Como implantar telemedicina? Dicas para clínicas e hospitais
Quer saber como implantar telemedicina na sua unidade de saúde?
Então, chegou ao lugar certo.
Nas próximas linhas, vou explicar os principais fatores a se considerar, incluindo um passo a passo para agregar essa inovação ao seu negócio.
Assim, você poderá aproveitar todas as vantagens da telemedicina, desde novas fontes de receitas até a agilidade na comunicação entre as equipes de saúde.
Continue a leitura e avance na transformação digital da sua empresa.
Como implantar telemedicina em uma clínica ou hospital?
Muita gente considera um desafio implantar a telemedicina em sua rotina.
Principalmente aqueles profissionais mais antigos, que não têm muita familiaridade com a tecnologia.
Mas isso é mito.
A evolução dos softwares médicos vem permitindo a criação de sistemas cada vez mais intuitivos e fáceis de usar.
Claro que é preciso algum treinamento, mas nada muito complicado.
Essa simplicidade está entre as razões para a popularização da telemedicina, que já é empregada por metade dos médicos brasileiros.
Segundo pesquisa divulgada pela Associação Paulista de Medicina (APM) e Associação Médica Brasileira (AMB), os profissionais relataram utilizar:
- Consulta a distância (citada por 32,1% dos participantes)
- Teleorientação (referida por 25,5%)
- Telemonitoramento (9,7%)
- Teleinterconsulta (4%).
Além do mais, 6,2% afirmaram usar todos os serviços mencionados acima.
Conheça a seguir os 5 principais passos para implementar um sistema de telemedicina na sua clínica ou hospital.
1. Avalie a situação atual
Antes de mais nada, é preciso fazer um diagnóstico da situação do seu negócio, a fim de compreender os pontos fortes e o que precisa ser melhorado.
Isso inclui as tecnologias disponíveis, como softwares que auxiliam na gestão, marcação de consultas e escalas dos funcionários.
Verifique também o nível de conhecimento dos colaboradores sobre a telemedicina e qual o orçamento disponível para investir sem arriscar seu fluxo de caixa.
2. Adquira os equipamentos necessários
Uma vez que tenha feito o raio X do seu negócio, é hora de prosseguir para a aquisição dos equipamentos necessários para a modernização.
Falo principalmente de computadores e dispositivos que oferecem internet banda larga, além da contratação de pacotes para ter uma rede veloz.
Tenha em mente que sua equipe vai precisar desse tipo de conexão para atender bem os pacientes, evitando interferências durante a teleconsulta.
Caso deseje ampliar o portfólio de exames ou trocar aparelhos antigos, priorize uma parceira de telemedicina que forneça comodato de equipamentos médicos.
Esse serviço consiste no aluguel a custo zero de aparelhos novos, disponível quando o cliente adquire um pacote de laudos online.
3. Estude as opções de empresas de telemedicina
Obediência à legislação vigente, funcionalidades e reputação são alguns fatores que devem ser considerados em sua pesquisa de mercado.
A parceira ideal deve atender à demanda do seu negócio a um preço justo, sem deixar a qualidade de lado.
4. Faça a integração entre sistemas
Antes de contratar serviços de telemedicina, verifique se há suporte para fazer a integração entre os arquivos da clínica e o prontuário digital, por exemplo.
Essa alternativa poupa tempo e dinheiro, dispensando horas de trabalho para criar documentos dentro do sistema de telemedicina.
5. Ofereça treinamento à sua equipe
Por fim, mas não menos importante, dê o treinamento necessário aos funcionários.
Empresas que fornecem serviços completos, como a Telemedicina Morsch, dispõem de conteúdos com boas práticas para utilizar o software com sucesso.
Outra boa pedida é experimentar a plataforma que, se for intuitiva, não vai exigir grande conhecimento prévio.
Como implantar telemedicina na saúde ocupacional?
A telemedicina também está disponível para clínicas de saúde ocupacional e empresas que realizam os exames do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).
As etapas para implementar as soluções são as mesmas que descrevi acima, com a diferença de que é necessário atender à legislação trabalhista.
O sistema de telemedicina possibilita a emissão de laudos online para exames complementares como raio X de tórax padrão OIT e espirometria ocupacional.
Também permite que um médico do trabalho assine documentos a distância, conferindo agilidade a arquivos como o atestado de saúde ocupacional (ASO).
Regulamentação da telemedicina no Brasil
Atualmente, a principal legislação que regulamenta a telemedicina no país é a Resolução CFM 2.314/2022.
O texto traz as principais normas para a oferta de serviços médicos a distância, estabelecendo que:
- Telemedicina compreende cinco frentes: os serviços autorizados são definidos como teleconsulta, teleconsultoria, teleinterconsulta, telediagnóstico, telecirurgia, telemonitoramento e teletriagem
- Primeiro atendimento pode ser presencial ou a distância: essa decisão deve ser tomada pelo médico, prezando pelo benefício do cliente
- Consentimento para a teleconsulta: o paciente ou seu representante legal deve oficializar que concorda com a assistência online, através de termo de consentimento emitido por meios eletrônicos ou de gravação de leitura do texto
- Serviços ofertados em sistemas seguros: a plataforma de telemedicina deve estar cadastrada no CRM, além de ter um responsável técnico com registro ativo na mesma regional. O sistema ainda precisa garantir o sigilo médico, respeitando as exigências do CFM sobre guarda, manuseio, integridade, veracidade, confidencialidade, privacidade e irrefutabilidade
- Regras para o telemonitoramento: sempre que doentes crônicos forem acompanhados a distância, deverão comparecer também a atendimentos presenciais a cada intervalo máximo de 180 dias.
Vantagens da telemedicina em clínicas e hospitais
A conexão entre pacientes, médicos e profissionais de saúde em diferentes localidades resulta em uma série de vantagens para as unidades de saúde.
Veja a seguir os principais benefícios de contar com a parceria da Telemedicina Morsch:
- Economia de tempo e dinheiro para a manutenção de consultórios
- Teleconsulta e telemonitoramento via videoconferência
- Laudos a distância entregues em minutos no sistema, atendendo a exames cardiológicos, neurológicos, pneumológicos e radiológicos
- 300 especialistas disponíveis 24 horas por dia
- Segunda opinião médica em tempo real para urgências
- Prontuário eletrônico integrado aos atendimentos, permitindo a atualização online e acesso a funcionalidades como alertas, bulário e agenda digital
- Comodato de aparelhos médicos
- Treinamento incluso na plataforma de telemedicina.
Acesse esta página e leve a telemedicina hoje mesmo para o seu negócio!
Conclusão
Agora você sabe como implantar telemedicina, aproveitando a economia e modernização dos processos na sua clínica ou hospital.
Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.
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