Sobrecarga ventricular: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Por Dr. José Aldair Morsch, 21 de dezembro de 2023
Sobrecarga ventricular

O coração, esse motor incansável que bombeia sangue para todo o corpo, às vezes enfrenta uma situação peculiar: a sobrecarga ventricular.

É como se ele recebesse um desafio extra, a partir de uma pressão adicional que afeta a sua capacidade de funcionamento.

Essa sobrecarga pode resultar de diversos fatores e pode comprometer a eficiência do sistema circulatório.

Entender como isso acontece é o primeiro passo para lidar com essa condição, que impacta diretamente na saúde do órgão.

É papel do cardiologista identificar a sobrecarga, atento aos sintomas, investigar o que desencadeou esse processo e promover a abordagem terapêutica adequada a cada caso.

Neste texto, exploro o significado dessa condição, quais as causas e os sintomas, como ela impacta o coração, como tratar e o papel do ECG na sua identificação.

Além disso, apresento os benefícios da telemedicina cardiológica no diagnóstico de sobrecarga ventricular.

O que é sobrecarga ventricular?

Sobrecarga ventricular é aumento anormal na carga de trabalho dos ventrículos do coração.

Falo das câmaras responsáveis por bombear o sangue para o corpo.

Esse termo, presente em laudos de eletrocardiogramas, abrange situações como a hipertrofia ventricular, que é o aumento no tamanho e espessura das paredes do ventrículo, podendo ser uma resposta à sobrecarga imposta ao coração.

Além disso, refere-se também a outras condições em que o coração enfrenta um esforço excessivo, como sobrecarga de volume (aumento do volume de sangue) ou de pressão (aumento da pressão contra a qual o coração bombeia).

Assim, a sobrecarga ventricular envolve situações em que o coração enfrenta demandas incomuns, podendo ser uma resposta adaptativa ou indicar um problema subjacente que resulta nesta condição.

Quais os sintomas da sobrecarga ventricular?

A presença de sinais e sintomas associados à sobrecarga ventricular pode depender da causa, do grau e de quanto tempo a condição persiste.

Em alguns casos, ela tem ausência de sintomas perceptíveis, especialmente em seus estágios iniciais, podendo ser descoberta incidentalmente durante exames médicos de rotina.

No entanto, à medida que a condição progride, podem surgir sintomas indicativos de um impacto maior no funcionamento cardíaco.

Vou listar abaixo alguns sinais que podem estar associados à sobrecarga ventricular:

  • Fadiga persistente
  • Falta de ar ou dificuldade de respirar
  • Palpitações
  • Inchaço nas pernas
  • Dor no peito
  • Desmaios ou tontura.

Quero ressaltar que tais sintomas não são exclusivos da sobrecarga ventricular e podem estar presentes em várias condições cardíacas.

O que causa sobrecarga ventricular?

Como expliquei, a sobrecarga ventricular ocorre quando as câmaras do coração são forçadas a uma carga de trabalho excessiva.

Muitas vezes, isso pode ocorrer devido a condições subjacentes como:

Identificar a causa é fundamental para o diagnóstico e tratamento adequados.

Sobrecarga ventricular é grave?

Não há apenas uma resposta a essa questão.

A gravidade da sobrecarga ventricular depende da causa subjacente, da extensão da carga extra de trabalho a qual o coração é submetido e de quanto tempo ela persiste sem tratamento.

Em alguns casos, ela pode ser uma resposta adaptativa temporária e reversível.

Já em outros, pode levar a complicações mais graves, incluindo o desenvolvimento de insuficiência cardíaca.

Sobrecarga ventricular tem cura?

Em muitos casos, a sobrecarga ventricular pode ser gerenciada e os sintomas podem ser controlados.

No entanto, a cura completa pode não ser possível, especialmente se a condição subjacente for crônica.

Se for motivada por uma condição tratável, como hipertensão arterial, estenose valvar ou doenças que respondem a intervenções médicas ou cirúrgicas, é possível controlar a sobrecarga e melhorar a função cardíaca.

Nessas circunstâncias, o tratamento direcionado à causa subjacente pode resultar em uma melhora significativa ou até mesmo na reversão da sobrecarga.

Em outras situações, como certas formas de cardiomiopatia ou doenças valvares graves, a sobrecarga ventricular pode ser crônica e não completamente reversível.

O tratamento então visa gerenciar os sintomas, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Qual o tratamento para sobrecarga ventricular?

Os tratamentos geralmente incluem medidas para controlar os sintomas, como fadiga, falta de ar e inchaço, além de prevenir complicações a longo prazo, como insuficiência cardíaca.

Isso pode envolver:

  • Controle da pressão arterial
  • Cirurgia para corrigir válvulas cardíacas disfuncionais
  • Medicamentos para otimizar a função cardíaca
  • Modificações no estilo de vida
  • Outras intervenções específicas, dependendo da situação clínica.

É muito importante que o cardiologista amplie a investigação do caso para definir a melhor abordagem.

Sobrecargas ventriculares

A presença de sintomas associados à sobrecarga ventricular pode depender da causa, do grau e de quanto tempo

Como identificar a sobrecarga ventricular no ECG?

A avaliação médica inclui exames como eletrocardiograma (ECG), cujos resultados são baseados na análise dos padrões elétricos do coração.

Abaixo listo alguns padrões comuns no ECG que podem sugerir a condição:

  • Aumento nas ondas S e/ou nas ondas R em derivações precordiais (V1 a V6) pode ser indicativo de sobrecarga ventricular esquerda (SVE)
  • Aumento nas ondas R e/ou nas ondas S em derivações precordiais (V1 e V2) pode sugerir sobrecarga ventricular direita (SVD)
  • Presença do padrão Strain, caracterizado por mudanças nas ondas ST e T, geralmente com uma depressão da porção ST e inversão da onda T, indica uma sobrecarga ventricular crônica.

O diagnóstico deve levar em consideração o contexto clínico do paciente, incluindo sintomas e histórico médico.

Também pode se valer de outros exames complementares, como o ecocardiograma, holter 24 horas e ressonância magnética.

Benefícios da telemedicina no diagnóstico de sobrecarga ventricular

A telemedicina é uma ferramenta valiosa na interpretação de exames como eletrocardiograma e ressonância, especialmente quando possuem softwares em nuvem como o da Telemedicina Morsch.

Com nosso sistema, você poderá contar com uma segunda opinião médica, teleconsultoria em saúde, teleconsulta e telemonitoramento, prontuário eletrônico e prescrição eletrônica.

Pode solicitar o aluguel em comodato para o eletrocardiógrafo, com uso gratuito mediante contratação de pacote de laudos à distância.

Acesse o sistema usando qualquer dispositivo conectado à internet e compartilhe os gráficos do ECG ou imagens da ressonância, que serão avaliados por um especialista, que levará em consideração o histórico médico e a hipótese diagnóstica.

Você terá os achados e conclusões no laudo online, entregue em minutos através da plataforma.

Conclusão

O coração é o epicentro da circulação sanguínea, bombeando vida para cada canto do corpo, e a sobrecarga ventricular surge quando essa máquina enfrenta um desequilíbrio.

Ela ocorre quando essas câmaras são forçadas a uma carga de trabalho excessiva, muitas vezes devido a condições como hipertensão arterial, doenças cardíacas valvulares ou problemas pulmonares crônicos.

Embora possa começar como uma adaptação normal em algumas situações, é crucial identificar e tratar a causa principal para evitar complicações graves a longo prazo.

O diagnóstico precoce, o tratamento personalizado e a colaboração ativa são alicerces para preservar a saúde do coração e proporcionar uma vida plena.

Se gostou do texto, aproveite para ler mais artigos sobre cardiologia que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin