Por que usar o laudo online da Telemedicina?

Por Dr. José Aldair Morsch, 25 de dezembro de 2017
laudo online

A medicina está seguindo um novo rumo no atendimento a distância e com isso incorpora uma nova terminologia chamada  laudo online na Telemedicina.

É hora de conhecer, pois ele pode ajudar a melhorar a forma de interpretar os exames de sua clínica ou consultório, representando economia de recursos e muito mais agilidade e precisão no atendimento ao paciente.

A Medicina aprimorando seus serviços e criando a Telemedicina

Os avanços da internet estão permitindo que cada vez mais tarefas possam ser realizadas pela rede, utilizando a nuvem, e que mais profissionais e clientes tenham acesso a dados com extrema exatidão, agilidade e integração.

Em um contexto em que a web está revolucionando a forma como as pessoas se relacionam e como os serviços são prestados, é natural que o consumidor seja ainda mais exigente do que antes, pois conhece melhor seus direitos e tem acesso a um altíssimo volume de informações.

Para fazer jus as expectativas de qualidade de seus pacientes, a Telemedicina pode ser uma grande e poderosa aliada.

O que é o laudo online na Telemedicina?

Antes de responder a esta questão, vamos refletir acerca do que é um laudo por si só. Um laudo médico é a análise ou o diagnóstico que o especialista faz após examinar o resultado de um exame de imagem ou de registros gráficos.

Solicite um orçamento

Após confrontar os dados apresentados no exame com o que é o normal esperado de um organismo saudável, o especialista aponta as possíveis irregularidades e patologias que aquele paciente apresenta, indicando tratamentos e medicações.

Da mesma forma acontece com um laudo online da Telemedicina. A diferença é que o especialista que emite o laudo não está presente na clínica ou no consultório.

No caso da Telemedicina, o especialista, seja cardiologista, neurologista ou de outra especialidade médica, é contratado por uma empresa especializada na realização de laudos médicos, realizando apenas esta tarefa usando uma plataforma de telemedicina.

Como aconteceria em uma situação “convencional”?

Após a realização do exame de imagem, o paciente teria de marcar uma consulta com o médico especialista para que ele faça a análise do exame, emitindo o laudo na sequência em papel.

Ou seja, ele pode esperar por dias até conseguir agendar um atendimento, o que deixa o processo lento e podendo até comprometer a segurança da vida do paciente. Depois de tudo isso, com o laudo em mãos, o paciente retorna ao médico que solicitou o exame e prossegue com seu tratamento.

Além do mais, o modelo convencional de emissão de laudos exige centenas de folhas de papel, conforme o número de atendimentos aumenta, exigindo também um grande espaço físico para que todos estes exames sejam arquivados.

Como acontece o laudo online com a Telemedicina Cardiológica?

Vamos supor que um médico solicite ao paciente a realização de um Eletrocardiograma (ECG).

O paciente vai até a clínica e faz o procedimento, produzindo um exame gráfico, ou seja, o registro do traçado de eletrocardiograma.

Nesse caso, o ECG exibe o perfil dos batimentos cardíacos do paciente, o que pode denunciar patologias e irregularidades no coração do mesmo.

O médico solicitante envia o exame à empresa de telemedicina cardiológica junto a todos os dados do paciente.

O envio é feito via upload para a nuvem do sistema de telemedicina, com extrema agilidade e segurança, pois todos os procedimentos deste processo são protegidos por certificados digitais.

Na sequência, o médico especialista analisa o Eletrocardiograma do paciente de onde estiver, sem a necessidade de ir até a clínica, emitindo o laudo completo.

Assim que o laudo for submetido ao sistema da empresa de telemedicina, ele já estará disponível para impressão ou para acesso do profissional médico solicitante.

Enquanto um procedimento convencional leva dias para acontecer, o laudo médico online leva apenas horas, podendo ser acessado ainda no mesmo dia.

Quais são as vantagens do laudo online na Telemedicina?

Algumas empresas ainda apostam na forma tradicional de se emitir e analisar laudos médicos. Para conseguir fazer isso, elas investem pesadas quantias de dinheiro em instalações estruturais e em corpo profissional, para que possam dar conta do alto número de laudos que devem ser emitidos e analisados todos os dias. Isto envolve ainda a contratação de especialistas para dar vazão à demanda e emitir os laudos.

As clínicas que ainda utilizam este método, mas não possuem toda a estrutura e nem os profissionais necessários, passam a enfrentar problemas de diversos tipos.

O primeiro deles é que a emissão dos laudos começa a atrasar, graças à morosidade do processo inerente a este tipo de análise.

Como se não bastassem os atrasos, o grande volume de papel gerado precisa ser armazenado e organizado em algum lugar. As clínicas começaram a ter “salas” cheias de arquivos para guardar todos estes documentos.

Lembre-se que são laudos médicos, portanto, são papéis de extrema importância para pacientes e profissionais. Com as salinhas desorganizadas, alguns laudos começam a sumir.

Com o sumiço e a necessidade da realização de um novo exame, os pacientes começam a se irritar e perder a confiança e a satisfação com os serviços daquela clínica. Resultado: perdem-se clientes para a concorrência.

Quem lida com o paciente é a secretária, que também começa a enfrentar problemas para dar conta de todas as demandas, diminuindo sua produtividade. Em suma: é estresse para todos os envolvidos.

Exemplo de sucesso do laudo online na Telemedicina Cardiológica

Utilizar a Telemedicina Cardiológica, por exemplo, é uma ótima opção no que diz respeito à redução de custos, à otimização do trabalho e à agilização da emissão dos laudos médicos.

Contratar uma empresa especializada em laudos médicos online sai muito mais barato do que todos os investimentos profissionais e estruturais necessários para se operar laudos médicos de maneira convencional (que já está se tornando obsoleta).

Ao terceirizar esta burocrática função para uma empresa especializada, que realizará este trabalho com competência e agilidade, o consultório economiza não apenas recursos físicos e humanos, mas também economiza recursos naturais, pois o volume de papel impresso será muito menor, já que apenas o que for estritamente necessário será impresso.

São muito mais exames em menos tempo, representando alta rentabilidade para sua clínica médica.

O certificado digital garante que os exames serão transmitidos entre médico, especialista, clínica e paciente de forma sigilosa, segura e com exatidão, pois esta tecnologia faz a encriptação dos dados e impede que eles sofram qualquer tipo de interferência neste caminho.

O uso da nuvem nos laudos médicos possibilita maior agilidade e menos custos para a emissão e armazenamento dos documentos.

Como os laudos ficam alojados em uma memória virtual, eles não serão mais postos para empoeirar em um arquivo físico de papel, tampouco ocuparão espaço de seu computador, o que poderia trazer o risco de panes e travamentos no sistema de gestão da clínica.

Evolução e integração do laudo online na Telemedicina

Como se não bastasse toda a agilidade, a eficiência e a precisão que os laudos médicos online permitem, ainda existe a possibilidade de se unir a emissão dos laudos online com o próprio software de gestão médica da clínica.

Isso deixaria o processo ainda mais rápido, pois o sistema, na posse do laudo, já poderia realizar o preenchimento dos dados do paciente automaticamente e deixar menos trabalho para o médico ou para a secretária, que terão mais tempo para se preocupar com o que realmente importa: atender o paciente com a qualidade que ele merece.

Quais são os cuidados necessários para utilizar o laudo online na Telemedicina?

Assim como em qualquer tecnologia, o mau uso dos recursos pode representar um “tiro no pé” ao invés de um avanço.

Por isso, para utilizar os laudos médicos online adequadamente, alguns cuidados se fazem necessários.

O primeiro deles é investir em um bom setor de Tecnologia da Informação (TI). Estes profissionais serão responsáveis pela instalação e manutenção das redes de sua clínica, portanto, invista nos melhores e mais experientes disponíveis no mercado, assegurando menos falhas em seu sistema.

Reserve pelo menos um computador para ser o servidor de seu sistema de laudos médicos online. Este servidor pode ser comparado ao “coração” do sistema, portanto, deve ser dedicado exclusivamente a esta tarefa, e não pode ser manuseado por qualquer profissional sem a devida capacitação.

Capacite toda a sua equipe para que esteja habituada e treinada para usar o sistema de laudos online. Isto é muito importante para que o paciente possa receber suas informações com agilidade e eficiência, além de prevenir erros e economizar em manutenção.

Conheça a Telemedicina Morsch

A Telemedicina Morsch é uma empresa que realiza laudos médicos online com grande aceitação no mercado. A empresa disponibiliza serviços nas áreas de cardiologia, neurologia, pneumologia e radiologia, proporcionando agilidade e precisão no atendimento.

As clínicas podem utilizar os equipamentos da empresa em regime de comodato, sem a necessidade de aquisição de equipamentos, pagando pelos laudos em planos pré-estabelecidos.

Para o caso de pessoas jurídicas ou físicas cadastrados em sistemas de proteção de crédito, a telemedicina Morsch possibilita ainda a contratação dos serviços com pagamento pré-pago.

Prefira a Telemedicina Morsch. A empresa nasceu em 2001, e desde 2005 oferece serviços em telemedicina em uma única plataforma eletrônica integrada.

Os diferenciais da empresa estão presentes tanto no contato pessoal com os profissionais como na qualidade dos serviços oferecidos.

Com serviços que cobrem todo o território nacional, a telemedicina Morsch é muito bem avaliada por seus satisfeitos clientes.

Compartilhe nas suas redes! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp