Telemedicina no Brasil: como funciona, vantagens e desafios

Por Dr. José Aldair Morsch, 27 de março de 2020
Medicina online no Brasil

Avanços na área da saúde vêm popularizando a telemedicina no Brasil.

Embora os serviços médicos a distância sejam disponibilizados desde 2002, eventos como a pandemia de Covid aceleraram essa transformação digital na saúde nos últimos anos.

Outro marco foi uma nova regulamentação da telemedicina, que passou a incluir a consulta direta entre médico e paciente, ou teleconsulta, a partir da publicação da Resolução CFM 2.314/2022.

Essas soluções colaboram para o crescimento de estabelecimentos de saúde privados e públicos, democratizando o acesso a serviços médicos de qualidade.

Quer saber mais sobre como aproveitar as vantagens da telemedicina no seu negócio? É só continuar lendo este artigo.

A telemedicina no Brasil é permitida?

Sim, a telemedicina é permitida e regulamentada no país.

Para ser mais exato, as normas atuais especificam sete tipos de soluções médicas fornecidas remotamente.

Elas estão descritas na já citada Resolução CFM 2.314/2022, que reconhece os seguintes serviços de telemedicina:

  • Teleconsulta: é a consulta entre médico e paciente que se encontram em diferentes localidades, feita por meio de Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs), com destaque para a internet
  • Teleconsultoria: ato de consultoria que pode envolver médicos, profissionais de saúde ou administração, servindo para orientar sobre questões administrativas e ações mais amplas de saúde
  • Teleinterconsulta: consulta realizada entre médicos, que tem como objetivo oferecer suporte diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico
  • Telediagnóstico: emissão de laudo ou parecer de exames, por meio de gráficos, imagens e dados enviados pela internet
  • Telecirurgia: corresponde cirurgias a distância feitas com o auxílio de um robô, que é controlado por um cirurgião
  • Televigilância ou telemonitoramento: ato realizado sob coordenação, indicação, orientação e supervisão de parâmetros de saúde ou doença, por meio de avaliação clínica ou aquisição direta de imagens, sinais e dados de equipamentos ou dispositivos agregados ou implantáveis nos pacientes
  • Teletriagem: avaliação de sintomas e condição clínica a distância, a fim de encaminhar o paciente ao serviço de saúde ou especialista adequado.

A nova resolução representa um marco legal da telemedicina no Brasil, substituindo a Resolução CFM 1.643/2002, que já havia aprovado diversas soluções de telemedicina.

Porém, não contemplava, por exemplo, a consulta online.

A entrada em vigor da Resolução CFM 2.314/2022 é fruto de amplo debate e atualizações promovidas pela digitalização dos sistemas e documentos médicos, permitida pela Resolução CFM 1.821/2007.

Mais tarde, a resolução evoluiu para a utilização de sistemas informatizados para a guarda, armazenamento e manuseio de prontuário eletrônico do paciente, disciplinada pela Lei 13.787/2018.

telemedicina no Brasil

A telemedicina tem o potencial de melhorar a qualidade do tempo gasto pelos profissionais da saúde

Como funciona a telemedicina no Brasil?

A telemedicina no Brasil funciona obedecendo às legislações que citei acima.

Para começar, os serviços podem ser oferecidos de maneira síncrona (em tempo real) ou assíncrona (quando as respostas são dadas minutos, horas ou dias mais tarde).

Teleconsultas são feitas de modo síncrono, por exemplo, enquanto laudos online são disponibilizados de forma assíncrona.

Toda a comunicação e troca de informações de saúde obedecem a critérios estabelecidos pelo CFM em relação à guarda, manuseio, integridade, veracidade, confidencialidade, privacidade, irrefutabilidade e garantia do sigilo médico.

Para tanto, as soluções de telemedicina são viabilizadas dentro de um Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (SRES) que atenda aos requisitos do Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2) no padrão da infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Plataformas de telemedicina são classificadas como SRES, e devem ter registro no CRM de sua jurisdição.

Além de um médico que atue como responsável técnico pelos serviços e tenha CRM ativo no mesmo estado.

Procedimentos que utilizam telemedicina no Brasil

A telemedicina no Brasil está embasada em três pilares: teleassistência com teleconsuta, tele-educação e emissão de laudos à distância.

Conheça algumas soluções viabilizadas pelo sistema de telemedicina online a seguir:

Teleconsulta

Um dos procedimentos já utilizados na telemedicina no Brasil é a teleconsulta, que permite que os pacientes recebam assistência médica sem sair de casa.

A teleconsulta, ou teleassistência, garante o atendimento em um estabelecimento de saúde próximo a sua residência ou qualquer outro lugar, por um médico, por meio de um mecanismo tecnológico que permite a comunicação a distância.

Nesse sentido, ao usar a teleconsulta, vemos a tecnologia proporcionando mais eficiência, bem-estar e agilidade na assistência aos pacientes.

Desse modo, pessoas que moram em regiões distantes de difícil acesso e até mesmo em áreas remotas do ponto de vista geográfico podem ter acesso a serviços médicos de qualidade.

Isso significa que é possível a existência da relação médico-paciente de forma totalmente virtual, sem a necessidade de uma consulta presencial.

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Prescrição de receitas e exames

Dentro da plataforma de telemedicina se encontram ferramentas de prescrição eletrônica, solicitação de exames e emissão de documentos médicos como o atestado online.

Dessa forma, dá para criar, editar e inserir sua assinatura digital para garantir a autenticidade do documento, sem precisar sair do sistema.

Também é possível compartilhar os arquivos com o paciente e outros integrantes da equipe médica em instantes, usando o próprio software médico, e-mail ou aplicativo de mensagens.

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Tele-educação

A tele-educação está diretamente ligada à aprendizagem e à instrução dos profissionais que atuam na prestação de cuidados em saúde.

Esse mecanismo garante a capacitação do médico para que ele esteja apto a atuar em hospitais e outros estabelecimentos.

Trata-se de uma forma de garantir a atualização dos profissionais e auxiliá-los na prática médica.

Para isso, a tele-educação se vale de videoaulas, videoconferências, palestras, e-learning e demais projetos a fim de facilitar o aprendizado.

Telediagnóstico e emissão de laudos a distância

O telediagnóstico viabiliza a emissão de laudos por especialistas que não se encontram no mesmo local em que um exame foi realizado.

Nesse contexto, o serviço de telemedicina permite a interpretação de exames online, dispensando a presença de especialistas locais para elaborar o telelaudo.

O envio e transmissão de laudos a distância também é uma maneira simples e prática de agilizar o atendimento a pacientes.

Assim, pacientes e médicos podem visualizar resultados de exames online rapidamente, desde que estejam conectados à internet e logados na plataforma de telemedicina.

Desse modo, torna-se viável a conexão com médicos experientes

Trata-se de uma técnica bastante utilizada em procedimentos de telerradiologia, por exemplo.

Teletriagem

O atendimento inicial via telemedicina é outro serviço de interesse, que contribui para diminuir filas de espera e dar o encaminhamento adequado com praticidade.

Essa triagem pode ser realizada em qualquer lugar, incluindo a residência, escritório ou mesmo unidades de saúde onde o paciente é acompanhado por um assistente ou técnico de enfermagem.

Ao conversar com um enfermeiro, médico ou outro profissional habilitado, ele recebe uma pré-avaliação e a devida ficha de encaminhamento para o seguimento da assistência em saúde.

Telemonitoramento

O monitoramento de pacientes com doenças crônicas e/ou restrições de mobilidade a distância oferece maior conforto aos doentes, que não precisam se deslocar com frequência.

Essa comodidade também se estende a quem sofre com transtornos psíquicos que dificultam sair de casa, como agorafobia e síndrome do pânico.

De acordo com a Lei da Telemedicina, o telemonitoramento deve incluir atendimentos presenciais a cada intervalo de 180 dias.

Qual a diferença entre telemedicina, telessaúde e cibermedicina?

Apesar de serem expressões similares, telemedicina, telessaúde e cibermedicina têm sentidos diferentes.

O termo cibermedicina se refere à área da medicina que faz uso de computadores, sistemas e demais máquinas automatizadas relacionadas com o mundo cibernético, tanto em uma intranet quanto por meio da internet.

Pode-se dizer, assim, que a cibermedicina é uma vertente da telemedicina.

Por sua vez, a telessaúde se refere aos serviços a distância prestados por profissionais de todas as áreas da saúde.

Ou seja, a telemedicina é um braço da telessaúde, pois foca nos serviços médicos remotos.

Telemedicina no Brasil

Toda a comunicação e troca de informações de saúde obedecem a critérios estabelecidos pelo CFM

Equipamentos para telemedicina usados no Brasil

Basicamente, os equipamentos utilizados são computadores, dispositivos de captação e transmissão de áudio e imagem e aparelhos empregados em exames.

Porque o software de telemedicina deve manter padrões de qualidade de som e imagem, a fim de viabilizar serviços que se aproximem do atendimento presencial.

Dispondo de dispositivos modernos, médicos avaliam o paciente não apenas a partir das informações coletadas na anamnese, mas também pela observação de seu estado clínico.

Ferimentos, alterações na voz e gestos podem ser observados durante a assistência à distância.

Quanto aos aparelhos para exames de suporte diagnóstico, vale citar:

Muitos desses dispositivos podem ser adquiridos por meio do comodato de equipamentos médicos, a custo zero para quem contrata pacotes de laudos online.

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As vantagens da telemedicina no Brasil

A telemedicina é uma tecnologia que só tem a acrescentar ao ramo da saúde. 

Esse mecanismo aumenta a qualidade do serviço prestado pelos profissionais, além de promover o atendimento humanizado.

Estabelecimentos de saúde também se beneficiam.

As principais vantagens são a descentralização e qualificação da assistência, diminuição de custos e a integração entre os serviços.

Os médicos se tornam mais especializados e podem executar suas tarefas com excelência, além de interagir com profissionais geograficamente distantes.

A seguir, conheça, com detalhes, algumas vantagens da telemedicina.

Otimização do tempo e dos processos

A telemedicina tem o potencial de melhorar a qualidade do tempo gasto pelos profissionais da saúde, uma vez que os serviços podem ser executados em um período menor e com a mesma eficácia.

Nesse sentido, ambas as partes — médico e paciente — são beneficiadas com o uso dessa tecnologia.

É possível, por exemplo, emitir e enviar laudos médicos de maneira digital para a conta de acesso do paciente.

Com isso, ele não precisa se deslocar até a clínica para buscar o documento, pois pode conferir resultados de exames online.

Trata-se de uma prática que confere maior praticidade e economia de tempo.

Isso significa que o estabelecimento médico consegue obter produtividade sem que isso implique em aumento do trabalho.

Facilidade na troca e no envio de informações

A telemedicina incentiva a melhoria da comunicação em todas as suas formas. 

Ela apoia uma ampla comunicação entre médicos, enfermeiros e outros profissionais que atuam na área da saúde.

Assim, fica mais fácil discutir casos dúbios ou complexos para fechar o diagnóstico com mais clareza.

Bastam alguns cliques para que os profissionais compartilhem exames, e documentos do histórico do paciente, ou até iniciem uma videoconferência.

Maior nível de segurança

A telemedicina traz mais segurança no diagnóstico de doenças, resultados de exames e na recomendação do melhor tratamento.

Além disso, os dados armazenados no software de telemedicina em nuvem ficam protegidos da deterioração pelo tempo e manuseio, como ocorre com papéis.

Sistemas robustos ainda contam com a proteção de mecanismos de autenticação e criptografia de ponta a ponta, reservando o acesso a pessoas autorizadas.

Dessa maneira, é possível evitar invasões e o vazamento de dados sensíveis.

Envio de laudos a distância

A disponibilização de laudos a distância traz mais praticidade.

O paciente é submetido a um exame em determinada clínica e recebe o resultado de forma online, geralmente por meio do acesso com login e senha a uma plataforma contendo os documentos.

Essa prática otimiza o tempo e evita deslocamentos desnecessários para a busca dos laudos.

Dispor dos exames online também agrega um reforço às equipes locais, que podem delegar a interpretação dos exames aos colegas que atendem via telemedicina.

Mais rapidez no tratamento do paciente

O atendimento ao paciente, a realização de exames e o envio de laudos são realizados rapidamente.

Com isso, o tratamento pode ser iniciado precocemente.

Assim, indivíduos que moram longe da clínica ou do hospital não precisam se deslocar por grandes distâncias para obter o laudo, receber orientação médica sobre a terapia e prognóstico.

Inclusive, a demora é um fator negativo que pode desencadear a piora na saúde do paciente.

Nesse sentido, o tempo acaba se tornando um elemento fundamental para evitar complicações de saúde.

Precisão nos laudos

A análise de exames e o diagnóstico de doenças devem ser realizados somente por médicos especializados na área do exame, conforme determina o CFM.

Eles utilizam ferramentas digitais como zoom e contraste para aumentar a acurácia de sua avaliação, o que apoia a geração de laudos precisos.

Acesso à saúde em regiões remotas

Desde que disponham de internet e um dispositivo conectado – como notebook, tablet ou até um smartphone -, profissionais e pacientes podem se logar na plataforma de telemedicina.

Afinal, ela fica hospedada na nuvem, um local protegido da internet, que pode ser acessado por pessoas autorizadas a partir de qualquer local.

É assim que a telemedicina colabora para a democratização da saúde.

Continuidade do cuidado em doenças crônicas

Por meio do telemonitoramento, fica mais fácil manter os cuidados com doentes crônicos em dia, como mencionei nos tópicos anteriores.

Eles podem passar por consultas de rotina em casa e avaliação presencial a cada semestre ou, se houver necessidade, em períodos menores.

Garantia de sigilo

O sigilo no atendimento é determinado pela ética médica.

Nesse sentido, o médico tem a obrigação de manter privada todo e qualquer tipo de informação referente ao quadro clínico do indivíduo.

Sistemas de telemedicina autorizados pelas autoridades de saúde obedecem a essa regra, utilizando ferramentas de proteção de dados para preservar as informações do prontuário médico.

Desafios para a expansão da telemedicina no Brasil

Embora agregue uma série de vantagens para pacientes, estabelecimentos e profissionais de saúde, a telemedicina enfrenta algumas barreiras no país.

Uma das mais importantes está na necessidade de internet banda larga, que evita problemas de conexão, como atrasos nas imagens e áudio.

Como destaca esta reportagem, mesmo os centros urbanos possuem áreas de instabilidade, o que compromete o atendimento online.

Outro desafio é a aquisição de equipamentos modernos para a teleconsulta e telemonitoramento, como notebooks e smartphones.

Sem eles, o paciente não consegue ser acompanhado ou examinado a distância.

Falando em tecnologias, é preciso romper ainda com as dificuldades em relação à internet, especialmente entre doentes e profissionais que não estão familiarizados com o ambiente virtual.

Nesse caso, cabe investir em alfabetização tecnológica para os usuários.

Já os profissionais podem realizar treinamentos remotos como os disponibilizados dentro da plataforma de Telemedicina Morsch.

Dessa maneira, ficarão por dentro das boas práticas na condução de exames e manuseio de aparelhos digitais.

Como escolher a melhor plataforma de telemedicina no Brasil?

Para escolher a plataforma ideal para você, é importante entender as prioridades do seu negócio.

É o telediagnóstico para demandas pontuais? Teleconsulta para atrair pacientes? Maior organização para os prontuários?

A partir desse conhecimento, você poderá selecionar e comparar diferentes empresas de telemedicina, que são as fornecedoras desse software.

Não se esqueça de limitar os gastos, a fim de não prejudicar seu planejamento financeiro.

Uma vez que tenha reduzido os resultados da sua busca, pesquise pela reputação da empresa no Reclame Aqui, Google e outros sites e/ou clientes.

Com todas as informações em mãos, considere também os serviços agregados para tomar uma decisão inteligente.

A Morsch disponibiliza uma série de soluções em um mesmo ambiente virtual, incluindo:

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Conclusão

Neste artigo, abordei as regras, vantagens e soluções da telemedicina no Brasil.

Alternativas como laudos a distância otimizam o dia a dia de clínicas e hospitais, favorecendo a atração e captação de pacientes.

Você pode contar com a parceria da Telemedicina Morsch para expandir seu negócio e reforçar a equipe de especialistas.

Caso precise de aparelhos médicos, pode aderir ao comodato e receber dispositivos modernos, disponíveis enquanto durar o contrato de laudos digitais.

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Acompanhe outros artigos sobre telemedicina que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin