Ecodopplercardiograma: o que é, indicações e como é feito o exame

O ecodopplercardiograma é um dos principais exames de ultrassonografia com doppler.
Destinado à avaliação do funcionamento de estruturas anatômicas na área do coração, o procedimento fornece apoio ao diagnóstico de anomalias e doenças cardiovasculares, que são as principais causas de mortes no mundo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada ano, 17,5 milhões de pessoas morrem por causas cardíacas.
Por essa razão, compreender o que é um ecodopplercardiograma e como funciona o exame, além de suas principais indicações, se torna cada vez mais relevante.
Se você procura informações a respeito, leia este artigo até o fim.

Ele reúne tudo o que você precisa saber sobre o ecodopplercardiograma e o seu papel na cardiologia.
Você também vai descobrir como a tecnologia permite reduzir gastos utilizando a telemedicina e laudo a distância.
O que é ecodopplercardiograma?
Ecodopplercardiograma é uma ecocardiografia realizada com Doppler.
Logo, é preciso primeiro entender o que é ecocardiografia, ou ecocardiograma – uma espécie de ultrassom do coração.
Resumidamente, o exame utiliza ondas sonoras de alta frequência (com mais de 20 mil Hz) para obter imagens estáticas e em movimento do músculo cardíaco.

A partir desses registros, é possível visualizar o tamanho do coração, características das paredes das cavidades cardíacas e o funcionamento do órgão.
O chamado efeito Doppler pode ser observado quando ondas acústicas são refletidas ou emitidas por um objeto em movimento.
No caso do ecodopplercardiograma, as hemácias (glóbulos vermelhos) cumprem esse papel.
Aliada ao Doppler, a ecocardiografia é capaz também de avaliar o fluxo sanguíneo através das cavidades e válvulas na região.
Sua direção e velocidade podem ser observadas, principalmente, por meio do Doppler colorido.
Ele ainda pode ser pulsado (quando analisa baixa velocidade da circulação do sangue em um ponto específico do miocárdio) ou contínuo (quando oferece a soma das velocidades dos fluxos em uma parte do coração, fluxos com pressões elevadas, como na aorta torácica).

O exame utiliza ondas sonoras de alta frequência para obter imagens estáticas e em movimento
Para que serve o ecodopplercardiograma?
O ecodopplercardiograma serve para avaliar anatomia e funcionamento cardíaco, identificando possíveis anormalidades e doenças nas cavidades, válvulas e vasos sanguíneos.
Por ser um exame sensível e detalhado, tem papel fundamental no diagnóstico de cardiopatias, anomalias congênitas e outras patologias.
Anomalias congênitas são aquelas desenvolvidas pelo bebê durante a gestação, ou seja, já estão presentes no nascimento.
Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE) e atresia pulmonar são exemplos de doenças congênitas na região cardíaca.

Na SHCE, a maioria das estruturas do lado esquerdo do coração é pouco desenvolvida, prejudicando o fluxo sanguíneo exigido para uma série de atividades do corpo humano.
Já a atresia pulmonar impede a comunicação entre a parte direita do coração e os pulmões, dificultando a oxigenação do sangue.
Tipos de ecodopplercardiograma
Quando você ouve falar em ecodopplercardiograma, é possível que a referência seja sobre a modalidade transtorácica, que é a mais comum.
Mas existem outros tipos. Conheça os principais.
Ecodopplercardiograma transtorácico
Serve para examinar o funcionamento cardíaco de maneira geral, cavidades e válvulas cardíacas, usando um transdutor e gel na parte da frente do tórax.
Ecodopplercardiograma fetal
O ecocardiograma fetal é o exame de referência para a avaliação cardíaca do bebê durante a vida intrauterina, sendo cada vez mais recomendado como parte integrante de um pré-natal eficiente.
Quando feito com Doppler, é capaz de identificar anomalias nos batimentos cardíacos do feto, chamadas de arritmias.
O ecodopplercardiograma fetal é de extrema relevância para a identificação de cardiopatias congênitas, permitindo que ações sejam tomadas assim que a criança nasce para diminuir sequelas e impactos da doença.
Em casos raros, como na presença de arritmias, é possível iniciar o tratamento ainda durante a gestação.
Ecodopplercardiograma transesofágico
Essa modalidade é indicada quando há necessidade de examinar estruturas anatômicas ou próteses valvares com maior nitidez.
Durante o procedimento, o paciente é sedado e um transdutor (aparelho de ultrassom) é introduzido até o esôfago, possibilitando a emissão de ondas sonoras com frequências maiores.
O ecodopplercardiograma transesofágico é especialmente útil para pessoas que possuem próteses nas válvulas cardíacas ou que irão passar por cirurgia na região.
Ecodopplercardiograma com estresse
Esse ecodopplercardiograma avalia a reação cardíaca sob estresse, provocado por atividades físicas (esforço físico) ou por substâncias que aumentam a necessidade de oxigênio no coração, como o dipiridamol ou a dobutamina (estresse farmacológico).
Costuma ser recomendado para avaliar pacientes com valvulopatias (doenças nas válvulas cardíacas) ou doença coronariana.
Ecodopplercardiograma intracardíaco
Quando é necessário obter muitos detalhes para orientar procedimentos invasivos no miocárdio, como a ablação da fibrilação atrial e das arritmias ventriculares, pode-se realizar um ecocardiograma intracardíaco.
Para tanto, um cateter com um transdutor na ponta é inserido em uma artéria e empurrado até a região cardíaca, viabilizando a coleta de imagens com ou sem Doppler.
Segundo estudos, o exame permite o ajuste acurado e em tempo real do posicionamento dos cateteres, redução do tempo de exposição à fluoroscopia e monitorização de complicações agudas durante o procedimento eletrofisiológico.
Ecodopplercardiograma de contraste
Trata-se de um exame contrastado, que emprega compostos como o contraste de microbolhas para realçar certas estruturas nas imagens do ultrassom.
De acordo com este artigo técnico, entre as aplicações desse método, vale citar o delineamento da borda endocárdica e a opacificação da cavidade ventricular.
Também pode ser indicada ecocardiografia de estresse com contraste para análise de isquemia e viabilidade miocárdicas, perfusão miocárdica e abordagem do fluxo de reserva coronariano.

Diferença entre o ecodopplercardiograma e ecocardiograma
Apesar da semelhança nos nomes, há uma diferença fundamental entre esses dois exames – que comentei no primeiro tópico deste artigo.
Quando realizado com Doppler, a ecocardiografia vai além de registros da estrutura e funcionamento cardíaco, mostrando detalhes sobre o fluxo sanguíneo no órgão.
Por isso, o ecodopplercardiograma agrega a vantagem de embasar diagnósticos de problemas nas veias e artérias da área cardíaca.
Se o exame apontar uma velocidade mais alta que a média, por exemplo, pode ser sinal de estreitamento em algum trecho dos vasos sanguíneos.
Indicações do ecodopplercardiograma
As principais indicações do exame ocorrem na suspeita de doenças, como sopro no coração, cardiopatias congênitas, insuficiência cardíaca e avaliação de sequelas após um infarto.
O sopro no coração faz referência ao ruído que pode ser auscultado quando o sangue flui por passagens reduzidas nas válvulas cardíacas.
Já a insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não é capaz de bombear o sangue necessário para a nutrição e oxigenação das células do corpo.
O ecodopplercardiograma também pode ser solicitado para acompanhar a recuperação do músculo cardíaco depois de cirurgias, ou na investigação de sintomas de problemas no coração.
Pressão alta, síncopes, dor no peito, falta de ar ou palpitações são alguns dos sinais que podem motivar a realização do exame.
Outra recomendação se destina a atletas que participam de competições nas quais o coração precisa trabalhar mais, como modalidades de corrida e de natação.
Vantagens do ecodopplercardiograma
O ecocardiograma com Doppler reúne uma série de vantagens, começando pela visualização dinâmica do coração, veias e artérias coronárias.
Daí o fato de ele servir para guiar procedimentos terapêuticos delicados, como expliquei mais acima.
Outro benefício impacta na segurança do paciente e dos profissionais que conduzem o exame, pois ele não utiliza radiação ionizante – que está presente no raio-X e outros procedimentos, e aumenta as chances de desenvolver câncer.
Devido à simplicidade, o ecodopplercardiograma pode ser feito em ambiente ambulatorial, dispensando internações.
Ele também tem custo acessível quando comparado a outros exames cardiológicos.
Preparo para o exame de ecodopplercardiograma
Os tipos mais comuns do exame – transtorácico e fetal – não exigem preparo.
Mas as suas versões mais complexas, como o transesofágico ou ecodopplercardiograma com estresse farmacológico, exigem jejum de 4 ou 6 horas.
O mais importante é seguir a orientação médica.
O ecodopplercardiograma com estresse ainda requer uma pausa na atividade física, no uso de cigarro e ingestão de substâncias estimulantes como o café nas 12 horas que antecedem o exame.
A critério médico, fármacos como broncodilatadores devem ser suspensos no dia do procedimento.

Como é feito o exame de ecodopplercardiograma?
O exame é simples, indolor e costuma durar menos de meia hora.
Confira o passo a passo para a realização do procedimento pelo cardiologista:
- O paciente deita sob o lado esquerdo do corpo, ou de barriga para cima (em decúbito dorsal), com o tórax nu. Mulheres podem realizar o exame com uma camisola cirúrgica
- Durante o procedimento, pode ser preciso que o paciente troque de posição
- Em seguida, o médico responsável aplica um gel sobre o transdutor – pequeno equipamento usado para a emissão de ondas sonoras de alta frequência
- Ele desliza o transdutor sobre o tórax do paciente, pressionando-o eventualmente, para visualizar melhor as estruturas anatômicas
- A partir das imagens, mostradas em um monitor em tempo real, o profissional verifica se há alguma anomalia aparente, podendo estender o exame por alguns minutos para colher mais registros.
Na modalidade transesofágica, o paciente é levemente sedado para a introdução de uma sonda pela boca.
A sonda é posicionada no esôfago e, devido à proximidade com o coração, o exame tem maior sensibilidade que outras técnicas.
Resultados do ecodopplercardiograma
Uma ecocardiografia com Doppler pode ter resultado normal, mostrando estruturas anatômicas saudáveis na região cardíaca.
Esse diagnóstico pode ser observado mesmo quando há relato de sintomas ou até de arritmias.
Isso porque a frequência cardíaca costuma sofrer alterações durante alguns períodos do dia, como na prática de exercícios físicos ou após a ingestão de substâncias estimulantes, a exemplo da cafeína.
Por outro lado, alterações evidenciadas pelo ecodopplercardiograma podem indicar e confirmar suspeitas de doenças graves.
Tumores, trombos, insuficiência cardíaca, isquemia e endocardite são algumas das patologias mostradas com a realização do exame.
Trombos são coágulos que obstruem a circulação do sangue, podendo desencadear doenças e levar à morte.
A isquemia cardíaca ocorre quando há redução no fluxo sanguíneo, prejudicando a nutrição e oxigenação do coração.
Já a endocardite é uma infecção no endocárdio, a membrana que reveste a parte interna do coração e das válvulas cardíacas.

O ecodopplercardiograma serve para avaliar anatomia e funcionamento cardíaco
Riscos do ecodopplercardiograma
De maneira geral, o procedimento não apresenta riscos, nem contraindicações. O ecodopplercardiograma pode ser realizado em gestantes e crianças, por exemplo.
A única exceção está em suas versões invasivas, ou seja, ecodopplercardiograma transesofágico e intracardíaco.
Como envolvem sedação, o paciente precisa de acompanhante, que o levará para casa após o exame.
Nesse caso, não é recomendado dirigir logo após o procedimento, nem ingerir álcool nas 24 horas posteriores.
Limitações do ecodopplercardiograma
Como todo exame, o ecocardiograma com Doppler possui limitações.
Uma delas está na dificuldade de visualizar estruturas profundas ou que estejam distantes do transdutor, a exemplo de válvulas cardíacas.
O ecodopplercardiograma transtorácico também pode gerar imagens sem a devida clareza quando o paciente apresenta janela acústica limitada, o que ocorre com frequência entre pessoas obesas.
Nesses casos, a adição de contraste pode ser suficiente para melhorar as imagens, contudo, há situações em que será preciso aprofundar a investigação com o suporte de outros métodos de diagnóstico por imagem.

Qual o valor do exame ecodopplercardiograma?
O preço pode variar conforme o tipo de exame e região do país onde o ecodopplercardiograma é realizado.
Mas é possível apontar um valor aproximado, já que o seu custo deve ficar entre R$ 150 e R$ 400.
Outros exames cardiológicos
O ecodopplercardiograma é um exame bastante específico, normalmente solicitado para investigar cardiopatias ou aprofundar o estudo de anomalias encontradas em exames de rotina.
Entre eles, estão o eletrocardiograma (ECG), exame MAPA e teste ergométrico.
Veja detalhes sobre esses e outros procedimentos cardiológicos abaixo.
Eletrocardiograma de repouso
Simples, rápido e indolor, o ECG serve para monitorar a atividade elétrica do coração, apontando padrões e anormalidades que podem sinalizar doenças.
Realizado através de eletrodos conectados a um monitor, esse exame faz parte da maioria dos check ups cardiológicos.
Holter de ECG digital 24 horas
Holter é um aparelho capaz de estender o tempo de monitorização do eletrocardiograma por pelo menos 24 horas.
Daí o nome de sua versão mais popular ser holter 24 horas.
O exame permite uma avaliação detalhada dos impulsos elétricos que mantêm o coração batendo, pois colhe dados em vários momentos do dia.
Assim, é possível estabelecer e comparar padrões de ritmo cardíaco normal ou alterado.
Determinado de acordo com a frequência dos batimentos, o ritmo cardíaco tem seu próprio padrão, influenciado por fatores como a idade e condicionamento físico.
Mapa de pressão arterial 24 horas
A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é realizada através de um pequeno dispositivo fixado no braço do paciente, e de um gravador preso na cintura.
Ao longo de 24 horas, os equipamentos medem a pressão em pequenos intervalos, mostrando as variações que ocorrem durante as atividades do dia a dia.
Tomografia cardiovascular
Através de raios X e de um tubo que gira ao redor do paciente, o aparelho de tomografia registra imagens transversais da região cardíaca, incluindo coração e vasos sanguíneos.
Segundo a diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a tomografia do coração tem sua principal aplicação no diagnóstico da doença coronária.
Essa patologia provoca obstrução nos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco.
Ressonância cardiovascular
Esse é um dos métodos mais seguros para o diagnóstico de condições que afetam o sistema cardiovascular.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda a ressonância do coração na investigação de diversas doenças.
Diagnóstico de infarto, fibrose, cardiomiopatias, detecção de trombos nos ventrículos e câncer são algumas aplicações do exame.

Teste ergométrico em esteira
Também conhecido como eletrocardiograma de esforço, o teste ergométrico mede a eficiência do coração durante estresse físico.
Assim, é possível comparar o comportamento do músculo cardíaco em esforço e em repouso, visualizando padrões e anormalidades.
Telemedicina Morsch na emissão de laudo a distância de exames cardiológicos
Como vimos, procedimentos que avaliam a região cardíaca têm extrema importância para o diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares.
Conforme o Conselho Federal de Medicina (CFM), os exames cardiológicos de rotina podem ser realizados por técnicos de enfermagem, mas devem ser laudados por médicos especialistas.
Foi para garantir que os procedimentos sejam realizados em cidades com carência de médicos que surgiu o telediagnóstico.
A partir desse serviço de telemedicina, clínicas, hospitais e consultórios podem oferecer exames e contar com laudos online, mesmo se afastados dos grandes centros urbanos.
Após a realização do ECG normal ou de esforço, holter, MAPA, tomografia ou ressonância magnética, o técnico envia os dados colhidos para a plataforma de telemedicina.
Em seguida, um cardiologista qualificado acessa e analisa os registros do exame e informações clínicas do paciente.
Ele descreve sua avaliação e conclusões no telelaudo, que é assinado digitalmente.
Desse modo, o laudo fica disponível em minutos na plataforma de telemedicina.
Com a Telemedicina Morsch, exames de urgência são laudados em tempo real, favorecendo um diagnóstico ágil para adoção do melhor tratamento.
As unidades de saúde atendidas ainda podem contar com a expertise dos especialistas, que respondem dúvidas via teleinterconsulta.
Se a sua clínica não tiver equipamentos digitais para a realização dos exames, outra vantagem está no aluguel em comodato.
Ao contratar uma quantidade de laudos, sua equipe ganha o direito de usar aparelhos digitais sem custo adicional.
Conclusão
Neste artigo, você teve acesso a informações importantes sobre o ecodopplercardiograma e outros exames para avaliação da área cardíaca.
Em razão da grande contribuição que oferecem à saúde, é fundamental que possam ser oferecidos em todo o país.
Para isso, fica evidente a necessidade de cardiologistas capacitados para laudar os exames de rotina, ampliando o acesso a serviços de qualidade.
Com a Telemedicina Morsch, sua clínica ou hospital conta com todo o suporte que precisa para ampliar o portfólio de procedimentos realizados.
Clique aqui e peça um orçamento sem compromisso!
Compartilhe este texto nas suas redes e aproveite para acompanhar outros artigos de cardiologia que publico aqui no blog.
