Médico de telemedicina: entenda a atuação, benefícios e possibilidades

Por Dr. José Aldair Morsch, 10 de setembro de 2024
Tire as principais dúvidas sobre a atuação do médico na Telemedicina

Você já considerou trabalhar como médico na telemedicina?

Oferecer a opção de atendimento online é uma boa pedida não apenas para dar mais comodidade aos seus clientes atuais, mas também para atrair pacientes novos.

Isso sem falar em trazer mais economia, agilidade e praticidade ao seu dia a dia, possibilitando um aumento nas receitas com o apoio da tecnologia na medicina.

Quer saber mais sobre as oportunidades, legislação e vantagens da telemedicina

Então, acompanhe este artigo até o fim. 

O que faz o médico na telemedicina?

O papel do médico na telemedicina é o mesmo que ele ocupa em qualquer modalidade de atendimento presencial. 

Sua função é prestar a melhor assistência possível, dentro das atividades previstas em sua especialidade.

Ou seja, o profissional deve observar todos os parâmetros inerentes às consultas “tradicionais”. 

Como explico adiante, isso deve ser feito também com atenção às adaptações exigidas pela medicina digital.

Em todos os casos, são imprescindíveis o atendimento humanizado, o respeito ao sigilo médico, a clareza na comunicação e uma atuação focada na saúde, bem-estar e segurança do paciente.

O que muda é a forma com que ocorre o contato entre médico e paciente na telemedicina. 

Afinal, não é preciso compartilhar o mesmo espaço físico para realizar as consultas.

O termo “tele” se refere à distância. Portanto, telemedicina envolve as atividades médicas feitas remotamente.

Sendo assim, o médico na telemedicina é aquele que elimina barreiras geográficas, garantindo mais qualidade assistencial mesmo para as pessoas que estão distantes, impossibilitadas de comparecer ao consultório ou em áreas sem acesso a especialistas. 

Sua adesão pode englobar uma série de possibilidades, desde a oferta de serviços mais acessíveis, até a garantia de praticidade para o público, a segunda opinião médica, a agilização do fluxo de atendimentos, etc.

Quais são os benefícios da telemedicina para médicos?

Contar com serviços de telemedicina online torna a rotina mais eficiente, uma vez que a tecnologia apoia processos mais ágeis e seguros.

Conheça os principais benefícios da telemedicina para seu consultório, equipe e pacientes a seguir:

Otimização do tempo de atendimento

Atuar via telemedicina, ou mesmo usando o atendimento híbrido (mesclando assistência online e presencial) dispensa o tempo que seria dedicado a deslocamentos, abrindo mais espaço na agenda médica.

Diminuição de gastos com deslocamentos

Além da economia de tempo, quem escolhe a telemedicina também economiza o dinheiro que seria gasto com passagens, combustível e demais custos de deslocamento.

Flexibilização das práticas médicas

A oferta de serviços de medicina a distância aumenta a flexibilidade para os atendimentos médicos, permitindo maior conforto e comodidade para profissionais e pacientes. 

Pense, por exemplo, em pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade, que poderão dar seguimento à terapia sem precisar sair de casa. 

Segurança dos dados

O software de telemedicina em nuvem oferece ampla segurança, por meio de mecanismos de autenticação e criptografia de ponta a ponta.

Assim, os dados sensíveis ficam protegidos, garantindo o sigilo profissional e atendimento à LGPD.

Atendimentos mais ágeis

O ambiente virtual seguro possibilita a comunicação médico-paciente ou entre profissionais de forma prática, bastando que ambos façam login na plataforma.

Dessa forma, a telemedicina acaba com as filas de espera por atendimento.

Aprimoramento do atendimento humanizado

Com mais canais de assistência, o acolhimento em saúde é fortalecido, resultando num atendimento humanizado e mais empático.

Melhor capacidade gerencial

A partir de uma agenda mais organizada, o médico ganha tempo para aperfeiçoar a gestão em saúde, gerenciando as demandas com maior eficácia.

Democratização da medicina

Mencionei, mais acima, que a telemedicina rompe a barreira geográfica, alcançando locais distantes dos centros urbanos ou até remotos.

Nesse cenário, ela surge como uma solução para a demanda por especialistas fora das capitais brasileiras, onde há carência desses profissionais.

O que diz a lei sobre a atuação do médico na telemedicina?

A regulamentação da telemedicina no Brasil tem como principal norma a Resolução CFM 2.314/2022, que a define como:

“O exercício da medicina mediado por Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs), para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde.”

O documento determina que o médico pode prestar o primeiro atendimento de forma virtual, desde que o paciente expresse sua concordância via Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – que deverá ser anexado ao prontuário médico.

Toda a comunicação deve ser feita utilizando um Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (SRES), que geralmente corresponde a uma plataforma de telemedicina.

Ela precisa ter registro no CRM local, assegurando que esteja em conformidade com as normas legais e do CFM pertinentes à guarda, manuseio, integridade, veracidade, confidencialidade, privacidade, irrefutabilidade e garantia do sigilo profissional.

6 possibilidades para o médico na Telemedicina

O médico na telemedicina é aquele que elimina barreiras geográficas, garantindo mais qualidade

Principais desafios para o médico na telemedicina

A falta de familiaridade com a tecnologia na medicina é uma barreira importante para alguns profissionais.

Contudo, ela pode ser superada com o apoio da educação digital, a partir do maior contato com dispositivos e softwares médicos que simplificam a rotina no consultório ou clínica.

Quanto mais essas ferramentas são utilizadas, mais aumenta a familiaridade com elas.

Outro desafio é a manutenção da qualidade do atendimento, que, como mencionei anteriormente, deve seguir os mesmos padrões da assistência presencial.

Chamar o paciente pelo nome, olhar nos olhos e observar seu histórico estão entre as boas práticas para o atendimento médico online de excelência.

No entanto, a qualidade da conexão também interfere nessa questão, uma vez que interrupções e queda de internet, por exemplo, prejudicam a comunicação médico-paciente.

Segundo a pesquisa “Conectividade Significativa: propostas para medição e o retrato da população no Brasil”, realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), somente 22% dos brasileiros têm condições de conectividade satisfatórias.

O que exige cuidados na escolha de uma plataforma leve, que possa ser acessada via smartphone e não dependa de banda larga para o uso pelos pacientes.

7 possibilidades para o médico na telemedicina

O médico na telemedicina tem inúmeras possibilidades à sua disposição. Claro que existem algumas limitações, como a realização de exames físicos, mas praticamente todas as especialidades médicas podem contar com atuação remota

Isso inclui áreas como clínica médica, cardiologia, pneumologia, neurologia, psiquiatria, radiologia, entre muitas outras.

De acordo com a já citada Resolução CFM 2.314/2022, há sete serviços de telemedicina disponíveis atualmente. São eles:

1. Teleconsulta

Teleconsulta é a consulta entre médico e paciente que se encontram em diferentes localidades.

Geralmente, é feita por videoconferência, englobando a anamnese médica, solicitação de exames, emissão de documentos como receitas e atestados online, etc.

2. Teleconsultoria

A teleconsultoria é definida como ato de consultoria que pode envolver médicos, profissionais de saúde ou administração.

Seu objetivo é orientar sobre questões administrativas e ações amplas de saúde.

3. Teleinterconsulta

Quando a consulta é realizada entre médicos, recebe o nome de teleinterconsulta.

Esse contato pode ser estabelecido a fim de oferecer suporte diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico, incluindo casos de segunda opinião qualificada.

4. Telediagnóstico

A emissão de laudo ou parecer de exames, por meio de gráficos, imagens e dados enviados pela internet confere agilidade aos resultados de exames online.

Nesse contexto, o telediagnóstico mantém a qualidade e acurácia na interpretação de exames de diferentes áreas.

5. Telecirurgia

Basicamente, a cirurgia a distância corresponde a operações feitas com o auxílio de um robô, que é controlado remotamente pelo cirurgião.

Maior precisão e menor morbidade estão entre os principais benefícios desse tipo de cirurgia.

6. Telemonitoramento

Conhecido também como televigilância, o telemonitoramento é um ato realizado sob coordenação, indicação, orientação e supervisão de parâmetros de saúde ou doença.

Para tanto, requer avaliação clínica ou aquisição direta de imagens, sinais e dados de equipamentos ou dispositivos agregados ou implantáveis nos pacientes.

7. Teletriagem

A dinâmica de teletriagem viabiliza a avaliação de sintomas e condição clínica remotamente, de forma simples e rápida.

Sua finalidade é encaminhar o paciente ao serviço de saúde ou especialista adequado.

Para entender melhor como é a rotina do médico na telemedicina, confira abaixo o funcionamento dos atendimentos remotos. 

Como funciona o atendimento médico na telemedicina?

O atendimento é conduzido dentro de um software de telemedicina em nuvem, acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

É através dessa plataforma que o médico pode realizar serviços como a consulta online, feita por meio de videochamada, utilizando recursos de áudio e vídeo. 

No mesmo sistema, ainda é possível a troca de mensagens para as teleconsultorias e teleinterconsultas, o registro de dados para telemonitoramento, a emissão de laudos para os telediagnósticos, e assim por diante.

Tomando como exemplo a teleconsulta, normalmente os atendimentos começam com o médico perguntando pelo motivo do teleatendimento, avaliando sintomas, histórico do paciente, entre outros dados.

Caso julgue necessário, o profissional pode emitir e compartilhar pedidos de exames ou até receitas médicas online, validadas pela assinatura digital.

Além disso, as informações ficam reunidas em um prontuário eletrônico, que permite construir uma base de dados completa e atualizada sobre cada paciente, com acesso prático e rápido.

Nas plataformas de telemedicina online, é possível encontrar, ainda, uma gama de soluções interessantes, a exemplo de recursos de vídeo, prontuário digital, ferramentas de prescrição eletrônica, serviços de telelaudo, entre outros.

Além disso, os melhores sistemas agregam diferenciais  como a marcação de consultas online para os pacientes, opções de gestão financeira, relatórios de desempenho, envio automático de lembretes etc.

A ideia não é só garantir qualidade nas consultas, mas também a segurança e alinhamento às exigências do CFM.

Por isso, todo atendimento deve ter seus dados apoiados por sólidos protocolos de proteção, logins de acesso seguros para médicos e pacientes e criptografia de ponta a ponta, além do armazenamento em nuvem (local protegido na internet).

 Como funciona o atendimento médico na Telemedicina?

A teleconsulta é a consulta entre médico e paciente que se encontram em diferentes localidades

Pontos de atenção para a atuação do médico na telemedicina

Além de dispor de uma conexão de internet estável, o profissional deve atentar a alguns pontos que qualificam o atendimento e protegem os dados sensíveis do paciente.

Isso porque o sigilo profissional é requerido para qualquer modalidade de atendimento, incluindo aqueles prestados via telemedicina.

Portanto, vale conferir se a plataforma selecionada tem registro no CRM local, atendendo a todos os parâmetros do CFM e LGPD para a segurança da informação.

Outra questão relevante é a necessidade de respeitar a ética na medicina, adotando uma conduta médica profissional, respeitosa e zelosa em prol do bem-estar do paciente.

Em caso de teleatendimento, ele ou seu responsável legal devem expressar a concordância via termo de consentimento, a fim de garantir que foram esclarecidos sobre as limitações da teleconsulta e telemonitoramento.

A Morsch é parceira do médico na telemedicina

Desde os anos 2000, a Morsch trabalha com as melhores soluções em telemedicina para médicos.

Com mais de 2000 clínicas atendidas em todo o Brasil, oferecemos uma plataforma segura, baseada em nuvem e que contempla várias especialidades médicas.

Nossos recursos são referência para a realização de teleconsulta, telemonitoramento e telediagnóstico.

Além disso, trabalhamos com um prontuário eletrônico robusto e completo, que dá suporte a uma série de tarefas por meio dos módulos de especialidades, pesquisa online, prescrição  eletrônica, bulário e muito mais!

Incluindo agenda online integrada e emissão de relatórios e estatísticas para melhorar a sua gestão em saúde.

Nosso suporte é integral e oferecemos treinamentos completos. Temos ainda pleno alinhamento legal e valores diferenciados para você começar com total viabilidade.

Acesse esse link e saiba mais sobre as possibilidades que a Morsch garante para quem deseja trabalhar como médico na telemedicina!

Conclusão

Atuar como médico na telemedicina representa um avanço natural para os profissionais da área da saúde que desejam crescer na era digital. 

Como você acompanhou neste artigo, a prática exige alguns requisitos que passam pela adoção de boas tecnologias e observação dos parâmetros que determinam uma atuação médica ética, humanizada e de excelência.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin