É possível melhorar os laudos de tomografia computadorizada?

Por Dr. José Aldair Morsch, 19 de agosto de 2016
laudos de tomografia

A telemedicina evoluiu muito nos últimos anos e foi o ponto fundamental para a melhora na entrega dos laudos de tomografia.

Hoje em dia não é difícil contar com uma tecnologia de ponta para realizar um exame. A tomografia computadorizada tornou possível a aproximação de diversos pacientes às mais recentes práticas da medicina. A resposta é sim, usando a teleradiologia.

O que antes era complexo e caro hoje está disponível de maneira simples e rápida. No entanto, o custo dessa alta demanda pode ser pesado para as clínicas que adotaram uma estratégia de laudos de tomografia ineficiente, com contratação de radiologistas em tempo integral.

Uma das maiores dificuldades está na organização da equipe de radiologistas e no método de trabalho para atender um grande número de pacientes.

Mas devemos saber que é possível oferecer um serviço de extrema qualidade em tomografia computadorizada e ainda ter um lucro alto, independentemente do tamanho da empresa.

Solicite um orçamento

Isso também vale para aqueles profissionais que desejam aumentar o número de pacientes, mas não sabem se conseguirão atender às demandas. É preciso, então, descobrir qual é o caminho correto para se seguir.

Um problema comum é que existe muita tecnologia disponível,  e as clínicas dos mais variados tamanhos precisam saber competir no mercado. Aquelas que contam com poucos radiologistas não devem perder tempo, pois correm o risco de serem ultrapassadas pela concorrência. Afinal, o fluxo de exames de tomografia será alto se ela visa o lucro, e isso trará algumas dificuldades para os donos da Clínica.

laudos de tomografia

Sala_de_tomografia.jpeg

Necessidades do mercado com laudos de tomografia

Saber das necessidades que o mercado impõe é essencial. A clínica precisa oferecer um serviço eficiente, com agilidade no processo de exame e nos resultados, com eficiência no envio de parte dos exames médicos para a telemedicina, também chamada de telerradiologia, etc.

Nesse contexto é importante adotar uma forma de gerenciamento que não abale significativamente a maneira com que a clínica já vem trabalhando. Ou seja, é preciso adotar uma estratégia de laudos de tomografia que diminua os custos, mantenha o nível de atendimento e, ao mesmo tempo, aumente o lucro final.

A melhor solução para as clínicas de Radiologia é a telemedicina que compõem um amplo grupo de especialistas em diversas áreas da tomografia para auxiliar as clínicas com alta demanda. O número de exames que elas se comprometem a realizar altera significativamente o resultado financeiro. Por isso o custo de se manter uma clínica de boa qualidade pode ser muito alto. E esse ponto não deve ser negligenciado na hora de adotar uma estratégia de laudos de tomografia.

A saída para esse problema está na escolha das empresas parceiras. É preciso optar por aquelas cujo serviço de telemedicina possui sistemas altamente desenvolvidos. Isso possibilitará uma redução de custos e um aumento significativo do lucro. A clínica poderá aumentar o número de exames porque enviará parte deles para a telemedicina e  terá seu tempo reduzido. No final das contas, isso terá um peso grande nas finanças.

Como posso melhorar a qualidade do meu serviço de tomografia com a telemedicina?

O ponto principal a ser buscado é aumentar o número de exames realizados, manter a agilidade na entrega dos laudos, até mesmo diminuindo o tempo de espera pelo resultado. Para não comprometer a qualidade nos laudos, é necessário oferecer mais opções de especialistas de acordo com o tipo e complexidade dos exames.

Neste momento a saída que vem na mente é contratar outros radiologistas que aprofundaram suas especializações em neurologia, tórax, articulação, etc… No momento que coloca na ponta do lápis os custos dessa contratação, percebe que é algo inviável.

A telerradiologia surgiu para solucionar essa necessidade. É possível oferecer em sua clínica os laudos mais especializados com agilidade, qualidade e baixo custo através do uso de uma plataforma de telemedicina.

Verifique se a empresa que você pretende contratar está homologada na ANVISA, depois de assinar contrato, um responsável técnico da telemedicina vai auxiliar no treinamento do envio dos exames em formato DICOM para o servidor PACS homologado e em poucos minutos os especialistas acessam os exames e liberam os laudos de acordo com cada solicitação.

Acredite, oferecer laudos mais detalhados, exames analisados por especialistas que se dedicaram ao aprofundamento de sua atividade em partes específicas do corpo irá trazer um diferencial que não existe de forma presencial na sua região e o baixo custo disso torna o investimento extremamente lucrativo e muito bem visto pela população de sua região.

Procure por empresas de excelência, que oferecem o que a tecnologia tem de melhor. Isso é extremamente importante para otimizar qualquer processo, como o atendimento à tomografia computadorizada propriamente dita.

Dessa forma, tanto o retorno financeiro como o desempenho da clínica serão sempre crescentes. No final, todos saem ganhando, a clínica, os pacientes e as empresas parceiras.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes! Assine nosso blog!

Esse post foi publicado originalmente em agosto de 2016, e revisado e atualizado em setembro de 2017.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp