainda apoia a expansão do seu negócio, aumentando a capacidade e os tipos de exames realizados.
Basta adquirir os dispositivos e treinar os profissionais, deixando a emissão de laudos para a equipe da Telemedicina Morsch.
Mencionei antes que a nossa plataforma fica hospedada na nuvem, um local seguro da internet que, ao mesmo tempo, é amplamente acessível para pessoas autorizadas.
Após inserir login e senha, é possível compartilhar imagens e gráficos gerados por exames de diferentes especialidades, que serão avaliados por um médico qualificado.
Ele é o responsável por elaborar o laudo online, assinado digitalmente para garantir a autenticidade e entregue em minutos via sistema.
Graças a esse serviço de telediagnóstico, disponível dia e noite, dá para concentrar os esforços do seu time na condução dos procedimentos e solicitar os laudos através da telemedicina.
Assim, não será necessário investir em uma equipe de especialistas locais para a entrega dos resultados com rapidez.
A Telemedicina Morsch como aliada no centro de diagnósticos
Referência na digitalização de unidades de saúde em todo o Brasil, a Telemedicina Morsch atua desde 2005 com as melhores tecnologias disponíveis no mercado.
Além de nossa plataforma de teleconsultas com prontuário eletrônico em nuvem e telemonitoramento, temos soluções especialmente focadas nos centros de diagnósticos.
Nosso serviço de telediagnóstico entrega mais de 20 mil laudos mensalmente com total rapidez, excelência e custo-benefício para mais de 2 mil clínicas espalhadas no país.
Disponibilizamos mais de 300 especialistas de todas as áreas da medicina, disponíveis 24 horas por dia, durante 7 dias por semana, que emitem os documentos em até 30 minutos ou em tempo real para casos urgentes.
Somado a isso, nosso sistema agrega todas as funcionalidades que citei ao longo deste artigo, para que você tenha um gerenciamento mais eficaz, melhore as experiências dos pacientes e garanta mais lucratividade para o seu negócio.
Isso inclui ferramentas para integrar os processos, recursos de gestão financeira, agendamento online com avisos automáticos, relatórios para tomada de decisões, marketplace médico para otimizar os horários ociosos da sua agenda, entre muitas outras.
Todas as soluções são baseadas em sólidos protocolos de segurança, respaldo legal, mobilidade para uso via cloud, adesão livre de burocracias, suporte técnico e científico em tempo real, além de treinamentos contínuos para novos funcionários.
Para saber mais sobre as vantagens que a Telemedicina Morsch pode proporcionar ao seu centro de diagnósticos, explore os nossos diferenciais e solicite um orçamento!
Conclusão
Os centros de diagnóstico não param de crescer, resultando em aumento da competitividade e alta demanda por melhoria das soluções oferecidas pelas clínicas.
Nesse cenário, cabe aos empreendedores da saúde se adequarem às novas tecnologias digitais, a fim de otimizar os serviços prestados, obter melhor nível de organização interna e impulsionar os rendimentos financeiros.
Se gostou de conhecer as vantagens que a digitalização pode proporcionar ao seu centro de diagnósticos, acompanhe mais artigos sobre gestão na saúde que publico aqui no blog.