Marketing médico: o que é, importância, regras e dicas sobre como fazer
Investir em marketing médico é uma excelente estratégia para ganhar notoriedade e atrair mais pacientes para o seu consultório, clínica ou hospital.
Isso porque, como em qualquer mercado, o marketing bem feito ajuda empresas a se conectarem com seu público-alvo, encontrando aí diferenciais frente à concorrência.
Quando o assunto são estabelecimentos de saúde, é preciso redobrar a atenção antes de executar alguma ação.
As preocupações se direcionam especialmente para questões de ordem ética, determinadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Então, se você busca dicas de marketing médico, está no lugar certo. Neste artigo, explico como definir uma estratégia eficaz, capaz de gerar resultados sem implicações legais.
O que é marketing médico?
Marketing médico é um conjunto de práticas para a divulgação de qualquer atividade profissional relacionada ao médico.
Apesar de o termo fazer referência à medicina, o conceito tem sido empregado para a promoção de outros profissionais e estabelecimentos de saúde.
Anúncios em revistas e no Google são exemplos clássicos de publicidade no marketing médico, mas existem muitas outras estratégias possíveis.
É o caso de sites, publicações nas redes sociais e até entrevistas concedidas a veículos de imprensa.
Portanto, vale pensar no marketing médico como qualquer forma de exposição do profissional ou unidade de saúde.
Regulação e normas do marketing médico
A principal legislação que norteia as ações de divulgação na área da saúde é o Manual de Publicidade Médica, publicado pelo CFM.
O documento tem como base o Capítulo XIII do Código de Ética Médica, que trata do mesmo tema, vedando a divulgação de informações médicas de modo sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico.
Em outras palavras, a publicidade médica deve obedecer a princípios éticos e de orientação educativa.
Confira as principais restrições para as ações de marketing médico:
- Anunciar especialidades ou tratamentos para os quais não está habilitado
- Participar da divulgação de produtos ligados à medicina
- Permitir que seu nome apareça em propaganda enganosa
- Utilizar a imagem de pacientes para divulgar técnicas ou resultados – por exemplo, fotos “antes e depois”
- Usar entrevistas, comunicações ou artigos técnicos para autopromoção.
Entenda na sequência por que é importante investir em marketing para médicos.
Por que é importante investir em marketing médico na sua clínica?
Atualmente, o marketing digital para médicos é uma das formas de divulgação mais eficazes para clínicas e consultórios.
É por meio dessa estratégia que estabelecimentos de saúde conseguem ser encontrados por clientes em potencial, além de manter um relacionamento com os atuais e fidelizar pacientes.
Afinal, clínicas e consultórios médicos também são negócios e, como tal, precisam de clientes para ter sucesso e um crescimento sustentável.
Sem uma boa estratégia de marketing para clínicas médicas, pode ser muito difícil alcançar seu público-alvo, especialmente com o aumento na quantidade de médicos e serviços de saúde disponíveis.
Basta se colocar no lugar do paciente: qual ferramenta você usa quando precisa fazer um exame ou encontrar um especialista?
Provavelmente, mecanismos de busca, como o Google.
Seguindo esse raciocínio, é no mínimo arriscado contar apenas com a indicação boca a boca e as revistas fornecidas por convênios.
Nos próximos tópicos, mostro como começar a fazer marketing médico e ter bons resultados, sem desrespeitar os princípios éticos.
Diferença entre marketing para médicos e marketing para consultórios médicos
Embora ambos tenham que obedecer às normas de ética na medicina, existe uma diferença fundamental entre marketing para médicos e para consultórios ou clínicas.
Afinal, estamos falando de perfis distintos.
Enquanto o marketing médico foca na divulgação de uma pessoa, o marketing para consultórios médicos evidencia as atividades de uma empresa.
Ou seja, a estratégia para um único profissional terá base no marketing pessoal, gerando conteúdo humanizado, baseado no dia a dia do médico.
É comum que ele apareça no consultório ou clínica onde presta atendimento, contudo, as publicações mostrarão sua rotina de assistência, formação, eventos e até temas mais pessoais, como viagens, aniversários e familiares.
O marketing para consultórios, por outro lado, exige a criação de conteúdo empresarial, que dê destaque às especialidades e serviços prestados no estabelecimento de saúde.
Localização, estrutura, procedimentos realizados e equipe médica estão entre os assuntos das publicações pensadas para um consultório ou clínica médica.
Primeiros passos para o marketing médico
Antes de montar uma estratégia e começar a trabalhar o marketing médico, vale estudar o mercado para ter uma ideia dos primeiros passos na divulgação do seu negócio.
Em geral, clínicas e consultórios devem organizar sua imagem institucional e saber com quem estão falando.
O mesmo raciocínio se aplica ao marketing pessoal para médicos, que deverá partir da criação de uma imagem profissional e reconhecimento dos clientes em potencial.
A partir dessas informações, fica mais simples definir metas e alcançar resultados com as ações de marketing.
Para tanto, considere dois esforços principais: a seleção do público-alvo e a criação de uma identidade visual.
Seleção do público-alvo
Como o nome sugere, público-alvo é a parcela de pessoas que interessam para uma empresa ou profissional, ou seja, aquelas com potencial para se tornarem clientes.
Saber quem são essas pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer ação, campanha ou estratégia, pois é a base para definir linguagem, conteúdo, canais de distribuição e outros pontos chave para a comunicação do seu negócio.
A dica na hora de selecionar o público-alvo é levantar dados de uma pesquisa de mercado ou a partir de informações prévias.
Analisando os prontuários médicos, por exemplo, você pode extrair dados valiosos, como faixa etária, sexo, profissão e região onde os pacientes moram.
Esse trabalho é facilitado quando são utilizadas ferramentas tecnológicas como o prontuário eletrônico do paciente (PEP).
Criação da identidade visual e logomarca
A identidade visual pode ser definida como um conjunto de elementos gráficos que representam uma organização.
É por meio deles que seu consultório será reconhecido pelos consumidores.
Esses elementos envolvem cores, tipografia, ícones e símbolos que serão aplicados a todos os materiais que possam divulgar a empresa e seu trabalho.
A maneira como os elementos interagem deve expressar a ideia principal sobre o negócio.
Um exemplo está na escolha das cores utilizadas, que estão associadas a sensações e estímulos.
Companhias na área da saúde costumam preferir as cores verde e azul, e não é à toa.
Como explica um artigo sobre Psicodinâmica das cores em comunicação, de Ana Karina Miranda de Freitas, o verde está relacionado ao bem-estar e à saúde, enquanto o azul remete à verdade e à serenidade.
Um dos itens mais importantes para criar uma identidade visual é o desenvolvimento da logomarca, uma representação gráfica do nome da empresa (ou do médico).
Aplicada a produtos promocionais, cartões de visita, documentos, placas e uniformes, a logomarca reforça o reconhecimento e a identificação dos pacientes novos e antigos.
Estratégias de marketing médico
Definido o público-alvo e a identidade visual, seu negócio está pronto para pensar em uma estratégia eficaz de marketing médico.
Antes de escolher conteúdos e canais de divulgação, lembre-se de estabelecer objetivos e metas claras, de acordo com a necessidade atual.
Você precisa investir em captação de pacientes? Fidelizar pacientes antigos? Expandir sua área de atuação?
Sem um propósito, não será possível avaliar o retorno das ações de marketing.
A próxima etapa é construir sua presença digital.
Vamos começar?
Marketing médico digital
Uma pesquisa realizada pela HubSpot, uma das maiores empresas de marketing digital do mundo, mostrou que apenas 29% das pessoas querem saber mais sobre um produto por meio de um vendedor.
Por outro lado, 62% delas fazem pesquisas do tipo usando sites de busca.
Já um artigo do jornal Estadão mostrou que 79% dos brasileiros fazem buscas na internet sobre saúde antes de ir ao médico.
Assim, aqueles que têm sucesso nesse setor investem cada vez mais em marketing digital, buscando marcar presença e conquistar a confiança do público.
Dependendo da necessidade e do orçamento disponível, você pode contratar profissionais ou empresas para trabalhar suas ações de divulgação.
Abaixo, confira dicas para fazer um marketing médico certeiro no ambiente online.
Criação de site otimizado para o Google
O site é a sua sala de espera na internet, onde os pacientes encontram dados sobre localização, serviços oferecidos, história da companhia e contatos, entre outros.
Só que existe uma infinidade de endereços virtuais hoje em dia e, por isso, é necessário alcançar destaque para atrair visitantes e clientes em potencial.
Para isso, aparecer gratuitamente na primeira página de mecanismos de busca é uma das formas mais eficazes de alcançar mais pessoas, concorda?
Então, considere utilizar um conjunto de técnicas que otimizam sites para um melhor ranqueamento no Google.
É o chamado SEO (Search Engine Optimization).
São boas práticas de programação, design e conteúdo, como ter um site responsivo – que se adapta automaticamente a diferentes tamanhos de tela.
Criação de blog para publicação de artigos e conteúdos
O blog é um espaço usado para compartilhar artigos, notícias e outros conteúdos de qualidade e interesse do público.
Mas não é só isso.
Manter um blog atualizado e com conteúdos relevantes ajuda os robôs do Google a encontrar e mostrar seu site entre os resultados da busca orgânica – aquela que gera tráfego de forma espontânea, a partir de pesquisas dos usuários.
Esse costuma ser um dos primeiros passos na jornada de compra do cliente.
Ou seja, você terá contato com pacientes em potencial.
Publicação em redes sociais
Há alguns tópicos, discorri sobre a seleção do público-alvo.
Essa definição dará suporte para escolher os melhores canais de comunicação, como as redes sociais nas quais o seu público está presente.
Facebook, Instagram e LinkedIn e TikTok são algumas opções, cada uma com seu perfil de uso e preferências.
O LinkedIn, por exemplo, é reconhecido pelo caráter profissional, enquanto o Instagram foca nas imagens e vídeos curtos.
Após escolher as redes, use o conhecimento sobre seus pacientes para desenvolver conteúdos interessantes e que agreguem valor à sua clínica ou consultório.
Campanhas patrocinadas no Google e redes sociais
Além do conteúdo orgânico, tanto Google como redes sociais permitem a veiculação de anúncios ou posts patrocinados.
A partir de um investimento relativamente baixo no Google Ads, Facebook Ads e outras ferramentas, é possível atingir e/ou interagir com milhares de pessoas.
Portanto, considere mesclar posts, textos e anúncios para impulsionar suas campanhas e atingir as metas mais rapidamente.
Criar um perfil no Google Meu Negócio
Na própria busca orgânica, o Google mostra lugares de acordo com a palavra procurada, localizações e preferências dos usuários.
O buscador dá destaque para os locais que apresentem mais informações e avaliações.
Daí a importância de criar uma conta no Google Meu Negócio e preencher todos os campos disponíveis.
Você pode ainda incentivar os pacientes a deixarem sua opinião sobre os serviços da sua clínica ou consultório.
Comarketing com parceiros
Suas ações de marketing médico podem ser vistas por mais pessoas e ganhar credibilidade se contarem com o reforço de parceiros que tenham públicos de interesse para seu negócio.
Desde que fundamentada, a indicação de profissionais ou empresas, sejam elas de saúde ou não, ajuda a criar uma reputação sólida.
Vocês podem disparar e-mails marketing, trocar conteúdos e até realizar eventos online em conjunto, como webinários (espécie de seminário em vídeo).
E-mail marketing
Essa forma de comunicação serve para manter contato com os pacientes e informar sobre novos produtos ou serviços.
Também é útil na captação de leads – possíveis clientes, que mostraram interesse no seu serviço.
Um exemplo é o envio de newsletters (uma coletânea de informações e notícias sobre determinado setor) para pessoas que deixem seus dados cadastrais.
Com essas informações, sua empresa permanece em contato com o consumidor e, quando ele precisar de uma consulta, exame ou tratamento, é provável que se lembre da sua marca.
Marketing médico offline
O mundo está cada vez mais digital, é verdade.
No entanto, nem todas as pessoas passam a maior parte do dia conectadas, o que exige uma estratégia mais abrangente para que elas também conheçam a sua marca.
É por isso que anúncios televisivos, em jornais, revistas, outdoors e panfletos fazem parte de um planejamento completo de marketing médico.
Tudo vai depender do estudo que fizer sobre as particularidades dos seus potenciais clientes, definindo onde eles estão e por quais canais podem ser acessados.
Avalie as opções para definir quais atingem, de fato, seu público-alvo.
Como fazer um plano de marketing para clínica médica?
O plano de marketing deve ser pensado a partir das necessidades do seu negócio e conhecimento do público-alvo.
Portanto, vale a pena investir num planejamento customizado para alavancar os resultados.
No entanto, há dicas básicas aplicáveis à maioria dos cenários, que você confere a seguir.
1. Crie diferentes personas
A partir dos conhecimentos sobre seu público-alvo, será possível definir diferentes perfis para os clientes em potencial, construindo as chamadas personas.
Lembre-se de que seu plano de marketing precisa atender a uma audiência distinta e, portanto, oferecer mais de uma jornada do paciente.
Um cardiologista, por exemplo, poderá alcançar tanto um idoso com suspeita de aterosclerose quanto um jovem saudável que deseja começar um novo esporte.
Para isso, é necessário considerar as diferentes formas e canais de comunicação utilizados por cada perfil de cliente.
2. Aposte na segmentação do conteúdo
Com informações sobre as personas em mãos, é hora de definir conteúdos voltados a cada uma delas.
Seguindo com o exemplo dos pacientes acima, o idoso seria atraído por temas sobre doenças cardiovasculares e seus sintomas, enquanto o jovem poderia se interessar mais por conteúdos sobre qualidade de vida e atividade física.
Ambos seriam impactados por assuntos como dieta balanceada e check up cardiológico, por exemplo.
Nesse caso, os assuntos amplos serviriam para a criação de conteúdos de topo de funil, que se aplicam às primeiras etapas da jornada do paciente – quando ele busca por informações sobre um tema.
Também é importante oferecer materiais de meio de funil, quando os leads captados avançam para o reconhecimento do problema.
Por exemplo, entendendo que precisam passar em consulta médica ou realizar uma bateria de exames.
Elabore, também, materiais para o fundo do funil, tornando a experiência do paciente agradável através de comunicação e ações de relacionamento.
3. Defina canais online e offline
Mencionei acima a importância de estar presente nos canais que seu público-alvo costuma utilizar, tanto na internet quanto fora dela.
Uma estratégia de marketing completa reconhece toda a jornada diária do cliente, identificando oportunidades de conexão em diferentes momentos do dia.
Daí a necessidade de mapear os meios de comunicação acessados pelas personas, desde mecanismos de busca até outdoors e programas de televisão.
4. Mescle mídia orgânica e paga
Outra dica de ouro é dispor das diferentes mídias para potencializar o resultado da sua mensagem.
Conforme expliquei anteriormente, vale usar a mídia paga para aumentar o alcance, divulgando anúncios que facilitam que você seja encontrado por novos pacientes em potencial.
A mídia orgânica vai complementar esse esforço, oferecendo conteúdo de qualidade para quem acessar seu blog corporativo ou redes sociais, por exemplo.
Lembre-se de personalizar as mensagens conforme o lead avança rumo à conversão ou contratação do serviço, tornando-se paciente.
5. Conte com o auxílio da tecnologia
Ferramentas tecnológicas podem ser grandes aliadas em sua estratégia de divulgação.
Elas permitem, por exemplo, a automação de marketing, que dá um retorno inicial a todos que entrarem em contato via canais digitais e direciona aos funcionários aqueles que demonstrarem interesse nos serviços.
Vale ainda otimizar o atendimento via plataformas que permitem a marcação de consultas online e exames, preenchendo a agenda médica com praticidade.
Vale a pena contratar uma agência de marketing médico?
Depende da sua necessidade e disponibilidade de orçamento.
Esse pode ser um investimento distante para quem está começando a carreira médica e montando um consultório, por exemplo.
Mas a decisão de contratar uma agência ou mesmo um funcionário especializado em marketing médico pode fazer a diferença para atingir as metas com maior rapidez.
Afinal, seu negócio vai dispor de uma equipe de especialistas em design, conteúdo e programação, tornando mais fácil aumentar as conversões e a quantidade de clientes.
Além do mais, você não vai precisar dispor de tempo e energia para montar o planejamento de marketing ou executar as tarefas, precisando somente aprovar as publicações e participar de reuniões estratégicas.
Portanto, caso seja possível, é recomendado contratar uma agência de marketing médico.
Acompanhe os resultados do marketing médico
Você pode realizar grandes investimentos em marketing online e offline, mas eles só farão sentido se os resultados forem analisados.
Comentei, mais acima, que definir metas é essencial para o sucesso da sua estratégia.
São elas que vão servir de parâmetro para avaliar o que está, ou não, funcionando de forma satisfatória.
Então, procure estabelecer parâmetros claros por meio de indicadores de desempenho e registrar cada feedback dos pacientes.
Como? As dicas a seguir vão ajudar.
Pesquisa de satisfação
Um questionário simples, que pode ser impresso ou disponibilizado em ferramentas como o Google Forms, é uma boa maneira de avaliar a eficácia do marketing na sua clínica ou consultório.
Pergunte aos pacientes como eles souberam dos serviços e que nota dão, por exemplo, para a comunicação da sua empresa.
Crescimento do número de pacientes
Determine um período, que pode ser de alguns meses, e compare o número de pacientes da sua companhia aos investimentos realizados em marketing.
Uma estratégia eficiente contribui para o crescimento de pessoas interessadas no seu serviço.
Medir o ROI (Retorno Sobre Investimento)
O ROI é uma das principais métricas usadas para avaliar o impacto de campanhas e estratégias de marketing.
Ele representa o retorno a partir das ações realizadas.
Na prática, o retorno para a unidade de saúde deve ser maior que o valor investido, resultando em lucro.
Sobre a Telemedicina Morsch
Além do marketing médico, atendimento humanizado e um portfólio completo são fundamentais para atrair pacientes.
E a sua clínica ou consultório também podem firmar parcerias para melhorar nesses aspectos.
Uma oportunidade acessível para ampliar os serviços ofertados na sua empresa é a telemedicina, que permite a emissão de laudos a distância.
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Conclusão
Neste texto, falei sobre marketing médico, passando por dicas valiosas na hora de divulgar seus serviços.
Outro insight para conquistar e fidelizar pacientes é a emissão de laudos eletrônicos, que proporciona mais rapidez e aumento do portfólio da sua clínica.
Permita que a Telemedicina Morsch forneça o suporte para você e sua equipe, reduzindo custos sem deixar a qualidade de lado.
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