Ambiente de trabalho saudável: o que é necessário para promover na empresa?

Por Dr. José Aldair Morsch, 10 de junho de 2024
Ambiente de trabalho saudável

Um ambiente de trabalho saudável dá suporte ao crescimento sustentável de qualquer empresa.

Afinal, essa é uma parte indispensável da estratégia de valorização dos trabalhadores, que encontram um espaço acolhedor para impulsionar sua carreira.

Além, é claro, de segurança física e psicológica para seu autodesenvolvimento e maior produtividade.

Quer saber mais a respeito?

Neste texto, trago conhecimento sobre ambientes de trabalho saudáveis, a importância das medidas de SST e como se beneficiar com soluções de telemedicina ocupacional.

O que é ambiente de trabalho saudável?

Ambiente de trabalho saudável é aquele que protege e promove a saúde física e mental dos colaboradores.

Segundo publicação da OMS (Organização Mundial da Saúde) em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), nesse ambiente:

“Os trabalhadores e os gestores colaboram para o uso de um processo de melhoria contínua da proteção e promoção da segurança, saúde e bem-estar de todos os trabalhadores e para a sustentabilidade do ambiente de trabalho”.

Para alcançar esse objetivo, é necessário atuar em quatro frentes:

  • Questões de segurança e saúde no ambiente físico de trabalho
  • Questões de segurança, saúde e bem-estar no ambiente psicossocial de trabalho, incluindo a organização do trabalho e cultura da organização
  • Recursos para a saúde pessoal no ambiente de trabalho
  • Envolvimento da empresa na comunidade para melhorar a saúde dos trabalhadores, de suas famílias e outros membros da comunidade.

Saiba mais sobre a importância dessa estratégia no próximo tópico.

Qual a importância do ambiente de trabalho saudável nas empresas?

Um ambiente de trabalho saudável tem impacto positivo sobre os funcionários e gestores e também os resultados alcançados pela instituição.

Isso porque as medidas protetivas à saúde colaboram para a prevenção de acidentes de trabalho, que causam 2 milhões de mortes anualmente, segundo estima a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Também diminuem as doenças ocupacionais e lesões não fatais, sendo que cada ocorrência leva à perda de três dias de serviço, em média, devido a transtornos como o afastamento do trabalho.

Ao investir em medicina e segurança do trabalho, é possível reduzir as exposições ocupacionais e as sanções relacionadas a esses eventos.

Nesse cenário, a instituição cumpre com a obrigação legal detalhada na CLT, normas regulamentadoras e outros dispositivos.

As vantagens vão além.

Espaços saudáveis elevam a qualidade de vida no trabalho e, por consequência, a satisfação dos colaboradores.

Dessa forma, aumentam a qualidade e a quantidade das entregas, resultando em maior lucratividade e sustentabilidade para o negócio.

Destaque ainda para o efeito sobre a rotatividade, que tende a despencar, resultando em economia com novas contratações e treinamentos.

Assim como o reforço da estratégia de retenção de talentos, uma vez que o espaço que prioriza a saúde incentiva a permanência de profissionais de alta performance na empresa, enfatizando a valorização do seu esforço.

Como promover um ambiente de trabalho saudável?

Naturalmente, não existe uma receita pronta que se aplique a qualquer negócio.

Contudo, há sete etapas básicas que auxiliam os gestores na promoção da saúde no trabalho, como elenco a seguir.

Tomei como inspiração a já citada publicação da OMS.

1. Mobilize os trabalhadores e lideranças

Comece pelo engajamento das pessoas em prol de um ambiente mais saudável, apostando na comunicação clara e transparente.

Demonstre as vantagens que comentei acima, compartilhando conhecimentos sobre bem-estar físico e mental, a fim de motivar e envolver os líderes e liderados.

2. Reúna os recursos necessários

Em seguida, é hora de decidir quem são os responsáveis pelas ações de saúde.

Dê preferência aos profissionais do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), se houver, ou à CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio).

Claro que outras pessoas podem assumir papéis importantes, desde que possuam a autonomia necessária para destinar recursos às medidas.

3. Analise os dados preexistentes

Cabe à equipe responsável fazer um diagnóstico da situação atual.

É o momento de identificar os principais riscos ocupacionais a partir da análise de incidentes.

Acidentes e doenças ocupacionais devem receber maior atenção para que sejam propostas soluções efetivas, assim como reclamações dos empregados.

Ambiente laboral saudável

4. Defina as prioridades e planeje

O risco para trabalhadores e terceiros, sua gravidade e o custo de negligenciar a demanda são alguns fatores que devem ser levados em consideração para estabelecer as prioridades.

Elas servirão para nortear o planejamento da implementação de boas práticas de saúde e segurança do trabalho.

5. Implemente as boas práticas

Determine metas e prazos alcançáveis para tornar o trabalho mais saudável e cumpra com o plano.

Lembre-se de atentar para as legislações trabalhistas, que fornecem as ações mínimas de proteção aos colaboradores.

6. Monitore os resultados

Em seu planejamento, é essencial definir indicadores de desempenho que viabilizem a avaliação do trabalho.

Mantenha os registros atualizados e faça reuniões periódicas de alinhamento com a equipe responsável e demais interessados.

7. Corrija as falhas

Com os dados de desempenho em mãos, seu time poderá identificar as oportunidades de aperfeiçoamento, corrigindo potenciais erros.

As estratégias bem-sucedidas poderão ser mantidas e expandidas.

Laudos de segurança e saúde do trabalho garantem um ambiente saudável

Diversas iniciativas relevantes constam em programas e laudos de SST.

O mais amplo é o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que concentra medidas de identificação, avaliação e controle das ameaças no ambiente de trabalho.

Iniciativas focadas na saúde corporativa são descritas no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que prevê a realização do exame ocupacional periodicamente.

A telemedicina ocupacional pode ajudar com a interpretação e laudo para os exames complementares do PCMSO, colocando um time de médicos especialistas à disposição da sua empresa.

Basta fazer o login no software de telemedicina em nuvem para enviar os registros do RX de tórax OIT, eletroencefalograma ocupacional e outros procedimentos em poucos cliques.

Eles serão analisados por um especialista, que vai compor e assinar digitalmente o laudo online.

Sistemas robustos como a Telemedicina Morsch permitem a entrega dos resultados em minutos, além do serviço de emissão, armazenamento e assinatura digital para:

Conheça todas as opções para a sua empresa.

Conclusão

Neste artigo, abordei dicas e soluções para construir um ambiente de trabalho saudável.

Conte com a plataforma Morsch para otimizar a emissão e assinatura dos seus documentos de saúde ocupacional, conferindo agilidade às rotinas.

Se gostou do conteúdo, continue aprendendo sobre medicina ocupacional em outros artigos que escrevo aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin