Como escolher uma Plataforma de teleconsulta com Telediagnóstico

Por Dr. José Aldair Morsch, 29 de maio de 2020
plataforma de teleconsulta

A plataforma de teleconsulta é uma das tecnologias que surgiram com a informatização e transformação digital na saúde e está cada vez mais presente na medicina. Ela tem mudado a rotina dos profissionais e dos pacientes que são atendidos remotamente.

Na gestão de uma instituição de saúde, investir em recursos modernos é uma estratégia para elevar a qualidade dos serviços oferecidos para os clientes.

Dessa forma, é possível aumentar a lucratividade do negócio e o seu destaque no mercado.

Quer descobrir como a tecnologia pode otimizar o processo de atendimento de pacientes á distância na sua clínica?

Continue a leitura: neste post, separei os principais benefícios dessa tecnologia e algumas dicas de como fechar uma parceria de sucesso com uma empresa do ramo.

Acompanhe!

Qual a importância da informatização de clínicas e consultórios?

plataforma de teleconsulta no tablet

a importância do processo de informatização de clínicas e consultórios

Em uma sociedade em que o desenvolvimento da tecnologia está tornando tudo cada vez mais moderno, a informatização de clínicas é mais que algo necessário: esse é um processo natural.

Aos poucos, estará presente em todas as instituições de saúde, devido às facilidades que a tecnologia proporciona.

O formato de atendimento médico á distância está sendo chamado de “Consultório Online” ou “Médico Virtual”, pois tudo é feito no meio digital.

Esse é o caminho para acompanhar a modernização da saúde e oferecer o que há de melhor para os seus pacientes.

Quais os benefícios da informatização na saúde?

A partir do momento que você decide informatizar a sua clínica, pode usufruir de recursos como:

  • prontuário médico eletrônico: com todo o histórico médico online do paciente, que inclui informações cruciais para o atendimento, como doenças crônicas, histórico familiar, tratamentos e resultados de exames;
  • software de gestão: um sistema integrado de informações gerenciais, que abrange dados e tarefas sobre o controle financeiro e gestão de estoque, para que o negócio continue prosperando;
  • telemedicina: um novo recurso que chegou para mudar a forma que você emite laudos médicos na sua clínica — agora, tudo pode ser feito à distância, com agilidade, eficiência e segurança.

Com a Plataforma de teleconsulta, fica muito mais fácil gerenciar o seu negócio, por meio de relatórios periódicos gerados pelos sistemas que ajudam você a analisar o desempenho da empresa e fazer as mudanças necessárias para melhoria contínua.

Além disso, o serviço oferecido por clínicas e consultórios médicos que optam pela informatização é otimizado.

Passa a ter a qualidade de que os pacientes precisam e apreciam — fundamental para aumentar a fidelização.

Nos tópicos a seguir, você vai ver como uma plataforma de telemedicina pode mudar a rotina da sua clínica e atrair mais pacientes. Não perca!

O que é uma plataforma de teleconsulta?

Antes de explicar o que é essa plataforma, acho válido falar um pouco sobre o conceito de telemedicina.

A Plataforma de Teleconsulta é definida pela Organização Mundial de Saúde como “prestação de cuidados em saúde em locais onde a distância é um fator de barreira, em que profissionais podem contar com as tecnologias da informação para prestar assistência aos pacientes”.

Dessa forma, a telemedicina chegou para mudar o que conhecíamos em cuidados clínicos. Esse recurso está inserido dentro da telessaúde, que envolve atividades relacionadas com:

  • educação e ensino — a teleducação;
  • prestação de atendimento para pacientes de forma remota — a teleconsulta.

É possível, até mesmo, fazer cirurgias sem a presença de um dos profissionais, por meio de videoconferência — a telecirurgia.

Quando falamos em plataforma de telemedicina, no entanto, estamos tratando de algo bem mais presente no dia a dia da saúde — mais do que as outras vertentes da telessaúde citadas no parágrafo anterior.

Por meio da telemedicina, laudos médicos passaram a ser produzidos à distância. Assim, o exame é realizado em um determinado local e o seu laudo é gerado em outra instituição, cidade ou até estado.

Com a transmissão dos dados via plataforma conectada à internet, o médico especialista tem acesso aos resultados, pode fazer sua análise e emitir uma conclusão.

Esses laudos apresentam a qualidade e a segurança preconizadas pelos órgãos regulamentadores.

Como vantagem a mais, oferecem a possibilidade de ofertar serviços de diagnóstico em saúde para pessoas que não têm acesso a eles, pois moram longe dos grandes centros.

Com a plataforma de teleconsulta e o telediagnóstico precoce, a prevenção de doenças e de agravos está sendo expandido para um número cada vez maior de pacientes.

Todos são beneficiados pelo que há de mais moderno na medicina.

Por que usar uma plataforma de teleconsulta?

plataforma de telemedicina com telediagnóstico

benefícios de se utilizar uma plataforma de telemedicina

No tópico anterior, você pode ver a principal vantagem da telemedicina para os seus pacientes: ter exames que, no passado, eram de difícil acesso.

Todavia, não são apenas eles os beneficiados pela tecnologia.

Ao utilizar uma plataforma de telessaúde, a sua clínica apresenta ganhos como:

  • aumento na produtividade: os profissionais que fariam os laudos dos exames podem se dedicar a outras funções;
  • agilidade no atendimento: os laudos à distância são emitidos rapidamente, no prazo de 30 minutos;
  • redução de custos: a clínica não precisa contratar especialistas para laudar os exames.

A telemedicina é uma prática regulamentada no Brasil.

Portanto, para usufruir das suas vantagens, basta fechar contrato com uma empresa de telemedicina, como a Morsch, para que os nossos profissionais emitam o laudo e assinem digitalmente os exames dos seus pacientes.

Nossa empresa também disponibiliza equipamentos para a sua empresa por meio do comodato, como Holters, MAPAs e ECGs, para que você não precise desembolsar grandes quantias para aquisição.

Ao fazer essa parceria, você recebe o aparelho, todo o suporte da empresa para treinamento técnico e acesso à plataforma de telemedicina.

São 30 laudos gratuitos todo mês, incluídos na parcela.

Investir em telemedicina é, portanto, a chance de aumentar o faturamento da sua clínica com a melhor relação custo-benefício do mercado. Informatizar é vantajoso para a sua clínica, facilita a vida dos seus pacientes, os quais ficam muito satisfeitos, e contribui para a fidelização deles.

Como funciona a plataforma de teleatendimento?

A emissão do laudo à distância com a telemedicina acontece por meio de um software — um programa de telemedicina.

O sistema permite que os dados gerados pelos equipamentos de exames sejam enviados e recebidos para análise e diagnóstico por um especialista.

Após recebidos os dados, o que acontece de forma instantânea, o profissional tem o prazo de 30 minutos para emitir o laudo com assinatura digital.

O documento fica disponível na área de trabalho do seu computador, pode ser impresso e entregue ao médico solicitante ou diretamente ao paciente.

Com você pode ver, o processo é bem rápido, o que proporciona agilidade no seu atendimento.

Além disso, por meio do armazenamento digital, todos os dados ficam guardados em segurança, livres da ação do tempo e de pessoas mal-intencionadas.

Quais os benefícios de uma plataforma de teleconsulta?

A telemedicina é uma ferramenta que proporciona o aumento da produtividade e da qualidade do atendimento oferecido na sua clínica.

Investir nessa estratégia gera melhorias significativas na sua empresa.

Aumento dos lucros

Para muitas pessoas, especialmente aquelas que moram em cidades pequenas, no interior dos estados, ter acesso a um exame diagnóstico é uma realidade distante.

Ao ofertar esse serviço na sua clínica por meio da telemedicina, você beneficia os seus pacientes, que terão mais acesso aos cuidados em saúde.

Indiretamente, isso acaba gerando valor para o seu negócio: satisfeitos, os seus pacientes tendem a voltar a procurar pelos seus serviços, o que aumenta a lucratividade da empresa.

Por isso, se você deseja elevar a qualidade dos serviços oferecidos pela sua clínica e a demanda de pacientes, a telemedicina pode ajudar.

Agilidade no atendimento

O ditado “tempo é dinheiro” cabe muito bem aqui. Com a telemedicina, todo processo de emissão de laudos é otimizado, o que diminui as filas de espera e permite que mais pessoas sejam atendidas.

O atendimento mais ágil se reflete diretamente na qualidade do seu serviço, no melhor tratamento, na conquista de mais pacientes e, como consequência, maior geração de lucros.

Evita deslocamento dos profissionais e pacientes

Um dos pontos mais positivos de utilizar uma plataforma de telemedicina é a redução do deslocamento, tanto dos pacientes, que não vão precisar percorrer longas distâncias para ter acesso a um exame, quanto dos médicos especialistas.

Afinal, eles podem exercer seu trabalho em uma central de laudos de exames.

Pensando no coletivo e no desenvolvimento sustentável, essa é uma ótima atitude para o planeta, considerando a redução de carros e outros meios de transporte para chegar até o destino, o que reduz a emissão de poluentes e ainda melhora o trânsito.

Como escolher uma plataforma de teleconsulta?

Com a consolidação dos serviços de emissão de laudos a distância no Brasil, o número de empresas de telemedicina cresceu muito nos últimos anos.

No entanto, para que você conte com serviço de elevada qualidade, você precisa fechar uma parceria confiável e que atenda às suas necessidades.

O que avaliar antes de contratar uma empresa de telemedicina?

Para que você saiba como tomar uma decisão, separei quais aspectos devem ser considerados na hora de fechar um contrato com uma empresa de telemedicina. Confira!

Mobilidade e velocidade

No âmbito do atendimento em saúde, economizar tempo é fundamental para prestar um serviço de qualidade. É ainda mais importante em situações de emergência, quando um diagnóstico preciso pode salvar vidas.

Para agilizar esse processo, verifique a disponibilidade do atendimento da empresa de telemedicina e o tempo de entrega dos resultados. Esse aspecto é fundamental para uma parceria de sucesso.

Modalidades médicas

Existem empresas de telemedicina que realizam atendimento apenas para uma especialidade médica. Se esse for o perfil do seu negócio, como clínicas radiológicas, tudo certo.

No entanto, para clínicas que prestam atendimentos em diversas áreas, com demanda de uma variedade de testes clínicos, é preciso contar com uma empresa que tenha profissionais de diferentes especialidades.

Entre as modalidades, posso citar:

Especialistas qualificados

O alto custo da contratação de médicos de diferentes especialidades para assinar laudos é, muitas vezes, algo inviável para muitas instituições de saúde.

Isso faz com que o serviço à distância seja cada vez mais difundido no país.

Todavia, você deve ter certeza de que os profissionais contratados pela empresa de medicina são qualificados, têm CRM, RQE e domínio das ferramentas digitais.

Assim, você se certifica de que o serviço será prestado com excelência.

Tecnologia e segurança

Os equipamentos e sistemas disponibilizados pela empresa de telemedicina devem permitir a execução adequada dos procedimentos, assim como garantir a segurança e proteção dos dados dos pacientes.

Treinamento

Buscar parceria com uma empresa que oferece treinamento para a utilização dos equipamentos e da plataforma é primordial para que a implementação do sistema aconteça de forma adequada.

Treinado, o técnico responsável por realizar os exames vai ter todo conhecimento para manusear o aparelho e enviar os dados, o que contribui para que a clínica preste um serviço de excelência.

Como funciona a plataforma de telemedicina da Morsch?

A Telemedicina Morsch apresenta diversos diferenciais, quando comparada à concorrência:

  • Telediagnóstico com laudo à distância;
  • Prontuário eletrônico com telconsulta;
  • Marketplace médico para atendimento de teleconsultas;
  • agilidade na emissão dos exames, que são liberados em até 30 minutos;
  • ampla modalidade de exames médicos, que inclui a área da cardiologia, pneumologia, neurologia e radiologia;
  • equipe de especialistas qualificados disponíveis em tempo integral;
  • diversidade de equipamentos e plataforma integrada de telemedicina, inclusive a aparelhos analógicos;
  • segurança dos exames e disponibilização dos dados somente para pessoas autorizadas;
  • suporte técnico e treinamento 24 horas por dia.

Conclusão

A telemedicina chegou para encurtar distâncias e oferecer cuidados em saúde de qualidade para o paciente.

Neste post, expliquei como plataforma de medicina funciona e quais são os benefícios dela para o seu cliente e para sua clínica.

Porém, para que isso aconteça de forma eficiente, você precisa contar com uma boa empresa que ofereça esse serviço.

A Morsch oferece um atendimento de excelência e uma plataforma de medicina com profissionais qualificados e agilidade para otimizar a emissão de laudos na sua clínica.

Ficou interessado e deseja conhecer mais sobre essa tecnologia?

Baixe nosso e-book “Guia Prático da Telemedicina: Vantagens x Desvantagens” e se informe sobre o tema. Até mais!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin