Telemedicina no Brasil: como funciona, vantagens e desafios

Por Dr. José Aldair Morsch, 27 de março de 2020
telemedicina no Brasil

Avanços na área da saúde vêm popularizando a telemedicina no Brasil.

Embora os serviços médicos a distância sejam ofertados por instituições brasileiras desde 2002, eventos dos últimos anos aceleraram essa transformação digital na saúde.

Desde 2020, o isolamento social para conter o coronavírus evidenciou a contribuição de opções como o telediagnóstico, telemonitoramento, teletriagem e segunda opinião médica.

Também foi autorizada a teleconsulta ou consulta online, permitindo que médicos atendam pacientes de forma direta.

Essas e outras soluções colaboram para o crescimento de unidades de saúde privadas e públicas, democratizando o acesso a serviços médicos de qualidade.

Quer saber mais sobre a telemedicina e como aproveitar as vantagens no seu negócio?

É só continuar lendo este artigo.

A telemedicina é permitida no Brasil?

Sim, a telemedicina é permitida no país.

Para ser mais exato, as normas atuais especificam sete tipos de soluções médicas fornecidas remotamente.

Elas estão descritas na Resolução CFM 2.314/2022, que reconhece os seguintes serviços de telemedicina:

  • Teleconsulta: é a consulta entre médico e paciente que se encontram em diferentes localidades, feita por meio de Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs), com destaque para a internet
  • Teleconsultoria: ato de consultoria que pode envolver médicos, profissionais de saúde ou administração, servindo para orientar sobre questões administrativas e ações mais amplas de saúde
  • Teleinterconsulta: consulta realizada entre médicos, que tem como objetivo oferecer suporte diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico
  • Telediagnóstico: emissão de laudo ou parecer de exames, por meio de gráficos, imagens e dados enviados pela internet
  • Telecirurgia: corresponde a operações feitas com o auxílio de um robô, que é controlado à distância pelo cirurgião
  • Televigilância ou telemonitoramento: ato realizado sob coordenação, indicação, orientação e supervisão de parâmetros de saúde ou doença, por meio de avaliação clínica ou aquisição direta de imagens, sinais e dados de equipamentos ou dispositivos agregados ou implantáveis nos pacientes
  • Teletriagem: avaliação de sintomas e condição clínica a distância, a fim de encaminhar o paciente ao serviço de saúde ou especialista adequado.

A nova resolução representa um marco legal da telemedicina no Brasil, substituindo a Resolução CFM 1.643/2002, que já havia aprovado diversas soluções de telemedicina.

Porém, não contemplava, por exemplo, a consulta médica online.

A entrada em vigor da Resolução CFM 2.314/2022 é fruto de amplo debate e atualizações promovidas pela digitalização dos sistemas e documentos médicos, permitida pela Resolução CFM 1.821/2007.

Mais tarde, a resolução evoluiu para a utilização de sistemas informatizados para a guarda, armazenamento e manuseio de prontuário de paciente, disciplinada pela Lei 13.787/2018.

Como funciona a telemedicina no Brasil?

A telemedicina no Brasil funciona obedecendo às legislações que citei acima.

Para começar, os serviços podem ser ofertados de maneira síncrona (em tempo real) ou assíncrona (quando as respostas são dadas minutos, horas ou dias mais tarde).

Teleconsultas são feitas de modo síncrono, por exemplo, enquanto laudos eletrônicos são disponibilizados de forma assíncrona.

Toda a comunicação e troca de informações de saúde obedecem a critérios estabelecidos pelo CFM em relação à guarda, manuseio, integridade, veracidade, confidencialidade, privacidade, irrefutabilidade e garantia do sigilo médico.

Para tanto, as soluções de telemedicina são viabilizadas dentro de um Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (SRES) que atenda aos requisitos do Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), no padrão da infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Plataformas de telemedicina são classificadas como SRES, e devem ter registro no CRM de sua jurisdição.

Além de um médico que atue como responsável técnico pelos serviços e tenha CRM ativo no mesmo estado.

Os procedimentos que já utilizam telemedicina no Brasil

A telemedicina no Brasil está embasada em três pilares: teleassistência com teleconsuta, tele-educação e emissão de laudos à distância.

Teleassistência

telemedicina no Brasil

Um dos procedimentos já utilizados na telemedicina no Brasil é o Teleassistência, que permite que os pacientes sejam atendidos em suas próprias casas

A teleassistência garante que o paciente seja atendido em sua própria casa ou em um estabelecimento de saúde próximo à sua residência por um médico, por meio de um mecanismo tecnológico que permite a comunicação à distância.

Nesse sentido, ao usar a Teleconsulta, vemos a tecnologia proporcionando mais eficiência, bem-estar e agilidade no atendimento aos pacientes.

Desse modo, pessoas que moram em regiões distantes de difícil acesso e até mesmo em áreas remotas do ponto de vista geográfico podem ter acesso a serviços médicos de qualidade.

Isso significa que é possível a existência da relação médico-paciente de forma totalmente virtual, sem a necessidade de uma consulta presencial.

Tele-educação

A tele-educação está diretamente ligada à aprendizagem e à instrução dos profissionais da área da Medicina.

Esse mecanismo garante a capacitação do médico para que ele esteja apto a atuar em hospitais e outros estabelecimentos de saúde.

Essa tecnologia é utilizada principalmente para auxiliar quem mora longe ou está no interior e não tem acesso a cursos em grandes cidades.

Trata-se de uma forma de garantir a atualização dos profissionais e auxiliá-los na prática médica.

Para isso, a tele-educação se vale de videoaulas, videoconferências, palestras, e-learning e demais projetos a fim de facilitar o aprendizado.

Emissão de laudos à distância

O envio e a emissão de laudos à distância é uma maneira simples e prática de agilizar o atendimento a pacientes.

Nesse sentido, a impressão dos exames é possível por parte de qualquer pessoa que tenha acesso ao documento.

Assim, pacientes e médicos podem visualizar o resultado dos laudos rapidamente, desde que estejam conectados à internet.

Desse modo, torna-se viável se conectar com médicos de alta qualidade. Trata-se de uma técnica bastante utilizada em procedimentos de telerradiologia

A diferença entre telemedicina, telessaúde e cibermedicina

Apesar de serem expressões similares, “telemedicina”, “telessaúde” e “cibermedicina” têm a sentidos diferentes.

O termo “cibermedicina” se refere à área da medicina que faz uso de computadores, sistemas e demais máquinas automatizadas relacionadas com o mundo cibernético, tanto em uma intranet quanto por meio da internet.

Pode-se dizer, assim, que a cibermedicina é uma vertente da telemedicina.

Por sua vez, a expressão telessaúde” vai além do conceito tradicional de medicina.

Isso significa que ela é usada para se referir aos serviços à distância que são prestados pelos demais profissionais da área da saúde.

Equipamentos para telemedicina usados no Brasil

Basicamente, os equipamentos utilizados são computadores, dispositivos de captação e transmissão de áudio e imagem e aparelhos empregados em exames.

Porque o software de telemedicina deve manter padrões de qualidade de som e imagem, a fim de viabilizar teleconsultas que se aproximem do atendimento presencial.

Dispondo de dispositivos modernos, médicos avaliam o paciente não apenas a partir das informações coletadas na anamnese, mas também pela observação de seu estado clínico.

Ferimentos, alterações na voz e gestos e feridas podem ser percebidos durante a assistência à distância.

Quanto aos aparelhos para exames de suporte diagnóstico, vale citar:

Saiba mais sobre o comodato de equipamentos médicos clicando aqui.

As vantagens da telemedicina no Brasil

Basicamente, os equipamentos utilizados são computadores, dispositivos de captação e transmissão de áudio e imagem e aparelhos empregados em exames.

Porque o software de telemedicina deve manter padrões de qualidade de som e imagem, a fim de viabilizar teleconsultas que se aproximem do atendimento presencial.

Dispondo de dispositivos modernos, médicos avaliam o paciente não apenas a partir das informações coletadas na anamnese, mas também pela observação de seu estado clínico.

Ferimentos, alterações na voz e gestos e feridas podem ser percebidos durante a assistência à distância.

Quanto aos aparelhos para exames de suporte diagnóstico, vale citar:

Muitos desses dispositivos podem ser adquiridos por meio do comodato, a custo zero para quem contrata pacotes de laudos online.

Saiba mais sobre o comodato de equipamentos médicos clicando aqui.

A telemedicina é uma tecnologia que só tem a acrescentar no ramo da saúde. Esse mecanismo aumenta a qualidade do serviço que é prestado pelos profissionais, além de reduzir os riscos de mau atendimento.

O estabelecimento de saúde também se beneficia.

As principais vantagens para ele é a descentralização da assistência, a diminuição de custos, a maior troca de informações entre os profissionais e a integração entre os serviços.

Os médicos se tornam mais especializados no assunto e podem executar suas tarefas com excelência, além de poderem interagir com outros profissionais do ramo.

A seguir, conheça, com detalhes, algumas vantagens da telemedicina para o ramo da saúde.

Estas informações vão servir para você ter uma ideia da expansão dessa tecnologia na área médica e os benefícios que ela tem o potencial de trazer para os pacientes e os profissionais do setor. Confira!

Otimização do tempo e dos processos

A telemedicina tem o potencial de melhorar a qualidade do tempo que é gasto pelos profissionais da área da saúde, uma vez que os serviços podem ser executados em um período menor e com a mesma eficiência.

Nesse sentido, ambas as partes — médico e pacientes — saem beneficiadas com o uso dessa tecnologia.

Assim, é possível, por exemplo, emitir e enviar laudos médicos de maneira digital para a conta de acesso do paciente.

Com isso, ele não precisa se deslocar até a clínica para buscar o resultado dos exames.

Trata-se de uma prática que confere maior praticidade e economia de tempo.

Isso significa que o estabelecimento médico consegue obter uma boa produtividade sem que isso implique o aumento do trabalho e das responsabilidades.

Facilidade na troca e no envio de informações

telemedicina no Brasil

A telemedicina no Brasil só trouxe benefícios tanto aos profissionais da saúde quanto pacientes, sendo um facilitador na troca de informações entre eles

A telemedicina incentiva a melhoria da comunicação em todas as suas formas. Isso porque essa tecnologia não está limitada a somente um contato básico e formal entre médicos e pacientes.

Há também uma ampla comunicação entre médicos, enfermeiros e outros profissionais que também atuam na área da saúde.

Assim, fica mais fácil discutir entre os colegas sobre os casos que surgem e decidir pela melhor opção de tratamento ou, então, fechar o diagnóstico com mais clareza e certeza nas informações.

Isso é possível mesmo que os profissionais estejam distantes entre si. Com isso, a clínica ganha mais agilidade em suas tarefas.

Maior nível de segurança

A telemedicina traz mais segurança no diagnóstico de doenças, resultado de exames e na recomendação do melhor tratamento.

Isso porque, como já vimos, os profissionais estão integrados e podem interagir entre si para chegar à melhor solução para os pacientes.

Além disso, a tecnologia permite a captação de vídeos e imagens com definição e resolução de qualidade superior.

Com isso, os profissionais da saúde têm melhores condições de efetuar um atendimento mais preciso.

Nesse sentido, é possível identificar problemas e doenças que não poderiam ser vistos por meio do uso de aparelho tradicionais, especialmente nos casos de oncologia e doenças que afetam o sistema nervoso.

Assim, quanto mais exato for o resultado, maior o nível de segurança para pacientes e profissionais.

Envio de laudos à distância

A disponibilização de laudos à distância traz mais praticidade para ambos os lados da relação.

O paciente é submetido a certo exame em determinada clínica e recebe o resultado de forma online, geralmente por meio do acesso com login e senha em uma plataforma contendo os documentos.

Essa prática otimiza o tempo e evita deslocamentos desnecessários para a busca dos resultados.

Mais rapidez no tratamento do paciente

O atendimento ao paciente, a realização de exames e o envio do resultado do laudo são realizados rapidamente, geralmente em poucos dias, dependendo do tipo de exame que é feito.

Em regra, os exames de imagem costumam ser liberados no mesmo dia, contendo o respectivo diagnóstico. Com isso, o tratamento pode ser iniciado o quanto antes.

Assim, indivíduos que moram longe da clínica ou do hospital não precisam se deslocar por grandes distâncias a fim de obter o laudo e conhecer o prognóstico do seu quadro de saúde.

Inclusive, a demora é um fator negativo que pode desencadear a piora na saúde do paciente.

Nesse sentido, o tempo acaba se tornando um elemento fundamental para evitar graves complicações.

Precisão nos laudos

A análise de exames e o diagnóstico de doenças devem ser realizados somente por médicos capacitados, conforme determina a norma.

Nesse sentido, os demais profissionais da saúde, como enfermeiros e técnicos, devem atuar somente como auxiliares, e são responsáveis por efetuar o atendimento remoto, não tendo autorização para prescrever medicamentos ou indicar tratamentos.

Garantia de sigilo

O sigilo no atendimento é garantido aos pacientes.

Nesse sentido, o médico tem a obrigação de manter privada toda e qualquer tipo de informação referente ao quadro clínico do indivíduo.

Esse é um dever muito importante e que deve ser seguido pelo profissional, sob o risco de sofrer punições.

A telemedicina ainda é encarada como uma possibilidade e não um dever.

De todo modo, essa tecnologia vem sendo cada vez mais implementada dentro de hospitais, clínicas e consultórios médicos.

Para isso, é importante realizar um planejamento prévio sobre o tema e elaborar estudos de viabilidade, a fim de analisar o mercado da medicina na região, a necessidade de instalação dessa ferramenta, as expectativas de médicos e pacientes e os limites a serem obedecidos.

Desafios para a expansão da telemedicina no Brasil

Embora agregue uma série de vantagens para pacientes, estabelecimentos e profissionais de saúde, a telemedicina enfrenta algumas barreiras no país.

Uma das mais importantes está na necessidade de internet banda larga, que evita problemas de conexão, como atrasos nas imagens e áudio.

Como destaca esta reportagem, mesmo os centros urbanos possuem áreas de instabilidade, o que compromete o atendimento online.

Outro desafio é a aquisição de equipamentos modernos para a teleconsulta e telemonitoramento, como notebooks e smartphones.

Sem eles, o paciente não consegue ser acompanhado ou examinado a distância.

Falando em tecnologias, é preciso romper ainda com as dificuldades em relação à internet, especialmente entre doentes e profissionais que não estão familiarizados com o ambiente virtual.

Nesse caso, cabe investir em alfabetização tecnológica para os usuários.

Já os profissionais podem realizar treinamentos remotos como os disponibilizados dentro da plataforma de Telemedicina Morsch.

Dessa maneira, ficarão por dentro das boas práticas na condução de exames e manuseio de aparelhos digitais.

Conclusão

Neste artigo, abordei as regras, vantagens e soluções da telemedicina no Brasil.

Alternativas como laudos a distância otimizam o dia a dia de clínicas e hospitais, favorecendo a atração e conquista de pacientes.

Você pode contar com a parceria da Telemedicina Morsch para expandir seu negócio e reforçar a equipe de especialistas.

Caso precise de aparelhos médicos, pode aderir ao comodato e receber dispositivos modernos, disponíveis enquanto durar o contrato de laudos digitais.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin