Como ler um eletrocardiograma de forma rápida e segura?

Por Dr. José Aldair Morsch, 17 de maio de 2018
como ler um eletrocardiograma

Para quem busca alternativas de como ler um eletrocardiograma para o seu serviço de forma rápida e segura, já que não é possível contratar um Cardiologista, a melhor escolha é uma empresa de Telemedicina.
Tendo a possibilidade de realizar exames em sua clínica e não contando com Cardiologistas que residam na sua região, sem dúvida a escolha por laudos a distância é a saída perfeita para resolver o seu problema.

Hoje falo sobre a diferença entre utilizar um especialista presencial e no outro extremo, a utilização dos serviços de interpretação de exames online.

Como ler um eletrocardiograma?

O eletrocardiograma está presente nos exames de rotina e em emergências há mais de 100 anos.

Com ele é possível avaliar doenças cardiovasculares como aumento do tamanho das câmaras cardíacas, arritmias cardíacas, infarto agudo do miocárdio e até infartos antigos.

Entender como ler um eletrocardiograma, significa ter um especialista em Cardiologia disponível para avaliar as alterações presentes nos registros gráficos obtidos durante o exame.

Solicite um orçamento

A complexidade do exame é tamanha que um clínico geral ou qualquer outra área da medicina não tem a menor preparação técnica para entender o significado dos traçados e traduzir na forma de uma descrição coerente para que ao ler o resultado, qualquer médico saiba sobre que doença está presente naquele paciente.

Nesse contexto, ao discutirmos como ler um ecg de forma rápida e segura, significa buscar um profissional com formação em medicina e com residência em Cardiologia que assume essa tarefa e assina o laudo.

como ler um eletrocardiograma

Além de saber como ler um eletrocardiograma, quem está autorizado a assinar o laudo?

Ao montar uma Clínica de exames ou mesmo uma Clínica de Medicina Ocupacional, não podemos ter em mente que um médico geral ou do trabalho que faz as consultas possa assumir o papel de ler e interpretar o eletrocardiograma e assinar o laudo.

A atitude de interpretar o eletrocardiograma é tarefa exclusiva de um Cardiologista presencial ou que participe de um grupo de especialistas de uma empresa de Telemedicina.

No momento em que se decide abrir uma Clínica ou até mesmo expandir os exames nas Clínicas que já estão em funcionamento, é fundamental pensar em como ter acesso ao Cardiologista para interpretar os exames de ecg.

Tanto convênios médicos quanto empresas que contratam a Medicina Ocupacional, concursos, entre outros, só aceitam os eletrocardiogramas assinados por um Cardiologista.

Ao buscar alguém para ler um ecg, analise as duas possibilidades éticas

Estão disponíveis no mercado duas opções seguras para auxiliar na interpretação dos eletrocardiogramas das Clínicas, consultórios ou hospitais.

A primeira opção é contratar um Cardiologista presencial,

No oposto, utilizar serviços de laudos a distância oferecidos por uma empresa de Telemedicina:

Abaixo vou fazer um comparativo de 7 diferenças entre as 2 possibilidades éticas:

1- Cardiologista trabalha em horários específicos X Telemedicina é 24 horas por dia;
2- Cardiologista tira férias X Telemedicina é 24/7/365 dias do ano;
3- Cardiologista cobra o valor integral do laudo X Telemedicina cobra apenas o laudo, sem as outras despesas;
4- Cardiologista tem chamados de urgência X Telemedicina não pára nunca;
5- Cardiologista pode ficar doente X Telemedicina tem uma equipe de médicos logada no sistema;
6-  Cardiologista tem vários empregos X Telemedicina é exclusiva para a função de laudos 24 horas por dia;
7- Cardiologista fornece o laudo sem backup X Telemedicina guarda uma cópia dos laudos para sempre em nuvem.

Quero colocar eletrocardiograma na minha clínica e não tenho aparelho próprio, quais as alternativas?

Se você observou um mercado propício para realizar eletrocardiograma em sua Clínica e não tem recursos para comprar um aparelho de eletrocardiograma, a opção do aluguel em comodato é uma alternativa possível.

Fazendo contrato com uma empresa de Telemedicina o cliente recebe toda uma estrutura junto.

Lembre-se que nesse modelo o cliente paga uma mensalidade para receber os laudos mensais, usando ou não o aparelho.

A intenção do comodato é oferecer a estrutura para realizar os exames sem aluguel, visto que o cliente recebe uma cota gratuita de laudos todos meses enquanto vigorar o contrato.

O aparelho de eletrocardiograma é enviado pelo correio – sedex e ao recebê-lo, imediatamente marca treinamento para instalação em qualquer computador.

O técnico em enfermagem é treinado a distância e no mesmo dia já pode realizar os exames e enviar para a plataforma de Telemedicina em nuvem da Telemedicina Morsch.

Os Cardiologistas logados sabem muito bem como ler um eletrocardiograma e liberar os laudos médicos em 30 minutos na área de trabalho do cliente.

Um Cardiologista de uma empresa de Telemedicina lauda mais de 1000 exames de ecg por dia, imagine a experiência adquirida ao longo dos anos e tudo o que ele aprende discutindo na sua equipe os casos complicados.

Cerca de 30 minutos depois que enviou o arquivo de ecg para a Telemedicina,

Basta imprimir, salvar no computador ou enviar por e-mail para o médico que pediu o exame.

Se a opção escolhida foi pegar emprestado de um amigo um aparelho parado ou simplesmente alugar de alguma empresa, tudo bem, você pode enviar os exames realizados em qualquer aparelho, mesmo aqueles que imprimem o registro em papel podem ser aproveitados na Telemedicina.

Os clientes que enviam os registros de eletrocardiograma de seus aparelhos não pagam mensalidade, apenas pagam por laudos liberados no sistema.

Neste blog eu prefiro ler o resumo do assunto

Entender como interpretar um eletrocardiograma de forma rápida e segura vai trazer qualidade e economia em qualquer Clínica Médica.

A necessidade de exames como eletrocardiograma em pequenas cidades fez com que fosse criada a Telemedicina que possui por trás uma plataforma em nuvem para receber os arquivos dos exames e uma equipe de Cardiologistas logados 24 horas por dia.

Esse formato de serviço médico com exames online é aceito pelos Conselhos de Medicina.

As empresas de Telemedicina devem ser registradas nestes conselhos e possuir assinatura digital para assinar os laudos, trazendo com isso rapidez e segurança nos resultados.

O que você ganha com isso?

Avalie os custos com Cardiologista presencial e os serviços de Telemedicina, você verá que a vantagem cai sobre o uso de recursos tecnológicos aceitos por todos.

O mais importante de tudo deixei pro final

Os clientes que possuem seus equipamentos podem fazer um teste gratuito enviando os exames para a nossa plataforma de Telemedicina e avaliar os nossos serviços, sem nenhum compromisso!

No nosso site temos uma aba de pedido de teste gratuito para essa necessidade, fique á vontade para utilizar!

Gostou do artigo?

Compartilhe nas suas redes!

Não vá embora sem assinar nosso blog, assim você recebe semanalmente informações como essa em seu e-mail.

Abraço e até o próximo artigo!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp