Como conseguir um laudo rápido de mamografia?

Por Dr. José Aldair Morsch, 21 de dezembro de 2017
laudo rápido de mamografia

Ter á disposição um laudo rápido de Mamografia é crucial para um diagnóstico precoce de câncer da mama.

O câncer de mama está no topo da lista dos órgãos de maior importância e preocupação para incidência de Câncer nas mulheres.

Realizar o exame anualmente quando a mulher estiver acima dos 40 anos de idade, serve como prevenção simples e eficaz a ser tomada que contribui com o diagnóstico precoce e evita maiores problemas.

O que é exame de mamografia?

A mamografia é o exame de diagnóstico que utiliza Raios-X para que seja efetuado um estudo da mama. Esse procedimento acontece com o auxílio de um aparelho chamado mamógrafo, onde a paciente é posicionada e radiografada.

Esse tipo de exame tem como principal função diagnosticar lesões prematuras, que ainda não podem ser detectadas pelo autoexame. Quando o câncer de mama é detectado no início, existe mais de 90% de chances de ter um tratamento eficaz.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é considerado o segundo tipo mais frequente e comum de câncer entre as mulheres.

Solicite um orçamento

A doença é diagnosticada em grande parte dos casos quando se encontra num estágio avançado, o que torna a taxa de mortalidade crescente em nosso país.

O que é BIRADS?

Breast Imaging-Reporting and Data System, ou BI RADS é a classificação usada para o diagnóstico no exame de mamografia.

As 7 Categorias do BIRADS:

  1. Bi Rads 1 – Sem achados;
  2. Bi Rads 2 – Achados benignos;
  3. Bi Rads 3 – Achados provavelmente benignos;
  4. Bi Rads 4 – Achados suspeitos (essa é a única que se subdivide, onde o diagnóstico pode possuir três possibilidades suspeitas: baixa suspeição, média suspeição e alta suspeição);
  5. Bi Rads 5 – Achados altamente suspeitos;
  6. Bi Rads 6 – Achados com diagnóstico de câncer;
  7. Bi Rads 0 – Necessita de Avaliação adicional.

Como é realizada a mamografia

No dia agendado para o exame, a paciente se posiciona no mamógrafo (aparelho utilizado exclusivamente para estudar a anatomia da mama através do uso de Raios-X).

Isso não deve ser fácil de aguentar!

A mama a ser examinada é achatada para que seu comprimento a mantenha imóvel e se torne possível à exposição aos raios-x, além da uniformização dos tecidos. Isso gera uma imagem de todo o tecido mamário.

Mamografia analógica e digital, tem diferença?

Antes do advento da informática é realizada a mamografia analógica, que consistia em radiografar a mama e revelar em filmes de RX, usando produtos químicos altamente tóxicos ao meio ambiente.

O mais importante para o seu serviço!

Atualmente existe a mamografia digitalizada, que nada mais é do que a mamografia convencional, porém a visualização da mama é mais detalhada e feita no computador, além de contar com uma análise rápida e precisa de um especialista que não esteja no local.

Os laudos desse exame de mamografia resultam da interpretação desse médico especialista no local que realiza o exame ou a distância.

De que maneira consigo o laudo rápido de Mamografia?

A melhor decisão para resolver esse problema é contratando uma plataforma de Telemedicina que é uma ferramenta da Telesaúde que revolucionou o serviço médico a distância.

A Telemedicina (ou telessaúde) é o termo que representa o uso de tecnologias de telecomunicação e de informação para sustentar serviços e informações em saúde para aqueles que provêm assistência médica a pacientes.

O fundamento dessas áreas está na oferta de serviços e informação médica não havendo mais a necessidade de locomoção para os centros de referência.

O resultado do exame fornecido na plataforma se chama laudo rápido de mamografia por se tratar de uma condição em que a equipe de radiologistas logados na plataforma, interpretam os arquivos enviados e liberam os laudos em 30 minutos.

Benefícios da Telemedicina fornecendo o laudo rápido de  mamografia

De maneira prática podemos relacionar os seguintes benefícios:

  • O cliente tem á disposição uma equipe laudando 24 horas por dia
  • Sua clínica pode dobrar ou até triplicar o número de exames de mamografia
  • O radiologista da sua clínica não precisa estar em tempo integral para laudar
  • O custo do laudo é muito menor que o cobrado pelo radiologista presencial
  • O laudo rápido de mamografia fica disponível para ser acessado na plataforma de Telemedicina em nuvem sempre que quiser para fazer comparações

Em resumo, a telemedicina possui benefícios que incluem a melhoria na assistência primária em saúde e também um aumento dos recursos para a educação médica e informação em saúde, ofertados para comunidades sem muitos recursos.

Imagine poder reduzir o tempo de espera do exame com o  laudo rápido de mamografia, é um sonho para a maioria das clínicas de radiologia

Dessa forma, esse segmento é reconhecido por quebrar barreiras socioeconômicas e geográficas.

Num cenário caótico em que vivemos na saúde, oferecer esse serviço sem precisar ter o especialista perto é uma inovação.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp