Como funcionam e quais são as vantagens dos laudos online?

Por Dr. José Aldair Morsch, 3 de outubro de 2018
Como funcionam os laudos online?

Antes de mais nada, os laudos online são a versão digital dos resultados de exames, que ficam à disposição de médicos e pacientes para que seja realizado um diagnóstico preciso.

Como resultado da telemedicina, eles eliminam a necessidades das clínicas contarem com especialistas nas áreas em questão para poderem analisar determinados exames.

Afinal, eles são enviados automaticamente para os médicos especializados, que avaliam as imagens e geram os laudos online.  

Do mesmo modo, com um cenário de avanços tecnológicos em diversas áreas, esses documentos se destacam como uma solução para o aperfeiçoamento de diagnósticos médicos.

Além disso, o número de clínicas, hospitais e consultórios que optam por esse serviço tem crescido substancialmente nos últimos anos.

Isso aumentou a oferta de laudos a distância – o que exige ter critérios bem definidos para enfrentar um processo de escolha agora mais complexo.

Neste artigo, vou te ajudar a entender melhor o funcionamento dos laudos online. Mostrarei para quais exames estão disponíveis e como contratar um serviço de qualidade para sua unidade de saúde.

Boa leitura!

O que são laudos online?

O laudo online é um documento resultado de uma interpretação médica

Nele, estão informações do paciente e detalhamento sobre a análise do exame realizado

Laudos online, também conhecidos como laudos à distância, são documentos produzidos a partir da avaliação clínica, de imagens e gráficos gerados durante exames e da interpretação desses dados via internet.

Ou seja, consiste em uma versão online dos resultados de exames – antes só disponíveis no formato impresso.

Geralmente, ele possui informações do paciente, da conduta, da realização e da interpretação de exames, sendo assinado digitalmente por um especialista.

Além de não exigir que pacientes e médicos estejam fisicamente próximos, os laudos online facilitam a consulta. Também otimizam a pesquisa futura das informações, permitindo maior controle da saúde.

A importância dos laudos online para a telessaúde

Telessaúde e telemedicina são dois conceitos que andam juntos, mas têm significados diferentes.

Isso porque a telessaúde descreve o ambiente completo de atendimento na saúde, envolvendo prontuário eletrônico, cursos, treinamentos, monitorização de pacientes crônicos, sincronização com aplicativos da saúde.

Já a telemedicina é uma disciplina dentro da telessaúde, que se encarrega exclusivamente dos laudos de exames.

Também chamado de telediagnóstico, o laudo online proporciona uma melhor experiência e segurança na realização e entrega dos resultados de exames de diagnóstico.

Quais são as principais características dos laudos online?

Os laudos médicos estão entre os documentos mais importantes para a realização de exames, e os laudos online representam a versão digital desse tipo de registro.

Em outras palavras, é uma transcrição técnica e formal dos diagnósticos, encaminhada ao paciente e médico solicitante.

Resumindo, as informações contidas no documento são de suma importância para que os especialistas consigam diagnosticar os quadros de seus pacientes.

Sendo assim, ele deve conter informações precisas, como:

  • descrição do material coletado;
  • técnica utilizada;
  • hipótese e dados como motivo da solicitação;
  • identificação geral do paciente e do seu médico.

Ao passo que é fundamental para a completa análise dos casos clínicos, os laudos precisam garantir sua validade por meio da assinatura de médico habilitado.

Ou seja, no caso dos laudos à distância, é indispensável que eles também sigam esse padrão de conformidade, por meio de assinatura digital validada pelo ICP-Brasil.

Qual a diferença entre laudos online e presenciais?

Os laudos presenciais são feitos por especialistas de clínicas ou hospitais.

No caso, os exames são realizados no local e repassados para esses profissionais, que irão avaliar e criar o laudo dentro das demais demandas que possuem na sua rotina.

Já o laudo online é feito por uma plataforma de telemedicina, composta por vários especialistas, disponíveis 24 horas por dia.

Assim, o exame é enviado para essa análise à distância e, em até 30 minutos, o laudo é devolvido para o agente de saúde solicitante ou para o próprio paciente.

Isso porque o laudo presencial demora dias, já que o profissional tem outras demandas também.

Em contrapartida, no laudo online, o especialista está disponível especificamente para realizar essa atividade, agilizando a entrega substancialmente. 

O armazenamento em nuvem traz segurança e economia

Os laudos online podem ser vistos em qualquer lugar e hora

Qual a importância de ter laudos online armazenados na nuvem?

Outra inovação trazida pela telemedicina diz respeito ao armazenamento dos laudos através do PACS (Picture Archiving and Communication System).

E os ganhos gerados a partir desse sistema são significativos.

Como você sabe, documentos impressos ocupam muito espaço. Também podem ser perdidos e prejudicar o acompanhamento do histórico do paciente.

Já os arquivos digitais são salvos na nuvem. Inclusive, eles ficam disponíveis na plataforma de telemedicina e são acessados a qualquer momento via internet.

Assim, não ocupam espaço físico no computador da unidade, tampouco dependem dela para serem acessados.

Para que servem os laudos à distância?

O laudo online é uma espécie de relatório liberado pelo médico responsável pela análise de um exame e que serve para diagnosticar tudo o que foi visto nos arquivos enviados para a plataforma de telemedicina.

Esse documento corresponde ao resultado de um exame de diagnóstico, contendo informações sobre o paciente, médico solicitante, estabelecimento onde o teste foi realizado, técnicas utilizadas, achados e conclusão.

Nesse sentido, os dados de exames podem ser gráficos ou imagens digitais (em pixels) e a qualidade é a mesma daqueles realizados de forma presencial.

Assim, tanto os laudos médicos impressos quanto os digitais são feitos por especialistas. Esses profissionais têm a capacidade técnica necessária para descrever as condições do órgão ou área analisados, auxiliando o médico solicitante no diagnóstico.

O laudo a distância também é útil para o acompanhamento da eficácia de tratamentos ou rastreamento de patologias com alta incidência. Por exemplo, o câncer de mama em mulheres com mais de 50 anos.

Por que utilizar laudos online em hospitais é uma das melhores alternativas?

Depois que descrevi algumas das características mais importantes dos laudos online, é fácil perceber como essa é uma opção vantajosa para diferentes perfis de clínicas, consultórios ou hospitais!

Em geral, o que torna essa solução tão benéfica é:

  • Facilidade de sua adesão e seus baixos investimentos;
  • O aumento na demanda de serviços, com resultados emitidos mais rapidamente, sem que isso comprometa a sua qualidade;
  • A economia gerada pela não necessidade de manter uma equipe clínica dedicada à elaboração de laudos. Ou ainda, a possibilidade de realocar profissionais de acordo com as demandas de cada setor;
  • Validade e a conformidade idênticas aos laudos tradicionais em papel, com garantia de assinatura digital devidamente regularizada;
  • Eliminar custos com logística com as operações realizadas todas pela internet.

6 motivos para implementar laudos online na sua clínica

Mencionei, nos tópicos acima, alguns benefícios do uso dos laudos a distância para pacientes e estabelecimentos de saúde.

Agora, vou detalhar cinco motivos pelos quais vale a pena implementar esse serviço o quanto antes na sua clínica, consultório ou hospital.

1. Possibilidade de oferecer uma maior quantidade de exames

O apoio dos especialistas da empresa de telemedicina pode ser o item que faltava para expandir a quantidade e tipos de exames ofertados na sua clínica.

Esse suporte libera os especialistas in loco para mais atendimentos e ainda permite que testes de diagnóstico simples comecem a fazer parte do portfólio – ainda que não haja um especialista local para interpretá-los.

Então, basta treinar um técnico em enfermagem ou radiologia para que realize o procedimento, e deixar os laudos sob os cuidados da telemedicina.

2. Menores custos por exame no laudo a distância

Manter um quadro completo de especialistas e equipamentos para a realização dos exames pode custar caro, o que encarece as despesas totais com os testes.

Portanto, diminuir os gastos com a equipe, deixando parte do trabalho para os especialistas da telemedicina, é uma solução inteligente para reduzir o custo final.

3. Maior agilidade na emissão de laudos

O processo feito por empresas como a Telemedicina Morsch torna a emissão de laudos mais ágil. Isso porque você obtém os registros rapidamente via sistema.

Essa dinâmica resulta em pacientes e familiares mais satisfeitos, que receberão os resultados de exames em menos de uma hora.

4. Aumentar o portfólio de serviços e área de atendimento

Além de expandir os tipos de exames que oferece, seu negócio pode ampliar a área de atendimento.

Assim, uma clínica que começou ofertando testes em cardiologia pode, por exemplo, iniciar serviços em neurologia ou pneumologia.

Portanto, ela só precisa treinar um técnico em enfermagem e adquirir os aparelhos necessários para os novos exames.

5. Os laudos online dos pacientes ficam armazenados de forma segura

Contei, pouco antes, sobre a desconfiança inicial quanto aos laudos à distância, que estariam mais facilmente expostos a fraudes.

Esse cenário, entretanto, mudou profundamente a partir da implementação de diversas barreiras de segurança, como a criptografia e acesso restrito aos portais de telemedicina.

Salvos em formato digital, os resultados de exames também ficam preservados da deterioração pelo tempo e manuseio.

Ou seja, a combinação entre arquivos digitais e uma plataforma protegida com armazenamento na nuvem confere segurança no arquivamento dos laudos.

6. Melhor qualidade diagnóstica

Por meio dos laudos online, sua clínica passa a contar com o apoio de uma equipe completa, formada por diversos especialistas de diferentes áreas da medicina.

Esses profissionais são totalmente dedicados à função de laudar, e isso significa que a qualidade dos diagnósticos é garantida. Afinal, além de altamente qualificados e experientes, eles laudam conforme suas áreas específicas de atuação e ainda interagem entre si para obter melhores conclusões sobre os resultados. 

 

O que é preciso para contratar serviços de laudos online?

 O laudo online é parte essencial da telemedicina

O laudo online traz praticidade e velocidade para médicos e pacientes

Para aderir aos serviços de emissão de laudos online, a clínica interessada precisa contratar os serviços de uma empresa de telemedicina.

Por meio dessa parceria, o centro de atendimento terá os equipamentos de diagnóstico integrados a um sistema em nuvem.

Sendo assim, os laudos à distância funcionam através da transmissão de informações via internet. Ou seja, os dados são salvos em servidores externos para fácil acesso e segurança dos interessados.

Para isso, o sistema utilizado deve criptografar todas as informações mantidas na web, de modo que a confidencialidade seja garantida entre o médico e paciente.

Outro ponto importante é o envio de todos os dados ao especialista responsável pelo laudo.

Assim, você poupa recursos e esforços ao não ter a necessidade de um assistente para transcrever as informações manualmente e enviá-las. Além disso, também elimina a chance de qualquer erro de preenchimento.

Dessa maneira, tanto o responsável pela elaboração do laudo online quanto o médico e o próprio paciente poderão acessar as informações — de forma integrada e sempre que necessário.

Isso é possível graças à capacidade que a tecnologia tem de armazenar as imagens de alta resolução dos exames e seus dados. Além disso, é possível disponibilizá-las para consulta e edição por meio de qualquer dispositivo autorizado.

Além disso, a integração entre os aparelhos para diagnóstico e o sistema de telemedicina pode ser feita por meio de adaptações nos equipamentos já existentes no local. Assim como pela locação ou comodato feitos junto à empresa de telemedicina.

Como funcionam os laudos online e a telemedicina?

Os laudos online são ferramentas que integram a telemedicina, ou seja, a medicina à distância.

Inclusive, é através da telemedicina que a produção de laudos à distância vem se popularizando, bem como se tornando cada vez mais rápida e segura. 

Isso porque a tecnologia tornou possível o envio de informações registradas durante exames a especialistas fora da unidade de saúde, a partir de uma plataforma online.

É também nela que o laudo é disponibilizado após a interpretação pelo médico responsável.

Dessa forma, as distâncias geográficas não impedem mais que clínicas e hospitais obtenham laudos de qualidade, assinados por profissionais habilitados.

Logo, o processo é simples. Primeiro, realize os exames com o software do aparelho de eletrocardiograma, por exemplo.

Por fim, eles são salvos em arquivos DICOM, JPEG ou PDF, de acordo com o equipamento.

Além disso, os arquivos gerados no computador são transmitidos via plataforma de telemedicina em nuvem, chegando a um especialista em tempo real.

Então, logado no sistema com a sua senha, o médico acessa as informações do paciente com os arquivos dos exames enviados, analisa e interpreta as imagens e gráficos e descreve as alterações encontradas;

Após, tira sua conclusão, prevendo um diagnóstico de acordo com sua especialidade, assinando o laudo digitalmente.

Em seguida, os laudos online ficam disponíveis na plataforma, podendo ser acessado por profissionais da saúde e também por pacientes – sempre por meio de login e senha.

Se necessário, o laudo médico também pode ser impresso, da mesma forma que acontece no processo tradicional.

Passo a passo para a emissão de laudos à distância

As etapas para a emissão de laudos online são semelhantes aos procedimentos tradicionais, mas com facilidades que tornam todo o processo mais ágil e seguro.

Primeiramente, o exame ocorre de forma normal. Logo, com o comparecimento do paciente na unidade saúde, ele é direcionado à coleta. Seja ele de radiologia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, entre outros exemplos.

Nessa etapa, cuide de todos os procedimentos, informe ao paciente cada passo do atendimento, como por exemplo se há a necessidade de preparação ao exame.

Portanto, a diferença é que, nas imagens e laudos online, os aparelhos já são conectados à internet e emitem os resultados digitalmente.

Quando o laudo online está pronto, seu recebimento é sinalizado via e-mail, mensagem de texto ou aviso no sistema. Para acessá-lo, basta utilizar o login e a senha designados.

No software, também é possível conferir o laudo na íntegra e enviá-lo aos médicos instantaneamente. Além disso, você também pode fazer o download do arquivo ou armazená-lo na nuvem.

Recomendações para metodologias de laudo online

Como ressaltei ao longo deste artigo, os melhores sistemas para laudos online são aqueles ligados ao segmento de Telemedicina e que contam com tecnologias específicas para a área, como é o caso dos PACs.

Contudo, muitas unidades que utilizam os laudos à distância não empregam necessariamente esses recursos, e isso significa que alguns cuidados precisam ser adotados em relação à sua adequação.

Assim, obtenha melhor desempenho durante as rotinas, integrando os softwares somando essas ferramentas.

Em todos os casos, é imprescindível garantir que a emissão de laudos online seja totalmente segura e tenha suas informações invioláveis, para preservar os dados das unidades de atendimento e principalmente o sigilo dos pacientes.

Abaixo, listo algumas das principais metodologias encontradas nos sistemas de laudos online e suas recomendações mais importantes:

Laudos por arquivos de texto

Muitos médicos ainda optam pela informatização parcial de seus processos, e sistemas como o Microsoft Word acabam sendo utilizados para a elaboração e envio de laudos médicos online.

O problema é que esse tipo de ferramenta não é segura, não tem recursos específicos para a área e nem é integrada com o software de registro dos pacientes, o que exige a digitação manual dos dados, que é mais passível de erros.

Nessas situações, o ideal é migrar para uma plataforma de Telemedicina, mas caso isso não seja possível, é imprescindível investir em recursos de backups automáticos e em controles rigorosos de acessos. 

Tecnologia RIS

Assim como a tecnologia PACs, os melhores sistemas de Telemedicina também são dotados de recursos RIS, que são aqueles que de fato viabilizam a integração das imagens armazenadas com os registros dos pacientes.

São eles que permitem uma experiência completa com laudo médico online nas plataformas de medicina à distância, e é importante que sejam priorizados na hora de aderir a esse tipo de sistema.

Observe se os sistemas possuem recursos de auditoria, rastreabilidade, controles de acessos e integração com certificados digitais.

Recursos de voz e de modelos padrão

Para garantir um nível ainda mais de otimização e produtividade nos sistemas de Telemedicina, os laudos online podem ser geridos por meio de comandos por reconhecimentos de voz e escrita ditada. 

Trata-se de um diferencial que automatiza ainda mais os processos nas unidades de saúde e melhoram o seu desempenho. Outra opção é o uso de modelos padrão, que estão presentes em grande parte das plataformas e facilitam o preenchimento das informações, já que o escopo do documento já vem pronto.

Como na situação anterior, essas tecnologias servem para otimizar a experiência dos softwares de medicina remota, e também representam um importante adicional aos recursos do RIS.

Quais são as desvantagens e vantagens do laudo à distância?

Apesar do laudo online possui diversos benefícios, existem algumas desvantagens que é importante pontuar.

Confira as desvantagens e vantagens a seguir e tire suas conclusões sobre ser bom ou não para o seu negócio:

Vantagens

Segunda opinião de médico especialista

O fato de poder compartilhar as imagens e dados de exames significa que você pode ter uma segunda opinião médica.

Assim, a equipe de sua unidade de saúde pode esclarecer dúvidas e fornecer um diagnóstico mais assertivo, melhorando a indicação do tratamento adequado ao paciente.

Isso é especialmente importante em casos que exigem uma análise multidisciplinar.

Maior oferta de exames para sua clínica com os laudos online

Se você deseja expandir o mix de serviços da sua unidade, mas não conta com um radiologista ou outros especialistas em tempo integral, pode se beneficiar dos laudos a distância.

De acordo com a Resolução CFM Nº 2.107/14, as radiografias simples, que não utilizem contraste, incluindo a mamografia, podem ser realizadas sem a necessidade de um médico radiologista durante o exame.

Falando nisso, o contraste é uma substância injetada ou ingerida pelo paciente, que torna a área examinada mais evidente, intensificando a vascularização nos casos de tumores facilitando a visualização nas imagens registradas.

Logo é obrigatório a assinatura dos laudos nas radiografias por um especialista.

Assim, um técnico em radiologia pode conduzir os exames e, em seguida, enviar as imagens ao médico radiologista, via plataforma de telemedicina.

Logo depois, o radiologista com subespecialidade fará a interpretação das informações a distância e irá gerar o laudo com a sua avaliação do caso.

Cobertura de férias dos seus médicos presenciais

Documentos a distância também garantem a continuidade da emissão de laudos, mesmo que o especialista responsável na sua unidade de saúde esteja de férias ou de folga.

Isso significa que você pode manter um único especialista sem prejudicar o atendimento.

Redução de custos nos laudos

Contando com laudos online, não será preciso contratar vários especialistas para interpretar os exames.

Isso implica em uma importante redução de custos, uma vez que não é barato manter muitos desses profissionais na sua unidade.

Além disso, como eles ficam disponíveis na nuvem, não há o custo com impressão – o que também pode pesar no orçamento.

Agilidade na entrega dos exames ao paciente

Quando o assunto é saúde, o tempo é um dos fatores mais importantes.

Nesse sentido, ter um serviço de laudos a distância traz a possibilidade de emitir resultados de exames horas ou até dias antes de um documento impresso.

Como a telemedicina atua 24 horas por dia, 7 dias por semana, é possível obter laudos online em qualquer horário, inclusive em tempo real – conforme a urgência.

Assim, o esclarecimento a um paciente rapidamente pode ser fundamental ao seu tratamento, dando a possibilidade de iniciar o tratamento de forma precoce – o que é essencial para o prognóstico de cura.

Alta demanda de pacientes em períodos sazonais

Laudos à distância podem ajudar, ainda, a agilizar o atendimento durante períodos com alta procura por exames.

Fora a emissão de laudos confiáveis rapidamente, sua equipe de saúde terá o suporte de especialistas capacitados através da plataforma digital.

Melhor capacidade gerencial

Com procedimentos mais ágeis, apoio completo de especialistas e alinhamento às demandas sazonais, sua clínica pode garantir mais facilidade em sua gestão.

Soma-se isso ao fato de que menos contratações são necessárias, de que todas as informações se integram e que diversos processos se automatizam e sua organização se torna ainda mais eficiente.

Maior qualidade oferecida pelos laudos online

Muito além de todas as facilidades e da viabilidade garantida pelos laudos online, também é importante ressaltar que a prática aumenta significativamente a excelência dos diagnósticos fornecidos aos pacientes.

Inclusive, a velocidade com que os dados são obtidos, compartilhados e alterados também confere um melhor andamento para os tratamentos e melhora o contato entre médicos e pacientes.

Por fim, os laudos online também permitem que diversas outras especialidades sejam atendidas por sua clínica.

Dessa maneira, mais que ampliar suas possibilidades, seus pacientes terão os melhores especialistas de suas áreas à sua disposição, garantindo mais assertividade, segurança e qualidade em seus diagnósticos.

Garantia de satisfação entre seu público

Graças a todos os benefícios mencionados até aqui, é fácil concluir que a emissão de laudos online também é uma excelente alternativa para melhorar o seu relacionamento com o público.

Quando você disponibiliza o conhecimento de especialistas aos seus pacientes, oferece mais exames alinhados às suas necessidades e agrega mais qualidade e agilidade aos diagnósticos. Dessa forma, as pessoas passam a valorizar mais os serviços que você presta.

Assim, você ganha a confiança dos pacientes, que passam a priorizar seus atendimentos e também a recomendá-los para outros indivíduos.

Além das vantagens que isso proporciona em termos de negócios, a satisfação das pessoas também reflete diretamente no sucesso dos tratamentos.

Nesse sentido, pacientes mais engajados e confiantes tendem a aderir melhor às recomendações dos médicos e a perceber melhor os benefícios obtidos por meio de suas intervenções.  

Principais exames beneficiados pelo laudo online

São exames de diversas áreas importantes da medicina, conheça os principais:

Desvantagens

O laudo a distância precisa de equipamentos de alta tecnologia, capazes de digitalizar os dados dos exames e possibilitar a integração com as informações do histórico do paciente.

Contudo, o problema é que esses aparelhos, em geral, custam caro quando comparados aos convencionais.

Por vezes, a compra de um ou mais deles causa grande impacto no orçamento da unidade, que acaba se comprometendo financeiramente.

No entanto, se a compra ou aluguel dos aparelhos digitais sai caro, a opção para reduzir custos é usar a Telemedicina para interpretar os exames – o que pode garantir uma redução de até 50% no custo dos laudos online.

A necessidade de profissionais treinados, capazes de lidar com as funcionalidades dos aparelhos digitais, também pode ser resolvida a partir dessa parceria.

Isso porque, no caso da Telemedicina Morsch, a empresa oferece capacitação online, de acordo com cada equipamento, além de todo o suporte durante o uso.

Quais são as especialidades e os exames que se beneficiam com os laudos online?

O laudo à distância ou telelaudo é utilizado para suprir a necessidade de especialistas em diversos setores da medicina.

Assim, dentre as áreas que podem se beneficiar desse serviço, vale citar:

Laudo à distância em Cardiologia

A cardiologia envolve exames voltados ao sistema circulatório, especificamente o coração.

Dessa forma, im técnico da clínica realiza o exame e envia para ser laudado por um cardiologista na plataforma de Telemedicina.

Nesse sentido, os principais exames que o laudo a distância tem auxiliado são:

1. Eletrocardiograma em repouso

Avalia o funcionamento do coração em relação ao seu ritmo, eixo elétrico, sobrecarga de cavidades, infartos prévios, funcionamento das válvulas cardíacas, bloqueios intra-cardíacos.

Logo, trata-se de um dos procedimentos mais importantes de toda a medicina.

Isso porque fornece conhecimentos valiosos sobre o coração do paciente avaliado. 

Porém, a realização do exame e seus registros posteriores envolvem diversas variáveis.

Sendo assim, um médico generalista até consegue obter informações simples por meio do procedimento. Mas apenas os especialistas são capazes de reconhecer alterações mínimas que podem indicar cardiopatias.

Dessa maneira, o eletrocardiograma com laudos online tem sua qualidade aumentada, garantindo uma avaliação muito mais precisa dos pacientes.

2. Eletrocardiograma de esforço, teste de esforço ou teste ergométrico que são sinônimos

O teste de esforço é um dos principais exames da cardiologia

Com o esforço, é possível ver se há algum entupimento das coronárias.

O exame de esteira serve para complementar o ecg de repouso.

Nele, o paciente caminha numa esteira para realizar um nível de esforço controlado. E com isso ,o exame mostra entupimentos das coronárias não vistas no ECG em repouso.

3. Holter de ECG digital

Exame criado especificamente para analisar o ritmo cardíaco e possíveis entupimentos das coronárias no ambiente domiciliar.

Ou seja, o equipamento monitora e registra o batimento cardíaco durante 24 horas para ser interpretado posteriormente pelo Cardiologista.

4. MAPA de pressão arterial

O laudo online utiliza o Mapa de pressão arterial para monitorar a pressão do paciente em casa durante 24 horas. Com isso, ele auxilia no diagnóstico de pressão alta ou na avaliação do efeito de um medicamento usado para controlar a hipertensão arterial sistêmica.

5. Cálculo do risco cirúrgico

Este procedimento é muito solicitado pelo cirurgião que necessita saber o risco que seu paciente terá ao realizar uma determinada cirurgia.

Inclusive, os dados coletados do paciente, seus exames, tipo de cirurgia são capazes de fornecer pistas que levarão ao cálculo do risco cirúrgico.

Este cálculo auxilia na prevenção de complicações pré-operatórias, trans-operatórias e até pós-operatórias e com isso reduz consideravelmente as intervenções e morte nas cirurgias

Laudo à distância em Neurologia

A neurologia entrou como uma especialidade forte na telemedicina e o laudo à distância ou online tem ajudado tanto clínicas médicas no diagnóstico de epilepsia, quanto na medicina ocupacional.

Nesse sentido, posso destacar pelo menos 4 exames que se destacam nessa especialidade:

1. Eletroencefalograma clínico

Realizado exclusivamente para investigar epilepsia e outros transtornos mentais, consegue atender muito bem serviços distantes sem neurologistas.

2. Eletroencefalograma ocupacional

Realizado em clínicas de medicina ocupacional para atender normas do ministério do trabalho em prevenção de acidentes de colaboradores que têm cargos de risco para si e para terceiros.

3. Eletroencefalograma com mapeamento cerebral

Um complemento do Eletroencefalograma clínico, consegue rastrear com mais segurança os focos epilépticos e mostrar a topografia na forma de imagens que podem ser acompanhadas visualmente.

4. Polissonografia hospitalar e domiciliar

Este exame está crescendo e é relacionado aos distúrbios do sono, sendo muito útil na investigação do ronco e apneia noturna.

Quando se trata da medicina ocupacional, é indicado para pesquisa de apneia em colaboradores que atuam em áreas de risco como motoristas e trabalhadores em altura.

Além disso, a polissonografia hospitalar implica em o paciente dormir na clínica do sono ou no hospital e ser monitorado com aparelho de polissonografia e um técnico em enfermagem especializado em medicina do sono.

Já na polissonografia domiciliar, o paciente vai para casa com um aparelho portátil de polissonografia e fica monitorado sem a presença de um técnico em enfermagem.

A pneumologia é uma das áreas beneficiadas

A espirometria clínica e ocupacional são os exames mais beneficiados com a telemedicina.

Laudo à distância em Pneumologia

A Pneumologia atende serviços que investigam a asma e também para medicina ocupacional que rastreia patologias pulmonares em colaboradores de setores com poluição do ar.

Sendo assim, temos classicamente dois exames nesta especialidade:

1. Espirometria clínica

Utilizada para diagnóstico e acompanhamento de pacientes asmáticos. 

Também chamada de prova de função pulmonar, é considerado um excelente exame para ser utilizado em locais remotos que necessitam de apoio nesta especialidade.

Ou seja, trata-se de um procedimento simples para a análise da função pulmonar, que calcula os indicadores de volume de ar expelido e sua velocidade.

2. Espirometria ocupacional

Realizada de rotina em clínicas de medicina ocupacional para acompanhar os trabalhadores de locais com poeira, fumaça, sílica e agentes biológicos como mofo.

Com ela, é possível acompanhar os prejuízos causados no pulmão e recomendar equipamentos de proteção individual ou até mesmo remanejar para outros setores, evitando com isso o prejuízo a saúde do colaborador.

Laudo à distância em Radiologia

Esta especialidade é uma das mais antigas dentro da Telemedicina. Também chamada de Telerradiologia, se ocupa da interpretação de exames de imagens realizados por técnicos em radiologia.

Aqui, os arquivos são enviados para o PACS em nuvem da Telemedicina e os radiologistas podem acessar e interpretar os exames de qualquer lugar do planeta.

Sendo assim, a radiologia se encarrega de laudos nas seguintes áreas:

1. Radiologia simples

Composto por exames como raio-x de:

  • Tórax,
  • Simples de abdome,
  • Tórax padrão OIT,
  • Crânio
  • Articulações.

2. Radiologia contrastada

Uma variante da radiologia simples, usa contraste para salientar áreas do exame que necessitam mais destaque.

Como exemplo disso temos a radiografia contrastada de esôfago, estômago e duodeno.

3. Densitometria óssea

Investiga osteopenia e osteoporose usando um aparelho de tomografia especial, usando a técnica DXA.

Portanto, o técnico realiza o exame, sem necessidade de um médico presencial.

4. Tomografia computadorizada

Investiga de forma mais profunda órgãos internos do corpo, usando radiação ionizante.

No entanto, não necessita de um médico presencial, onde o técnico em radiologia executa o exame e envia para a plataforma de telemedicina.

5. Ressonância magnética

Utiliza radiação eletromagnética para investigar qualquer órgão interno.

Este é considerado o exame mais preciso e mais caro na medicina atualmente.

Também pode ser feito pelo técnico em radiologia e enviado para o PACS da Telemedicina.

Laudo à distância em Mastologia

Essa especialidade se dedica a estudar as glândulas mamárias, a fim de prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar todas as doenças que atingem as mamas.

Dito isso, destaco os seguintes exames:

1. Ressonância magnética mamária

O laudo de ressonância magnética de mama traz conclusões essenciais no apoio ao diagnóstico de tumores malignos ou benignos nessa região do corpo.

Assim, seguindo padrões como a classificação BI-RADS, o documento complementa os resultados de exames menos sensíveis, oferecendo detalhes importantes para a manutenção da saúde da mulher.

Exame muito importante para a prevenção do câncer de mama

O objetivo do exame é estudar o tecido mamário para prevenir o câncer de mama.

2. Mamografia digital

Trata-se de um RX específico das mamas para rastreio de câncer de mama.

Inclusive, o diagnóstico precoce dessa patologia muda a expectativa de vida da mulher e deve ser feito anualmente na forma de prevenção.

Laudo à distância em Oftalmologia

Especializada em estudar e tratar as doenças que podem afetar os olhos, possui dois principais exames que podem ser laudados à distância. São eles:

1. Acuidade Visual em laudos online

Esse exame avalia a capacidade que o olho tem de distinguir e identificar o contorno e a forma dos objetos.  

Inclusive, ele é considerado altamente complexo, tendo em vista que depende de fatores ópticos e neurais.

2. Campimetria nos laudos online

Sua função principal é avaliar a percepção visual central e periférica do paciente, detectando anormalidades que podem estar sendo causadas por doenças na retina, neurológicas ou glaucoma. 

Além disso, o exame é indicado quando há doenças pré-existentes, com alterações na retina ou plástica ocular.

Laudo à distância em Urologia

Essa especialidade está focada em diagnosticar e tratar enfermidades morfológicas que afetam o trato urinário e retroperitônio, assim como doenças que surgem do aparelho genital masculino.

Seus exames são essenciais, especialmente no que tange a prevenção.

Nesse sentido, os principais exames solicitados e, consequentemente, com laudo realizado à distância são:

1. Espermograma 

Verifica a quantidade e qualidade do espermatozoide dos homens e é solicitado na investigação de fertilidade.

2. Biópsia vesical ou prostática

Em suma, é a retirada um pequeno tecido da estrutura de um desses locais quando há suspeita de tumores.

Assim, temos o diagnóstico de um câncer – ou não.

3. Fluxometria Urinária 

Também conhecida como Urofluxometria, trata-se de um exame não invasivo que avalia o fluxo urinário.

Registrado durante a micção, ele mede a “velocidade” de saída da urina em ml por segundo.

Especialidades não atendidas com laudos online

O laudo à distância dispensa o médico na execução do exame.

Isso significa que qualquer exame realizado por um médico não necessita de auxílio remoto de outro especialista para sua interpretação.

Veja, abaixo, exemplos de especialidades que não necessitam de telemedicina:

  • Ecografia, também chamada de ultrassonografia;
  • Cateterismo cardíaco;
  • Arteriografia;
  • Eletroneuromiografia;
  • Audiometria;
  • Eletronistagmografia;
  • Bera;
  • Impedanciometria.

O que difere a qualidade de um laudo a distância?

Quando uma clínica ou centro de diagnósticos por imagem firma parceria com empresas de telemedicina para laudos online, a qualidade de seus serviços aumenta significativamente.

Isso acontece porque o local pode oferecer procedimentos muito mais completos e de excelência.

Além disso, não contém limitações financeiras, de infraestrutura ou mesmo do quadro de especialistas.

Com isso, você pode obter mais laudos em um mesmo ponto de atendimento, todos assinados por especialistas via telemedicina.

Mais que ampliar as possibilidades de atendimento e as receitas, também fortalece a imagem do local e a confiança dos pacientes.

Afinal, o aumento das opções de exames e das especialidades disponíveis não seria possível em um modelo tradicional.

Emitir laudo é permitido?

Qualquer serviço prestado na área da saúde precisa ser feito sob os devidos parâmetros legais, e na telemedicina isso não é diferente.

Aqui os laudos online são regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, que orienta a prática no Brasil.

A Resolução Nº 2.107/2014 é a principal do segmento, que regula tanto as empresas de telemedicina quanto os centros de atendimento que fazem uso de seus serviços.

Outra regulamentação que vale ser mencionada é a Lei 12.842, conhecida como Lei do Ato Médico. Nela, estão as atividades de uso exclusivo pelos profissionais.

Inclusive, suas previsões vão desde a realização de exames até a elaboração de laudos.

Quando delimitada a emissão de diagnósticos por meio de laudos, a legislação é clara ao exigir que somente médicos possam laudar.

Isso vale tanto para o meio físico quanto digital. Ou seja, os responsáveis pela elaboração dos laudos online devem ter formação em Medicina.

Outros instrumentos legais, porém, também são indispensáveis para trabalhar com laudos à distância, conforme explicaremos no próximo item!

Legislação atual para laudos à distância no Brasil

O laudo médico – junto a atestados, receituários e outros registros – é um dos documentos que compõem o prontuário médico.

Por isso, está contemplado na Resolução CFM 1.821/07, que orienta a digitalização desses arquivos e aprova a eliminação de seu formato em papel quando houver condições de segurança adequadas.

A Resolução CFM nº 1.643/2002, que regulamenta a telemedicina, também faz referência aos resultados elaborados à distância.

Além disso, o texto afirma que o médico só pode emitir opiniões e recomendações ou tomar decisões médicas se a qualidade da informação recebida for suficiente e pertinente para o cerne da questão, reforçando a garantia do sigilo médico-paciente.

Outra legislação de interesse é a Resolução CFM Nº 2.107/14, que regula a telerradiologia – especialidade que une telemedicina e radiologia.

Entre as principais previsões da norma, está a exigência de infraestrutura necessária para:

  • Guarda, manuseio e transmissão dos dados;
  • Garantia de confidencialidade;
  • Privacidade e sigilo profissional;
  • Necessidade dos dados clínicos do paciente para a transmissão dos exames.

Inclusive, a Resolução prevê que um especialista, com registro no CRM, é o responsável por relatórios remotos. O que também alinha o instrumento à supracitada Lei do Ato Médico.

A Telemedicina possibilita o acesso à saúde por todos

A grande maioria dos médicos estão nas áreas mais urbanizadas

Escassez de médicos no interior do Brasil e a telemedicina como solução

A escassez de médicos no Brasil não é novidade, especialmente em cidades mais isoladas e ribeirinhas.

Porém, a pesquisa Demografia Médica 2020, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), mostra que a proporção atual é de pouco mais de dois médicos para cada mil brasileiros.

Possivelmente, o quadro não seria tão grave se esses profissionais estivessem distribuídos com mais igualdade pelas regiões do país.

Para você ter uma ideia, o Distrito Federal possui 5,11 médicos por mil habitantes, enquanto o Maranhão registra apenas 1,08 médicos por mil habitantes.

Como aponta o CFM, os moradores das 48 cidades com mais de 500 mil habitantes concentram 60% da mão de obra médica. Já os 3.800 municípios, com até 20 mil habitantes têm, no total, menos de 14 mil médicos.

Essa é uma das principais razões por que a população enfrenta filas imensas no Sistema Único de Saúde (SUS), e até no atendimento por alguns planos de saúde.

Nesse cenário, a telemedicina tem ajudado unidades de saúde em cidades menores e no interior do país, possibilitando o acesso a especialistas.

Logo, não é necessário contar com cardiologistas, radiologistas ou pneumologistas presencialmente na sua clínica, por exemplo.

Com a telemedicina, esses e outros profissionais poderão acessar as informações dos exames que a equipe da clínica ou hospital realizar e, assim, interpretar, emitir e assinar laudos com eficiência e agilidade.

Assim, basta que o local da realização conte com um técnico, para que o exame seja realizado adequadamente.

Preciso me preocupar com infraestrutura para obter laudos online?

Uma das grandes vantagens dos laudos online é que eles não demandam grandes alterações de infraestrutura para sua adesão.

Além de adquirir ou alugar equipamentos conectados em nuvem, ou mesmo adaptar aqueles que você já tem (como expliquei anteriormente), basta ter uma boa internet banda larga para poder enviar e receber um grande volume de dados.

Da mesma forma que a transmissão das informações dos exames, conte também com o uploads de imagens de radiografias ou outros procedimentos semelhantes, que normalmente são mais pesadas.

Com uma boa conexão, o armazenamento das imagens ocorre de forma mais rápida e simples, por meio de um servidor dedicado e criptografado.  

Assim também os especialistas responsáveis pelo laudo à distância recebem os dados de forma instantânea, elaborando o documento e o enviando sem que nenhuma lentidão no servidor atrapalhe o andamento das rotinas na sua clínica.

Quero fazer um teste de laudo à distância na minha empresa, é possível?

Sim, é possível.

Nesse sentido, a Morsch possui uma área em que você pode testar a plataforma de telemedicina gratuitamente após preencher um pequeno cadastro.

Isso vale para quem tem um equipamento digital e dá direito a laudos a distância sem custos.

Acesse este endereço de cadastro e solicite seu teste grátis.

Não tenho aparelho, mas quero laudos à distância na minha clínica. Como faço?

Existem três maneiras de adquirir equipamentos médicos: comprar, alugar ou aderir ao comodato.

Nesse sentido, a compra é vantajosa por não envolver o uso de aparelhos de terceiros, mas exige altos investimentos financeiros, que podem comprometer o orçamento de negócios médios ou pequenos.

O aluguel convencional, por sua vez, resolve demandas de curto prazo, mas a cobrança de mensalidade pode ser tornar um problema no médio prazo.

O que priorizar na escolha de uma empresa de laudos online?

Como evidenciei ao longo do artigo, contratar serviços de laudos online gera uma série de benefícios às unidades de saúde. A maioria deles, ligados à praticidade, velocidade, capacidade de atendimento e economia de recursos.

Contudo, os médicos e gestores precisam ter cautela ao optar por uma empresa terceirizada. Acima de tudo, escolha um fornecedor confiável, com experiência na área e que garanta a segurança da operação . Isso para que nenhum problema afete a rotina dos profissionais e pacientes.

Sendo assim, o primeiro passo é checar a documentação da prestadora para certificar-se de que tudo é feito dentro da lei.

Nesse sentido, os principais documentos conferidos são: alvará sanitário, certidão de responsabilidade técnica, comprovante de endereço, entre outros.

Outro ponto importante é pesquisar por unidades de saúde que já utilizam os laudos online da empresa estudada.

A partir disso, consulte seus administradores sobre a qualidade dos serviços, o respeito as previsões do contrato, a facilidade de adaptação e o compromisso com os clientes.

Depois, observe diferenciais específicos, como:

  • Tamanho da central de laudos;
  • Eficiência da comunicação para envio de dados;
  • Tempo para recebimento dos documentos;
  • Atendimentos de emergência;
  • Disponibilidade dos especialistas.

Principais cuidados com laudos online

Assim, para que a emissão de laudos online realmente gere os benefícios esperados em sua clínica, é preciso ter atenção na escolha da empresa de telemedicina que prestará os serviços.

Entre os pontos que mais exigem cuidados, destacam-se:

  • Avalie a equipe de especialistas disponíveis, verificando se os mesmos têm qualificação e experiência para fornecer laudos de excelência aos seus pacientes;
  • Entenda o suporte oferecido, tanto em termos técnicos, quanto administrativo. Assim, a implementação ocorrerá com mais eficiência e eventuais problemas ou adequações serão sanados com mais velocidade;
  • Priorize um bom controle de qualidade, não procurando seus parceiros apenas pelo preço, mas pelo seu comprometimento com os pacientes e sua clínica e seu rigor quanto aos prazos e processos;
  • Compreenda o fluxo determinado pela empresa para a emissão dos laudos online. É necessário observar se ele é bem estruturado, se adequa à realidade dos seus atendimentos e se pode ser modificado de acordo com os padrões de sua clínica.

Como começar a utilizar laudos online na sua clínica ou hospital?

Para implementar os serviços de laudos online em seu consultório ou hospital, é necessário contratar uma empresa de telemedicina.

Afinal, é ela que fornecerá a estrutura necessária para que os equipamentos sejam devidamente digitalizados e viabilizem os laudos à distância.

Assim, as possibilidades mais comuns para a adesão incluem:

  • Comodato de equipamentos, em que a empresa fornece os aparelhos necessários sem custos, desde que o centro de atendimento contrate seus serviços de emissão de laudos;
  • Locação, que consiste na utilização do equipamento com a cobrança de um valor mensal;
  • Adaptação de aparelhos analógicos, em que a empresa fornecedora adapta a estrutura que a clínica já possui para viabilizar a telemedicina.

Como a Telemedicina Morsch pode auxiliar na emissão de laudos online?

Agora que conhece melhor os laudos online, há de concordar comigo que vale a pena investir em um serviço de telemedicina de qualidade, não é mesmo?

Afinal, na Telemedicina Morsch, você e sua equipe terão acesso a uma plataforma segura e que trará mais agilidade para os seus diagnósticos.

Depois do exame, um especialista com o devido registro no CRM confere os dados em tempo real.

A partir das informações digitais e clínicas do paciente, ele constrói um laudo com ética e profissionalismo, apontando possíveis diagnósticos.

Portanto, caso você não tenha aparelhos digitais, pode optar por um contrato em comodato.

Pagando apenas o valor acordado, você utiliza os equipamentos e ainda recebe 30 laudos online, enquanto durar a parceria.

Além disso, aparelhos para eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, MAPA e holter são opções disponíveis para a sua clínica.

Entre em contato e obtenha as vantagens do laudo online!

Agilidade, segurança e modernidade, pontos fundamentais da telemedicina

Conclusão

Em síntese, falei sobre o conceito de laudo a distância, suas vantagens, especialidades atendidas e os benefícios para quem precisa melhorar o seu serviço, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Assim, ficou claro que o laudo a distância é uma alternativa viável, mais barata, ágil e precisa para unidades de saúde que não contam com todo um time de especialistas presenciais.

Deixe que a Telemedicina Morsch seja sua parceira na oferta de laudos online com qualidade, eficiência e ganhos para sua empresa.

Entre em contato para conhecer nossas soluções personalizadas.

Se achou este conteúdo interessante, deixe um comentário.

Compartilhe nas redes sociais.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE