Inspeção de segurança: qual a importância para as empresas e como fazer
A inspeção de segurança deve fazer parte da rotina de ações de SST nas empresas.
Seja com finalidade preventiva ou corretiva, esse processo tem impacto importante na promoção da saúde, além de contribuir para a prevenção de acidentes de trabalho.
Também apoia o uso adequado e manutenção de equipamentos e outras estruturas, contribuindo para aumentar a produtividade.
Siga com a leitura para entender melhor o conceito, tipos e como fazer uma inspeção de segurança do trabalho.
Ao final, você confere um bônus com soluções de telemedicina ocupacional que auxiliam nas rotinas burocráticas do SESMT.
O que é inspeção de segurança?
Inspeção de segurança é um processo dedicado à vistoria do ambiente laboral, a fim de identificar riscos às pessoas, patrimônio e meio ambiente.
Tem como base a análise sistemática de ambientes, equipamentos e procedimentos de trabalho para mapear condições ou práticas que possam causar acidentes, doenças ocupacionais ou danos materiais.
Segundo esta definição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO):
“Inspeção de segurança é uma vistoria técnica realizada nos locais de trabalho com objetivo de identificar perigos, reconhecer e avaliar os possíveis riscos existentes, e consequentemente, determinar e implementar as medidas de controle corretivas e preventivas necessárias, a fim de evitar acidentes, agravos à saúde, desconforto ou dano ao patrimônio.”
Trata-se, portanto, de uma ferramenta de segurança do trabalho bastante útil, que geralmente segue um roteiro ou checklist para facilitar a conferência de todos os itens.
Qual a importância da inspeção de segurança?
A inspeção de segurança tem papel essencial no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).
Tanto que está citada no trecho sobre implementação e acompanhamento das medidas de prevenção da Norma Regulamentadora 01 do Ministério do Trabalho.
Em seu item 1.5.5.3.2, a NR-01 afirma que o desempenho das medidas de prevenção deve ser acompanhado de forma planejada e contemplar:
- A verificação da execução das ações planejadas e da continuidade de sua aplicação, quando for o caso
- As inspeções dos locais e equipamentos de trabalho
- O monitoramento das condições ambientais e exposições a agentes nocivos, quando aplicável
- A participação dos trabalhadores e da CIPA, quando houver.
Essa exigência faz todo o sentido, pois as inspeções permitem detectar riscos ocupacionais, permitindo a adoção de medidas de saúde e segurança do trabalho.
E, por consequência, prevenir acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e outros agravos à saúde dos funcionários.
Sem uma rotina de inspeções, também fica complicado monitorar o efeito das ações preventivas adotadas previamente e corrigir falhas.
Tipos de inspeção de segurança
As inspeções de segurança do trabalho podem ser classificadas de acordo com sua finalidade e periodicidade. As principais são:
Inspeção oficial
Essa modalidade é realizada por autoridades de saúde ou de SST, como os auditores fiscais do Ministério do Trabalho, para buscar inconformidades relativas à legislação e normas regulamentadoras.
Inspeção geral
Como o nome sugere, tem por meta observar todos os departamentos e ambientes da empresa.
Pode ser coordenada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio), que realiza a vistoria junto aos demais empregados.
Inspeção periódica
Costuma fazer parte do calendário de manutenção preventiva, visando identificar desgastes, deterioração de materiais e outros fatores que prejudicam seu funcionamento adequado.
Inspeção rotineira
Muitas vezes, esse é um procedimento realizado individualmente pelos funcionários para conferir se materiais e equipamentos se encontram em estado adequado para o uso.
O que pode ser feito diariamente, semanalmente ou sempre que necessário.
Um exemplo é a verificação de equipamentos de proteção coletiva (EPC), como a sinalização de segurança para evitar a entrada de pessoas não autorizadas em locais restritos.
Inspeção por demanda
Essa modalidade parte de um trabalhador que tenha encontrado alguma irregularidade no ambiente ou posto de trabalho.
Ele aciona profissionais do SESMT, se houver, lideranças e/ou membros da CIPA para vistoriar o local e tomar as providências devidas.
Quem faz a inspeção de segurança no trabalho?
Depende do tipo de inspeção.
Mencionei, acima, que a inspeção geral conta com o envolvimento de todos os funcionários, bem como a modalidade rotineira.
Já as inspeções periódicas e por demanda devem ser conduzidas por profissionais de medicina e segurança do trabalho capacitados, como o engenheiro e o técnico de segurança do trabalho.
Por fim, a inspeção oficial é reservada a especialistas que trabalham para autoridades de SST ou de áreas, a exemplo da vigilância sanitária.
Como fazer uma inspeção de segurança?
O procedimento deve ser adaptado à realidade da empresa e à finalidade da inspeção de segurança.
Uma inspeção geral, por exemplo, não terá o mesmo rigor que uma inspeção periódica.
Para te ajudar nessa tarefa, preparei um pequeno roteiro com etapas básicas que não podem faltar na sua inspeção.
Acompanhe:
- Comece pelo planejamento: defina a motivação, tipo e objetivo da sua inspeção de segurança, a fim de montar uma lista com itens para avaliação. Aproveite para planejar a data e hora mais convenientes para a execução dos procedimentos
- Designe os responsáveis: informe quem é o responsável ou equipe designada para o processo, considerando as competências requeridas para cada modalidade de inspeção
- Siga um checklist: no dia e horário previstos, tenha em mãos a lista criada durante o planejamento para não esquecer nenhum item
- Faça adequações: cada inadequação deve motivar a elaboração de uma ou mais medidas corretivas, que serão aplicadas na sequência
- Registre o processo: não se esqueça de anotar os detalhes do procedimento e manter as fichas acessíveis para consultas futuras.
Entenda a seguir como a tecnologia facilita as medidas de SST.
Como a telemedicina colabora com a saúde e segurança do trabalho?
Falando em deixar as fichas de inspeção acessíveis, saiba que o software de telemedicina em nuvem fornece espaço de armazenamento infinito em um local protegido da internet.
Assim, profissionais com login e senha podem consultar os documentos usando qualquer dispositivo conectado à web.
Os arquivos ainda ficam preservados da deterioração pelo tempo, e podem ser atualizados de forma imediata.
Empresas completas como a Telemedicina Morsch disponibilizam também outras soluções no mesmo ambiente virtual seguro, inclusive a assinatura digital para seus laudos de SST.
Dessa forma, a equipe local não precisa aguardar pela presença do engenheiro de segurança ou médico do trabalho para criar, guardar, assinar e compartilhar seus documentos.
Entre eles, vale citar:
Peça já um orçamento sem compromisso aqui!
Conclusão
Gostou de saber mais sobre a inspeção de segurança?
Inclua sempre esse procedimento no dia a dia para evitar ocorrências e danos.
Se achou o conteúdo interessante, compartilhe!
Leia mais artigos de medicina ocupacional no blog.