Como implantar telemedicina? Dicas para clínicas e hospitais

Por Dr. José Aldair Morsch, 1 de dezembro de 2022
Como implantar telemedicina

Quer saber como implantar telemedicina na sua unidade de saúde?

Então, chegou ao lugar certo.

Nas próximas linhas, vou explicar os principais fatores a se considerar, incluindo um passo a passo para agregar essa inovação ao seu negócio.

Assim, você poderá aproveitar todas as vantagens da telemedicina, desde novas fontes de receitas até a agilidade na comunicação entre as equipes de saúde.

Continue a leitura e avance na transformação digital da sua empresa.

Como implantar telemedicina em uma clínica ou hospital?

Muita gente considera um desafio implantar a telemedicina em sua rotina.

Principalmente aqueles profissionais mais antigos, que não têm muita familiaridade com a tecnologia.

Mas isso é mito.

A evolução dos softwares médicos vem permitindo a criação de sistemas cada vez mais intuitivos e fáceis de usar.

Claro que é preciso algum treinamento, mas nada muito complicado.

Essa simplicidade está entre as razões para a popularização da telemedicina, que já é empregada por metade dos médicos brasileiros.

Segundo pesquisa divulgada pela Associação Paulista de Medicina (APM) e Associação Médica Brasileira (AMB), os profissionais relataram utilizar:

Além do mais, 6,2% afirmaram usar todos os serviços mencionados acima.

Conheça a seguir os 5 principais passos para implementar um sistema de telemedicina na sua clínica ou hospital.

1. Avalie a situação atual

Antes de mais nada, é preciso fazer um diagnóstico da situação do seu negócio, a fim de compreender os pontos fortes e o que precisa ser melhorado.

Isso inclui as tecnologias disponíveis, como softwares que auxiliam na gestão, marcação de consultas e escalas dos funcionários.

Verifique também o nível de conhecimento dos colaboradores sobre a telemedicina e qual o orçamento disponível para investir sem arriscar seu fluxo de caixa.

2. Adquira os equipamentos necessários

Uma vez que tenha feito o raio X do seu negócio, é hora de prosseguir para a aquisição dos equipamentos necessários para a modernização.

Falo principalmente de computadores e dispositivos que oferecem internet banda larga, além da contratação de pacotes para ter uma rede veloz.

Tenha em mente que sua equipe vai precisar desse tipo de conexão para atender bem os pacientes, evitando interferências durante a teleconsulta.

Caso deseje ampliar o portfólio de exames ou trocar aparelhos antigos, priorize uma parceira de telemedicina que forneça comodato de equipamentos médicos.

Esse serviço consiste no aluguel a custo zero de aparelhos novos, disponível quando o cliente adquire um pacote de laudos online.

3. Estude as opções de empresas de telemedicina

Obediência à legislação vigente, funcionalidades e reputação são alguns fatores que devem ser considerados em sua pesquisa de mercado.

A parceira ideal deve atender à demanda do seu negócio a um preço justo, sem deixar a qualidade de lado.

4. Faça a integração entre sistemas

Antes de contratar serviços de telemedicina, verifique se há suporte para fazer a integração entre os arquivos da clínica e o prontuário digital, por exemplo.

Essa alternativa poupa tempo e dinheiro, dispensando horas de trabalho para criar documentos dentro do sistema de telemedicina.

5. Ofereça treinamento à sua equipe

Por fim, mas não menos importante, dê o treinamento necessário aos funcionários.

Empresas que fornecem serviços completos, como a Telemedicina Morsch, dispõem de conteúdos com boas práticas para utilizar o software com sucesso.

Outra boa pedida é experimentar a plataforma que, se for intuitiva, não vai exigir grande conhecimento prévio.

Como implementar medicina online

A conexão entre pacientes e médicos em diferentes localidades resulta em uma série de vantagens

Como implantar telemedicina na saúde ocupacional?

A telemedicina também está disponível para clínicas de saúde ocupacional e empresas que realizam os exames do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

As etapas para implementar as soluções são as mesmas que descrevi acima, com a diferença de que é necessário atender à legislação trabalhista.

O sistema de telemedicina possibilita a emissão de laudos online para exames complementares como raio X de tórax padrão OIT e espirometria ocupacional.

Também permite que um médico do trabalho assine documentos a distância, conferindo agilidade a arquivos como o atestado de saúde ocupacional (ASO).

Regulamentação da telemedicina no Brasil

Atualmente, a principal legislação que regulamenta a telemedicina no país é a Resolução CFM 2.314/2022.

O texto traz as principais normas para a oferta de serviços médicos a distância, estabelecendo que:

  • Telemedicina compreende cinco frentes: os serviços autorizados são definidos como teleconsulta, teleconsultoria, teleinterconsulta, telediagnóstico, telecirurgia, telemonitoramento e teletriagem
  • Primeiro atendimento pode ser presencial ou a distância: essa decisão deve ser tomada pelo médico, prezando pelo benefício do cliente
  • Consentimento para a teleconsulta: o paciente ou seu representante legal deve oficializar que concorda com a assistência online, através de termo de consentimento emitido por meios eletrônicos ou de gravação de leitura do texto
  • Serviços ofertados em sistemas seguros: a plataforma de telemedicina deve estar cadastrada no CRM, além de ter um responsável técnico com registro ativo na mesma regional. O sistema ainda precisa garantir o sigilo médico, respeitando as exigências do CFM sobre guarda, manuseio, integridade, veracidade, confidencialidade, privacidade e irrefutabilidade
  • Regras para o telemonitoramento: sempre que doentes crônicos forem acompanhados a distância, deverão comparecer também a atendimentos presenciais a cada intervalo máximo de 180 dias.

Vantagens da telemedicina em clínicas e hospitais

A conexão entre pacientes, médicos e profissionais de saúde em diferentes localidades resulta em uma série de vantagens para as unidades de saúde.

Veja a seguir os principais benefícios de contar com a parceria da Telemedicina Morsch:

Acesse esta página e leve a telemedicina hoje mesmo para o seu negócio!

Conclusão

Agora você sabe como implantar telemedicina, aproveitando a economia e modernização dos processos na sua clínica ou hospital.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin