Como obter laudo de holter de forma ágil e segura?

Por Dr. José Aldair Morsch, 15 de março de 2018
laudo de holter

O laudo de holter auxilia na investigação de arritmias cardíacas e está disponível para todos os profissionais da saúde em qualquer lugar que exerçam seus serviços.

Vou mostrar nesse artigo como é possível ter acesso ao laudo de holter sem precisar que do especialista dentro do seu serviço.

O que é um laudo de holter de ecg?

Quando o médico solicita o exame de holter, sua intenção é investigar todos os tipos de doenças cardíacas relacionadas ao batimento cardíaco.

As queixas de descompasso cardíaco, palpitação, disparo do coração não são analisadas no eletrocardiograma convencional, visto que é um exame rápido e no momento que é realizado a pessoa pode não ter nenhum sintoma.

A interpretação do exame de holter de ecg gera um relatório feito pelo Cardiologista com todos os achados do exame, sendo chamado laudo de holter de ecg.

É instalado o registrador do exame no paciente e depois de 24 horas de monitorização domiciliar, ele devolve o aparelho onde o arquivo é transferido para o computador para ser analisado pelo especialista, sempre um Cardiologista.

Quem pode realizar o exame e fornecer o laudo de holter?

Até pouco tempo, este exame era exclusivo do Cardiologista. Com o advento da internet, foi possível transferir o arquivo do exame para outros locais onde o especialista está presente para interpretar e liberar o laudo de holter.

Qualquer serviço que tenha um técnico em enfermagem pode realizar o exame e enviar para o especialista usando a internet.

Antes do advento da internet, o Cardiologista precisava morar na cidade e conseguia liberar um laudo de holter em 3 a 7 dias.

Agora é possível ter o exame em 24 horas ou menos, caso seja uma urgência.

laudo de holter

O que o laudo de holter de ecg pode mostrar?

Como a intenção é investigar arritmias, a lista de doenças possíveis de serem registradas é grande.

Descrevo abaixo as principais doenças que podem aparecer no laudo de holter:

– Taquicardia sinusal;

– Bradicardia sinusal;

– Taquicardia supraventricular;

– Taquicardia ventricular não sustentada;

– Fibrilação atrial;

– Flutter atrial;

– Bloqueios cardíacos de primeiro, segundo ou terceiro graus;

– Atividade de marcapasso ventricular;

– Extra-sístoles ventriculares;

– Extra-sístoles supra-ventriculares;

– Disfunção autonômica.

Perceba que não tem como um paciente entender os resultados do laudo de holter de ecg, visto que a complexidade dos resultados implica muitas vezes na interpretação e conduta do Cardiologista.

Até os clínicos gerais acabam encaminhando os pacientes com resultados complexos para o especialista.

O que importa é saber que o exame pode ser realizado em qualquer lugar e depois basta levar para o seu médico.

Como fornecer o laudo de holter no meu serviço de forma segura?

Se você analisou o mercado da sua região, conversou com os médicos em geral e percebeu que existe uma regularidade no pedido deste exame, pode ser que seja um bom negócio.

Veja bem,

Você vai precisar comprar o registrador do exame para instalar no paciente para fazer o exame que dura 24 horas.

Tendo o aparelho em mãos, basta contratar uma empresa de Telemedicina para receber treinamento e em seguida transferir os exames usando a internet para uma central onde os especialistas fazem a análise e entregam o laudo de holter de ecg em 24 horas.

A opção de escolha de uma empresa de Telemedicina é ética e segura. O Conselho Federal de Medicina publicou normatizações em que aceita o laudo a distância para o exame de holter de ecg.

Essa situação traz economia e agilidade para qualquer serviço que deseja realizar o exame de holter de ecg 24 horas.

A opção do comodato do aparelho de holter de ecg

As clínicas que não tem recursos para comprar o aparelho de holter, podem contratar o aparelho em comodato.

É cobrado uma mensalidade e o cliente recebe mensalmente 10 laudos gratuitos que estão incluídos na mensalidade.

E isso não é tudo.

A Telemedicina Morsch é uma empresa que fornece laudo de holter de ecg

Ao ler esse artigo, você aprende sobre o exame e ainda tem á sua disposição uma empresa com mais de uma década de experiência em laudo de holter de ecg.

É possível contratar a empresa apenas para interpretar e liberar o laudo de holter de ecg ou até mesmo contratar o aparelho em comodato.

Em resumo, o acesso ao laudo de holter ficou muito fácil. Ao contratar uma empresa de Telemedicina, é possível ter acesso ao laudo de holter em 24 horas, em qualquer lugar, sem precisar de um especialista na sua cidade.

Conseguiu entender como funciona? Quer mais informações? Basta assinar nossa newsletter e compartilhar nas suas redes sociais.

Até a próxima!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp