Espirometria clinica e ocupacional: Entenda as diferenças

Por Dr. José Aldair Morsch, 8 de outubro de 2019
Diferenças entre espirometria clinica e ocupacional

É frequente as perguntas sobre a diferença entre espirometria clinica e ocupacional num momento em que a medicina do trabalho avança rapidamente e se posiciona como uma especialidade chave para a prevenção de doenças do trabalho.

Vou descrever neste artigo de forma clara quando está indicado solicitar uma espirometria clínica e quando a espirometria ocupacional é suficiente para triagem de doenças ocupacionais.

Espirometria clínica: o que é?

Espirometria é um exame rotineiro utilizado para avaliar as condições de funcionamento dos nossos pulmões. É muito frequente pacientes procurarem os serviços de saúde com queixas de tosse, falta de ar, cansaço e ficar em dúvida se trata de um problema nos pulmões ou no coração.

Sempre surge a pergunta, será que tenho asma? bronquite? sou alérgico?

Dentre as investigações feitas pelo médico está o pedido do exame de espirometria.

Este exame consiste basicamente em assoprar com toda força num aparelho que mede as condições clínicas dos pulmões, dando informações sobre o quanto de ar conseguimos movimentar no sopro, a força do sopro, e se existe alguma restrição na saída de ar dos pulmões durante o sopro.

O exame de espirometria faz vários diagnósticos, incluindo asma, enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica.

Qual a diferença entre espirometria clinica e ocupacional? 

1-Espirometria ocupacional

Com o surgimento da medicina do trabalho, foram implementados diversos exames preventivos para acompanhar a saúde do trabalhador.

Imagine que você é um trabalhador que fica em constante contato com ambiente com poeira e gases tóxicos.

Será que o seu pulmão é sadio para se habilitar a trabalhar em ambientes insalubres?

Indo além, se for sadio, quanto tempo continuará bem nesta função?

O que garante que o ambiente de trabalho não esteja contribuindo para desenvolver uma doença pulmonar do trabalho, chamada de doença ocupacional como a silicose?

É de inteira responsabilidade do médico do trabalho avaliar constantemente o trabalhador nesta função. Jamais será permitido contratar um trabalhador que tenha algum problema pulmonar e que nem saiba disso para atuar num ambiente de trabalho insalubre.

Neste momento entra o exame admissional que analisa a saúde plena dos pulmões, onde chamamos de espirometria ocupacional.

É um exame rápido, dirigido para fazer uma triagem em pessoas sadias onde é possível entender tecnicamente o processo neste vídeo abaixo.

Geralmente a clínica do trabalho possui o aparelho para fazer o exame no trabalhador onde um técnico de enfermagem treinado realiza o exame, envia para uma central de  telemedicina que possui o especialista que faz a leitura do exame e emite o laudo médico final que fica arquivado na pasta do trabalhador.

Se passar no teste, está apto a ser contratado para essa função.

Neste vídeo é possível entender de forma prática como é o exame de espirometria.

No decorrer do trabalho, quem garante que o ambiente insalubre, cheio de pó não poderá desenvolver lentamente uma doença por exposição aos produtos tóxicos do seu trabalho?

No início do trabalho é fornecido equipamento de proteção de acordo com as normas técnicas e entra novamente o médico do trabalho para todo ano repetir o exame de espirometria ocupacional para acompanhar a saúde dos pulmões do trabalhador.

Se o colaborador passa no teste, permanece no setor de trabalho, se houver alguma modificação no exame, este trabalhador deve ser remanejado para outra função que não tenha um uma ambiente causador de danos na sua saúde ou passa a rever se o  equipamentos de proteção é adequado, ou pode ser melhorado para também preservar sua saúde.

2-Exame de Espirometria clinica

Ao contrário da espirometria ocupacional onde é o médico do trabalho que acompanha a saúde do trabalhador, a espirometria clinica está relacionada á busca de doenças pulmonares em pacientes que vão consultar com o médicos em geral, clínicos, pneumologistas, e também médico do trabalho em menor escala.

Nestes casos o paciente tem queixas respiratórias como tosse de longa data, falta de ar, espirros, chiado no peito e a grande dúvida é se tem asma ou bronquite que tecnicamente é a mesma doença.

Para as situações de investigação de doenças pulmonares gerais nos pacientes que estão com sintomas, o médico solicita uma espirometria clínica.

O exame de espirometria clínica é completo, envolve um tempo maior de exame, onde é necessário realizar uma primeira fase do exame com sopro forte igual ao da medicina ocupacional e em seguida o paciente deve utilizar um medicamento, vulgarmente chamado de bombinha.

É solicitado para o paciente aspirar o medicamento pela boca para encher os pulmões e aguardar 15 minutos para repetir o exame e comparar os resultados antes de depois do medicamento.

Neste caso novamente o técnico de enfermagem após realizar o exame, envia para a central de telemedicina para que o especialista emita o laudo médico definitivo sobre o exame.

A espirometria clínica é baseada na busca de doenças em pacientes queixosos, é feito o diagnóstico, receitado o medicamento adequado e regularmente o médico repete o exame para acompanhar o resultado do tratamento.

Muitas vezes a asma se manifesta mais no inverno, com o frio, uso de roupas paradas no roupeiro com ácaro, fungos, mofos, que são grandes fatores estimulantes.

Passos de como realizar o exame de espirometria clínica

Ao realizar o exame de espirometria clínica, recomenda-se a realização dos exames com sopro e inspiração de forma completa, ou seja, antes e após o broncodilatador (BD).

Procure ter um vídeo como o que que mostrei acima para demonstrar para o paciente. A força que deve ser usada para soprar o bocal não é entendida por todos, sendo um fator que impede a execução de um exame de qualidade em pessoas saudáveis.

Mas para fazer a inspiração no final da expiração, deve-se usar filtros descartáveis, além do bocal.

Primeiro é feito a espirometria normal (manobra pré-BD), em seguida é administrado o broncodilatador (BD) – preferencialmente o salbutamol spray 400 mcg (4 jatos de Aerolin 100 mcg, via inalatória).

Aguarda-se 15 a 20 minutos e é repetida a espirometria.

Grave as manobras como “pós” BD no mesmo estudo já aberto no software do aparelho.

Não é para fazer dois exames separados, mas fazer o “pré” e o “pós” no mesmo exame, para que tudo apareça num único relatório ao final.

Não temos Pneumologista em nossa região

O uso da internet propiciou levar médicos especialistas em locais remotos que não tem acesso ao especialista.

A Telemedicina é uma ótima alternativa para suprir a falta de pneumologistas para interpretar espirometria clínica e ocupacional.

A telemedicina Morsch é uma opção inteligente de escolha para enviar os exames pela internet e receber os laudos médicos em 30 minutos.

Como funciona o laudo de espirometria clínica à distância?

O cliente que desejar utilizar o laudo a distância de espirometria, deve primeiro contratar uma empresa de Telemedicina que tenha pneumologistas disponíveis para interpretar esse tipo de exame.

Rotineiramente é feito um novo treinamento do técnico que realiza a espirometria clínica para termos certeza que esteja fazendo o exame dentro das normas.

Em seguida é disponibilizada a plataforma de Telemedicina pela internet para que seja enviado o arquivo digital do exame de espirometria clínica que será interpretado.

O pneumologista acessa o sistema de Telemedicina, interpreta o exame e assina digitalmente.

O laudo do exame de espirometria clínica fica disponível na plataforma para ser impresso, salvo ou compartilhado com quem o cliente achar conveniente.

Benefícios do laudo à distância de espirometria clínica 

1.Dispensa a necessidade de ter pneumologista na clínica que faz o exame

2.Tem o serviço disponível todos os dias, sem interrupção

3.Recebe suporte em tempo integral

4.O custo do laudo é a metade do cobrado por um pneumologista presencial

5.Todos os relatórios ficam disponíveis na internet para sempre

6.Dispensa leis trabalhistas

7.Pode usar qualquer aparelho de espirometria

8.Tem a opção do comodato nos casos que não pode comprar o espirômetro

Não temos recursos para comprar o espirômetro

Para ajudar as pequenas Clínicas em oferecer o serviço de espirometria Clínica e Ocupacional, a Telemedicina Morsch disponibiliza os aparelhos em aluguel e comodato.

Pagando uma mensalidade, o cliente recebe 30 laudos gratuitos todos os meses enquanto vigorar o contrato.

Outro momento importante de se cuidar é na primavera com a floração, o pólen, transformam a vida dos alérgicos num caos total.

Nestes casos existem vacinas preventivas para melhorar a imunidade e não sofrer com essas épocas complicadas.

A dica que dou é que eu também gostaria de fazer é morar na praia, onde o clima é mais estável e a qualidade de vida muito melhor, mas como sabemos, nem todos tem esse privilégio.

Sobre a Telemedicina Morsch

Empresa criada desde 2005 com foco em laudo a distância, atende todo o Brasil em todas as especialidades médicas que podem realizar exames com interpretação do laudo a distância.

É possível fazer um teste grátis nos casos em que o cliente tem seu próprio equipamento, recebendo o laudo de espirometria a distância em poucos minutos.

Conclusão

Neste artigo procurei descrever a diferença entre espirometria clínica e ocupacional, dando ênfase na facilidade de ter a interpretação dos exames com laudo a distância.

Enfatizei que a espirometria clínica está mais ligada ao diagnóstico de asma em pacientes de consultórios tradicionais e que a espirometria ocupacional está presente na medicina do trabalho.

Descrevi as vantagens de ter o laudo de espirometria a distância e as maneiras de adquirir o espirômetro caso não tenha recursos.

Finalizei comentando sobre o trabalho que a Telemedicina Morsch vem fazendo em todo o Brasil na área de laudo a distância em várias especialidades e também falei sobre o teste grátis para quem deseja avaliar os serviços.

Aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos e se inscreva no nosso blog para receber novidades quentinhas no seu e-mail.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin