Paciente online: guia completo para o atendimento médico a distância
Nos últimos anos, o paciente online ganhou ainda mais importância para os serviços de saúde.
Graças aos avanços da transformação digital, combinados ao isolamento social devido à pandemia pelo coronavírus, o atendimento a distância se popularizou rapidamente em diversos países.
Inclusive no Brasil, onde o aumento no uso de softwares médicos impulsionou a aprovação de um novo marco regulatório para a telemedicina, em 2022.
Comento as principais normas para o serviço médico remoto nas próximas linhas, além de trazer dicas para conquistar e fidelizar pacientes digitais.
Acompanhe até o final e confira informações úteis para qualificar a assistência em saúde.
O que é paciente online?
Paciente online é o cliente de serviços de saúde atendido pela internet.
Geralmente, a assistência é prestada de forma síncrona, ou seja, ao vivo, usando uma plataforma que permita a troca de informações em tempo real.
Também pode ser realizada de maneira assíncrona, quando as respostas são enviadas horas ou dias após o encaminhamento de uma solicitação.
O uso de softwares que viabilizam o contato por texto, áudio e/ou vídeo pode ser empregado para a comunicação médico-paciente, ou mesmo entre paciente e outros profissionais de saúde.
No entanto, para que cumpra as exigências do Conselho Federal de Medicina (CFM), o ambiente virtual deve fazer parte de um sistema de registro eletrônico em saúde (SRES).
Significa que a plataforma deve atender aos padrões de qualidade no que diz respeito à captura, armazenamento, apresentação, transmissão ou impressão de informação identificada em saúde.
A Resolução CFM 2.314/2022, que regulamenta a telemedicina no Brasil, detalha essa questão da seguinte forma:
“O SRES utilizado deve possibilitar a captura, o armazenamento, a apresentação, a transmissão e a impressão da informação digital e identificada em saúde e atender integralmente aos requisitos do Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), no padrão da infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) ou outro padrão legalmente aceito”.
Quais as vantagens de atender pacientes online?
Comodidade, economia e fortalecimento da relação médico-paciente estão entre as vantagens de atender pacientes online.
Esses e outros benefícios vêm promovendo a popularização da telemedicina, definida como a oferta de serviços médicos por meio de Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs).
Conforme mencionei na abertura do texto, a necessidade de barrar o contágio pelo coronavírus também contribuiu para o aumento na quantidade de pacientes digitais – principalmente entre 2020 e 2021.
Para dar uma ideia, uma pesquisa da Sinch mostrou que 43% dos brasileiros recorreram à assistência online durante a pandemia de Covid-19.
Isso colocou o país na terceira posição entre os que mais utilizaram a telemedicina no período, atrás apenas da Índia e Estados Unidos, que registraram taxas de 65% e 48%, respectivamente.
A seguir, falo sobre as principais vantagens de optar pelo atendimento via telemedicina.
Redução de custos
O uso de tecnologia na saúde resulta em economia de dinheiro e tempo, tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde.
Isso porque a telemedicina dispensa deslocamentos até um consultório, clínica ou hospital ou mesmo a residência do doente, caso o serviço for prestado em formato home care.
Assim, dá para enxugar gastos destinados ao transporte, alimentação e hospedagem.
Otimização de horários
Por dispensar o tempo dedicado ao deslocamento, o atendimento online permite a inserção de mais consultas na agenda médica.
Outra possibilidade é a assistência fora do horário comercial, de acordo com a disponibilidade do profissional e a necessidade do paciente.
Agilidade desde o agendamento
Um dos benefícios mais evidentes aos usuários da telemedicina online é a rapidez na marcação das consultas.
Em vez de precisarem comparecer ao serviço de saúde ou ligar para uma central telefônica, eles concluem o agendamento em instantes pela internet.
Isso favorece o preenchimento dos horários na agenda médica, diminui as chances de marcação dupla e outros erros que podem ocorrer quando essa tarefa é conduzida por recepcionistas.
Depois de poucos cliques, o paciente recebe um e-mail de confirmação e lembretes sobre o teleatendimento à medida que ele se aproxima.
Monitoramento facilitado
A assistência ao paciente online viabiliza o acompanhamento remoto e a continuidade no tratamento ao doente crônico, por exemplo.
Por meio de teleconsulta e telemonitoramento, o paciente permanece em contato com a equipe médica para evitar complicações e agravos à saúde.
Pessoas acamadas, idosas, com deficiência ou restrição de mobilidade também se beneficiam dessa alternativa no conforto de suas casas.
Assim como indivíduos que sofrem com transtorno do pânico, agorafobia e outras doenças mentais que dificultam o convívio social com tranquilidade.
Suporte ao diagnóstico
A comunicação via sistema de telemedicina oferece o telediagnóstico para otimizar a emissão de laudos médicos.
Em vez de aguardar pela presença de um especialista in loco, clínicas e hospitais podem enviar os registros de exames ao time da empresa de telemedicina.
E, desse modo, receber resultados em minutos para apoiar o diagnóstico correto, acelerando o início do tratamento.
Ampla acessibilidade
O segredo está no software em nuvem.
Com ele, as equipes de saúde, pacientes e outras pessoas autorizadas podem acessar os dados do atendimento a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.
Basta ter um computador, notebook, tablet ou até um smartphone para verificar o prontuário digital, visualizando informações importantes para a assistência de qualidade.
Dados protegidos
Embora seja amplamente acessível, o sistema de registro eletrônico em saúde impede invasões de pessoas não autorizadas e vazamento de dados sensíveis.
Mecanismos como criptografia e senhas funcionam como barreiras de segurança às informações, preservando o sigilo médico.
Como atender pacientes online?
Atender pacientes online é uma estratégia relevante para clínicas, hospitais e profissionais de saúde.
No entanto, existe a ideia equivocada de que essa operação exige alto investimento em infraestrutura, por exemplo.
Na verdade, os sistemas hospedados na nuvem (internet) requerem apenas uma conexão estável, em banda larga, para que não haja interrupções durante o teleatendimento.
Apresento a seguir os passos necessários para começar a atender seus pacientes por videoconferência.
Defina os serviços oferecidos
A já citada Resolução CFM 2.314/2022 elenca sete serviços de telemedicina, contemplando:
- Teleconsulta: consulta entre médico e paciente que se encontram em diferentes localidades
- Teleconsultoria: ato de consultoria que pode envolver médicos, profissionais de saúde ou administração, orientando sobre questões administrativas e ações amplas de saúde
- Teleinterconsulta: consulta realizada entre médicos, a fim de oferecer suporte diagnóstico, terapêutico, clínico ou cirúrgico
- Telediagnóstico: emissão de laudo ou parecer de exames, por meio de gráficos, imagens e dados enviados pela internet
- Telecirurgia: operação feita com o suporte de um robô controlado a distância pelo cirurgião
- Televigilância ou telemonitoramento: coordenação, indicação, orientação e supervisão de parâmetros de saúde ou doença, via avaliação clínica ou aquisição direta de imagens, sinais e dados de equipamentos ou dispositivos agregados ou implantáveis nos pacientes
- Teletriagem: avaliação da condição clínica feita remotamente, com a finalidade de encaminhar o paciente ao serviço de saúde ou especialista adequado.
O primeiro passo para atender pacientes digitais é selecionar quais os serviços serão ofertados por você e sua equipe.
Selecione a melhor plataforma de telemedicina
Depois de escolher as soluções de saúde digital, é hora de fazer uma pesquisa para encontrar o software com o melhor custo-benefício.
É preciso optar por um sistema que atenda as suas necessidades e caiba no seu orçamento.
Considere fatores como a usabilidade, hospedagem em nuvem e opções de serviços integrados para escolher o sistema ideal.
Teste o sistema
Antes de fechar negócio, procure fazer testes para verificar os recursos disponíveis na plataforma de telemedicina.
Dê preferência a softwares que disponibilizam treinamento online e suporte para seu time, como o sistema Morsch.
Invista em treinamento
Uma vez escolhida a parceira de telemedicina, realize treinamentos para simplificar o dia a dia da equipe médica.
Tenha em mente que alguns profissionais podem ter dificuldades no início, caso não estejam familiarizados com sistemas digitais.
Valide sua assinatura digital
Uma das ferramentas que reforçam a segurança de dados em softwares médicos é a exigência de assinatura digital.
Essa modalidade de assinatura obedece aos padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), garantindo a autenticidade dos documentos contemplados.
Portanto, é fundamental validar sua assinatura para utilizar a telemedicina.
Construa um ambiente profissional
O cenário apresentado aos seus pacientes é importante, seja de modo presencial ou virtual.
Caso esteja atendendo no consultório, o ambiente já remeterá à assistência em saúde, mas vale ter o cuidado de escolher uma sala organizada e silenciosa.
Dessa forma, dá para evitar distrações e interrupções durante as consultas online.
O mesmo raciocínio se aplica ao home office ou atendimentos via consultório online, que devem ter um fundo neutro e organizado para passar a impressão de segurança e profissionalismo.
Garanta o consentimento do paciente
Uma das regras para a realização da teleconsulta é a assinatura de um termo de consentimento pelo paciente ou responsável.
A concordância com a teleassistência pode ser dada por meios eletrônicos ou de gravação de leitura do texto, e o documento fica salvo dentro do prontuário eletrônico.
Como fazer a ficha de paciente online?
O preenchimento da ficha do paciente online é semelhante ao de documentos em papel, com a vantagem da opção de autopreenchimento de dados da clínica e profissional de saúde.
Para acessar o arquivo digital, você deve fazer login na plataforma de telemedicina e clicar sobre o menu principal para selecionar o prontuário online.
Em seguida, gere um novo documento e insira os dados do paciente, que ficarão gravados para simplificar o preenchimento de outros arquivos no sistema.
Por fim, clique em salvar ou atualizar as informações.
Como organizar a agenda de pacientes online?
Para organizar a agenda médica online, é indispensável conhecer sua rotina e o tempo dedicado aos atendimentos.
Pode ser útil fazer a marcação especificando o tipo de assistência, pois uma teleconsulta tende a demorar mais que uma teletriagem, por exemplo.
Outra dica é deixar pequenos intervalos entre os teleatendimentos, a fim de evitar atrasos ou a diminuição do tempo dedicado a um paciente.
Se possível, escolha uma plataforma de telemedicina online que dê suporte ao agendamento virtual, organizando os horários automaticamente para otimizar o processo.
Como examinar o paciente no atendimento online?
O investimento em sistemas de qualidade e treinamento aproxima a assistência online da presencial, viabilizando o exame clínico.
Como o teleatendimento é feito dentro de uma sala virtual exclusiva, a anamnese pode ser conduzida de maneira completa e minuciosa.
Recursos modernos de áudio de vídeo permitem que médico e paciente conversem sem intercorrências para recuperar fatos, sintomas e outros dados do histórico de saúde.
Simultaneamente, o médico observa o nível de consciência, raciocínio, memória e aspectos físicos como marcas, manchas, coloração da pele e olhos, etc.
Todos esses componentes colaboram com a avaliação clínica a distância, oferecendo embasamento para a formulação do diagnóstico clínico.
Se considerar necessário, o médico pode emitir documentos dentro da plataforma.
Assim, cria solicitação de exames complementares, atestados, receitas digitais, entre outros arquivos.
Detalhes do atendimento são anexados ao prontuário médico digital em tempo real.
Como conseguir pacientes online?
Para conseguir clientes online, é essencial construir sua presença digital.
Ter seu próprio site, perfil no Google Meu Negócio e conteúdo nas redes sociais é um bom começo, pois essas ações possibilitam que seu consultório ou clínica seja encontrado na internet.
Outros insights de impacto são lições do marketing digital, tais como:
- Conheça seu público-alvo e quais os canais mais usados por ele, para que você apareça mais nesses locais
- Combine conteúdos orgânicos, como blogposts, a anúncios e mídia paga para promover seus serviços
- Ofereça um atendimento humanizado para aumentar a satisfação dos pacientes atuais
- Faça campanhas de incentivo a indicações de novos pacientes online.
A seguir, destaco como a escolha certa da plataforma de telemedicina ajuda na sua relação com os pacientes online.
Plataforma de telemedicina facilita o atendimento online
Ao longo do texto, comentei as contribuições da plataforma de telemedicina para a oferta de atendimento online com qualidade.
O sistema deve estar devidamente registrado no CRM local, o que confirma sua obediência às determinações das autoridades de saúde.
Desse modo, a assistência é prestada de maneira segura, utilizando recursos que permitem avaliações clínicas fidedignas.
Além de viabilizar a interpretação de exames online, que resulta na emissão de laudos digitais com rapidez, a qualquer hora do dia ou da noite.
Sistemas completos como a plataforma Morsch oferecem prontuário eletrônico com teleconsulta, teleconsultoria e segunda opinião médica para discutir casos complexos.
Faça contato para conhecer nossa plataforma.
Conclusão
Contar com o paciente online aumenta as receitas do seu consultório ou clínica de forma inteligente.
Afinal, os custos com infraestrutura são reduzidos, bem como a ociosidade na agenda dos profissionais de saúde.
Conte com a Telemedicina Morsch para conectar sua equipe a mais pacientes, com toda a praticidade e conforto.
Se achou este conteúdo útil, leia também outros artigos sobre gestão em saúde que publico aqui no blog.