Radiologia especializada: o que é, importância e principais subespecialidades

Por Dr. José Aldair Morsch, 11 de julho de 2024
Radiologia especializada

A radiologia especializada oferece oportunidades de aprofundamento aos médicos radiologistas.

Escolhendo uma subárea, esses profissionais se tornam ainda mais qualificados para diagnosticar e, algumas vezes, tratar doenças a partir de exames radiológicos.

Ao mesmo tempo em que os pacientes ganham subespecialistas com facilidade em identificar anomalias específicas em certas áreas do organismo ou grupos de indivíduos.

Neste artigo, apresento algumas formações disponíveis, sua importância e como a telemedicina dá suporte ao diagnóstico por imagem.

Acompanhe até o final.

O que é radiologia especializada?

Radiologia especializada é a área da medicina que reúne as diferentes formações dentro da radiologia médica.

Que, por sua vez, é o nome da especialidade que emprega diferentes tipos de radiação com finalidade diagnóstica e terapêutica.

Para ter acesso às subáreas da radiologia, o profissional deve, primeiro, cursar a graduação em medicina, que tem duração média de 6 anos em regime de internato.

Em seguida, ele avança para a especialização em radiologia, que costuma se estender por mais três anos.

Só então é que ele pode escolher entre as subespecializações, que, em geral, exigem mais um ano de estudos.

Qual a importância da radiologia especializada?

A importância da radiologia especializada está principalmente na maior qualificação profissional.

Quem atua na área sabe o quanto é complexo identificar padrões e desvios em imagens radiológicas para, assim, confirmar ou afastar uma hipótese diagnóstica.

Afinal, cada parte do corpo humano tem suas particularidades, tanto em relação à anatomia quanto ao funcionamento dos órgãos e sistemas.

Para complicar ainda mais, os radiologistas podem lidar com diferentes técnicas de aquisição de imagens, o que modifica o aspecto dos registros.

Um exemplo é a imagem hipodensa na tomografia, que sinaliza que a estrutura que aparece em tons escuros tem densidade menor que aquelas que a rodeiam.

Nesse cenário, um hematoma será hiperdenso no encéfalo, porém, a mesma lesão será hipodensa no fígado.

Outras questões envolvem grupos especiais de pacientes, como as crianças, que estão em desenvolvimento e possuem características específicas.

Além, é claro, das peculiaridades de cada paciente.

Daí a necessidade de contar com subespecialistas para avaliar casos complexos, especialmente, aumentando a acurácia diagnóstica.

Ou para auxiliar na escolha da abordagem terapêutica adequada, que poderá incluir procedimentos de radiologia intervencionista realizados com excelência.

Quais são as especializações da radiologia?

Por ser um campo vasto, a radiologia médica possui muitas subespecializações.

Apresento algumas delas a seguir.

Radiologia intervencionista

Trata-se da subespecialidade da radiologia médica que se dedica a tratamentos pouco invasivos.

Nas palavras da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE):

“A Radiologia Intervencionista utiliza recursos de imagem, como radiografia e angiografia, para diagnosticar e tratar doenças em quase todos os órgãos do corpo humano”.

Neurorradiologia

Cabe à neurorradiologia o estudo e avaliação de anormalidades no sistema nervoso, cabeça e pescoço.

Pode utilizar tanto procedimentos diagnósticos, como a tomografia e ressonância magnética, quanto terapêuticos, adicionando itens como balões, cateteres e stents.

Diagnóstico por imagem musculoesquelética

Como o nome sugere, se dedica ao diagnóstico através de exames de imagem que revelam lesões e doenças nos ossos e músculos.

Diagnóstico por imagem pediátrica

Concentra-se nos procedimentos radiológicos realizados em crianças e adolescentes, sempre considerando particularidades relativas ao desenvolvimento do organismo.

Diagnóstico por imagem cardiotorácica

Músculo cardíaco, pulmões e demais estruturas presentes no tórax são objeto de estudo dos radiologistas especializados em diagnóstico por imagem cardiotorácica.

Ressonância do coração, raio-X de tórax e tomografia cardiovascular estão entre os exames de imagem que fazem parte de sua rotina.

Diagnóstico por imagem de abdome

Tomografia abdominal e ultrassom de abdômen são alguns exames interpretados por médicos com essa formação.

Eles desenvolvem conhecimento profundo para identificar os vários órgãos e tecidos que, por vezes, aparecem sobrepostos nas imagens.

Diagnóstico por imagem em mama

Quem se especializa na análise de imagens do tecido mamário costuma lidar com registros de mamografias, ultrassom de mamas, entre outros.

O objetivo é identificar alterações mínimas, viabilizando o diagnóstico precoce de calcificação, nódulos, cistos e outras lesões, além do câncer de mama.

Raio X especializado

Telerradiologia é a especialidade que permite e avaliação remota de testes de diagnóstico por imagem

Como a telemedicina amplia o acesso à radiologia especializada?

A telemedicina conecta pacientes e profissionais geograficamente distantes, democratizando o acesso a serviços especializados.

Incluindo as dinâmicas referentes à radiologia, que, aliás, está entre as principais especialidades atendidas a distância.

Sua combinação com a telemedicina criou a telerradiologia, que disponibiliza suporte qualificado ao diagnóstico por imagem através de processos de comunicação, avaliação e interpretação de exames online.

Nesse cenário, plataformas completas como a Telemedicina Morsch ofertam serviços que beneficiam médicos e pacientes, a exemplo de:

Conheça soluções pensadas para otimizar sua rotina.

Conclusão

Abordei neste texto o conceito e principais aplicações da radiologia especializada.

Investir nas subáreas dentro da radiologia é um jeito inteligente de avançar na carreira médica, obtendo saberes específicos para oferecer soluções de maior qualidade técnica.

Inclusive utilizando um software de telemedicina em nuvem como o da Morsch, que simplifica rotinas de modo prático e seguro, com toda a troca de informações feita sob a preservação do sigilo médico.

Vale a pena investir em soluções de telemedicina radiológica para ampliar o portfólio na sua clínica ou hospital, aumentando também as receitas!

Conte com a parceria e expertise da Telemedicina Morsch para essas e outras atividades.

Se achou o conteúdo interessante, compartilhe!

Aproveite para ler mais artigos sobre radiologia que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin