Telemedicina e Eletroencefalograma: a agilidade no laudo a distância

Por Dr. José Aldair Morsch, 8 de outubro de 2015
Telemedicina e eletroencefalograma

Qual o conceito de Telemedicina e Eletroencefalograma?

Consiste essencialmente no uso da tecnologia da informação como computador e internet, uso de aparelhos de eletroencefalograma portátil digital. Os técnicos em enfermagem realizam os exames de eletroencefalograma e enviam para a plataforma em nuvem onde os especialistas logados interpretam e liberam os laudos médicos em 30 minutos.

Também chamada de plataforma de telemedicina, como recursos para fornecer dados e conhecimentos médicos aos pacientes e também a outros profissionais da área da saúde que residem em locais remotos.

Como funciona a Telemedicina e Eletroencefalograma?

Falando em exemplos práticos, a telemedicina vai desde a oferta de cursos à distância na área da saúde, até o fornecimento de resultados de exames para pacientes, passando pela discussão de casos clínicos raros entre médicos de diferentes partes do mundo e pela execução de cirurgias, em tempo real, realizadas por robôs controlados à distância.

Como a Telemedicina e Eletroencefalograma são utilizadas no Brasil?

Aqui no Brasil, essa ideia tem se consolidado mais nos últimos cinco anos e se destaca principalmente no aumento do número de pesquisas da área em universidades, e na formação de médicos multifuncionais, que além de atenderem os seus pacientes também se dedicam à gestão sustentável dos seus consultórios e à pesquisa de novas alternativas de tratamento, usando a telemedicina.

Qual a relação da Telemedicina e Eletroencefalograma?

O desenvolvimento da telemedicina tem proporcionado que exames de eletroencefalograma (EEG). que antes eram feitos somente em consultórios de neurologistas, agora pode ser realizado em qualquer lugar.

Solicite um orçamento

O técnico em enfermagem é treinado remotamente e após realizar o eletroencefalograma, transite os arquivos para a plataforma de Telemedicina onde os neurologistas logados interpretam e liberam os laudos médicos em 30 minutos.

Quais as indicações do Eletroencefalograma?

O exame é indicado para pacientes de todas as idades, sempre que houver uma suspeita de anomalia naquele tipo de atividade do cérebro. Além disso, também é um recurso para diagnosticar epilepsia e uma série de outras doenças neurológicas e psiquiátricas.

O EEG fornece um panorama preciso, capaz de detectar alterações cerebrais precocemente, em tempo de se fazer um tratamento eficiente.

Atualmente o Eletroencefalograma Ocupacional tem sido ainda mais valorizado na área de medicina ocupacional, com exames admissionais e demissionais de colaboradores que se submetem a atividades profissionais de risco.

De forma didática, podemos dividir o exame de Eletroencefalograma em especialidades:

  • Eletroencefalograma Clínico
  • Eletroencefalograma Ocupacional
  • Eletroencefalograma com Mapeamento Cerebral

QUERO SABER A DIFERENÇA ENTRE EEG CLÍNICO E OCUPACIONAL

NÃO SEI NADA SOBRE MAPEAMENTO CEREBRAL

Mas, qual é a segurança da Telemedicina e Eletroencefalograma?

Todo processo desenvolvido na internet tem riscos, igual aos bancos que no início tínhamos muito receio e hoje fazemos tudo online.

A transmissão dos dados é criptografada e todos que acessam a plataforma de telemedicina possuem login e senha próprios.

É considerado um meio seguro de uso e está se consolidando em todas as áreas da medicina.

Quero entender como funciona a Telemedicina e Eletroencefalograma na prática

Ela possibilita que o laudo seja compartilhado (sempre de forma segura e sigilosa) com médicos de outras regiões do país e do mundo, que tenham mais experiência nesse segmento e que possam fornecer mais informações, que auxiliem no tratamento do paciente.

A Clínica localizada em local remoto pode enviar os exames pela internet para uma plataforma em nuvem que possui vários especialistas logados em tempo real para interpretar e liberar os laudos médicos em 30 minutos.

A interpretação de exames online através da telemedicina, auxilia muito na análise do EEG, trazendo rapidez e eficiência para uma clínica que não possui um neurologista disponível para dar os laudos médicos de forma presencial.

Ela pode até ser uma ferramenta para que o próprio paciente compreenda de forma mais simples qual é o real significado daquele resultado. O conhecimento é o primeiro passo na busca por saúde e qualidade de vida.

Queremos comprar um aparelho de Eletroencefalograma, que marca escolher?

Existem diversas marcas para todos os tipos de orçamento. O importante é exigir registro na Anvisa. Não aceite aparelhos fabricados na China sem esse registro.

QUERO CONHECER ALGUMAS MARCAS DE EEG

O custo do aparelho de Eletroencefalograma é muito elevado, podemos alugar?

SIM. A Telemedicina Morsch disponibiliza o aluguel em comodato. O cliente faz um contrato de 1 ano, paga uma mensalidade e recebe 30 laudos mensais de cortesia. O cliente recebe treinamento e suporte permanente para não parar nunca o seu serviço.

Tenho meu próprio aparelho, posso contratar a Telemedicina?

SIM. A plataforma de Telemedicina recebe exames de qualquer aparelho médico usado para exames de qualquer natureza. O cliente pode enviar :

  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma
  • Espirometria Clínica e Ocupacional
  • Mamografia
  • Densitometria óssea
  • Radiologia Geral
  • Tomografia Computadorizada
  • Holter de ECG 24 horas
  • Mapa de pressão arterial

Em resumo, a utilização da telemedicina como meio de contato entre o profissional médico, Clínicas de Medicina do trabalho, Hospitais do interior, proporciona economia de tempo, dinheiro e salva vidas, visto que o diagnóstico é rápido e preciso, feito sempre por um Especialista registrado no Conselho Federal de Medicina.

Compartilhe informação relevante com seus amigos nas redes! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp