O que preciso para implementar Telemedicina Neurológica na clínica?

Por Dr. José Aldair Morsch, 16 de julho de 2018
Telemedicina Neurológica

A Telemedicina neurológica permite a realização de eletroencefalograma em seu consultório e usando a internet pode enviar os arquivos do exame e receber os laudos médicos interpretados por neurologistas em minutos.

Uma das dúvidas mais frequentes está no que é preciso para implementar a Teleneurologia numa clínica e este artigo foi escrito para esclarecer tudo á respeito da telemedicina neurológica e laudos a distância.

Para que serve a Telemedicina neurológica?

A Telemedicina neurológica surgiu como uma empresa de laudo a distância para suprir a necessidade de interpretação de eletroencefalograma digital feito em locais remotos sem neurologistas presenciais.

Através da emissão do laudo online usando uma Plataforma de telessaúde em nuvem é possível resolver o problema de várias clínicas de locais remotos que necessitam de eletroencefalograma e não tem disponível em sua cidade um especialista na área de neurologia.

Telemedicina Neurológica

Como funciona uma empresa de Teleneurologia?

A Telemedicina neurológica surgiu como uma especialidade dentro da Telessaúde responsável pela análise e interpretação de exames feitos em locais remotos com o uso de uma central de laudos.

O cliente ao contratar uma empresa de teleneurologia estará entrando literalmente no meio digital onde a medicina e meios de comunicação com internet possibilitam que através de um software em nuvem seja possível enviar os arquivos dos exames de eletroencefalograma  e receber os laudos em minutos.

Após o envio dos arquivos que é feito logo depois da finalização do eletroencefalograma digital, a interpretação desses exame é realizada por neurologistas logados no sistema em tempo integral e finalizados com assinatura digital.

Na área de trabalho do cliente fica imediatamente disponível o resultado do laudo médico do exame de eletroencefalograma que pode ser impresso e entregue imediatamente para o paciente ou ser enviado por e-mail.

Quais exames são realizados com a Telemedicina neurológica?

Atualmente é possível realizar 3 tipos de eletroencefalogramas digitais:

1- Eletroencefalograma ocupacional

Feito de rotina nas empresas com colaboradores que atuam em atividades de risco para eles e para os dependentes de sua atividade, como passageiros de meios de transportes.

2- Eletroencefalograma clínico

Realizado de rotina em consultórios que investigam epilepsia, convulsões, doenças mentais

3-Eletroencefalograma com mapeamento cerebral

Exame capaz de desenhar a área do cérebro comprometida com um foco de epilepsia.

Telemedicina Neurológica

Quais as vantagens para quem implementa a Telemedicina neurológica?

– Vai ser referência na região em exames neurológicos;
– Entregará o laudo de eletroencefalograma digital em tempo recorde;
– Reduzirá a necessidade de transferir pacientes para centros maiores;
– Introduzirá um novo exame em sua clínica;
– Aumentará consideravelmente os seus lucros;
– Não dependerá de neurologistas que atendem na sua clínica uma vez por semana e olhe lá;
– Poderá assumir todos os exames ocupacionais em clinicas de medicina do trabalho;
– Tenha uma consultoria em neurologia sempre que precisar;
– Ajude a reduzir as complicações do AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico em sua região.

Telemedicina Neurológica

Quem pode se beneficiar com a Telemedicina neurológica?

Qualquer serviço de saúde como:

– Consultórios;
– Clínicas;
– Medicina ocupacional;
– Hospitais;
– Emergências;
– Pronto Socorro.

Telemedicina Neurológica

Use o seu aparelho de EEG ou adquira em comodato com a Telemedicina Morsch

Uma dúvida frequente é qual tipo de aparelho de eletroencefalograma pode ser usado na telemedicina neurológica.

Conheça algumas marcas de EEG no mercado

A Plataforma de Telemedicina Morsch pode receber exames de qualquer aparelho de eletroencefalograma digital existente no mercado.

Para clientes que gostariam de implementar a Telemedicina neurológica e não tem recursos para comprar o equipamento, pode optar pelo comodato.

Para a pergunta: Comodato o que é, se refere a modalidade de contratação do aparelho de eletroencefalograma digital onde o cliente paga uma mensalidade que parece um aluguel, mas na verdade já recebe mensalmente uma cota de exames gratuitos.

O cliente pode ter acesso a laudos online á partir do seu aparelho, alugar de qualquer empresa e contratar nossos serviços ou utilizar a modalidade de comodato com laudos gratuitos.

Passos para contratar uma empresa de Telemedicina neurológica

1-Após escolher seu Portal telemedicina, como a Telemedicina Morsch, é firmado um contrato onde descreve que o cliente enviará os arquivos dos exames usando a Telessaúde, mais precisamente a Telemedicina neurológica.

O cliente fica ciente que só pagará pelos exames laudados se tiver seu próprio aparelho e sem limite de envio.

2-É marcado um treinamento a distância do técnico que realizará os exames e no mesmo dia já estará habilitado a realizar essa tarefa.

3-Iniciando as atividades, regularmente enviará os arquivos dos exames e no final do mês receberá o boleto de cobrança no seu e-mail.

Para clientes que tem restrição no SERASA, oferecemos a modalidade de cobrança no sistema pré-pago, onde o cliente compra créditos igual a um celular e gasta ao longo do tempo.

Telemedicina Neurológica

Concluindo, iniciar um serviço de eletroencefalograma com Telemedicina neurológica em sua clínica é algo simples de se fazer, bastando escolher uma empresa de Telemedicina.

O cliente que contrata a Teleneurologia vai receber treinamento permanente e terá um serviço com neurologistas disponíveis em tempo integral.

As clínicas que estão pensando em implementar a Telemedicina neurológica encontram na Telemedicina Morsch uma empresa experiente e preparada para ajudar em todo o projeto de estruturação e dinâmica para realizar os exames de eletroencefalograma digitais.

Gostou da matéria? Comente, compartilhe nas redes!

Não vai embora sem assinar nosso blog, assim você recebe no e-mail conteúdos novos toda semana!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp