A melhor empresa de Telemedicina para reduzir custos nos laudos

Por Dr. José Aldair Morsch, 10 de novembro de 2015
melhor empresa de telemedicina

Quer saber como escolher a melhor empresa de Telemedicina?

Muitos fatores estão envolvidos, como o propósito de cada empresa. Algumas focam em atender grandes hospitais, outras em Medicina Ocupacional e você que está começando? Como decidir qual a melhor? Pelo preço? Pela fama?

A telemedicina criada á partir da união da tecnologia da informação, medicina e internet, facilita a vida tanto dos médicos nos locais remotos quanto dos pacientes, saber escolher uma empresa que não tenha divisões nos seus focos de trabalho lé fundamental.

Graças a facilidade de realizar exames em qualquer lugar e enviar para uma plataforma online, ela possibilita agilidade e rapidez na entrega dos laudos médicos e com isso representa uma eficiente alternativa  que acaba reduzindo custos na área da saúde.

A Telemedicina conceituada pela ATA

De acordo com a ATA – American Telemedicine Association (órgão norte-americano que regula a telemedicina), a telemedicina consiste na utilização da tecnologia da informação para beneficiar a saúde e o melhor tratamento dos pacientes.

Solicite um orçamento

Por meio dessa prática é possível realizar exames como eletrocardiograma, encefalograma, espirometria, radiologia geral entre tantos outros e, inclusive, teleconferências a distância.

Nos Estados Unidos da América, as primeiras experiências em telemedicina tiveram início já na década de 70, especialmente com o objetivo de trazer rapidez no tratamento a zonas rurais. Atualmente essa técnica é muito difundida nesse país.

De acordo com a experiência norte-americana, a telemedicina não visa substituir imediatamente os tratamentos convencionais, mas sim tem o intuito de complementá-los. Além disso, o uso da referida tecnologia trouxe uma série de benefícios para o sistema de saúde dos EUA.

A melhor empresa de Telemedicina atende na área rural?

Como a telemedicina faz uso de técnicas que permitem a realização de atendimentos e laudos médicos a distância, ela pode ser muito útil para beneficiar pacientes que residem em áreas distantes, especialmente na zona rural.

Em determinados locais, tais como propriedades distantes dos grandes centros urbanos, locais com estrada de chão batido ou, inclusive, locais que foram interditados temporariamente devido a alguma enchente ou tempestade, a telemedicina aparece para sanar a barreira da distância e ainda salvar vidas.

Nesse caso, quem sai ganhando é a saúde do paciente que reside em tais áreas.

Geralmente, de acordo com a medicina tradicional, um atendimento médico convencional poderia levar horas ou até um dia inteiro para ter acesso ao local.

A telemedicina, nessa situação, promove mais agilidade e eficiência.

Além disso, é pertinente destacar que as consultas efetuadas pela telemedicina são eficientes no tratamento em emergências em todas as especialidades, como pediátricas rurais, onde sabemos que raramente tem a presença deste especialista morando no local.

Sendo assim, exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, teleconferências, entre outros procedimentos, podem ser feitos à distância.

Estrangeiros provaram os benefícios do uso da Telemedicina em locais remotos

A experiência norte-americana em telemedicina já comprovou ter resultados positivos e consistentes.

Os métodos utilizados por esse meio tecnológico, nos Estados Unidos da América, surtiram efeitos positivos nas áreas rurais, tanto que em estados como a Flórida, desde 2013 já há a possibilidade de que seguradoras privadas cubram valores utilizados na telemedicina.

Atualmente esse é o momento ideal para engajarmos de vez na telemedicina para ser usada em zonas distantes, visto que hoje a tecnologia de banda larga já possui mais alcance, bem como médicos, enfermeiras e pacientes já estão a par das tecnologias da informação para, por exemplo, realizar um eletrocardiograma via telemedicina.

Reduzindo custos e salvando vidas

Uma das consequências do uso da telemedicina acaba sendo a redução de custos, especialmente quando o assunto compreende o acesso a distantes áreas rurais.

A implantação da tecnologia da informação possibilita evitar viagens longas, contratempos e transportes caros, gerando assim mais praticidade na hora de atender casos urgentes, salvando assim mais vidas.

Um exemplo da utilização benéfica dessa tecnologia é a vila Payson, localizada no Arizona, nos Estados Unidos.

Nessa localidade rural, foi detectada uma maior redução de gastos, especialmente em tratamentos de pediatria.

A melhor empresa de Telemedicina deve ter suporte permanente e cursos gratuitos

Na área da saúde não admitimos marcar um horário para ser atendido, cada minuto é importante no momento de realizar um exame.

Escolha uma empresa que disponibilize suporte em todos os canais e que atendam imediatamente nos casos de maior importância.

Ter cursos para aprender a realizar os exames e aprender a usar a plataforma de telemedicina é um ponto muito importante, visto que a rotatividade nos funcionários é alta e a todo momento é necessário novos treinamentos.

A Telemedicina como ferramenta da Telessaúde

Quando falamos em teleconferência, monitoramento, atendimento á distância, exames médicos a distância fica nebuloso entender onde entram as duas especialidades.

Basicamente a Telessaúde engloba o gerenciamento de tudo, ou seja, é o ambiente em que se integram todos os setores de atendimento.

Imaginamos que para realizar uma teleconferência entre médicos, entre enfermeira e paciente, não basta usar um skype ou whatsapp da moda.

Precisamos entender que todo o processo deve ser registrado, protegido, e deve estar disponível para consulta através de login e senha para futuros atendimentos.

A Telessaúde sendo o ambiente acaba precisando de ferramentas de alcance, de separação de atividades, seja teleconferência, monitoramento, realização de exames á distância.

Nesse momento entra a Telemedicina como ferramenta, favorecendo a integração dos pontos atendidos.

Quero me aprofundar sobre a diferença entre Telemedicina e Telessaúde

Aparelhos analógicos e digitais para realizar exames para Telemedicina

A tecnologia permite que possa ser aproveitado qualquer equipamento médico para realizar os exames á distância.

Se o cliente tem um aparelho digital que registra o exame em papel, sem problema, ele pode escanear ou fotografar e enviar para a central de laudos que recebe e libera o laudo médico em 30 minutos.

Claro que o aparelho digital veio para facilitar a vida de todos. Depois de realizar o exame no computador, basta anexar direto no sistema de Telemedicina e aguarda apenas 30 minutos para receber o laudo médico interpretado pelos especialistas logados.

O comodato como diferencial na melhor empresa de Telemedicina

Para clientes que prefiram receber os aparelhos médicos em comodato, escolher uma empresa que investe na compra de aparelhos e oferece em comodato é o grande diferencial para baixo investimento em novo serviço.

basta assinar contrato e após receber o aparelho pelo correio ele recebe treinamento e em pouco tempo já pode enviar os exames regularmente.

O comodato tem a vantagem de pagar um aluguel e receber mensalmente 30 laudos de acordo com a especialidade contratada. isso gera uma economia importante, reduzindo os custos do serviço de saúde em até 80% quando comparado com o sistema tradicional.

Portanto, a tecnologia é o presente, auxiliando todos os setores da economia, principalmente a saúde com agilidade e baixo custo de utilização.

Diante disso, a melhor empresa de telemedicina é a ponte entre a tecnologia e a garantia de um atendimento diferenciado para clínicas pequenas e até grandes hospitais, oferecendo a mesma qualidade no atendimento e disponibilizando o comodato dos equipamentos.

Compartilhe nas suas redes, assine nosso blog e receba novidades!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp