Portal de telemedicina: o que é, quais as funcionalidades e benefícios
O portal de telemedicina viabiliza a oferta de serviços médicos a distância.
As soluções mais modernas organizam e armazenam dados na nuvem, um local protegido da internet que só pode ser acessado por pessoas autorizadas.
Telediagnóstico, teleconsulta e prontuário eletrônico são algumas opções possibilitadas por meio dessa importante tecnologia, como mostro ao longo deste artigo.
Explico ainda como funciona, qual a regulamentação e como aproveitar as vantagens do portal de telemedicina no seu consultório, clínica ou hospital.
Acompanhe até o final e fique por dentro do assunto.
Entenda o que é um portal de telemedicina
Portal de telemedicina é um software que media a entrega de soluções de tecnologia na saúde.
Como adiantei na introdução do texto, ele centraliza diversos serviços de telemedicina online.
É dessa forma que conecta médicos e outros profissionais de saúde entre si ou a pacientes que estejam geograficamente distantes.
Geralmente, o portal é acessado por meio de um site de telemedicina, digitando ou acessando um endereço na web para visualizar e utilizar as soluções.
Conheça melhor os conceitos envolvidos a seguir.
O que é telemedicina?
Telemedicina é a oferta de serviços médicos por intermédio de TDICs (Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação).
Conforme define o Conselho Federal de Medicina, as soluções podem ser oferecidas para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde.
Toda a troca de informações necessária para os serviços é feita dentro de um portal ou plataforma de telemedicina.
O que é portal de telemedicina?
Portal de telemedicina é um sistema de registro eletrônico em saúde que permite a comunicação qualificada de forma ágil e segura.
Para isso, a plataforma inclui ações para transmissão, compartilhamento e armazenamento de arquivos digitais na nuvem, oferecendo diferentes funcionalidades.
Os dados podem ser trocados em formato de texto, imagem, áudio e vídeo, com respostas em tempo real (de maneira síncrona) ou espaçado (de modo assíncrono), desde que atendam às exigências das autoridades de saúde.
Como funciona o portal de telemedicina?
O portal de telemedicina funciona a partir da combinação entre tecnologia e uma equipe de médicos especialistas, mantidos pela empresa de telemedicina.
Além, é claro, dos equipamentos digitais utilizados para captar e transmitir os dados de saúde.
Por meio de um computador, notebook, tablet ou mesmo um smartphone, as pessoas podem fazer login no software de telemedicina em nuvem.
Como mencionei antes, trata-se de um sistema disponível num ambiente protegido da internet, que possui barreiras de autenticação e criptografia.
Uma vez acessada, essa plataforma mostra um menu com as funcionalidades disponíveis, atuando como uma central de telemedicina.
Para solicitar a interpretação de exames online, por exemplo, é necessário compartilhar imagens ou gráficos produzidos durante o procedimento.
Assim, um médico especialista visualiza os achados para compor o laudo eletrônico.
Já a consulta por videoconferência requer que médico e paciente se conectem simultaneamente ao sistema, a fim de conversarem em tempo real com o auxílio de recursos de vídeo e áudio.
Quais as funcionalidades de um portal de telemedicina?
Softwares modernos podem disponibilizar uma série de serviços a distância, acionados em poucos cliques.
Confira detalhes sobre os principais abaixo.
Teleconsultas
Teleconsulta é a consulta entre médico e paciente realizada dentro de uma plataforma de telemedicina.
Obviamente, é indicada para atendimentos de rotina e baixa complexidade, que podem ser feitos com o auxílio da tecnologia.
Uma vez agendada a data e hora da consulta online, os participantes clicam sobre um link que os direciona ao ambiente virtual seguro.
Ali, é conduzido o exame clínico, de forma similar ao que acontece numa consulta presencial.
Durante a anamnese médica, são coletadas informações essenciais sobre os sintomas, seu início, intensidade e efeitos sobre a rotina.
Junto a outros relatos sobre comorbidades, medicamentos de uso contínuo, alergias, cirurgias prévias e aspectos referentes ao estilo de vida.
A avaliação física é conduzida a partir da observação da aparência, movimentos e fala do paciente, combinados a resultados de exames e outros dados encaminhados com antecedência.
Por fim, cabe ao médico formular a hipótese diagnóstica, verificando a necessidade de exames complementares.
Caso baste o diagnóstico clínico, o profissional pode fazer a prescrição eletrônica de modo imediato, dentro do próprio portal.
É possível gerar, assim, a receita digital com QR Code para facilitar a aquisição dos medicamentos.
Prontuário eletrônico
As anotações da consulta a distância são salvas automaticamente no prontuário digital.
Mais do que um simples histórico do paciente, esse recurso pode ser integrado à teleconsulta para a atualização em tempo real.
Além de oferecer ferramentas de busca para cruzamento de dados, dando suporte ao diagnóstico com rapidez e qualidade.
O prontuário eletrônico ainda organiza e compila os arquivos de um jeito prático, facilitando a localização de informações e eliminando a necessidade dos registros em papel.
Inclusive, a digitalização de prontuários agrega eficiência aos serviços, dispensando gastos com impressão, revelação de filmes radiológicos e locais físicos de armazenamento.
Também preserva os documentos da deterioração pelo tempo, perda, extravio e diminui bastante as chances de caírem nas mãos de pessoas não autorizadas.
Laudos a distância
Conhecida como telediagnóstico, a emissão de laudos a distância confere agilidade à entrega dos resultados, acelerando o diagnóstico e o tratamento.
O processo funciona a partir do envio de imagens ou gráficos gerados durante exames complementares, como o eletrocardiograma e a tomografia computadorizada.
Esses procedimentos podem ser conduzidos por um técnico de enfermagem ou técnico em radiologia devidamente treinados.
Porém, a interpretação é reservada a médicos especialistas na área do exame, que podem fazer parte do time da empresa de telemedicina.
Uma vez compartilhados, os registros são avaliados pelo especialista, considerando o histórico de saúde e a suspeita clínica.
O profissional produz e assina digitalmente o laudo, que é liberado na própria plataforma de telemedicina.
Empresas completas, como a Telemedicina Morsch, entregam os laudos online em minutos.
Telemonitoramento
Corresponde à televigilância, destinada à orientação ou supervisão de parâmetros de saúde remotamente.
Um exemplo é o telemonitoramento de doentes crônicos, que pode ser feito por meio da avaliação clínica de sua condição, via teleconsulta.
Também possibilita o envio de dados correspondentes aos sinais vitais e outros fatores de interesse captados por dispositivos agregados ou implantáveis.
Ferramenta de comunicação e agendamento
A marcação online de consultas e outros serviços é outra interface do portal de telemedicina.
Toda a dinâmica é feita dentro do sistema, por meio de ações automatizadas que simplificam a comunicação e acabam com marcações duplas e outros problemas devido ao erro humano.
Basta que o paciente ou profissional acesse a página de agendamentos e siga os passos solicitados para receber assistência de um jeito simples.
Segunda opinião médica
A consulta entre médicos ou teleinterconsulta é mediada pelo software de telemedicina, garantindo o sigilo médico.
Uma vez logados, os profissionais conseguem enviar perguntas, que poderão até ser esclarecidas em tempo real, no caso de urgências.
Outros questionamentos podem ser respondidos de modo assíncrono via chat, áudio ou vídeo para apoiar o diagnóstico e tratamento corretos.
Dúvidas sobre gestão em saúde e disciplinas correlatas também podem ser elucidadas a distância, através da teleconsultoria na saúde.
A plataforma permite ainda o encaminhamento a um especialista por meio da teleconsulta, sem que o paciente precise se deslocar.
Assinatura digital
O mesmo certificado que dá validade jurídica aos laudos online serve para finalizar documentos de saúde ocupacional.
Nesse cenário, o portal de telemedicina pode ofertar a assinatura digital para programas de medicina e segurança do trabalho, conectando funcionários locais a especialistas do SESMT.
Em vez de aguardar pela visita do médico do trabalho ou engenheiro de segurança, é possível pedir sua assinatura por meio do software médico, simplificando a entrega de:
- PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos, que substitui o PPRA)
- ASO (Atestado de Saúde Ocupacional)
- PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho)
- PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
- PPP (Perfil profissiográfico previdenciário)
- PCA Programa de Conservação Auditiva)
- LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho).
Aproveite para ler meu artigo sobre saúde ocupacional, onde detalho melhor os exames e laudos via telemedicina.
Quais os benefícios do portal de telemedicina?
Agilidade e comodidade estão entre as vantagens de utilizar o portal de telemedicina.
Essa tecnologia proporciona benefícios aos gestores e profissionais de saúde, além de pacientes, cuidadores e acompanhantes.
Acompanhe esses impactos a seguir.
Benefícios para médicos, clínicas e hospitais
Os estabelecimentos que contam com a plataforma de telemedicina desfrutam de:
Diagnósticos mais rápidos
Graças aos laudos eletrônicos, não é preciso aguardar dias ou semanas para receber os resultados de exames complementares.
Dá para contar com o telediagnóstico para que fiquem disponíveis em minutos, mesmo aos domingos e feriados, pois o serviço funciona de modo ininterrupto.
Automatização de tarefas
O prontuário online permite a atualização sem interferência humana, junto à organização e compilação dos documentos na nuvem.
Assim, os funcionários da recepção ganham mais tempo para se dedicar a tarefas importantes, como o atendimento humanizado.
Cobertura de folgas e outras ausências
Os especialistas da empresa de telemedicina ficam sempre a postos para o telediagnóstico, evitando atrasos devido a faltas, férias e outras ausências dos especialistas.
Também mantêm a emissão de laudos com rapidez em épocas com maior demanda pelos exames.
Redução de custos
Toda essa dinâmica de automatização e laudos a distância colabora para aumentar a produtividade da equipe médica, que não precisa dedicar horas para essas tarefas.
Além de enxugar despesas com a contratação de pessoal, impressões, espaço físico para arquivamento e deslocamentos.
Benefícios para pacientes
Veja agora as vantagens para pacientes:
Economia
Utilizar o software de telemedicina dispensa gastos de tempo e dinheiro com deslocamentos, passagens, hospedagem etc.
Basta ter um dispositivo conectado à internet para aproveitar os recursos.
Atendimento rápido
Tanto a consulta quanto os exames online aceleram a assistência em saúde, acabando com a necessidade de aguardar em longas filas de espera.
Comodidade e praticidade
A plataforma de telemedicina viabiliza o atendimento a partir de qualquer lugar e em diferentes horários, incluindo a opção de médicos 24 horas para casos simples.
Dessa forma, dá para receber orientação médica para tomar a melhor decisão quanto aos próximos passos.
Regulamentação dos portais de telemedicina no Brasil
A principal legislação referente ao portal de telemedicina é a Resolução CFM 2.314/2022, que regulamenta os serviços de telemedicina no Brasil.
Em seu Art. 3º, § 2º, o texto estabelece que o Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (SRES) utilizado:
“Deve possibilitar a captura, o armazenamento, a apresentação, a transmissão e a impressão da informação digital e identificada em saúde e atender integralmente aos requisitos do Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), no padrão da infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) ou outro padrão legalmente aceito”.
Dessa maneira, é possível garantir a confidencialidade e validade da assinatura digital dos documentos gerados.
Outra norma de interesse é a Lei 13.787/2018, que dispõe sobre a digitalização e a utilização de sistemas informatizados para a guarda, o armazenamento e o manuseio de prontuário de paciente, determinando, em seu Art. 4º, que:
“Os meios de armazenamento de documentos digitais deverão protegê-los do acesso, do uso, da alteração, da reprodução e da destruição não autorizados”.
Qual o melhor portal de telemedicina?
O melhor portal de telemedicina é aquele que atende às suas necessidades sem sacrificar o orçamento.
Ou seja, é uma plataforma com bom custo-benefício, capaz de ajudar seu negócio a crescer.
Para encontrá-la, vale fazer uma pesquisa de mercado detalhada, comparando funcionalidades, preços e a possibilidade de integração a diferentes sistemas.
A Telemedicina Morsch, por exemplo, agrega facilidade ao dia a dia, permitindo integrar equipamentos radiológicos ao sistema PACS para envio automático das imagens.
Desse modo, o telediagnóstico fica ainda mais ágil.
Também ofertamos a teleconsulta com prontuário digital integrado, viabilizando a atualização do histórico do paciente para pesquisas futuras.
Tudo isso em um ambiente virtual seguro e intuitivo, que pede alguns cliques para utilizar:
- Telediagnóstico com opção de comodato de equipamentos médicos, caso você não disponha desses dispositivos
- Teleconsultoria
- Teleconsulta com prontuário digital
- Telemonitoramento
- Prescrição eletrônica
- Segunda opinião qualificada
- Assinatura digital de documentos de saúde ocupacional
- Marketplace médico para atrair mais pacientes online.
Solicite um orçamento e conheça todas as soluções disponíveis para sua empresa!
Conclusão
O portal de telemedicina conecta médicos, outros profissionais de saúde e pacientes com segurança, democratizando o acesso a serviços de qualidade.
Ele é fruto da transformação digital na saúde, que segue avançando para romper com a barreira geográfica em todo o mundo.
Achou o conteúdo interessante? Então, compartilhe!
Leia mais artigos sobre telemedicina que publico aqui no blog.