Marketing para clínicas médicas: benefícios e 17 dicas para implementar

Preocupar-se com marketing para clínicas médicas tem relação com os resultados do negócio.
Afinal, você quer conquistar a atenção do público e reforçar a captação de pacientes, certo?
Depende da estratégia e das ações que colocar em prática.
E tudo isso passa pela definição do canal, da mensagem escolhida e da forma como a empresa se posiciona.
Todos são aspectos que devem fazer parte do planejamento de marketing para a clínica.

Investir no marketing digital é fundamental para captar leads, conquistar e fidelizar clientes, fortalecer a sua marca e ser reconhecido como autoridade.
Mas ter ações que incentivem o bom e velho boca a boca também é importante.
E se você está em dúvida sobre como fazer isso, este artigo vai ajudar.
Nele, trago detalhes sobre o investimento em marketing, incluindo 17 dicas para você empregar na sua estratégia hoje mesmo.
Continue a leitura e comece agora a planejar as ações de marketing da sua clínica.

O que é marketing para clínicas?
Marketing para clínicas é o conjunto de estratégias de divulgação de serviços de saúde.
Engloba desde ações offline, como parcerias com empresas no bairro e entrega de panfletos, até iniciativas online, a exemplo de posts patrocinados e blog corporativo.
Entre seus principais objetivos estão a apresentação da marca ao público-alvo e a conquista da confiança do cliente.
São esforços que viabiliza a construção de um relacionamento com o paciente.
Nesse contexto, ações de marketing são fundamentais para manter a agenda médica cheia e a lucratividade do negócio.
Para que serve o marketing para clínicas médicas?
O marketing alia um conjunto de práticas e estratégias para gerar visibilidade e atrair leads, que são aquelas pessoas que demonstram interesse no seu conteúdo ou na sua oferta.
É um esforço que consolida a confiança e fidelidade de quem já conhece sua clínica, ao mesmo tempo em que irá buscar atingir e despertar o interesse de novas pessoas.
O propósito do marketing para clínica médica, além de atrair pacientes, é que seja reconhecido o valor e a credibilidade da empresa e do atendimento prestado pela clínica.
Divulgação dos serviços médicos, captação e conquista dos pacientes e desafios para aumentar o faturamento são os pontos impactados pelas práticas de marketing.
E não há outra forma de alcançar bons resultados, se não através de uma estratégia de marketing robusta.

Seja no boca a boca ou via redes sociais, são muitas as ações e esforços que sua clínica pode colocar em pauta para se conectar com os clientes.
Investimento em marketing para clínica médica vale a pena?
Sim, vale muito a pena!
Em qualquer negócio, independente do porte ou segmento, investir em marketing é crucial não só para atrair atenção, como também para construir e consolidar sua imagem diante do público.
Além de gerar proximidade e identidade entre a clínica e seus pacientes, facilita a comunicação e o relacionamento de confiança.
É por meio do marketing bem feito que sua clínica gera visibilidade e é reconhecida pela qualidade do atendimento, além de respeito e ética pelos profissionais e pacientes.
Para dar uma ideia da importância do investimento em marketing digital, 77% dos pacientes fazem busca online antes de marcar uma consulta, segundo o Think with Google.
O levantamento ainda revela que o ambiente digital afeta a escolha de agentes de saúde para 41% das pessoas.

Marketing para clínicas é o conjunto de estratégias de divulgação de serviços de saúde
Benefícios do marketing para clínicas
Ações de marketing agregam uma série de vantagens para a clínica médica, incluindo:
- Ampliação do alcance da marca, apresentando a clínica a potenciais pacientes
- Reconhecimento de marca a partir de iniciativas educativas
- Aumento da quantidade e do número de serviços prestados aos pacientes
- Redução de horários vagos na agenda da clínica
- Construção de um relacionamento com os clientes
- Apoio à comunicação médico-paciente clara e consistente
- Melhora da reputação da clínica
- Suporte para fidelizar pacientes por meio de ações pós-consulta promocionais, informativas, etc.
- Contato com parceiros em potencial.
Quer experimentar tais benefícios na prática? Comece pelas dicas a seguir.
17 dicas de marketing para clínicas novas no mercado
Neste artigo, separei 17 dicas para você que deseja abrir uma clínica médica ou alavancar os resultados de um consultório já existente.
O destaque vai para a última dica, que será a cereja do bolo de um trabalho rico em divulgação, captação e sucesso.
Vamos conhecer todas elas?
1. Consulte o Código de Ética Médica antes de qualquer decisão
Antes de qualquer ação de marketing médico, deve-se consultar o Código de Ética Médica e a Resolução CFM 2336/2023, que estabelece critérios para publicidade médica.
É fundamental que a divulgação da sua clínica seja feita respeitando a ética, as normas médicas e os profissionais da saúde.
O Manual de Publicidade Médica, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina, é outro documento que vale ser consultado e estudado para começar a definir as estratégias de marketing.
2. Conheça seu público-alvo
Conhecer o seu público é o primeiro passo para começar o planejamento.
Pois são as características e interesses dele que servirão de base para montar a estratégia de marketing para sua clínica.
Um conceito que vale a pena entender é o de personas.
Elas são uma representação fictícia do seu perfil ideal de cliente.
Definir as personas significa identificar mais facilmente tudo aquilo que o público deseja receber não só na oferta, mas na forma como ela acontece.

Escolha de canais de marketing e da mensagem a transmitir, incluindo o tom de voz usado na comunicação, são detalhes mais facilmente resolvidos quando você mapeia as personas.
E como fazer isso?
Avaliar a idade, gênero, nível de escolaridade, faixa de renda, interesses, região em que reside e trabalha. Esses são alguns dos vários aspectos que precisam ser observados e analisados.
Conhecendo essas informações, você poderá planejar a linguagem, os recursos visuais e os conteúdos que farão com que consiga se aproximar e conversar com esse público.
Tenha em mente perguntas como:
- O que pode interessar o público?
- Do que ele gosta?
- Quais são as suas necessidades?
E use as respostas para elaborar materiais e anúncios que possam atrair o interesse para a sua clínica.
3. Site sério, profissional e esteticamente agradável
Já é costume procurarmos por produtos e serviços utilizando a internet.
Um site bem feito e agradável ao olhar gera credibilidade e confiança.
É por meio dele que o público terá o primeiro contato com a sua clínica.
E a experiência que o usuário tiver no seu site pode ser determinante.
Vale a pena investir na criação e manutenção do seu site.
As informações sobre a clínica e seus serviços devem estar acessíveis ao usuário da internet, atendendo aos requisitos de navegabilidade (a facilidade com que o usuário encontra as informações dentro do site).
Site atrativo, profissional e bonito, hoje em dia, é sinônimo de seriedade.
4. Estar nas redes sociais é estar em evidência
Marcar presença nas redes sociais é outro ponto importante.
É por meio delas que seus clientes irão avaliar os serviços e o atendimento da clínica médica.
Os perfis sociais ganham força e destaque porque facilitam a comunicação com o público.
A interação e o engajamento são avaliados pelo usuário na hora de escolher por um serviço.
E não é só o número de curtidas do Facebook ou de seguidores no Instagram que servem como parâmetro.
Mas, sim, o tempo de resposta e formas como a página interage com a sua audiência.
O ideal é elaborar uma estratégia para cada rede social.

Facebook, Instagram, LinkedIn e Tiktok são as que mais estão em evidência atualmente, e cada uma delas tem um perfil e uma proposta diferente.
Seu plano de marketing deve avaliar os recursos disponíveis para saber qual a melhor maneira de se posicionar em cada uma delas.
5. Uma marca que seja de presença no marketing para clínicas
A marca é uma das primeiras coisas a ser lembrada pelo paciente.
A imagem é fixada na memória e é atrelada às impressões e experiências do paciente com a clínica.
Portanto, invista em uma marca que seja fácil de memorizar e que tenha elementos que identifiquem não só a sua clínica, mas o propósito, valores e a postura que ela adota diante seus pacientes e de toda a sociedade.
6. Faça um blog corporativo – essencial no marketing para clínicas
O blog é um canal de ideias, conversas, dicas e opiniões.
Nele, a clínica estabelece um contato com seu público de maneira direta e didática.
É um espaço livre e de linguagem leve, no qual você pode trazer novidades e tirar dúvidas.
Além de manter contato com o público, o blog também tem um papel importante quando o assunto é otimização.
Por meio dele, é possível aplicar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e divulgar assuntos relevantes para ajudar o site da clínica a ser facilmente encontrado em buscadores.
7. Faça um perfil de empresa no Google
O Google organiza e exibe os resultados de pesquisa, dando preferência para páginas que possuem maior quantidade de informações e avaliações.
Por isso, a criação de uma página de empresa no Google pode ajudar a impulsionar o site da sua clínica.
Ao criar a conta, fique atento para preencher corretamente todos os campos disponíveis.
É interessante, também, incentivar seus pacientes a avaliar e deixar comentários sobre a clínica.
8. Invista em e-mail marketing com conteúdos relevantes
O e-mail marketing é uma maneira de manter o contato constante com seu público.
Invista em conteúdos relevantes, como novidades sobre sua clínica ou resumo de notícias da área médica.
Além de ser uma forma de ser lembrado pelos seus pacientes, o e-mail marketing é também um jeito de captar novos clientes, que irão se lembrar da sua clínica quando precisarem realizar algum exame ou consulta.
9. Clínica e site: a sintonia entre o real e o virtual
A clínica e o site precisam ser, praticamente, um só.
Pense que o site é a extensão da clínica.
A sensação que ele desperta, portanto, deve ser a mesma que o paciente tem quando visita a clínica.

Organização, limpeza, beleza e equilíbrio são alguns dos conceitos que se aplicam ao mundo real e ao virtual.
Quais sensações ou impressões você deseja que o paciente sinta na clínica?
Use a resposta para elaborar o site e aprimorar os espaços da sua empresa.
10. Investir no YouTube também é boa ideia
O YouTube tem, hoje, mais 2,5 bilhões de usuários ativos, acessando a rede mensalmente.
Só no Brasil, são 144 milhões de usuários ativos, de acordo com relatório do DataReportal.
Além desses dados citados, cabe destacar que o YouTube já é considerado o segundo maior buscador da internet.
Isso mostra que ter um canal ativo na plataforma é uma boa maneira de divulgação da clínica médica e dos serviços oferecidos por ela.
11. O paciente em 1º lugar
Tratar bem o paciente é primordial.
A atenção, respeito e cordialidade com o paciente e seus familiares devem ser os requisitos principais de tratamento.
Ao dar entrada na clínica, as pessoas necessitam de cuidados.
É um momento delicado tanto fisicamente quanto emocionalmente (independente do caráter de urgência).
E a experiência do paciente irá despertar ou não o interesse dele e de sua família em voltar à clínica.
12. Recepcionista cortês e atenciosa
A recepção é o primeiro contato offline da clínica com o paciente.
Por isso, invista no treinamento das pessoas responsáveis por essa tarefa.
É importante que a equipe seja sempre atenciosa, educada e empática com os pacientes e seus acompanhantes.
13. Tenha um CRM médico
Utilizar um sistema CRM (Customer Relationship Management) otimiza e automatiza o gerenciamento de tarefas e processos como o agendamento de consultas e exames, envio de lembretes e pesquisas de satisfação.
Por influenciarem na jornada do paciente e sua impressão a respeito da clínica, essas tarefas podem potencializar as ações de marketing, deixando uma marca positiva a cada interação com o público.
Também facilitam o envio de mensagens previstas no plano de marketing, tornando a comunicação mais fluida.
14. Jaleco limpo, sorriso no rosto e total atenção ao paciente
A apresentação e conduta médica são pontos preciosos.
Afinal, sentir o conforto e a confiança naquele que irá cuidar do paciente no momento em que se sente abatido e fragilizado será de extrema importância tanto no tratamento, quanto para incentivar o marketing boca a boca.

Ninguém melhor que o próprio paciente para relatar a experiência que teve e indicar a clínica para amigos e familiares.
15. Abasteça o círculo online de conteúdo
Mantenha seus canais online ativos e atualizados.
Fique de olho nos assuntos do momento relacionados à área de saúde e se inspire para produzir conteúdos que chamem a atenção e gerem engajamento.
Faça uso dos recursos disponíveis, como imagens, vídeos, gifs, emojis, figurinhas.
Aproveite a linguagem leve da internet para interagir com seus seguidores.

Utilizar um sistema CRM otimiza e automatiza o gerenciamento de tarefas e processos
16. Use WhatsApp para contatos rápidos, agendamento e comercial
O WhatsApp já é parte da rotina de todos.
Então, por que não aproveitar para facilitar a comunicação com seus pacientes?
Use essa plataforma para marcar exames, confirmar agendamentos, dar avisos e fazer contatos rápidos por meio de mensagens no app de maneira prática.
Atualmente, o WhatsApp oferece a opção comercial, que permite inserir informações como descrição, endereço, horário de atendimento, e-mail e site.
17. A chave de ouro para adquirir clientes para sempre
Por fim, após planejar todo o marketing da sua clínica e seguir as dicas deste artigo, é hora de fazer com que os usuários na internet não só conheçam o seu site, mas que voltem a visitá-lo.
Também que usuários das redes sociais não apenas sigam, mas interajam com as postagens.
E que as ações no mundo virtual tenham consequências no mundo real e se transformem em consultas, exames e visitas para demais procedimentos médicos.
Mas como fazer isso?
Apostando em conteúdos relevantes no blog e redes sociais, assinatura de materiais informativos por e-mail (como a newsletter, por exemplo) e mantendo o site atualizado.
Para captar clientes, é preciso investir no consumo dos seus conteúdos divulgados na internet, criando uma relação baseada em informação e credibilidade entre a clínica e os pacientes.
Com conteúdo de qualidade e soluções inovadoras no seu serviço, o marketing tem tudo para fazer sua clínica decolar.
E por falar em inovação, não deixe de conferir o próximo tópico.
Telemedicina para sua clínica médica
O que acha de contar ao público, dentro da sua estratégia de marketing, que a clínica médica, agora, oferece acesso a resultados de exames online com qualidade, em tempo recorde?
Isso é possível através da telemedicina, uma área que faz uso de tecnologias da informação e comunicação para permitir o diagnóstico de forma remota.
Na prática, no Brasil, a telemedicina acontece especialmente com a emissão de laudos médicos à distância.

Para aproveitar essa facilidade, sua clínica precisa apenas de um profissional treinado (que pode ser um técnico de enfermagem ou radiologia) e equipamentos digitais.
Esses aparelhos possibilitam coletar os dados de exames e compartilhá-los na plataforma de telemedicina.
Ali, mediante login e senha, especialistas da empresa de telemedicina analisam os resultados, registram suas conclusões, emitem e assinam o laudo digitalmente.
Escolhendo a Telemedicina Morsch, a entrega é feita em até 30 minutos (ou em tempo real, no caso de urgências), e o documento pode ser impresso, consultado ou encaminhado.
Veja exames que podem se beneficiar da interpretação online e telediagnóstico:
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Sobre a Telemedicina Morsch
Presente no mercado desde 2001, a Morch oferece uma plataforma completa de serviços disponíveis 24 horas por dia, todos os dias.
Contando com uma equipe de especialistas em diferentes áreas médicas, a empresa dá amplo suporte na otimização do atendimento e permite a entrega de laudos em minutos.
Além dos laudos médicos para exames destacados no tópico anterior, a Morsch ainda pode ser sua parceira na aquisição de equipamentos.
Vários deles podem ser obtidos via aluguel em comodato. Ou seja, você contrata uma quantidade de laudos e pode usar aparelhos médicos sem custos para realizar exames.
É uma excelente estratégia para ampliar o portfólio, reduzir despesas e atrair pacientes.
Conclusão
Apresentei, neste texto, dicas valiosas para planejar o marketing para clínicas médicas, conquistar e fidelizar pacientes.
A Telemedicina Morsch pode ser sua parceira no projeto de expansão do negócio, com sua plataforma moderna e todo o suporte para a realização de exames médicos.
Entre em contato e veja as vantagens de contar com a Morsch na sua clínica ou hospital!
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