5 dicas valiosas para abrir um consultório médico

Por Dr. José Aldair Morsch, 13 de setembro de 2016
TELEMEDICINA-MORSCH_header_19_8_2016 abrir um consultório médico

Abrir um consultório médico é o sonho de muitos estudantes de medicina, bem como de alguns médicos que já estão formados há algum tempo e vivem de plantões e atendimento de pacientes internados e desejam se tornar investidores.

Poder fornecer um atendimento, bem como uma atenção especial aos seus pacientes em um espaço adequado para isso é o grande desejo desses profissionais da saúde.

Porém o caminho até o consultório é longo e cheio de dificuldades, mas pode ser alcançado através de simples dicas que mostraremos no texto a seguir.

Seja você um médico recém-formado ou que já trabalha algum tempo, mas sonha com seu próprio consultório, esse artigo foi escrito para você.

Durante a leitura desse artigo você poderá baixar e-books, aposto que vai ser muito útil para você!

Solicite um orçamento

O melhor está no final, deixo dois comentários pessoais do que realmente funcionou para mim.

1. Planejamento de estrutura

O planejamento é a principal dica que pode ser dada ao médico que está em busca de abrir seu consultório. É nessa fase que tudo será arquitetado para uma execução perfeita.

É preciso pensar, por exemplo, quais moveis devem ser comprados, quais serão os gastos com aluguel, IPTU, telefone, água,  luz, secretária, ISSQN,  além é claro dos equipamentos médicos necessários que precisam ser adquiridos de acordo com a área de atuação do profissional.

2. Localização

A localização é outro ponto muito importante a ser levado em consideração. É importante escolher uma local onde hajam outros consultórios, e seja reconhecida como uma área médica, dentro do hospital ou numa sala vizinha, isso aumenta as chances de seus pacientes irem até você, além de aumentar as chances de novos pacientes serem fidelizados.

3. Se una a outros profissionais

Outra boa maneira de abrir seu consultório médico é se unindo a outros profissionais. Todos sabemos que alugar uma sala comercial, ou então uma casa é algo muito caro nos dias de hoje, algo que pode ser amortecido com a presença de outro médico.

Ter dois médicos em um consultório é uma maneira de dividir gastos, manter o ambiente sempre funcionando, além de aumentar as chances de ganhar novos pacientes, afinal um paciente que passa por um oftalmologista, em algum momento precisará passar por um cardiologista, por exemplo.

É uma maneira de ambos profissionais se ajudarem.

Aproveite e baixe o Kit que ensina a realizar Eletrocardiograma e aumente seus lucros! 

Lembra do e-book prometido? Aqui está o primeiro, vai ajudar a aprender a realizar um bom eletrocardiograma!

4. Atenção a documentação ao abrir um consultório médico

Essa dica é muito importante. Para abrir um consultório médico muitos documentos são necessários, alvarás de funcionamento, registro do médico e do consultório perante ao CRM, registro na vigilância sanitária, além das leis municipais que muitas vezes são diferentes entre as cidades. Por isso, muita atenção à documentação. Um pequeno erro pode interditar ou fechar seu consultório médico.

5. Questões administrativas e de gestão

Algo nem sempre lembrado por médicos na hora de abrir o consultório, é que questões administrativas surgirão e serão necessários alguns funcionários para lidar com elas. É imprescindível que médicos tenham ao menos uma secretária e um contador.

A secretária irá lidar com questões relacionadas aos atendimentos diretos com clientes, além das burocracias impostas por convênios e planos de saúde.

Já o contador ficará responsável por cuidar de assuntos relacionados a recolhimentos de impostos, retenção monetária e também fiscalização tributária. Sem alguém para cuidar das questões administrativas .as chances da saúde do consultório precisar de ajuda são grandes

Abaixo descrevo o que foi fundamental para a minha empresa crescer!

O Marketing médico foi decisivo na minha empresa

Para termos projeção tanto na cidade, região e até no nosso País, precisamos usar e abusar do Marketing digital aplicado á medicina.

Seja usando redes sociais como facebook ou instagram ou até investindo, sim investido numa agência de Marketing digital para lhe ajudar a crescer rapidamente em sua área.

Não posso deixar de falar sobre Telemedicina como aceleradora de lucros

Sim, aproveite e tenha exames agregados no seu consultório. Isso dá muito mais retorno que só depender das consultas. Veja os tópicos abaixo e analise essa estratégia na sua profissão.

Vai abrir um consultório médico em breve? Lembre de incluir exames junto com as consultas

As pesquisas mostram que o maior faturamento de um consultório médico está na realização de exames. Não dependa somente das consultas marcadas, diversifique e aumente os lucros de seu serviço.

Qualquer consultório pode diversificar o atendimento, incluindo exames clínicos e ocupacionais que são realizados diariamente sem a presença do médico.

As sugestões para início das atividades, sempre pensando em diversificar é avaliar sua região e ver a demanda de:

  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma clínico e ocupacional
  • Espirometria clínica e ocupacional

A Telemedicina auxilia nos exames das clínicas e consultórios

Não é necessário que o médico seja especialista para introduzir exames para abrir um consultório médico. Os exames podem ser enviados para a plataforma de Telemedicina em nuvem e em 30 minutos recebe o laudo assinado por um especialista.

Ao contratar uma empresa de Telemedicina, o cliente tem todo o suporte necessário para instalação do equipamento, treinamento permanente do técnico que realiza os exames, auxílio no envio dos exames usando a Plataforma de Telemedicina e ainda como tem acesso aos laudos médicos no sistema de maneira simples e rápida.

O comodato de equipamentos médicos: comece oferecendo o exame mais realizado a distância!

O Eletrocardiograma é o exame mais pedido e mais realizado a distância. O cliente não precisa comprar o equipamento, basta contratar em comodato onde paga uma mensalidade e recebe mensalmente 30 laudos gratuitos.

A decisão de utilizar os aparelhos médicos em comodato vai depender do fluxo de exames que seu consultório vai realizar.

Lembres-se que é cobrado uma mensalidade e para que o investimento não acabe em prejuízo, é necessário ter um volume mínimo de exames para pagar o fornecedor.

A experiência mostra que a maioria inicia no primeiro ano com comodato e depois compra o seu próprio aparelho. Faça os cálculos e veja o que melhor se encaixa no seu orçamento.

Vai fazer exames? Então baixe o manual de eletrocardiograma com as condutas! Aqui está o segundo e-book prometido!

Enfim, como se sabe, abrir um consultório médico não é uma tarefa fácil, mas que se for feito de maneira correta certamente será compensatório.

Se você é médico e está querendo abrir seu consultório, siga as dicas aqui dadas que certamente tudo sairá dentro dos conformes. E lembre-se, faça de tudo para ter exames e aumentar os lucros!

E você caro leitor médico ou futuro médico, gostou do texto?

Que tal compartilhar esse artigo para que colegas de profissão também saibam como abrir seus negócios?

Vamos lá! Compartilhe e facilite a vida de muitos outros médicos nessa batalha que é abrir um consultório médico.

Não esquece de assinar nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp