Coworking médico: o que é, como funciona e quais as vantagens?
Já pensou em trabalhar em um coworking médico?
Essa alternativa pode ajudar na redução de custos com as instalações, equipe e limpeza do seu local de atendimento.
Isso a torna interessante para profissionais de diferentes especialidades médicas.
Então, se está avaliando opções de localidade e infraestrutura para o seu consultório médico, continue a leitura deste artigo.
Vou apresentar o conceito, funcionamento e benefícios de compartilhar seu espaço de trabalho, além de ideias para economizar em atividades como a emissão de laudos – com o apoio da telemedicina.
O que é coworking médico?
Coworking médico é um espaço de trabalho compartilhado por profissionais de medicina, um conceito que faz parte da economia compartilhada e engloba diferentes locais destinados a atividades laborais.
Nesses ambientes, geralmente utilizados por autônomos ou profissionais liberais, todos encontram uma infraestrutura comum para atender às suas necessidades.
Quem precisa receber clientes, por exemplo, dispõe de uma sala de espera, banheiros e outras comodidades.
Geralmente, também há locais reservados, como salas de reuniões, que são alugados por períodos mais curtos ou longos.
Tudo depende do modelo de negócios e dos planos disponibilizados pela empresa administradora do coworking, que se responsabiliza pela gestão das instalações, funcionários e serviços presentes no local.
Como funciona o coworking médico?
Conforme adiantei acima, o coworking médico funciona a partir do aluguel dos espaços.
Tipos de salas, períodos e valores dependem de fatores como a localidade, tempo de uso e modalidades ou pacotes ofertados pela administradora dos ambientes.
De qualquer forma, o médico pode utilizar a sala escolhida pelo período combinado, contando com a privacidade necessária para preservar o sigilo médico.
Tanto o profissional quanto os clientes e acompanhantes também podem aproveitar as áreas comuns, tais como recepção, banheiros e copa.
Aliás, a ideia do coworking é fornecer toda a estrutura, deixando apenas a assistência médica para os profissionais.
É comum que a administradora disponibilize trabalhadores responsáveis pela limpeza, segurança e recepcionistas para fazer o agendamento de consultas, exames e procedimentos.
Obviamente, os serviços são prestados a todos os médicos que alugam os espaços, o que pede colaboração para evitar conflitos e equívocos durante o horário de atendimento.
Porém, se todos respeitarem regras comuns, o coworking médico se torna uma opção vantajosa, como comento a seguir.
Quais as vantagens do coworking médico?
Agora que você entende o funcionamento desses espaços compartilhados, confira seus principais benefícios:
Economia
Ao consultar os requisitos necessários para abrir um consultório, o médico se depara com uma série de custos fixos e variáveis a se considerar.
Investimentos na aquisição e reforma de um imóvel, bem como sua manutenção, contratação de empregados e contas de serviços estão entre os gastos frequentes.
Nesse cenário, quem escolhe um coworking fica dispensado de arcar com água, luz, internet, salários e outros compromissos, reduzindo bastante os custos fixos.
Praticidade na gestão
Atender em um espaço compartilhado também confere mais tempo ao médico, uma vez que não é necessário gerenciar a recepção, limpeza, manutenção e outros departamentos.
Basta se organizar para estar no coworking durante o horário reservado e manter documentos importantes acessíveis, a exemplo do prontuário médico, que pode ser atualizado pelos recepcionistas.
Flexibilidade para o profissional
Em um contrato de aluguel padrão, o médico fica vinculado ao imóvel por meses ou anos.
Já no modelo de coworking, esse compromisso fica reduzido aos períodos de uso, incluindo opções de apenas alguns dias ou horas.
Assim, o profissional fica livre para atender em outros lugares ou se ausentar, não importando o motivo, sem precisar pagar pelos dias em que não estiver trabalhando.
Comodidade para o paciente
Empresas que administram espaços de trabalho compartilhados costumam dispor de locais com facilidade de acesso, próximos a estações de metrô, trem e grandes vias de circulação.
Também oferecem móveis confortáveis, banheiros adaptados, revistas, café e outros atrativos para criar ambientes confortáveis, enriquecendo a experiência do paciente.
Divulgação e networking
Uma vantagem não tão óbvia é o ganho em divulgação do seu trabalho, na maioria das vezes, via marketing digital.
Afinal, suas atividades passam a aparecer no site, redes sociais e outros locais relacionados ao coworking médico escolhido.
Você ainda poderá trocar experiências e até reforçar a captação de pacientes por meio da indicação dos colegas que utilizam as demais salas do ambiente compartilhado.
Mais alternativas para reduzir os custos do consultório médico
Está cogitando um coworking médico para enxugar os gastos? Acompanhe na lista abaixo mais algumas ideias:
- Faça um controle adequado das finanças, evitando atrasos no pagamento de taxas e contas
- Organize a agenda médica, contando com versões digitais e que possam ser atualizadas a partir de qualquer lugar
- Invista na gestão de estoque, rastreando os insumos utilizados
- Ofereça atendimento híbrido e teleconsultas para atrair pacientes geograficamente distantes e simplificar o monitoramento de doentes crônicos
- Aposte na automação de processos para ganhar eficiência, junto a outros recursos de tecnologia na medicina.
Contando com uma empresa de telemedicina experiente, como a Morsch, você diminui os gastos sem sacrificar a qualidade dos serviços.
Basta ter internet banda larga e um dispositivo conectado para acessar nossa plataforma de telemedicina completa, utilizando salas virtuais exclusivas para a consulta por videoconferência.
O teleatendimento viabiliza a prescrição eletrônica em poucos cliques, bem como a emissão de documentos como o atestado online. E a atualização automática do prontuário eletrônico a partir de cada nova interação.
Caso ofereça exames complementares, você ainda pode utilizar o telediagnóstico para acelerar sua interpretação, realizada por médicos especialistas.
É só fazer os exames normalmente e transmitir os registros via software de telemedicina em nuvem para que sejam avaliados remotamente.
Em seguida, o especialista elabora o laudo online e insere sua assinatura digital para garantir a autenticidade, liberando o resultado em minutos!
Conheça soluções inovadoras de telemedicina aqui!
Conclusão
Atender em um coworking médico pode ser uma boa pedida para profissionais em início de carreira, que ainda não tenham clientela estabelecida ou precisem economizar.
Se gostou dessa alternativa e das dicas que comentei ao longo do texto, compartilhe!
Fique por dentro das novidades para médicos navegando pelo nosso blog.