Teleconsulta: o que é, como funciona, vantagens e como marcar
A teleconsulta surgiu para prestar um atendimento remoto ao paciente que tem dificuldade para se locomover até onde o médico atende.
Nesse cenário, a saúde 4.0 tem promovido avanços importantes na assistência, agregando praticidade e comodidade aos cuidados de saúde.
Com a consulta a distância, a troca de informações entre médico, paciente e outros profissionais da saúde é facilitada.
Ela também pode ser especialmente útil para quem vive longe dos centros urbanos, ou mesmo em áreas remotas, como você vai descobrir ao longo deste artigo.
A partir de agora, vou falar sobre as aplicações da teleconsulta e explicar como aproveitar as vantagens dessa modalidade para receber atendimento médico online.
O que é teleconsulta?
Teleconsulta é uma modalidade de consulta médica realizada a distância, com o auxílio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDCIs).
Geralmente, o atendimento é prestado por videoconferência, a fim de permitir interações entre médico, paciente e outros profissionais de saúde que não se encontram no mesmo local físico.
Especialidades médicas como radiologia, dermatologia, pneumologia, psicologia e neurologia podem se beneficiar dessa modalidade.
O atendimento remoto é possível graças à utilização da internet, aplicativos e de plataformas online.
Existe um consenso, no Brasil, de que a consulta telepresencial deve ser aplicada para melhorar o atendimento na atenção básica, tanto no serviço público quanto privado.
Qual a importância da teleconsulta?
A teleconsulta oferece benefícios tanto para o profissional de saúde quanto para os pacientes, pois dispensa deslocamentos.
Assim, médicos e outros colegas da área da saúde podem atender mais clientes durante o dia, enquanto os pacientes ganham maior flexibilidade na assistência.
A modalidade também permite que os profissionais deixem de atender apenas pessoas que moram perto da clínica, consultório ou hospital.
Por ser realizada totalmente a distância, a consulta online permite que o atendimento seja oferecido inclusive para pessoas que residem em outros países.
Desse modo, o paciente passa a ter acesso a atendimento especializado mesmo morando em regiões distantes ou remotas que não contam com hospitais e clínicas com infraestrutura completa para todos.
Logo, a teleconsulta surge como uma alternativa para promover a democratização do atendimento.
Ela também agiliza os diagnósticos, evitando que os pacientes tenham que encarar filas e um longo período de espera para conversarem com um médico e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.
É por essas e outras razões que, no Brasil, 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros realizaram teleconsultas em 2022, conforme dados divulgados pelo Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).
Apenas entre 2020 e 2021, o país registrou 7,1 milhões de teleconsultas, de acordo com a Federação Brasileira de Hospitais (FBH).
Na ocasião, metade da população brasileira passou por teleatendimento, desfrutando de um índice de resolutividade de 91%.
Como funciona a teleconsulta?
A teleconsulta funciona em uma sala virtual disponível dentro de uma plataforma de telemedicina, ou via chat.
A plataforma ou software de telemedicina em nuvem é um sistema hospedado em local seguro da internet, que oferece a garantia de sigilo médico para as informações trocadas e armazenadas ali.
A teleconsulta pode ser síncrona ou assíncrona, sendo que a forma síncrona indica um atendimento imediato, com perguntas sendo feitas e respondidas em tempo real – geralmente, por videoconferência.
Para isso, é necessário contar com um software, aplicativo ou plataforma que permita a realização de chamadas em vídeo, áudio ou a troca de mensagens instantâneas.
Já a forma assíncrona se refere ao atendimento realizado em horários diferentes, através de tecnologia que permita o envio de questões e respostas em algumas horas ou dias.
Esse formato costuma ser empregado quando não há urgência nas respostas, ou mesmo em situações que não exigem a interação direta, como na telerradiologia.
Qual é a diferença em relação à consulta presencial?
A principal diferença entre a teleconsulta e os atendimentos tradicionais é que não há contato físico entre médico e paciente.
Essa limitação impede a assistência remota a urgências e emergências, situações que exigem socorro imediato, pois representam ameaça à vida ou à integridade da vítima
É o caso de suspeita de infarto, fratura ou uma dor aguda e incapacitante, que devem ser atendidos no pronto-socorro.
Já outros tipos de assistência se beneficiam do teleatendimento, por exemplo:
- Primeira consulta com médicos de diferentes áreas, como pediatra, ginecologista, neurologista, etc
- Atendimentos destinados à saúde mental, conduzidos por um psiquiatra, psicólogo ou terapeuta ocupacional
- Telemonitoramento de doenças crônicas, por meio do contato com cardiologista para acompanhamento de hipertensão ou doença arterial coronariana (DAC)
- Suporte ao home care, evitando que pessoas acamadas ou com restrição de mobilidade precisem sair de casa para passar em consultas de rotina
- Consultas de medicina preventiva, a exemplo de orientações sobre dieta saudável com um nutrólogo.
Se houver a necessidade de exame físico ou contato com o indivíduo em tempo real – desde que não haja risco para o paciente –, algumas adaptações podem ser feitas para a assistência online.
Isso pode incluir desde a solicitação prévia de exames para posterior consulta, até o apoio de equipe técnica local para a realização de procedimentos básicos durante o atendimento.
Em todo caso, a teleconsulta funciona como uma “ponte”, eliminando barreiras geográficas para permitir um contato mais próximo com diferentes tipos de médicos.
Vantagens da teleconsulta para pacientes
Ao conectar pacientes a médicos ou profissionais de saúde de maneira direta, a teleconsulta confere agilidade à assistência.
Além de reduzir gastos com deslocamentos, proporcionando comodidade.
Saiba mais sobre essas e outras vantagens a seguir.
1. Democratização do acesso à saúde
Como mencionei nos tópicos anteriores, esse é um dos benefícios mais evidentes, pois paciente e profissional de saúde podem estar geograficamente distantes durante a teleconsulta.
Dessa forma, é possível contatar especialistas de diferentes áreas da medicina sem precisar se deslocar.
2. Qualidade do atendimento a distância
Em alguns lugares, há atendimento médico, porém, com profissionais pouco especializados ou habituados a determinadas patologias de alta complexidade.
Nesses casos, há duas opções a seguir: optar pelo atendimento mais generalista ou tentar uma consulta com especialista – que, muitas vezes, está distante e exige gastos com deslocamento para ser consultado presencialmente.
Com a teleconsulta, é possível ter esse atendimento especializado sem sair de casa e sem perder qualidade, quando comparado ao atendimento presencial.
3. Garantia de segurança dos dados
Plataformas de teleconsulta devem atender aos padrões de segurança exigidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e demais autoridades de saúde para que estejam regularizadas.
Portanto, os sistemas registrados nos CRMs possuem tecnologias modernas, como a criptografia de ponta a ponta, a fim de que apenas médicos e profissionais envolvidos no atendimento recebam os dados do paciente.
Embora haja riscos de perda de dados, eles são muito pequenos – menores, inclusive, que o risco de vazamento de dados existente no atendimento físico.
4. Redução de custos
O fato de não precisar se locomover permite a economia de recursos que seriam gastos com passagens, combustível, hospedagem e alimentação.
Sem contar o tempo de deslocamento, que pode chegar a horas caso o paciente esteja numa grande metrópole ou precise se dirigir a outro município.
5. Centralização dos dados no prontuário online
Assim como numa consulta presencial, a teleconsulta gera registros do histórico do paciente, que devem ser adicionados ao prontuário digital.
Em vez de anexar papéis, porém, o profissional de saúde dispõe de salvamento automático das informações sobre a consulta online, encaminhamentos, pedidos de exames, receita digital e demais documentos necessários.
Essa funcionalidade viabiliza o armazenamento seguro e a localização rápida dos dados para consulta posterior.
Como marcar uma teleconsulta?
Marcar a consulta online é um processo simples e rápido.
Todas as etapas são feitas pela internet, bastando que você tenha um computador, notebook, tablet ou até mesmo um smartphone com acesso à rede.
Com o aparelho em mãos, siga o passo a passo para agendar sua teleconsulta na plataforma Morsch:
- Acesse a página de agendamentos
- Use o filtro de especialidades ou escolha o profissional de sua preferência
- Confira os horários de agendamento ao lado da identificação do médico e clique sobre o mais adequado
- Você será redirecionado para uma página de login. Se não tiver cadastro, escolha o botão “Criar conta”
- Preencha o formulário com informações de identificação e prossiga
- Crie uma senha e acesse o sistema
- Pronto! Você já pode confirmar o horário, fazer o pagamento e aproveitar a teleconsulta.
É tudo prático, rápido e seguro!
Como fazer uma teleconsulta?
Após o agendamento da teleconsulta, o sistema de telemedicina online reserva uma sala virtual.
Meia hora antes do atendimento, o paciente recebe um SMS com o link para essa sala, e deve clicar sobre ele para conversar com o médico digital por videoconferência.
Em seguida, a consulta a distância se inicia a partir da anamnese ou entrevista com o paciente, que tem como objetivo coletar dados dos sobre a queixa atual.
Quais são os sintomas, quando começaram e sua intensidade são alguns questionamentos realizados pelo profissional.
A plataforma completa da Telemedicina Morsch oferece a teleconsulta com prontuário eletrônico integrado, permitindo que o médico visualize outras informações antes do teleatendimento.
Resultados de exames, tratamentos em curso, alergias e cirurgias prévias podem ser conferidos em detalhes no software e confirmados junto ao paciente.
Eles ajudam a avaliar as manifestações clínicas e formular uma hipótese diagnóstica, que poderá ser afastada ou confirmada com o suporte de exames complementares.
O pedido é feito dentro da plataforma, que também permite a prescrição eletrônica, emissão de atestado online e qualquer outro documento médico.
Com o diagnóstico em mãos, o profissional recomenda o tratamento adequado, produzindo e compartilhando a receita médica online por e-mail ou aplicativos de mensagens.
Agende sua teleconsulta pela Telemedicina Morsch
Com duas décadas de experiência na oferta de serviços de medicina a distância, a Telemedicina Morsch oferece teleconsultas com agilidade e qualidade.
Você só precisa de um dispositivo com conexão à internet para marcar o atendimento online e receber assistência em saúde em qualquer lugar.
Nosso sistema de agendamento funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana para simplificar sua rotina de cuidados.
Colocamos todo um time de médicos generalistas e especialistas à sua disposição, junto a outros profissionais de saúde, como nutricionistas e psicólogos.
Se estiver precisando conversar com um médico agora, você também pode acionar o plantão clínico 24 horas e tirar suas dúvidas.
São poucos cliques para conseguir a orientação médica de que você precisa.
Aproveite as vantagens da teleconsulta hoje mesmo!
Conclusão
Agora que esclareci em detalhes como funciona a teleconsulta, você pode utilizar essa inovação para otimizar as tarefas do dia a dia.
Afinal, dá para receber cuidados de saúde em casa ou até mesmo durante o horário de almoço do trabalho, com todo o conforto.
Conte com o time Morsch para fornecer assistência online de qualidade!
Se gostou do conteúdo, veja mais artigos sobre saúde que publico aqui no blog.