Laudo de holter à distância: como funciona e como aplicar na sua clínica

Por Dr. José Aldair Morsch, 8 de julho de 2019
Laudo de holter à distância

Avanços tecnológicos na área da saúde permitiram a composição do laudo de holter à distância, reduzindo a sobrecarga de cardiologistas locais e aumentando os ganhos de clínicas médicas.

Quando redigido por cardiologistas qualificados, o laudo remoto é um importante instrumento no apoio do diagnóstico de doenças cardiovasculares, desde as mais simples até as complexas.

Daí a importância de conhecer o processo por trás do funcionamento do holter de ECG em diferentes unidades de saúde.

Se você precisa se atualizar sobre o tema, continue lendo este artigo.

A partir de agora, vou apresentar as principais características do laudo online para holter, vantagens e como aplicar essa ferramenta para otimizar a rotina na sua clínica, consultório ou hospital.

Vamos em frente?

O que é um laudo de holter de ECG?

O que é um laudo de holter de ECG?

O que é um laudo de holter de ECG?

Laudo de holter de ECG é o documento que expressa os resultados desse teste de diagnóstico.

Para compreender melhor, vale definir o que é um holter de ECG – exame que corresponde a uma extensão do monitoramento cardíaco realizado em um eletrocardiograma convencional.

O ECG de rotina é bastante útil na suspeita de males cardiovasculares, porém, é limitado devido à sua realização se estender por apenas alguns minutos.

Por vezes, esse tempo não é suficiente para estabelecer um padrão no ritmo cardíaco ou detectar anormalidades importantes no funcionamento do órgão, controlado por impulsos elétricos.

Logo, quando o médico solicita o exame de holter, sua intenção é investigar de forma aprofundada as doenças relacionadas ao batimento cardíaco.

Queixas de descompasso, palpitação ou disparo do coração não são analisadas no eletrocardiograma convencional, visto que é um exame rápido e, no momento que é realizado, o paciente pode não ter nenhum sintoma.

A interpretação do exame de holter de ECG gera um relatório feito pelo cardiologista com todos os achados do exame: o laudo de holter de ECG.

Esse relatório provém da monitorização do paciente durante 24 horas, viável graças ao uso do equipamento de holter, formado por um registrador, cabos e eletrodos.

Os eletrodos são fixados em diferentes áreas do tórax do paciente e colhem dados de forma intermitente, com intervalos de alguns minutos ou na presença de anormalidades nos batimentos do coração, como as arritmias.

Após a conclusão do exame, os registros salvos no aparelho são enviados a um computador e visualizados na forma de gráficos de linha, evidenciando as variações no ritmo cardíaco.

Essas informações podem ser interpretadas por um especialista in loco ou a distância, quando são enviadas a cardiologistas através das plataformas de telemedicina.

É essa dinâmica que possibilita a entrega do laudo de holter de ECG a distância.

Quem pode realizar o exame e fornecer o laudo de holter?

Quem pode realizar o exame e fornecer o laudo de holter?

Quem pode realizar o exame e fornecer o laudo de holter?

De acordo com as exigências do Conselho Federal de Medicina, apenas especialistas qualificados podem compor e assinar laudos médicos.

No caso do holter de ECG, essa tarefa fica restrita a cardiologistas especializados na avaliação de arritmias.

Já a condução do exame pode ser feita por médicos ou técnicos em enfermagem, desde que estejam devidamente capacitados.

Esses profissionais devem seguir recomendações de entidades como a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) para a realização do holter de ECG.

Em seguida, é preciso compartilhar os registros por meio de um portal de telemedicina.

Desse modo, especialistas poderão laudar o exame a distância.

E como funciona o laudo de holter à distância?

como funciona o laudo de holter à distância?

Como funciona o laudo de holter à distância?

A dinâmica começa quando um médico ou técnico em enfermagem treinado fixa os eletrodos no paciente e programa o monitor do aparelho de holter para que faça o acompanhamento cardíaco por 24 horas ou mais.

Esse mesmo profissional orienta o paciente para que os registros sejam fidedignos, e o libera, em seguida, para as atividades normais.

No dia seguinte, o paciente retorna ao serviço de saúde para a remoção do equipamento e transmissão dos dados coletados.

Os registros são enviados a um computador e compartilhados na plataforma de telemedicina, acessada mediante login e senha.

Cardiologistas habilitados que estejam logados no sistema iniciam a análise e interpretação dos gráficos do holter de ECG, comparando-os à suspeita clínica, hábitos e histórico do paciente para elaborar o laudo médico.

Esse documento é assinado digitalmente e, então, liberado no portal de telemedicina, de onde pode ser baixado, impresso ou encaminhado ao médico solicitante ou até ao paciente.

Iniciada após o encerramento do exame, a emissão do laudo online dura somente alguns minutos.

-> Solicitar um orçamento de laudo de holter à distância para sua clínica 

Quais as vantagens em obter o laudo de holter à distância na sua clínica?

Vantagens laudo de holter à distância

Quais as vantagens em obter o laudo de holter à distância na sua clínica?

Tanto pacientes quanto clínicas e profissionais de saúde podem se beneficiar dos laudos de holter a distância.

Comentei, acima, que o processo de emissão desse documento é bastante ágil, disponibilizando os resultados em minutos.

Confira, a seguir, outras vantagens desse serviço.

1. Somente cardiologistas registrados nos conselhos interpretam os exames

Para que seja válido, o laudo online precisa seguir o mesmo rigor do laudo em papel, tanto na sua composição quanto nos profissionais responsáveis por ele.

Portanto, as empresas de telemedicina idôneas contratam apenas cardiologistas devidamente registrados em seus conselhos de classe, ou seja, com o CRM em dia.

Esses especialistas conferem autenticidade ao laudo à distância, inserindo sua assinatura digital em todos os documentos que produzem.

2. Modalidade de comodato quando solicitado

O aparelho de holter envolve uma tecnologia moderna, o que eleva seus custos e o investimento necessário para sua aquisição.

Esse fato acaba impactando de maneira negativa o orçamento de clínicas e consultórios, principalmente se forem negócios pequenos ou recém-inaugurados.

Mas as empresas de telemedicina criaram uma solução inteligente para adquirir o equipamento de holter sem comprometer o capital de giro.

Com o aluguel em comodato, o cliente paga só a mensalidade do pacote de laudos, e ganha o direito de usar esse dispositivo enquanto durar o contrato, sem custos adicionais

3. Disponibilidade de uma segunda opinião quando solicitado

Assim como o compartilhamento de dados de exames como o holter, a plataforma de telemedicina viabiliza o esclarecimento de dúvidas sobre os laudos.

Basta que o cliente solicite e terá acesso a uma segunda opinião qualificada.

4. O laudo de holter online fica salvo em segurança na nuvem

O uso da plataforma ou portal de telemedicina dispensa não apenas a impressão dos laudos, mas também o espaço físico para arquivamento.

Os resultados digitais são armazenados na nuvem, um local seguro na internet, protegido por mecanismos como criptografia e senhas.

Dessa forma, os laudos não se deterioram pela ação do tempo, nem pelo manuseio incorreto.

Além disso, ficam disponíveis para pacientes e profissionais de saúde, à distância de alguns cliques.

5. Ótima solução na ampliação de serviços

Se você está pensando em aumentar o portfólio ou a quantidade de holter de ECG realizados na sua clínica, apostar no laudo à distância é uma boa pedida para reduzir custos.

Com ele, você não precisará contratar vários cardiologistas para interpretar os exames.

Essa tarefa pode ser delegada aos especialistas da empresa de telemedicina, permitindo a emissão de laudos com agilidade e eficiência.

6. Poder oferecer o holter em sua cidade com laudos liberados pelos especialistas

O suporte da telemedicina pode transformar a realidade de populações e cidades distantes das capitais, democratizando o acesso rápido ao laudo do holter de ECG.

Em outras palavras, o laudo remoto é uma solução eficaz para suprir a carência de especialistas, seja em municípios do interior ou locais remotos, pois elimina a barreira geográfica.

Desse modo, os pacientes não precisam percorrer longos percursos em busca de um centro de referência para obter exames e resultados confiáveis rapidamente.

Um técnico em enfermagem pode conduzir o holter de ECG e encaminhá-lo ao cardiologista, que fará sua interpretação e sanará dúvidas via portal de telemedicina.

O que o laudo de holter de ECG pode mostrar?

O que o laudo de holter de ECG pode mostrar?

O que o laudo de holter de ECG pode mostrar?

O laudo do exame indica se os resultados são normais (ritmo cardíaco dentro do padrão) ou anormais (ritmo cardíaco fora do padrão).

Esse padrão é definido de acordo com a idade, hábitos e história familiar do paciente.

Cabe ressaltar que mesmo pacientes saudáveis sofrem alterações no ritmo cardíaco diariamente, devido à interação com substâncias químicas presentes, por exemplo, nos alimentos.

É o caso da cafeína, que costuma acelerar os batimentos do coração por ter efeito estimulante.

Atividade física intensa também aumenta a velocidade dos batimentos, pois as células do corpo precisam de mais energia para sustentar os movimentos.

Por outro lado, condições como dor e fome tendem a reduzir a frequência das batidas do coração.

No entanto, alterações constantes na frequência (arritmias) ou na condução dos impulsos elétricos que fazem o músculo cardíaco funcionar podem sinalizar doenças na área cardíaca.

Como a principal finalidade do holter de ECG é investigar arritmias, a lista de doenças que o exame ajuda a identificar é grande.

Descrevo, abaixo, algumas delas:

  • Taquicardia sinusal
  • Bradicardia sinusal
  • Taquicardia supraventricular
  • Taquicardia ventricular não sustentada
  • Fibrilação atrial
  • Flutter atrial
  • Bloqueios cardíacos de primeiro, segundo ou terceiro graus
  • Atividade de marcapasso ventricular
  • Extra-sístoles ventriculares
  • Extra-sístoles supra-ventriculares
  • Disfunção autonômica.

Modelo de laudo de holter

Modelo de laudo de holter

Modelo de laudo de holter

Veja, a seguir, um modelo que ilustra um laudo de holter.

Exame realizado em três canais com boa qualidade técnica com registrador da Cardios.

Ritmo de base e variabilidade

Ritmo sinusal com FC mínima de 57 bpm, FC média de 89 bpm e FC máxima de 179 bpm. Não foram observadas pausas acima de 2000 ms.

Condução atrioventricular e intraventricular

O intervalo PR se manteve dentro dos limites da normalidade e os complexos QRS apresentam morfologia normal.

Atividade ectópica supraventricular

Foram observadas 15 extrassístoles supraventriculares isoladas.

Atividade ectópica ventricular

Foram observadas 7 extrassístoles ventriculares. Apresentaram-se isoladas.

Segmento ST

Não foi observada alteração significativa da repolarização ventricular em relação aos traçados iniciais do exame.

Sintomas

Diário não enviado.

Como fornecer o laudo de holter no meu serviço de forma segura?

Como fornecer o laudo de holter no meu serviço de forma segura?

Como fornecer o laudo de holter no meu serviço de forma segura?

Se você analisou o mercado da sua região, conversou com os médicos em geral e percebeu que existe uma regularidade no pedido deste exame, apostar no laudo digital pode ser um bom negócio.

Para disponibilizar esse serviço, você vai precisar comprar ou alugar o equipamento de holter, que inclui um monitor, cabos e eletrodos, além do gel condutor de eletricidade que auxilia na fixação dos eletrodos.

Ao adquirir o equipamento, confirme se está registrado na Anvisa, o que garante que ele possui as condições mínimas de desempenho e qualidade.

Lembre-se, ainda, de contratar ou designar um técnico em enfermagem para realizar o exame.

Com aparelho e profissional disponíveis, contate uma empresa de telemedicina reconhecida no mercado para dar o suporte necessário ao serviço de laudos à distância.

A dica, aqui, é optar por uma companhia bem estruturada, que forneça serviços completos em telemedicina.

Clientes da Morsch têm essa facilidade, dispondo de auxílio desde o treinamento do técnico em enfermagem, realizado via plataforma de telemedicina, até ajustes no aparelho de holter e a opção de aluguel em comodato.

A opção do comodato do aparelho de holter de ECG

Há alguns tópicos, mencionei o comodato como uma solução interessante para consultórios, clínicas e hospitais economizarem na aquisição do aparelho de holter.

Esse serviço foi criado pelas empresas de telemedicina para aumentar os ganhos e permitir que pequenos negócios possam ampliar seu portfólio de exames.

No comodato de laudos online para holter de ECG, o cliente paga uma mensalidade única e recebe 10 laudos, além de um equipamento moderno e suporte remoto para a sua utilização.

Outra vantagem é o treinamento com boas práticas para utilizar o aparelho, que fica disponível 24 horas por dia na plataforma de telemedicina.

Com o auxílio da Morsch, sua equipe terá uma experiência completa junto à telemedicina, podendo expandir a atuação para outros exames cardiológicos ou novas especialidades, como neurologia, pneumologia e radiologia.

-> Saiba mais sobre o comodato de equipamentos médicos

Treinamento sobre como utilizar o holter

Uma vez que o exame é agendado, é essencial orientar o paciente para que compareça de banho tomado no dia do teste, pois não poderá se molhar durante as 24 horas seguintes.

Ele também não pode passar cremes ou óleos no tórax, pois isso prejudica a aderência dos eletrodos.

No dia marcado, o médico ou técnico de enfermagem devem higienizar a pele do paciente antes de inserir os eletrodos.

Se houver pelos no tórax, pode ser necessário removê-los para, então, fixar os eletrodos à pele.

No vídeo a seguir, dou outras dicas práticas para obter registros fidedignos:

Telecardiologia como solução na emissão do laudo de holter online

Telecardiologia é o nome da especialidade que une telemedicina e cardiologia, permitindo a emissão de laudos cardiológicos à distância.

A partir de uma pequena estrutura, com técnico em enfermagem e aparelho digital, tanto o holter de ECG quanto outros testes de diagnóstico podem ser interpretados remotamente, otimizando seus resultados.

A Morsch oferece uma série de serviços em telecardiologia, proporcionando comodidade ao cliente.

Casos urgentes, como o infarto do miocárdio, são avaliados em tempo real, viabilizando a reversão do quadro em tempo de salvar vidas e diminuir sequelas.

A seguir, conheça todos os exames cardiológicos que podem se beneficiar dos laudos online:

Sobre a Telemedicina Morsch

Sobre a Telemedicina Morsch

Combinando experiência, plataforma intuitiva e uma equipe completa de especialistas, a Morsch já ajudou centenas de unidades de saúde a reduzir as filas de espera por resultados de exames.

A empresa oferece suporte por meio de laudos à distância, fornecidos com agilidade e segurança, sem deixar a qualidade de lado.

Mas não é só isso.

Também apoia o cliente desde a aquisição dos equipamentos, com o comodato, treinamento de profissionais e suporte com boas práticas de uso, a fim de obter registros confiáveis.

Nosso portal atende às exigências legais, preservando o sigilo médico-paciente, e pode ser integrado a outros sistemas da área médica, como o prontuário eletrônico do paciente (PEP).

É por isso que cada vez mais clínicas experimentam e aprovam as vantagens de dispor de toda a expertise da Telemedicina Morsch no seu dia a dia.

Conclusão

laudo de holter

Ao longo deste texto, comentei sobre a dinâmica e os benefícios do laudo de holter à distância, que amplia o acesso a resultados rápidos através da telemedicina.

Aderindo aos laudos online, sua equipe ganha em produtividade e seu negócio reduz despesas ao mesmo tempo em que aumenta os lucros.

Deixe que a Morsch seja sua parceira nesse processo, agregando agilidade e modernidade à sua clínica.

Entre em contato ou, se preferir, teste grátis nossa plataforma.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe.

Referências Bibliográficas

Adalberto Lorga Filho. Et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas para serviços de holter – SOBRAC. Arq. Bras. Cardiol. vol.101 no.2 São Paulo Aug. 2013

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp