Telemedicina 24 horas: quais são os serviços a qualquer hora do dia e da noite?

A oferta de telemedicina 24 horas vem revolucionando o acesso à saúde de qualidade em todo o mundo.
Embora o formato mais conhecido seja a consulta online, a área combina diversos serviços.
Entre eles, laudos online e telemonitoramento de doentes crônicos.
Tudo isso a partir da comunicação realizada dentro de um sistema intuitivo e seguro: a plataforma de telemedicina.
Nas próximas linhas, apresento o que é, como funciona e quais as vantagens da telemedicina 24 horas fornecida por sistemas robustos e confiáveis, como o software Morsch.

O que é telemedicina 24 horas?
Telemedicina 24 horas é a oferta ininterrupta de serviços médicos pela internet.
Ela se torna possível a partir do uso de um software de telemedicina, que é um ambiente virtual onde acontece a comunicação entre pacientes, médicos e outros profissionais de saúde.
Uma vez logados, eles podem conversar por tele ou videoconferência, ter assistência, recomendações de especialistas, enviar e receber documentos em tempo real.
Sistemas completos ainda permitem a criação e atualização do prontuário digital, envio de lembretes, cruzamento de dados para qualificar o diagnóstico e muito mais.
Com a telemedicina 24 horas, sua equipe pode solicitar diferentes serviços em poucos cliques, com toda a comodidade e agilidade.

Como funciona a telemedicina 24 horas?
Geralmente, a plataforma de telemedicina fica hospedada na nuvem, um local protegido da internet.
Apenas pessoas com login e senha podem entrar no sistema.
Lembrando que ele conta com mecanismos de segurança como a criptografia.
Dentro da plataforma, o cliente conta com funcionalidades como:
Teleconsulta
É a consulta síncrona entre médico e paciente que se encontram em diferentes localidades.
A teleconsulta é realizada em uma sala virtual exclusiva hospedada na plataforma de telemedicina, equipada com recursos de áudio e vídeo.

A plataforma de telemedicina fica hospedada na nuvem, um local protegido da internet
Teleconsultoria
Já a teleconsultoria compreende o ato de consultoria que pode envolver médicos, profissionais de saúde ou administração, também realizado utilizando recursos do sistema.
Chats, recursos de áudio e vídeo viabilizam a troca de informações entre os profissionais, que, em geral, serve para resolver questões amplas de saúde ou sanar dúvidas administrativas.
Teleinterconsulta
Esse é o nome da consulta realizada entre médicos, que tem como objetivo oferecer suporte diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico.
Um exemplo clássico de teleinterconsulta é o uso da telemedicina para acionar um especialista experiente durante uma urgência, ou para esclarecer detalhes do resultado de um exame.

Telediagnóstico
Esse serviço parte de gráficos, imagens e dados enviados pela internet, que são interpretados e laudados digitalmente por um especialista da empresa de telemedicina.
O telediagnóstico atende a diferentes tipos de exames complementares, como os eletrofisiológicos e de diagnóstico por imagem, desde que não precisem ser realizados por um médico especialista.
Telemonitoramento
Utiliza ferramentas de aquisição direta de imagens (como a câmera na teleconsulta), sinais e dados de equipamentos ou dispositivos agregados ou implantáveis para possibilitar o monitoramento remoto de pacientes.
Com a ferramenta de teleconsulta e telemonitoramento, é possível dar mais comodidade, por exemplo, a pessoas com doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes, que não precisam se deslocar a cada atendimento.
Se não houver intercorrências, elas podem comparecer ao consultório a cada 180 dias e receber acompanhamento remoto no restante do tempo.
Teletriagem
A teletriagem consiste na avaliação de sintomas e condição clínica a distância, com a finalidade de encaminhar o paciente ao profissional adequado.
Pode ser feita tanto antes da consulta remota quanto do atendimento presencial, dando mais celeridade à assistência e priorizando os casos mais graves.
Todos esses serviços funcionam de modo ininterrupto, graças ao sistema sempre disponível e ao time da empresa de telemedicina, que mantém profissionais de plantão para qualquer intercorrência.
Quais os benefícios da telemedicina 24 horas?
A telemedicina 24 horas permite a entrega de serviços de qualidade a qualquer hora do dia ou da noite.
Nesse cenário, as equipes médicas conseguem suporte rapidamente, sem precisar aguardar pelo horário comercial.
Também podem atender seus pacientes em horários pouco convencionais, evitando deslocamentos desnecessários.
Listo outros benefícios abaixo:
- Praticidade na solicitação e recebimento de laudos a distância
- Resultados interpretados e assinados apenas por especialistas na área do exame, conforme determina o CFM
- Economia de tempo e dinheiro que seriam destinados ao deslocamento até um centro de diagnósticos
- Laudos digitais liberados em minutos na plataforma, ou imediatamente, em caso de urgências
- Discussão de casos complexos com especialistas
- Maior comodidade aos pacientes, que podem passar em consulta no conforto de suas casas
- Prescrição eletrônica durante a teleconsulta
- Emissão de atestados, encaminhamentos e outros documentos médicos durante o teleatendimento, e opção de compartilhamento por e-mail ou aplicativos de mensagem.
A seguir, esclareço como implementar esse tipo de solução.
Como implementar a telemedicina 24 horas em clínicas e hospitais?
Ao contrário do que se pensa, não é preciso fazer grandes investimentos para implantar a telemedicina em uma clínica, hospital ou mesmo no consultório.
Porque, como expliquei antes, os serviços funcionam a partir de um sistema acessado pela internet, o que requer apenas que o usuário se logue para enviar e receber arquivos.
Então, bastam quatro etapas simples para contar com um sistema de telemedicina 24 horas dando suporte à sua equipe.
Falo sobre elas a seguir.
1. Mapeie o cenário atual
Todo bom planejamento começa com a análise das necessidades e orçamento do negócio.
Verifique quais tecnologias serão necessárias e qual o investimento disponível antes de fazer qualquer contratação.
2. Invista em uma estrutura enxuta
Quanto aos equipamentos médicos, nem sempre será preciso comprar ou alugar.

Mesmo que não tenha aparelhos digitais para os exames, é possível compartilhar registros diretamente na plataforma.
O indispensável é contar com um computador e internet banda larga, para evitar falhas na conexão e consequentes atrasos no serviço.
3. Escolha a melhor parceira
Tendo a infraestrutura e ciência do que o seu negócio necessita, é hora de avançar para a seleção de uma empresa de telemedicina.
Peça recomendações, pesquise por planos e preços e verifique a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui e no próprio Google para evitar dores de cabeça no futuro.
4. Não se esqueça do treinamento
Inclusive, as opções de treinamento e suporte dadas pela empresa de telemedicina são pontos a se considerar.
Porque, ainda que seus colaboradores entendam de tecnologia, tenha em mente que precisarão se familiarizar com um novo software. E isso requer capacitação básica.
Integração da telemedicina 24 horas com os sistemas RIS e PACS
Sistemas completos de telemedicina online, como o da Telemedicina Morsch, disponibilizam a integração com outras ferramentas de gestão e transmissão de dados com segurança.
Dentre as mais populares, está o sistema PACS (Picture Archiving and Communication System), que permite a comunicação e o arquivamento de imagens de exames radiológicos.
E o RIS (Radiology Information System), que centraliza e controla rotinas assistenciais, administrativas e gerenciais do centro de imagem.
A integração do PACS pede uma configuração simples no equipamento digital, resultando no envio automático das imagens ao PACS da empresa de telemedicina.
Nesse cenário, não é preciso fazer login e compartilhar os registros após os exames de imagem, conferindo maior agilidade e diminuindo a carga de trabalho do tecnólogo ou técnico em radiologia.
Quanto ao RIS, também é necessário configurar o sistema para que funcione junto à plataforma de telemedicina, potencializando as tarefas de gestão em saúde.
Dados sobre os departamentos da clínica, pacientes, rotinas assistenciais, gestão de estoque e outros ficam concentrados em um mesmo ambiente virtual intuitivo, acabando com o retrabalho e oferecendo uma visão completa para o gestor.

A plataforma de telemedicina fica hospedada na nuvem, um local protegido da internet
Quais os desafios para a implementação da telemedicina 24 horas?
Embora haja várias vantagens em contar com a telemedicina 24 horas, também existem barreiras para a sua implementação.
Uma das principais é a resistência da equipe local a mudanças, o que pode ocorrer quando existem hábitos cristalizados e os profissionais não enxergam a necessidade de disponibilizar novos serviços.
Nesse caso, vale investir em conscientização, envolvendo o time na escolha da empresa de telemedicina e apresentando os benefícios para todos.
Outro desafio está nos ajustes na rotina de atendimento, que passa a contar com um sistema virtual nas demandas como marcação de consultas e entrega de resultados de exames online.
Apostar no treinamento é fundamental para que a transição aconteça de maneira tranquila, sem grandes problemas para a equipe de saúde e demais colaboradores da clínica.
Não se esqueça de providenciar a integração com sistemas existentes, como o PACS, RIS e outros softwares médicos já conhecidos pelos empregados, o que aumenta as chances de aceitação e facilidade no uso da nova tecnologia.
Assim, será possível garantir a qualidade e segurança fora do horário comercial, mantendo os padrões da unidade de saúde durante o teleatendimento.

Antes de contratar sua parceira de telemedicina, vale ainda conferir os recursos de segurança disponíveis, verificando se ela possui registro no CRM local e responsável médico cadastrado no mesmo CRM.
O registro ativo da plataforma assegura o cumprimento da legislação atual, que prevê a proteção ao sigilo médico por meio de mecanismos de autenticação e criptografia de ponta a ponta.
Conheça nossa plataforma completa de telemedicina
Se você busca telemedicina 24 horas com qualidade e agilidade, acredito que vale muito a pena conhecer a plataforma Morsch.
Completo e intuitivo, nosso sistema em nuvem oferece as seguintes soluções a qualquer hora do dia ou da noite:
- Telediagnóstico, com laudos prontos em minutos
- Teleconsultoria dada por especialistas
- Opção de teleconsulta com prontuário eletrônico integrado
- Clínico geral 24 horas para maior comodidade dos seus pacientes
- Treinamento online
- Aluguel em comodato para economizar na aquisição de aparelhos para exames, e muito mais!
Clique e escolha os serviços de interesse!
Conclusão
Gostou de saber mais sobre a telemedicina 24 horas?
Com a Telemedicina Morsch, essa inovação está a poucos cliques de aumentar os ganhos financeiros e a produtividade na sua clínica, hospital ou consultório.
Se o conteúdo foi útil para você, compartilhe!
E aproveite para ler mais artigos selecionados sobre telemedicina no blog.