Como escolher a plataforma de telessaúde certa para sua clínica ou hospital?

Por Dr. José Aldair Morsch, 26 de abril de 2017
plataforma de telessaúde

Você conhece os serviços e avanços na área da medicina? Entre os mais requisitados está o uso da telemedicina ou plataforma de telessaúde como um novo modelo de realizar exames e diagnósticos.

Esses serviços atuam como precursores de desenvolvimentos que podem contribuir em avanços significativos na promoção da saúde nas clínicas e hospitais.

Mas você já ouviu falar sobre essas tecnologias?

A plataforma de telessaúde representa avanços significativos na área da saúde e atendimento do paciente com promoção da saúde, além de focar em ensino a distância e teleconferências entre médicos e profissionais da saúde em geral.

Solicite um orçamento

Elas permitem uma alta qualidade dos serviços médicos em lugares remotos, como zonas rurais e demais locais afastados.

Para deixarmos mais claro, vamos explicar como funciona a telessaúde. Este é um sistema interligado a diversas atividades que se relacionam a cuidados em saúde.

O que é uma plataforma de Telessaúde?

Trata-se de uma tecnologia que realiza serviços avançados em informação e telecomunicações entre profissionais da saúde, estudantes no ensino a distância e pesquisa.

Então, a plataforma de telessaúde permite avanços que abrangem ligações entre médicos que se unem para discutir qualquer tipo de diagnóstico através do uso da robótica e outras operações mais avançadas.

Porém quais são os propósitos deste serviço? Basicamente, eles visam melhorar a saúde dos pacientes e da população em geral.

Ela permite uma comunicação interativa entre o paciente e o médico que estejam a longas distâncias. Todas as informações são repassadas através do uso do computador e internet.

Na verdade, esse serviço estabelece telecomunicações interativas que podem ser realizadas por áudio, vídeo, computador e demais equipamentos.

Com a telemedicina, você pode, por exemplo, realizar eletrocardiogramas fornecendo laudos à distância em tempo real. Neste caso funciona como uma ferramenta exclusiva dentro da plataforma de telessaúde para envio dos exames para os especialistas fornecerem os laudos médicos.

Essa tendência tem sido explorada pelos médicos em virtude dos benefícios que a telemedicina proporciona. Os profissionais da saúde diagnosticam, avaliam e tratam os pacientes de forma remota através da tecnologia.

Isso ocorre devido à tecnologia permitir capturar e transmitir dados médicos para compartilhar informações de diagnóstico com colegas e especialistas de qualquer lugar.

Além disso, a plataforma de telessaúde permite que o clínico se comunique com o paciente via telefone ou videoconferência.

Como a plataforma de telessaúde vai ajudar na minha rotina?

Muitos ainda possuem dúvidas sobre como a plataforma de telessaúde pode ser vantajosa em clínicas médicas. O fato é que ela apresenta uma série de vantagens para a sua profissão, a sua empresa e principalmente aos seus pacientes.

Aqui nós vamos listar alguns desses diversos benefícios e também para que você possa entender como este método funciona.

A plataforma de telessaúde destaca-se majoritariamente por ser bidirecional e interativa em tempo real. Você estabelece uma comunicação concreta a distância com seus pacientes através de equipamentos como áudio, vídeo e dispositivos médicos integrados.

Tudo isso deve-se em virtude de avanços nas infraestruturas de tecnologia da informação, comunicação e dispositivos médicos.

Todas essas plataformas trabalham em conjunto para que os médicos possam diagnosticar, avaliar e tratar dos pacientes remotamente. Essa plataforma de telemedicina chegou como um avanço para a medicina tradicional pela sua ampla versatilidade.

A telessaúde traz  benefícios que atuam como complementos aos demais cuidados e é muito bem aceita por sua característica particular de ser extremamente útil em áreas isoladas.

Com a sua ampla tecnologia, os profissionais da saúde podem estar onde há uma escassez dos mesmos. De fato, ela pode contribuir para que muitas pessoas tenham acesso a cuidados básicos de saúde.

Muito se discute sobre a criação de hospitais virtuais que sejam capazes de realizar atendimentos efetivos a população. Nesse caso, o médico realiza um diagnóstico inteiramente baseado nos sintomas que o paciente informa. O médico assim pode orientar os primeiros cuidados ao paciente e poder salvar muitas vidas.

Em alguns casos, o médico pode recomendar que o paciente procure a emergência mais próxima. E ainda ele pode indicar a necessidade de um paramédico ou a necessidade de internação do paciente, bem como pedir uma transferência para um atendimento emergencial.

Com a telemedicina, os pacientes podem ter acesso aos resultado dos exames mais rapidamente. Isso é um fator fundamental para aumentar o engajamento do paciente com a sua clínica, permitindo assim que você alcance melhores resultados.

Evidentemente, o uso das tecnologias da plataforma de telessaúde está levando a um caminho de excelentes resultados.

O método tem permitido menos reinternações, uma maior fidelidade no tratamento prescrito e também uma recuperação ainda mais rápida devido à atenção que os médicos proporcionam aos pacientes.

No demais, a  plataforma de telessaúde permite que hospitais criem uma rede com estações conectadas e interligadas que possam oferecer uns aos outros melhores suportes em atendimento global do paciente.

Além disso, os médicos terão os seus conhecimentos compartilhados com uma maior facilidade, podendo assim acrescentar um grande valor aos seus colegas de profissão e pacientes.

Mas por que devo investir em uma plataforma de telessaúde?

Esse método pode ser excelente para você profissional da saúde que possui um hospital e precisa investir em melhorias.

Você que se mantém conectado e informado sobre as novas tendências de mercado já deve ter ouvido que a telemedicina é uma especialidade consagrada nos novos modelos de se fazer exames com laudos à distância, pois fornece laudos de exames com qualidade e agilidade.

Muitos médicos não aderem aos serviços de telemedicina, pois dizem ter medo da qualidade dos laudos online. Mas esse tabu precisa ser quebrado.

Há empresas disponíveis no mercado que oferecem resultados de exames com extrema excelência. Muitas vezes melhor do que se dependesse do serviço pessoal, que por vezes sobrecarrega um único profissional.

Além disso, a telemedicina pode ser extremamente vantajosa para a sua clínica, pois ela pode reduzir drasticamente alguns gastos.

Mas como?

Nesse tipo de serviço, você paga apenas pelos exames que forem enviados para análise.

Ou seja, se você fizer as contas, o serviço pode sair bem mais em conta ao invés de você pagar um único especialista exclusivamente para a sua clínica, sem lembrar que existem várias áreas e que inviabiliza o investimento.

Com a plataforma de telessaúde você pode adequar o seu hospital onde quiser. Você não terá que esperar apenas por dias úteis. Algumas empresas oferecem equipes disponíveis a todo o momento.

E são diversos profissionais que trabalham juntamente a empresa, podendo assim oferecer uma agilidade dos resultados de promoção de saúde para o paciente que ganhou alta, que é considerado crônico e necessita de acompanhamento domiciliar.

Muitos médicos ainda possuem dúvidas se a atividade tem caráter legal. Mas sim, a atividade de telemedicina é legalizada.

Tanto que muitos hospitais de grande porte têm utilizado teleconferências em várias especialidades, bem como para o envio de exames. Obviamente que em ambientes hospitalares destacam-se aqueles que oferecem serviços de teleconsultoria.

Mas como uma empresa que oferece a telemedicina pode se destacar? Destaca-se pela facilidade e a comodidade que o sistema pode proporcionar, seja para o paciente ou até mesmo para a própria instituição.

Isso porque, a telemedicina permite um acompanhamento domiciliar de pacientes crônicos, sendo ferramenta para a plataforma de telessaúde, visto que neste caso é o enfermeiro que acompanha o doente, usando a telemedicina e anotando no prontuário de telessaúde toda evolução da recuperação do paciente domiciliar.

Sendo assim, não se faz necessário que o paciente desloque-se até o hospital apenas para realizar exames rotineiros e revisões com os especialistas. A plataforma de telessaúde antecipa os problemas, solucionando-o antes de uma nova internação desnecessária.

E ainda tem mais vantagens que podem ser bem proveitosas. As empresas que oferecem os recursos de telemedicina e oferecem os laudos dos exames a distância pode procurar por uma segunda opinião.

Mas como? Se por exemplo, um médico realizou um exame de difícil diagnóstico, ele pode buscar ajuda a outros profissionais para entender a disfunção que foi apresentada. Isso pode ser excelente tanto para o paciente quanto ao médico.

Mas para que tudo isso ocorra é preciso que você contrate uma empresa que ofereça um serviço de telessaúde de qualidade. Por isso voltamos a nossa questão inicial: Como escolher a plataforma de telessaúde certa para sua clínica ou hospital?

O importante é que a empresa ofereça laudos de exames com agilidade e qualidade. Além do que é para isso que você pagará os serviços. Uma empresa que muito tem se destacado nesse ramo é a Telemedicina Morsch.

Como a Telemedicina Morsch pode ajudar com uma plataforma de Telessaúde?

Na hora de contratar um serviço de telemedicina você precisa estar atento a diversos fatores. A empresa deve ser homologada pela ANVISA e ser capaz de oferecer laudos com qualidade e agilidade.

Quem tem se destacado no mercado devido ao comprometimento com os serviços prestados é a Telemedicina Morsch. A sua plataforma de telemedicina interpreta exames a distância que são liberados em questão de minutos.

A empresa pode ser uma excelente aliada, a você profissional da saúde que está procurando oferecer uma modernização do seu negócio.

Devemos ressaltar que uma clínica que oferece recursos tecnológicos que são capazes de oferecer um melhor atendimento aos pacientes, pode se destacar como uma empresa diferenciada no mercado.

A Telemedicina Morsch possui uma equipe de profissionais altamente capacitados que realizarão uma compreensão efetiva dos diagnósticos. Essa é uma empresa que transmite confiança aos seus usuários. Chega de esperar por dias os resultados de exames.

Contrate agora a Telemedicina Morsch e tenha os laudos de qualidade em suas mãos em questão de minutos!

Neste artigo esperamos que você tenha entendido como os serviços de uma plataforma de telessaúde funcionam e como eles podem ser úteis para a sua rotina médica. De fato, a tecnologia tem avançado oferecendo melhores condições a toda a sociedade.

Com os serviços da telemedicina você terá laudos oferecidos com qualidade e agilidade, podendo assim oferecer um diferencial aos seus pacientes, garantindo um destaque no mercado.

São Camilo reduziu custos da clínica e aumentou mais de 3000% a realização de exames com a Telemedicina Morsch!

Se você está procurando por modernizações na sua clínica e tem dúvidas sobre qual plataforma de telessaúde escolher, procure pela Telemedicina Morsch.

A empresa estará preparada para oferecer um serviço com credibilidade e eficiência!

Gostou? Compartilhe!

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário! 😉

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp