Como aumentar a oferta de exames cardiológicos com laudos a distância?

Por Dr. José Aldair Morsch, 24 de maio de 2018
exames cardiológicos

A busca por exames cardiológicos tem aumentado a cada ano junto com a incidência de doenças cardiovasculares relacionadas á obesidade e falta de hábitos de vida saudáveis.
Percebemos que as Clínicas em geral estão com uma grande oportunidade de expandir seus atendimentos utilizando exames cardiológicos como o eletrocardiograma de repouso.

A facilidade em adquirir um aparelho de eletrocardiograma e a possibilidade de utilizar uma empresa de Telemedicina para interpretar os exames e assinar os laudos digitalmente permitiram a expansão.

Seria possível levar esse modelo de serviço de saúde para zonas remotas onde falta tudo?

Acompanhe neste artigo as possibilidades que a Telemedicina propicia no campo de laudos a distância.

Entenda o que são exames cardiológicos

Quando nos deparamos com a discussão de quando devemos fazer exames cardiológicos preventivos, rapidamente lembramos do eletrocardiograma de repouso.

A realidade é que o leque de possibilidade é grande:

  1. Para triagem inicial – eletrocardiograma de repouso ( ecg )
  2. Ficou dúvida no ecg de repouso – Teste ergométrico
  3. Tem dúvidas na pressão arterial? – Mapa de pressão arterial
  4. Queixou-se de palpitações? – Holter de ecg digital 24 horas
  5. O Teste ergométrico deu +? – Cateterismo cardíaco, cintilografia miocárdica de repouso e esforço, tomografia cardiovascular.

Perceba que a possibilidade de seguir com vários exames é alta, dependendo de cada caso.

Quais exames posso colocar na minha Clínica usando a Telemedicina?

Veja bem,

A maioria dos exames citados acima podem ser utilizados em Clínicas particulares, hospitais e até consultórios.

Mas tenha cuidado!

Se lançar no ramo de empreender sem ter um projeto que tenha sido validade é sinal de fracasso certo!

Percebemos na nossa empresa que 90% das Clínicas que “testam” a opção de expandir com exames cardiológicos acabam fracassando.

Os motivos são evidentes, falta administrar o processo como um todo, desde as parcerias, marketing, contratação de técnicos que realizam os exames com habilidade de aprendizado rápido, entre outros pontos.

Estude bem o seu mercado, converse com os colegas, com as empresas que precisam de exames para os seus funcionários e só entre nesse projeto se perceber que vai ter um volume constante de exames mensais.

Mas, deixando de lado o pensamento negativo, listo abaixo os principais exames cardiológicos que podem ser colocados em sua Clínica e que podem ser laudados com a Telemedicina:

– Eletrocardiograma de repouso;
– Holter de ecg digital;
– Mapa de pressão arterial;
– Teste ergométrico em esteira.

Quem interpreta os exames cardiológicos na Telemedicina?

A Telemedicina é uma empresa médica que desenvolveu uma plataforma em nuvem na internet para receber os arquivos dos exames realizados nas Clínicas e enviados usando a internet.

Os Cardiologistas do grupo de especialistas estão logados na plataforma e rapidamente acessam os arquivos dos exames, interpretam e assinam digitalmente os laudos médicos.

Todo o processo não demora mais que 30 minutos para que o cliente que enviou o exame tenha o resultado na sua área de trabalho e possa imprimir, salvar o laudo ou enviar por e-mail para o médico que pediu o exame.

exames cardiológicos

Como adquirir os equipamentos sem recursos?

As empresas de Telemedicina oferecem os aparelhos na modalidade de comodato.

O cliente paga uma mensalidade para receber os laudos mensalmente.

Depois de assinar contrato com uma empresa de Telemedicina como exemplo a Morsch, o cliente marca treinamento e o suporte da empresa faz todo o processo de atendimento de forma remota e no mesmo dia já é possível realizar o exame e enviar para a plataforma de Telemedicina.

Uma Clínica de zona remota pode expandir com os exames cardiológicos?

A vantagem de ter conexão com a internet permite que qualquer serviço possa usufruir dos serviços da Telemedicina.

Um cliente de zona remota vai ter a mesma estrutura de uma Clínica de cidade grande, com o mesmo suporte, o mesmo equipamento e a mesma qualidade nos laudos médicos assinados digitalmente na plataforma de Telemedicina.

Quero ler somente o resumo do artigo

Aproveitando a facilidade de adquirir equipamentos médicos em comodato com empresas de Telemedicina com a Telemedicina Morsch é possível expandir sua Clínica na área de exames cardiológicos.

Contratando os serviços da Telemedicina Morsch o cliente tem suporte integral, treinamento a distância gratuito e no mesmo dia que recebe o equipamento já pode realizar o exames cardiológicos como um eletrocardiograma de repouso e enviar para a plataforma de Telemedicina onde os Cardiologistas irão interpretar e assinar digitalmente os laudos médicos em 30 minutos.

O que achou dessa alternativa para expandir com exames cardiológicos em seu serviço?

Compartilhe nas suas redes! assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp