Ambiente de trabalho saudável: o que é necessário para promover na empresa?
Um ambiente de trabalho saudável dá suporte ao crescimento sustentável de qualquer empresa.
Afinal, essa é uma parte indispensável da estratégia de valorização dos trabalhadores, que encontram um espaço acolhedor para impulsionar sua carreira.
Além, é claro, de segurança física e psicológica para seu autodesenvolvimento e maior produtividade.
Quer saber mais a respeito?
Neste texto, trago conhecimento sobre ambientes de trabalho saudáveis, a importância das medidas de SST e como se beneficiar com soluções de telemedicina ocupacional.
O que é ambiente de trabalho saudável?
Ambiente de trabalho saudável é aquele que protege e promove a saúde física e mental dos colaboradores.
Segundo publicação da OMS (Organização Mundial da Saúde) em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), nesse ambiente:
“Os trabalhadores e os gestores colaboram para o uso de um processo de melhoria contínua da proteção e promoção da segurança, saúde e bem-estar de todos os trabalhadores e para a sustentabilidade do ambiente de trabalho”.
Para alcançar esse objetivo, é necessário atuar em quatro frentes:
- Questões de segurança e saúde no ambiente físico de trabalho
- Questões de segurança, saúde e bem-estar no ambiente psicossocial de trabalho, incluindo a organização do trabalho e cultura da organização
- Recursos para a saúde pessoal no ambiente de trabalho
- Envolvimento da empresa na comunidade para melhorar a saúde dos trabalhadores, de suas famílias e outros membros da comunidade.
Saiba mais sobre a importância dessa estratégia no próximo tópico.
Qual a importância do ambiente de trabalho saudável nas empresas?
Um ambiente de trabalho saudável tem impacto positivo sobre os funcionários e gestores e também os resultados alcançados pela instituição.
Isso porque as medidas protetivas à saúde colaboram para a prevenção de acidentes de trabalho, que causam 2 milhões de mortes anualmente, segundo estima a OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Também diminuem as doenças ocupacionais e lesões não fatais, sendo que cada ocorrência leva à perda de três dias de serviço, em média, devido a transtornos como o afastamento do trabalho.
Ao investir em medicina e segurança do trabalho, é possível reduzir as exposições ocupacionais e as sanções relacionadas a esses eventos.
Nesse cenário, a instituição cumpre com a obrigação legal detalhada na CLT, normas regulamentadoras e outros dispositivos.
As vantagens vão além.
Espaços saudáveis elevam a qualidade de vida no trabalho e, por consequência, a satisfação dos colaboradores.
Dessa forma, aumentam a qualidade e a quantidade das entregas, resultando em maior lucratividade e sustentabilidade para o negócio.
Destaque ainda para o efeito sobre a rotatividade, que tende a despencar, resultando em economia com novas contratações e treinamentos.
Assim como o reforço da estratégia de retenção de talentos, uma vez que o espaço que prioriza a saúde incentiva a permanência de profissionais de alta performance na empresa, enfatizando a valorização do seu esforço.
Como promover um ambiente de trabalho saudável?
Naturalmente, não existe uma receita pronta que se aplique a qualquer negócio.
Contudo, há sete etapas básicas que auxiliam os gestores na promoção da saúde no trabalho, como elenco a seguir.
Tomei como inspiração a já citada publicação da OMS.
1. Mobilize os trabalhadores e lideranças
Comece pelo engajamento das pessoas em prol de um ambiente mais saudável, apostando na comunicação clara e transparente.
Demonstre as vantagens que comentei acima, compartilhando conhecimentos sobre bem-estar físico e mental, a fim de motivar e envolver os líderes e liderados.
2. Reúna os recursos necessários
Em seguida, é hora de decidir quem são os responsáveis pelas ações de saúde.
Dê preferência aos profissionais do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), se houver, ou à CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio).
Claro que outras pessoas podem assumir papéis importantes, desde que possuam a autonomia necessária para destinar recursos às medidas.
3. Analise os dados preexistentes
Cabe à equipe responsável fazer um diagnóstico da situação atual.
É o momento de identificar os principais riscos ocupacionais a partir da análise de incidentes.
Acidentes e doenças ocupacionais devem receber maior atenção para que sejam propostas soluções efetivas, assim como reclamações dos empregados.
4. Defina as prioridades e planeje
O risco para trabalhadores e terceiros, sua gravidade e o custo de negligenciar a demanda são alguns fatores que devem ser levados em consideração para estabelecer as prioridades.
Elas servirão para nortear o planejamento da implementação de boas práticas de saúde e segurança do trabalho.
5. Implemente as boas práticas
Determine metas e prazos alcançáveis para tornar o trabalho mais saudável e cumpra com o plano.
Lembre-se de atentar para as legislações trabalhistas, que fornecem as ações mínimas de proteção aos colaboradores.
6. Monitore os resultados
Em seu planejamento, é essencial definir indicadores de desempenho que viabilizem a avaliação do trabalho.
Mantenha os registros atualizados e faça reuniões periódicas de alinhamento com a equipe responsável e demais interessados.
7. Corrija as falhas
Com os dados de desempenho em mãos, seu time poderá identificar as oportunidades de aperfeiçoamento, corrigindo potenciais erros.
As estratégias bem-sucedidas poderão ser mantidas e expandidas.
Laudos de segurança e saúde do trabalho garantem um ambiente saudável
Diversas iniciativas relevantes constam em programas e laudos de SST.
O mais amplo é o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que concentra medidas de identificação, avaliação e controle das ameaças no ambiente de trabalho.
Iniciativas focadas na saúde corporativa são descritas no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que prevê a realização do exame ocupacional periodicamente.
A telemedicina ocupacional pode ajudar com a interpretação e laudo para os exames complementares do PCMSO, colocando um time de médicos especialistas à disposição da sua empresa.
Basta fazer o login no software de telemedicina em nuvem para enviar os registros do RX de tórax OIT, eletroencefalograma ocupacional e outros procedimentos em poucos cliques.
Eles serão analisados por um especialista, que vai compor e assinar digitalmente o laudo online.
Sistemas robustos como a Telemedicina Morsch permitem a entrega dos resultados em minutos, além do serviço de emissão, armazenamento e assinatura digital para:
Conheça todas as opções para a sua empresa.
Conclusão
Neste artigo, abordei dicas e soluções para construir um ambiente de trabalho saudável.
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Se gostou do conteúdo, continue aprendendo sobre medicina ocupacional em outros artigos que escrevo aqui no blog.