Sistema de teleconsulta: como funciona e qual o melhor para atender pacientes

Por Dr. José Aldair Morsch, 19 de agosto de 2024
Sistema de teleconsulta

Caprichar na escolha do sistema de teleconsulta é essencial para garantir a qualidade da consulta online.

E, por consequência, do atendimento prestado, o que colabora para conquistar e fidelizar pacientes.

Afinal, dispondo de um software robusto, essas interações se tornam tão eficientes quanto os atendimentos presenciais (com exceção dos casos que requerem avaliação física minuciosa).

Ao eliminar barreiras geográficas, garantir consultas viáveis e reunir recursos que enriquecem a experiência, os médicos podem ter um contato mais fácil, recorrente e eficaz junto aos pacientes.

A seguir, vou tratar sobre a importância do sistema de teleconsulta, os motivos para sua implementação, cuidados necessários e as vantagens oferecidas pela Telemedicina Morsch.

O que é um sistema de teleconsulta?

Sistema de teleconsulta é um software que media o contato direto entre médico e paciente geograficamente distantes.

Equipado com recursos de áudio, vídeo e, muitas vezes, de transmissão e armazenamento de documentos médicos eletrônicos, essa ferramenta viabiliza a troca de dados de maneira prática e segura.

Geralmente, o sistema de teleconsulta possui outros serviços agregados, tais como o telediagnóstico e a teleconsultoria, sendo chamado de plataforma de telemedicina.

A importância de contar com um sistema de teleconsulta

Por viabilizar o atendimento remoto, o sistema de teleconsulta gera benefícios muito importantes, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde.

Em primeiro lugar, os médicos são favorecidos por poder atender a um número maior de indivíduos, já que esse tipo de software otimiza as rotinas no consultório, abrindo mais espaço na agenda médica.

Além de agregar recursos como o prontuário eletrônico, que permite acessar rapidamente todo o histórico do paciente, o que evita repetições durante as consultas.

Outro ponto importante é que o profissional não se limita apenas ao público que está próximo de sua clínica.

Ou seja, graças ao atendimento a distância, é possível fazer a captação de pacientes de todo o país ou até mesmo atender pessoas que estão em outros lugares do mundo.

Em relação aos pacientes, esse também é um aspecto de suma importância, já que o sistema de teleconsulta permite que qualquer pessoa tenha acesso a especialistas de ponta, mesmo em áreas remotas ou de difícil acesso.

As consultas remotas ainda evitam que os pacientes tenham que se deslocar e enfrentar longas filas para receber seu diagnóstico ou realizar uma consulta, o que facilita e acelera o tratamento adequado, tornando-o ainda mais eficiente.

Como funciona um sistema de teleconsulta

O sistema de teleconsulta funciona a partir de equipamentos digitais, tecnologia hospedada na nuvem e um ou mais médicos.

Começando pelos dispositivos, é preciso que profissional e paciente tenham um aparelho conectado à internet para acessar a plataforma e seus recursos.

Eles fazem um cadastro prévio, criando login e senha para utilizar a tecnologia, viabilizada por um software em nuvem — ou seja, hospedado num local seguro da internet.

Uma vez logados, podem entrar numa sala virtual simultaneamente, a fim de participar da consulta por videoconferência.

Esse encontro é formado pela anamnese médica, uma entrevista roteirizada para conhecer sintomas, histórico de saúde, comorbidades e outras condições de interesse para formular um diagnóstico.

A etapa de avaliação física aproveita dados do histórico, resultados de exames compartilhados previamente, fotos e outras informações.

A solicitação de exames pode ser feita a critério médico, a fim de confirmar ou afastar a hipótese diagnóstica inicial e apoiar a escolha da abordagem terapêutica correta.

Tanto o pedido pelos procedimentos quanto outros documentos médicos podem ser produzidos online durante o atendimento, utilizando funcionalidades do sistema como a prescrição eletrônica.

6 motivos para implementar um sistema de teleconsulta

Há muitos bons motivos para abrir espaço para a tecnologia em seu estabelecimento.

Entenda a importância e a viabilidade do sistema de teleconsulta nas rotinas médicas.

1. Flexibilidade e otimização da agenda

Em um primeiro momento, os médicos podem pensar que o sistema de teleconsulta exige uma mudança radical de rotina e de agenda para atender aos pacientes remotamente.

Porém, as consultas à distância podem ser facilmente adaptadas ao cotidiano do profissional, da mesma forma que novos atendimentos comuns seriam.

Por exemplo, muitos médicos adotam o atendimento híbrido, em que assistem aos pacientes normalmente no consultório e, quando preciso, também via teleconsulta, sem a necessidade de se deslocar ou fazer encaixes de horários.

O profissional ainda pode separar alguns horários para atender apenas via sistema de teleconsulta, enquanto outros são voltados para atendimentos presenciais.

Em poucas palavras, é perfeitamente possível e simples mesclar a agenda presencial com a remota, atendendo a todas as demandas na própria unidade em que o especialista trabalha.

2. Redução de tempo com deslocamentos

Como expliquei anteriormente, uma das vantagens mais significativas do sistema de teleconsulta é a sua capacidade de poupar tempo dos médicos.

Além dos já citados recursos de prontuário, que agilizam o atendimento, as consultas remotas garantem que o intervalo entre os atendimentos seja muito reduzido. 

Isso porque o médico não precisa se deslocar e nem preparar o espaço físico do consultório para receber outras pessoas.

Outro ponto relevante nesse sentido é que as teleconsultas evitam que o especialista tenha que se mover entre diferentes estabelecimentos de saúde ou para outras localidades em que os pacientes estão presentes.

Por que escolher a Telemedicina Morsch?

O sistema de teleconsulta gera benefícios muito importantes, tanto para os pacientes quanto para os médicos

3. Atendimento mais ágil

Além de diminuir o gasto de tempo com deslocamentos, o sistema de consulta online amplia o acesso a especialistas, ainda que estejam geograficamente distantes.

Desse modo, pessoas que vivem longe dos centros urbanos não precisam passar dias ou semanas esperando por assistência qualificada, pois podem ser atendidas remotamente.

4. Total segurança no atendimento remoto

Vale destacar, também, a segurança que o sistema de teleconsulta garante para os médicos e pacientes.

Esse benefício ganhou evidência durante a pandemia de Covid, quando o atendimento remoto diminuiu o risco de contágio, evitando contatos desnecessários.

Mas a segurança do paciente segue como um dos pontos relevantes da teleconsulta, que preserva o bem-estar, também, ao dispensar deslocamentos.

Todas as informações compartilhadas durante a teleconsulta ficam salvas junto ao prontuário digital e disponíveis para consultas posteriores sempre que necessário.

Em relação ao sigilo médico e às informações sensíveis, a tecnologia do sistema de teleconsulta é apoiada por sólidos protocolos de segurança, criptografia e autorização em dois fatores, que evitam qualquer tipo de vazamento.

Já para evitar que os dados sejam perdidos, a tecnologia em nuvem mantém arquivos online acessíveis apenas por dispositivos autorizados e livres de falhas de HD ou hardware — que são muito comuns em armazenamentos feitos no próprio computador.

5. Comodidade para o monitoramento médico

Através da teleconsulta e telemonitoramento, doentes crônicos, pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade podem receber assistência médica sem sair de casa.

Nesse cenário, pacientes e médicos ganham maior comodidade, dando seguimento às consultas de rotina no conforto do lar.

Familiares, cuidadores e outros profissionais de saúde também podem receber orientação médica a distância para esclarecer dúvidas rapidamente.

6. Qualificação da assistência

Com mais recursos e acesso a profissionais experientes, é possível qualificar o atendimento realizado pela equipe médica local.

Afinal, as consultas remotas podem incluir uma segunda opinião médica, além de agregar informações importantes localizadas com facilidade via busca no prontuário online.

Quais são os cuidados necessários com um sistema de teleconsulta?

Para garantir todas as vantagens que citei até aqui, a implementação do sistema de teleconsulta precisa ser apoiada em alguns cuidados especiais.

Portanto, antes de escolher por sua plataforma, procure observar se ela oferece:

Autonomia na marcação de consultas

Para que o sistema de teleconsulta realmente facilite e enriqueça a experiência dos pacientes, ele deve permitir que as pessoas agendem seus atendimentos sempre que quiserem ou precisarem.

Assim, o software deve ter uma área de marcação de consultas online e permitir que todos os documentos necessários sejam devidamente anexados e enviados para o consultório.

Além do agendamento simples e otimizado, também é importante que a plataforma permita o pagamento online, de maneira imediata e totalmente segura.

Confirmação de presença do paciente

Entre os recursos integrados do sistema de teleconsulta, também é importante que o agendamento seja ligado a uma ferramenta de confirmação de presença.

Ou seja, o paciente precisa receber um lembrete (via e-mail ou mensagem) para não perder o atendimento, bem como sinalizar se realmente comparecerá no horário combinado.

Nos consultórios tradicionais, normalmente a secretária liga para o paciente um dia antes da consulta para confirmar seu horário. 

No sistema de teleconsulta, essa confirmação se torna mais simples, prática e automatizada!

Prontuário eletrônico inteligente

Em qualquer consulta presencial, os médicos precisam realizar diversas anotações e registrar tudo o que foi feito e observado durante o atendimento do paciente.

No sistema de teleconsulta, o funcionamento do prontuário se torna muito mais prático, integrado e inteligente.

Em primeiro lugar, a ferramenta para preenchimento e consulta do documento fica na mesma tela que a videochamada, para que seja mais fácil lidar com a consulta e o prontuário simultaneamente.

Isso permite que todas as informações importantes para o atendimento sejam consultadas e registradas com mais rapidez.

Além disso, a própria gravação da consulta fica anexada ao documento do paciente, para que ela seja revisitada sempre que desejado ou preciso.

A praticidade também está no compartilhamento, já que tudo pode ser enviado para o paciente em poucos cliques e com total conformidade, já que o prontuário é validado por meio de assinatura digital.

Validação de documentos online

Por falar em assinatura digital, vale ressaltar que o sistema de teleconsulta permite que toda a documentação seja validada, como a receita digital e os próprios prontuários.

É isso que viabiliza as vantagens do teleatendimento, já que confere a validade documental necessária para os documentos e registros que são compartilhados à distância.

Ainda em relação à validação, o sistema é capaz de conferir os documentos enviados pelos pacientes durante o agendamento. 

Como escolher um sistema de teleconsulta

Depois de apresentar os principais pontos de atenção, avanço para um passo a passo que vai ajudar no processo de escolha do sistema de teleconsulta ideal.

Confira a seguir:

1. Pesquise

É importante fazer uma pesquisa de mercado para comparar as soluções disponíveis, suas vantagens e desvantagens.

Então, comece selecionando aquelas que atendem às suas prioridades, ou seja, que oferecem opções de teleconsulta de maneira simples e segura.

2. Verifique se o sistema atende à legislação vigente

A plataforma de teleconsulta ou de telemedicina é um sistema de registro eletrônico em saúde que precisa atender às exigências do Conselho Federal de Medicina e demais autoridades de saúde para que funcione de forma adequada.

De acordo com a Resolução CFM 2.314/2022, que regulamenta a telemedicina no Brasil, serviços como a teleconsulta devem ser ofertados utilizando um sistema que:

  • Atenda aos padrões de representação, terminologia e interoperabilidade
  • Possibilite a captura, armazenamento, apresentação, transmissão e impressão da informação digital e identificada em saúde 
  • Atenda integralmente aos requisitos do Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), no padrão da infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) ou outro padrão legalmente aceito.

O software também precisa obedecer à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e ter registro no CRM local, além de contar com um responsável técnico com CRM e RQE ativos.

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É preciso que profissional e paciente tenham um aparelho conectado à internet para acessar a plataforma

3. Confirme a existência do termo de consentimento

Cabe ao médico determinar se a primeira consulta pode ser online.

No entanto, o paciente ou representante legal precisam ser esclarecidos sobre as limitações do teleatendimento.

Essa conscientização deve ser oficializada por meio de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que será anexado ao prontuário médico para registro.

Portanto, não se esqueça de verificar se o sistema de teleconsulta oferece esse documento.

4. Avalie a integração a outros softwares

Outra boa pedida é a integração entre o sistema de teleconsulta e o prontuário eletrônico, softwares médicos de gestão, entre outras tecnologias. 

Esse fator simplifica a adoção da plataforma, dispensando transferências e outras rotinas prévias para visualizar e gerenciar todos os dados sobre os atendimentos num mesmo ambiente virtual.

5. Considere os serviços agregados

Comentei, mais acima, sobre o impacto positivo dos serviços agregados no dia a dia da sua equipe.

O prontuário online reúne, compila e organiza as informações do paciente, com direito a atualizações em tempo real.

Há também outras dinâmicas que permitem a emissão de laudos eletrônicos para exames complementares, treinamento a distância e muito mais!

Faz sentido, então, dar preferência às plataformas mais completas para elevar as receitas do seu negócio.

Qual o melhor sistema de teleconsulta?

O melhor sistema de teleconsulta é aquele que apresenta um custo-benefício excelente, atendendo às suas necessidades sem prejudicar as finanças.

De nada adianta contar com diversos serviços e funcionalidades se isso compromete o orçamento mensal, concorda?

Da mesma forma, é preciso investir numa plataforma que atenda às suas prioridades, dando o suporte necessário à equipe desde a instalação.

Para tanto, é muito importante escolher uma empresa de telemedicina idônea e experiente, que atue como uma parceira da sua empresa.

Sobre isso, o próximo tópico do texto traz uma excelente dica.

Por que escolher a Telemedicina Morsch?

Agora que você já conhece todos os detalhes e benefícios dos melhores sistemas de teleconsulta, vou apresentar a solução que é referência na área.

Com atenção a todos os requisitos mencionados até aqui, a Telemedicina Morsch disponibiliza uma plataforma em nuvem que reúne as mais avançadas tecnologias médicas e de comunicação.

Nossos recursos de videochamadas e prontuário eletrônico são disponibilizados tanto no software quanto em nosso marketplace médico (que permite acesso às ferramentas via navegador).

Nas duas situações, todo o acesso e os dados são protegidos por protocolos robustos de segurança, alinhados às exigências do CFM e da LGPD.

Além de evitar deslocamentos, a Telemedicina Morsch ainda viabiliza o telemonitoramento para um contato mais constante junto a pacientes crônicos ou que precisam de cuidados especiais.

Mais que reduzir custos e facilitar as rotinas médicas, as possibilidades do nosso sistema de teleconsulta ainda incluem laudos à distância

Nesta modalidade, recebemos as informações dos seus aparelhos de exames para que sejam interpretadas e laudadas por especialistas em poucos minutos. 

Além disso, há a possibilidade de fechar pacotes de telelaudos e receber os equipamentos em comodato, sem custos.

Abaixo, destaco algumas frentes importantes da Telemedicina Morsch que nos destacam da concorrência:

Principais funcionalidades

As principais funcionalidades do sistema de teleconsulta Morsch incluem:

E são muitos os benefícios!

Benefícios

Em relação aos benefícios proporcionados pelas funcionalidades mencionadas acima, merecem destaque:

  • Telemedicina em nuvem: nenhuma instalação é necessária no computador. Todo o serviço pode ser acessado online por meio de login e senha
  • Total segurança de dados: com laudos e prontuários dos pacientes armazenados de forma segura e sempre disponíveis na central da Morsch
  • Laudos rápidos: se você aderir ao serviço de telelaudos, eles podem ser recebidos em até 30 minutos (ou em tempo real em casos emergenciais)
  • Suporte e treinamento completos: com assistência técnica e científica em tempo real, além de treinamento contínuo para funcionários
  • Ideal para começar: além da simplicidade e viabilidade de adesão, a possibilidade de comodato permite que seu consultório integre aparelhos de exames sem custos, com cobrança apenas por laudos
  • Confiança garantida: nossos especialistas são registrados no CRM e estão disponíveis para segunda opinião
  • Relatórios e estatísticas: com todas as informações armazenadas em nossa central para consultas e impressão de relatórios
  • Total respaldo legal: com recursos alinhados às exigências do CFM e laudos com certificação digital A1
  • Cobertura total: com especialistas disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano
  • Multiespecialidades: são mais de 50 especialistas de todas as áreas da medicina disponíveis.

Se você quer saber mais sobre nossas soluções e aderir ao melhor sistema de teleconsulta atualmente disponível para profissionais de saúde, clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo!

Conclusão

Os sistemas de teleconsulta vêm ganhando cada vez mais popularidade entre estabelecimentos de saúde do Brasil e do mundo.

Por flexibilizar e otimizar a agenda dos profissionais de saúde, reduzir tempo, poupar recursos e conferir total segurança para os atendimentos remotos, esse tipo de solução agrega valor à assistência em saúde.

A Telemedicina Morsch é referência nessa área, oferecendo o que há de melhor para você facilitar, viabilizar e democratizar seus atendimentos!

Se você gostou do artigo, não deixe de acompanhar os próximos conteúdos sobre telemedicina em nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin