Laudo de holter: como funciona e quais as vantagens da emissão a distância?

Avanços tecnológicos na área da saúde permitiram a composição do laudo de holter a distância, reduzindo a sobrecarga de cardiologistas locais e aumentando os ganhos de clínicas médicas.
Assim, quando redigido por cardiologistas qualificados, o laudo remoto é um importante instrumento no apoio do diagnóstico de doenças cardiovasculares, desde as mais simples até as complexas.
Daí a importância de conhecer o processo por trás do funcionamento do holter em diferentes estabelecimentos de saúde.
Se você deseja se atualizar sobre o tema, continue lendo este artigo.
A partir de agora, vou apresentar as principais características do laudo online para holter, vantagens e como aplicar essa ferramenta para otimizar a rotina na sua clínica, consultório ou hospital.

O que é um laudo de holter?
Laudo de holter é o documento que expressa os resultados do holter, exame que corresponde a uma extensão do monitoramento cardíaco realizado através do eletrocardiograma convencional.
O ECG de rotina é bastante útil na suspeita de patologias cardiovasculares, porém, é limitado devido à sua realização se estender por apenas alguns minutos.
Por vezes, esse tempo não é suficiente para estabelecer um padrão no ritmo cardíaco ou detectar anormalidades importantes no funcionamento do órgão, controlado por impulsos elétricos.
Logo, quando o médico solicita o holter cardíaco, sua intenção é investigar de forma aprofundada as doenças relacionadas aos batimentos cardíacos.
A interpretação do exame gera o laudo de holter: um relatório feito pelo cardiologista com todos os achados do exame.

Como funciona o laudo de holter?
O relatório provém da monitorização do paciente durante 24 horas, viável graças ao uso do aparelho holter, formado por um registrador, cabos e eletrodos.
Os eletrodos são fixados em diferentes áreas do tórax do paciente e colhem dados de forma intermitente, com intervalos de alguns minutos ou na presença de anormalidades nos batimentos do coração, como as arritmias.
Após a conclusão do exame, os registros salvos no aparelho são enviados a um computador e visualizados na forma de gráficos de linha, evidenciando as variações no ritmo cardíaco.
Essas informações podem ser interpretadas por um especialista in loco ou a distância, quando são enviadas a cardiologistas através das plataformas de telemedicina para elaborar e assinar o laudo médico do exame.
Quem pode realizar o exame e fornecer o laudo de holter?
De acordo com as exigências do Conselho Federal de Medicina, apenas especialistas qualificados podem compor e assinar laudos médicos.
No caso do holter de ECG, essa tarefa fica restrita a cardiologistas especializados na avaliação de arritmias.
Já a condução do exame pode ser feita por médicos ou técnicos de enfermagem, desde que estejam devidamente capacitados.
Esses profissionais devem seguir recomendações de entidades como a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) para a realização do holter de ECG.
Em seguida, é preciso compartilhar os registros por meio de um portal de telemedicina.
Desse modo, especialistas poderão laudar o exame a distância.

O que é preciso para realizar o laudo de holter?
Em primeiro lugar, para elaborar o laudo de holter, é fundamental ter o aparelho gravador e um software específico para o procedimento.
Enquanto o equipamento se acopla no paciente, seu chip registra as atividades elétricas dos batimentos durante 24 horas.
Por sua vez, esses registros se convertem em gráficos de linha, que recebem a interpretação de um especialista.
A partir desse aparato, pode-se elaborar o laudo, também considerando a hipótese diagnóstica, possíveis sintomas durante a realização do exame, o histórico do paciente e resultados de outras análises anteriores.
Em geral, o holter permite avaliar variações na frequência cardíaca, arritmias ocasionais, entre outras alterações, como sinais de isquemia ou bloqueios.
Partindo de informações sobre esses itens, o laudo também pode determinar qual é o risco cirúrgico cardiológico do paciente.

Telecardiologia é o nome da especialidade que une telemedicina e cardiologia, permitindo a emissão de laudos
O que é laudo de holter a distância?
Laudo de holter a distância é o relatório com resultados do exame emitido via telemedicina.
Também chamado telelaudo, trata-se de uma versão digital com a mesma estrutura e validade do laudo emitido localmente.
Como mencionei acima, ambos os documentos só podem ser produzidos por cardiologistas especializados na área do exame.
Como funciona o laudo de holter a distância?
A dinâmica começa quando um médico ou técnico de enfermagem treinado fixa os eletrodos no paciente e programa o registrador do aparelho de holter para que faça o monitoramento cardíaco por 24 horas ou mais.
Esse mesmo profissional orienta o paciente para que os registros sejam fidedignos, e o libera, em seguida, para as atividades normais.
No dia seguinte, o paciente retorna ao serviço de saúde para a remoção do equipamento e transmissão dos dados coletados.
Assim, os registros são enviados a um computador e compartilhados na plataforma de telemedicina, acessada mediante login e senha.
Dessa forma, um cardiologista habilitado que esteja logado no sistema inicia a análise e interpretação do holter, comparando os registros à suspeita clínica, hábitos e histórico do paciente para elaborar o laudo eletrônico.
Esse documento recebe a assinatura digital do especialista e, então, é liberado no portal de telemedicina, de onde pode ser baixado, impresso ou encaminhado ao médico solicitante ou até ao paciente.
Iniciada logo após o encerramento do exame, a emissão do laudo online dura somente alguns minutos.
Quais as vantagens em obter o laudo de holter a distância na sua clínica?
Tanto pacientes quanto clínicas e profissionais de saúde podem se beneficiar dos laudos de holter a distância.
Confira, a seguir, as principais vantagens desse serviço:
1. Mais agilidade na emissão de laudos
Comentei, acima, que o processo de emissão do documento é ágil, disponibilizando os resultados em minutos.
Essa celeridade é possível quando a empresa de telemedicina que fornece os telelaudos mantém um time de especialistas de plantão, permitindo que a interpretação do exame comece rapidamente.

2. Maior acessibilidade a especialistas
O suporte da telemedicina pode transformar a realidade de populações e cidades distantes das capitais, democratizando o acesso ao laudo do holter de ECG.
Ou seja, o laudo remoto é uma solução eficaz para suprir a carência de especialistas, seja em municípios do interior ou locais remotos, pois elimina a barreira geográfica.
Desse modo, os pacientes não precisam percorrer longos percursos em busca de um centro de referência para obter resultados de exames online rapidamente.
Além disso, um técnico de enfermagem pode conduzir o holter e encaminhar os registros ao cardiologista online, que fará sua interpretação e sanará dúvidas via portal de telemedicina.
3. Redução de custos operacionais
Contando com uma central de laudos via telemedicina, clínicas e hospitais economizam os valores que seriam gastos com deslocamentos e envio de documentos.
Além de não precisar manter um time de cardiologistas locais durante todo o horário de funcionamento, pois os laudos são delegados à empresa de telemedicina.
O que resulta em economia com salários e benefícios.
4. Otimização do atendimento ao paciente
O laudo a distância acelera o diagnóstico, permitindo a escolha e início do tratamento adequado com agilidade.
Em vez de aguardar semanas pelo resultado do holter, médico assistente e paciente recebem o laudo online em minutos, o que permite a rápida escolha da abordagem terapêutica.
E, por consequência, aumenta as chances de sucesso do tratamento, melhorando o prognóstico.
5. Conforto e conveniência para o paciente
Por dispensar deslocamentos para acessar o resultado do exame, o laudo eletrônico oferece maior comodidade ao paciente.
Em especial para pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade e outros grupos com dificuldades de locomoção, como idosos.
Basta que o paciente acesse o sistema de telemedicina para conferir seus exames online, ou que o médico assistente encaminhe os resultados por e-mail ou aplicativos de mensagens.
6. Redução de filas e sobrecarga em clínicas
Demandas sazonais e outras ocasiões de aumento na busca por exames como o holter tendem a elevar o tempo de espera pelos procedimentos, sobrecarregando os profissionais da clínica ou hospital
Nesse cenário, dispor da interpretação a distância faz toda a diferença para acabar com as filas, delegando a emissão de laudos aos especialistas via telemedicina.
7. Padronização e qualidade dos laudos
Os cardiologistas que realizam o telediagnóstico ficam dedicados apenas a essa tarefa, contando com o suporte de recursos tecnológicos para produzir laudos com qualidade.
Também seguem protocolos rígidos estabelecidos pelas autoridades de saúde, o que garante a padronização dos documentos e o atendimento às exigências legais.
9. Somente cardiologistas registrados nos conselhos interpretam os exames
Para que seja válido, o laudo online precisa seguir o mesmo rigor do laudo em papel, tanto na sua composição quanto nos profissionais responsáveis por ele.
Portanto, as empresas de telemedicina idôneas contratam apenas cardiologistas devidamente registrados em seus conselhos de classe, ou seja, com o CRM em dia.
Esses especialistas conferem autenticidade ao laudo à distância, inserindo sua assinatura digital em todos os documentos que produzem.

9. Modalidade de comodato quando solicitado
O aparelho de holter envolve uma tecnologia moderna, o que eleva seus custos e o investimento necessário para sua aquisição.
Esse fato acaba impactando de maneira negativa o orçamento de clínicas e consultórios, principalmente se forem negócios pequenos ou recém-inaugurados.
Mas as empresas de telemedicina criaram uma solução inteligente para adquirir o equipamento de holter sem comprometer o capital de giro.
Com o comodato de equipamentos médicos, o cliente paga só a mensalidade do pacote de laudos e ganha o direito de usar esse dispositivo enquanto durar o contrato, sem custos adicionais.
10. Disponibilidade de uma segunda opinião quando solicitado
Assim como o compartilhamento de dados de exames como o holter, a plataforma de telemedicina viabiliza o esclarecimento de dúvidas sobre os laudos.
Nesse sentido, basta que o cliente solicite e terá acesso a uma segunda opinião qualificada.
11. O laudo de holter online fica salvo em segurança na nuvem
O uso da plataforma ou portal de telemedicina dispensa não apenas a impressão dos laudos, mas também o espaço físico para arquivamento.
Assim, os resultados digitais são armazenados na nuvem, um local seguro na internet, protegido por mecanismos como criptografia e senhas.
Dessa forma, os laudos não se deterioram pela ação do tempo, nem pelo manuseio incorreto.
Além disso, ficam disponíveis para pacientes e profissionais de saúde, a distância de alguns cliques.
12. Ótima solução na ampliação de serviços
Se você está pensando em aumentar o portfólio ou a quantidade de exames holter realizados na sua clínica, vale apostar no laudo a distância.
Com ele, você não precisará contratar vários cardiologistas para interpretar os exames com qualidade e agilidade.
O que o laudo de holter de ECG pode mostrar?
O laudo do exame indica se os resultados são normais (ritmo cardíaco dentro do padrão) ou anormais (ritmo cardíaco fora do padrão).
Esse padrão é definido de acordo com a idade, hábitos e história familiar do paciente.
Geralmente, a frequência cardíaca considerada ideal é entre 60 e 100 bpm (batimentos por minuto).
Além de registrar essas alterações, os eletrodos também detectam qual é a duração dos pulsos elétricos em cada região do peito.
Cabe ressaltar que mesmo pacientes saudáveis sofrem alterações no ritmo cardíaco diariamente, devido à interação com substâncias químicas presentes, por exemplo, nos alimentos.
É o caso da cafeína, que costuma causar taquicardia por ter efeito estimulante.
A atividade física intensa também aumenta a velocidade dos batimentos, pois as células do corpo precisam de mais energia para sustentar os movimentos.
Por outro lado, condições como dor e fome tendem a reduzir a frequência das batidas do coração, provocando bradicardia.

No entanto, alterações constantes na frequência (arritmias) ou na condução dos impulsos elétricos que fazem o músculo cardíaco funcionar podem sinalizar doenças.
Algumas condições detectadas pelo holter são:
- Taquicardia sinusal
- Bradicardia sinusal
- Taquicardia supraventricular
- Taquicardia ventricular não sustentada
- Fibrilação atrial
- Flutter atrial
- Bloqueios cardíacos de primeiro, segundo ou terceiro graus
- Atividade de marcapasso ventricular
- Extrassístoles ventriculares
- Extrassístoles supraventriculares
- Disfunção autonômica.
No caso dos pacientes que já possuem arritmias, sofreram com infarto ou têm risco cardiovascular detectado, o exame por regra deve se repetir todos os anos.
Modelo de laudo de holter

Veja abaixo um modelo que ilustra um laudo de holter.
Exame realizado em três canais com boa qualidade técnica com registrador da Cardios.
Ritmo de base e variabilidade
Ritmo sinusal com FC mínima de 57 bpm, FC média de 89 bpm e FC máxima de 179 bpm. Não foram observadas pausas acima de 2000 ms.
Condução atrioventricular e intraventricular
O intervalo PR se manteve dentro dos limites da normalidade e os complexos QRS apresentam morfologia normal.
Atividade ectópica supraventricular
Foram observadas 15 extrassístoles supraventriculares isoladas.
Atividade ectópica ventricular
Foram observadas 7 extrassístoles ventriculares. Apresentaram-se isoladas.
Segmento ST
Não foi observada alteração significativa da repolarização ventricular em relação aos traçados iniciais do exame.
Sintomas
Diário não enviado.
Como fornecer o laudo de holter no meu serviço de forma segura?
Se você analisou o mercado da sua região, conversou com os médicos em geral e percebeu que existe uma regularidade no pedido deste exame, apostar no laudo digital pode ser um bom negócio.
Para disponibilizar esse serviço, você vai precisar comprar ou alugar o equipamento de holter, que inclui um monitor, cabos e eletrodos, além do gel condutor de eletricidade que auxilia na fixação dos eletrodos.
Assim, ao adquirir o equipamento, confirme se está registrado na Anvisa, o que garante que ele possui as condições mínimas de desempenho e qualidade.

Lembre-se, ainda, de contratar ou designar um técnico de enfermagem para realizar o exame.
Com aparelho e profissional disponíveis, contate uma empresa de telemedicina reconhecida no mercado para dar o suporte necessário ao serviço de laudos à distância.
A dica, aqui, é optar por uma companhia com boa estrutura, que forneça serviços completos em telemedicina.
Clientes da Telemedicina Morsch têm essa facilidade, dispondo de auxílio desde o treinamento do técnico em enfermagem, realizado via plataforma de telemedicina, até ajustes no aparelho de holter e a opção de aluguel em comodato.
A opção do comodato do aparelho de holter de ECG
Há alguns tópicos, mencionei o comodato como uma solução interessante para consultórios, clínicas e hospitais economizarem na aquisição do aparelho de holter.
Esse serviço é uma criação das empresas de telemedicina para aumentar os ganhos e permitir que pequenos negócios possam ampliar seu portfólio de exames.
No caso do comodato de laudos online para holter, o cliente paga uma mensalidade única e recebe 10 laudos, além de um equipamento moderno e suporte remoto para a sua utilização.
Outra vantagem é o treinamento com boas práticas para utilizar o aparelho, que fica disponível 24 horas por dia na plataforma de telemedicina.
Com o auxílio da Morsch, sua equipe terá uma experiência completa, podendo expandir a atuação para outros exames cardiológicos ou novas especialidades, como neurologia, pneumologia e radiologia.

Quando o médico solicita o holter cardíaco, sua intenção é investigar de forma aprofundada as doenças
Treinamento para utilizar o holter
Mediante o agendamento do exame, é essencial orientar o paciente para que compareça de banho tomado no dia marcado, pois não poderá se molhar durante as 24 horas seguintes.
Ele também não pode passar cremes ou óleos no tórax, pois isso prejudica a aderência dos eletrodos.
No dia marcado, o médico ou técnico de enfermagem deve higienizar a pele do paciente antes de inserir os eletrodos.
Contudo, se houver pelos no tórax, pode ser necessário removê-los para, então, fixar os eletrodos à pele.
No vídeo a seguir, dou outras dicas práticas para obter registros fidedignos:
Qual é a relação entre telemedicina e laudo de holter?
Após finalizar os procedimentos do exame, o holter com laudo depende do gerenciamento e da interpretação dessas informações para determinar seus resultados.
Contudo, a alta demanda ou a baixa disponibilidade de especialistas podem comprometer a celeridade necessária para a interpretação do exame.
Isso faz com que certos casos tenham um tratamento mais tardio do que deveriam, que os pacientes se sintam insatisfeitos ou ainda que as unidades tenham maiores custos operacionais para lidar com os atrasos.
Como resposta para esse problema, cada vez mais clínicas e hospitais investem na emissão de laudos de holter à distância.
Basta compartilhar os gráficos gerados pelo aparelho com a central de telemedicina para receber o laudo em minutos. Ou ainda imediatamente, em casos urgentes.
Com esse recurso, é possível otimizar o tempo das rotinas de atenção à saúde, garantindo mais praticidade para laudar, agilidade e satisfação aos pacientes.

Além disso, é possível obter mais qualidade e precisão nos resultados, de forma a beneficiar todos os envolvidos na cadeia de atendimentos.
Telecardiologia como solução na emissão do laudo de holter online
Telecardiologia é o nome da especialidade que une telemedicina e cardiologia, permitindo a emissão de laudos cardiológicos à distância.
A partir de uma pequena estrutura, com técnico em enfermagem e aparelho digital, tanto o holter quanto outros exames complementares podem ser interpretados remotamente, otimizando seus resultados.
A Morsch oferece uma série de serviços em telecardiologia, proporcionando comodidade ao cliente.
É possível avaliar casos urgentes, como o infarto do miocárdio, em tempo real, viabilizando a reversão do quadro para salvar vidas e diminuir sequelas.
A seguir, conheça todos os exames cardiológicos que podem se beneficiar dos laudos online:
Considere ainda que contar com uma boa plataforma de telemedicina faz toda diferença nos resultados.
Conte com uma plataforma para emitir o laudo de holter
Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios da telecardiologia, é importante ressaltar que sua operacionalização depende de uma boa plataforma de telemedicina.
Por meio de soluções como a da Telemedicina Morsch, tudo é feito de maneira rápida e integrada, ampliando a viabilidade e a qualidade dos laudos de holter.
Isso porque o aparelho do exame se conecta à internet, e o envio de todas as informações do procedimento acontece diretamente pelo sistema.
Na outra ponta do software, uma central de especialistas recebe os dados automaticamente e fica responsável por sua interpretação.
Os documentos ficam prontos em cerca de 30 minutos ou imediatamente, caso haja urgência.
Então, eles ficam disponíveis no próprio sistema e podem ter acesso em tempo real pelo solicitante, que também pode enviá-lo para outros profissionais ou ao paciente.
Tudo isso é feito em um ambiente eletrônico totalmente seguro e protegido por meio de sólidos protocolos de criptografia.
Outro ponto importante é que o laudo conta com assinatura digital, o que garante sua autenticação e o sigilo médico.
Sobre a Telemedicina Morsch
Combinando experiência, plataforma intuitiva e uma equipe completa de especialistas, a Morsch já ajudou centenas de unidades de saúde a reduzir as filas de espera por resultados de exames.
A empresa oferece suporte por meio de laudos à distância, fornecidos com agilidade e segurança, sem deixar a qualidade de lado.
Mas não é só isso.
Também apoia o cliente desde a aquisição dos equipamentos, com o comodato, treinamento de profissionais e suporte com boas práticas de uso, a fim de obter registros confiáveis.
Nosso portal atende às exigências legais, preservando o sigilo médico-paciente, e pode ser integrado a outros sistemas da área médica, como o prontuário eletrônico do paciente (PEP).

É por isso que cada vez mais clínicas experimentam e aprovam as vantagens de dispor de toda a expertise da Telemedicina Morsch no seu dia a dia.
Conheça todas as soluções disponíveis para seu negócio aqui!
Conclusão
Ao longo deste texto, comentei sobre a dinâmica e os benefícios do laudo de holter a distância, que amplia o acesso a resultados rápidos através da telemedicina.
Aderindo aos laudos online, sua equipe ganha em produtividade, aumentando os lucros.
Se este artigo foi útil para você, compartilhe!
Acompanhe mais novidades em cardiologia navegando pelo blog.