Comportamento seguro: o que é, exemplos e como incentivar no ambiente de trabalho

Por Dr. José Aldair Morsch, 28 de novembro de 2024
Comportamento seguro

O comportamento seguro tem papel importante na construção de uma cultura de saúde e segurança no trabalho.

Afinal, toda empresa é formada por pessoas, cuja atuação movimenta a produção e pode contribuir para a prevenção de acidentes de trabalho.

Ou para sua ocorrência, diante de condições inseguras, como a falta de controle dos riscos ocupacionais ou de sinalização de segurança.

Nas próximas linhas, falo mais sobre a importância do comportamento seguro, exemplos e como promover atitudes conscientes no ambiente laboral.

Leia até o fim para acompanhar, também, um bônus com serviços de telemedicina ocupacional que otimizam as tarefas burocráticas dos profissionais do SESMT.

O que é comportamento seguro no trabalho?

O comportamento seguro no trabalho pode ser descrito como o conjunto de ações que preservam a segurança do empregado e de terceiros com quem ele interage durante sua jornada diária.

Ou seja, o comportamento seguro colabora para a proteção do funcionário, colegas, clientes, gestores e até da população no entorno e meio ambiente, dependendo da ocorrência evitada.

Geralmente, ele é resultado de sistemas de prevenção e controle de riscos ocupacionais combinados à capacitação e conscientização da força de trabalho.

Nesse cenário, fica mais fácil prevenir acidentes de trabalho (lesões imediatas) e doenças ocupacionais, que se desenvolvem progressivamente, gerando incapacidade laboral.

Esse ganho, por si só, já justifica a sua importância, mas há outros motivos para a empresa investir em uma cultura de comportamento seguro.

Qual a importância do comportamento seguro?

O comportamento seguro é essencial para a promoção da saúde e segurança nas empresas.

Ele expressa a contribuição dos empregados para a adoção de boas práticas de segurança do trabalho, que devem ser implementadas pelo empregador.

Como o fator humano tem grande impacto na ocorrência de acidentes e doenças, o ato seguro é fundamental para evitar esses problemas.

Além de viabilizar o cumprimento de legislações como as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e a própria CLT, que possui um capítulo dedicado à medicina e segurança do trabalho.

Instituições que zelam por uma cultura de SST ainda desfrutam de maior produtividade, menores chances de afastamento do trabalho, alta rotatividade (turnover), absenteísmo e outras demandas que reduzem os lucros.

Comportamento seguro

O comportamento seguro colabora para a proteção do funcionário, colegas, clientes, gestores e até da população

Exemplos de comportamento seguro no trabalho

O conceito de comportamento seguro fica mais claro com os exemplos abaixo:

  • Executar as atividades com atenção
  • Respeitar a sinalização de segurança
  • Conhecer os riscos ao redor e trabalhar por sua mitigação, apoiando as atividades do SESMT e CIPA
  • Seguir as regras detalhadas em documentos como a permissão de trabalho (PT) e ordens de serviço
  • Utilizar os equipamentos de proteção coletiva (EPC) corretamente
  • Colocar os equipamentos de proteção individual (EPI) antes de iniciar as tarefas de trabalho
  • Manter uma rotina de conservação dos EPIs, solicitando a troca quando observar danos
  • Conferir o estado de máquinas e equipamentos antes do uso
  • Participar dos treinamentos de segurança de forma consciente, a fim de aprender ou recapitular medidas importantes
  • Zelar pela organização e limpeza do ambiente laboral.

A seguir, entenda como promover o comportamento seguro nas empresas.

Como promover o comportamento seguro no ambiente de trabalho?

Agora que você conheceu exemplos, é hora de avançar para as dicas sobre como incentivar o comportamento seguro na empresa.

Conheça estas cinco medidas básicas:

1. Faça o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO)

Estabelecido pela Norma Regulamentadora 01, o GRO deve ser implementado e detalhado no âmbito do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

O item 1.5.3.1.4 da NR-01 explica que:

“O gerenciamento de riscos ocupacionais deve abranger os riscos que decorrem dos agentes físicos, químicos, biológicos, riscos de acidentes e riscos relacionados aos fatores ergonômicos, incluindo os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho.”

Essa gestão das ameaças presentes é fundamental para oferecer uma condição segura de trabalho aos empregados, apoiando o comportamento seguro.

2. Comece pela liderança

Gestores e líderes devem dar o exemplo aos funcionários, participando dos treinamentos, conscientização e execução de atividades de maneira segura.

A liderança também deve trabalhar para eliminar riscos ergonômicos e outros fatores que estimulam o ato inseguro, conforme cita este estudo:

  • Supervisão deficiente
  • Cultura de aceitação de riscos
  • Pressão no trabalho
  • Estresse ocupacional
  • Violência
  • Jornadas longas.

Um aspecto muito importante é a capacitação do time de trabalho.

3. Capacite os funcionários

A gestão dos treinamentos previstos na legislação é o primeiro passo para capacitar a força de trabalho, a fim de promover o comportamento seguro no dia a dia.

Garanta que apenas trabalhadores qualificados executem as funções laborais, mantendo orientações como as ordens de serviço acessíveis a eles.

Se possível, complemente as capacitações com treinamentos adicionais e periódicos, a fim de reforçar os procedimentos de segurança.

4. Realize DDS

Os Diálogos Diários de Segurança (DDS) consistem em conversas informais e sucintas sobre temas de interesse, propiciando uma responsabilização compartilhada pelas iniciativas de SST no trabalho.

Eles oferecem a oportunidade de esclarecer dúvidas, recordar atitudes e processos que resultam num comportamento seguro. Vale a pena reservar alguns minutos por dia para essas reuniões.

5. Estabeleça uma cultura de segurança

Todas as dicas anteriores são elementos de uma cultura de segurança, pautada por normas, valores e práticas que constroem um ambiente laboral seguro.

A cultura se traduz nas rotinas da empresa, que devem prezar pela SST, evitando improvisos e atos impulsivos.

Ações comportamento seguro

O comportamento seguro é essencial para a promoção da saúde e segurança nas empresas

Laudos e programas de SST estimulam o comportamento seguro

Mencionei anteriormente o PGR, que é o principal programa de SST para as empresas.

Existem, ainda, outras iniciativas como o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que proporciona a vigilância em saúde dos empregados.

Atender às exigências desses e outros programas previstos nas NRs é essencial para construir uma cultura de promoção da SST e, por consequência, do comportamento seguro.

Daí a importância de conhecer, atender e registrar as medidas adotadas pelas empresas, mantendo os laudos de SST atualizados.

Saiba que a plataforma de Telemedicina Morsch pode te ajudar nessa tarefa, conectando seu time ao médico do trabalho ou engenheiro de segurança para que insiram sua assinatura digital nos documentos.

Utilizando nosso software em nuvem, você pode criar, armazenar, assinar e compartilhar seus:

Peça aqui um orçamento sem compromisso!

Conclusão

Gostou de aprender mais sobre o comportamento seguro?

Se considerou o artigo útil, compartilhe com sua rede de contatos!

Leia mais conteúdos sobre medicina ocupacional em nosso blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin