Saúde 4.0: entenda o que é, quais os benefícios e tecnologias utilizadas
A era da saúde 4.0 surgiu na esteira da quarta revolução industrial.
Visando otimizar os processos por meio da aplicação da tecnologia na saúde, esse conceito vem popularizando uma série de ferramentas inovadoras.
A telemedicina, a inteligência artificial e o big data são exemplos que vêm sendo aplicados por diferentes instituições de saúde, que passam a desfrutar das vantagens da digitalização.
Quer conhecer mais exemplos, aplicações e benefícios da saúde 4.0? Então, avance na leitura deste artigo.
Você ainda vai conferir caminhos para incorporar a inovação em saúde à sua clínica e hospital, tornando os serviços mais eficientes e acessíveis.
O que é saúde 4.0?
Saúde 4.0 é um conceito que integra tecnologias digitais a soluções de saúde, a fim de promover melhorias nos processos e resultados.
Uma das principais definições para essa área foi dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que descreve a saúde 4.0 como o:
“Campo de conhecimento associado com o desenvolvimento e uso de novas tecnologias para melhorar o setor.”
Como mencionei na introdução do artigo, a saúde 4.0 é fruto da quarta revolução industrial, tendo como protagonistas as ferramentas desenvolvidas pela indústria 4.0.
Utilizando recursos tecnológicos baseados em dados e automação, essa indústria é fundamental para a transformação digital na saúde e demais segmentos impactados.
Como funciona a saúde 4.0?
A saúde 4.0 funciona a partir da aplicação de quatro fundamentos da indústria 4.0 aos serviços de saúde.
São eles:
- Sistemas cibernéticos, que possuem capacidades computacionais e físicas integradas que podem interagir com os seres humanos através de suas funcionalidades
- Internet das coisas ou IoT (do termo em inglês, internet of things), que se refere aos dispositivos físicos conectados à web
- Redes interconectadas, com destaque para a rede mundial de computadores
- Inteligência artificial, que oferece ferramentas como aprendizagem de máquina (machine learning) e robótica.
Fala mais sobre as tecnologias que tornam possível o funcionamento desse conceito na sequência.
Quais as tecnologias usadas na saúde 4.0?
Diversas tecnologias fazem parte do universo da saúde 4.0. Entre as principais, vale citar:
Big Data
O termo em inglês se refere à coleta, processamento e análise de quantidades maciças de dados, provenientes de diversas fontes.
O big data permite a avaliação e comparação entre os dados de pacientes, do público de um ou mais estabelecimentos de saúde ou até de populações inteiras.
Robôs autônomos
No contexto da indústria 4.0, os robôs ganharam a capacidade de executar tarefas sem supervisão humana.
O uso da inteligência artificial permite que as máquinas identifiquem padrões, aprendam e desempenhem essas atividades com ainda mais eficiência.
Realidade virtual e realidade aumentada
Ambientes virtuais de aprendizagem para profissionais de saúde podem ser criados por meio da realidade virtual, que simula elementos do mundo físico.
Já a realidade aumentada compõe cenários misturando o mundo físico e o virtual, possibilitando, por exemplo, a sobreposição de imagens para auxiliar o médico durante uma cirurgia.
Impressão 3D
Conhecida também como manufatura aditiva, viabiliza a criação de protótipos customizados e moldes.
Atualmente, a impressão 3D vem sendo aplicada até mesmo para produzir órgãos sob medida a partir de tecido humano do paciente, por exemplo, para substituir um órgão danificado.
Internet das Coisas
Sensores acoplados a objetos de uso comum, como smartphones, eletrodomésticos e wearables (dispositivos vestíveis) estão cada vez mais presentes no dia a dia da população em geral.
Quando aplicados à saúde, eles permitem a coleta e transmissão de dados como os sinais vitais através da internet, permitindo o telemonitoramento de doentes crônicos.
Telemedicina
Criada para conectar profissionais e pacientes geograficamente distantes, a telemedicina oferece serviços médicos online.
Para isso, utiliza um software em nuvem, acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, para possibilitar a comunicação síncrona (em tempo real) ou assíncrona (com resposta em algumas horas ou dias).
Quais os benefícios da saúde 4.0?
Aderir à transformação digital agrega uma série de vantagens para as instituições, profissionais de saúde e pacientes, a exemplo de:
- Maior eficiência nos serviços
- Redução de custos com deslocamentos e horas de trabalho dedicadas a tarefas repetitivas, por meio do atendimento automatizado
- Centralização de informações em softwares como o prontuário eletrônico
- Comunicação simplificada pelo uso de sistemas integrados
- Otimização do fluxo de pacientes
- Diagnósticos mais precisos, apoiados pela análise de grandes quantidades de dados
- Maior comodidade por dispensar deslocamentos frequentes
- Qualificação da experiência do paciente, que passa a contar com uma jornada mais digital e simplificada
- Apoio à inovação, resultando em técnicas potencialmente revolucionárias para o diagnóstico, tratamento e a gestão em saúde.
Agora que você conhece os benefícios da saúde 4.0, talvez se surpreenda com a existência da saúde 5.0. Acompanhe a seguir.
E a saúde 5.0?
Embora apresente muitos benefícios, o conceito de saúde 4.0 vem sendo superado pela saúde 5.0, que vai além da digitalização para priorizar a humanização na saúde.
Essa nova tendência visa entregar uma experiência personalizada, partindo de uma visão centrada no paciente para reforçar boas práticas de assistência.
Nesse contexto, a medicina preventiva assume um papel de destaque, permitindo o empoderamento do paciente, que assume uma postura ativa na busca por uma vida mais saudável.
Utilizando a análise preditiva, por exemplo, dá para identificar potenciais doenças e agravos à saúde e trabalhar para que sejam evitados ou se manifestem de maneira leve.
Telemedicina como facilitadora da saúde 4.0
Investir em telemedicina online é uma boa pedida para se familiarizar com a saúde 4.0.
Isso porque os serviços de medicina digital utilizam pilares tecnológicos dessa área, como a computação em nuvem e a integração entre sistemas.
Esses avanços conferem maior aproximação entre pacientes e profissionais de saúde, aprimorando a relação médico-paciente.
Selecionando uma plataforma completa, como a Telemedicina Morsch, sua equipe terá vários serviços disponíveis à distância de alguns cliques:
- Telediagnóstico para solicitar laudos a distância, entregues em minutos
- Prontuário eletrônico com atualização automática, módulos de especialidades, bulário online e outras funcionalidades
- Teleconsulta integrada ao prontuário online, com ferramenta de prescrição eletrônica
- Teleinterconsulta para esclarecer dúvidas com médicos experientes
- Teleconsultoria para debater questões amplas de saúde e muito mais!
Saiba mais e solicite um orçamento sem compromisso neste link.
Conclusão
Agora que está informado sobre a saúde 4.0, você pode se beneficiar dos recursos tecnológicos na rotina da clínica ou hospital.
Se o artigo foi interessante para você, compartilhe!
Leia também outros conteúdos sobre telemedicina e inovação que publico aqui no blog.