Plataforma de telessaúde: o que é, como funciona, benefícios e dicas para escolher
Sua clínica, consultório ou hospital ainda não utiliza uma plataforma de telessaúde?
Essa é uma ferramenta que viabiliza a oferta de diversos serviços com segurança e praticidade.
Ela combina soluções de educação em saúde, telediagnóstico e segunda opinião médica em um mesmo ambiente virtual, simplificando as rotinas dos estabelecimentos.
Além de apoiar a tomada de decisões e a gestão em saúde com eficiência.
Nas próximas linhas, você vai ficar por dentro das principais funcionalidades e vantagens de investir em uma plataforma de telessaúde, que pode incluir serviços de telemedicina online.
O que é uma plataforma de telessaúde?
Plataforma de telessaúde é um software que possibilita a prestação de serviços de saúde a distância.
Para tanto, ela utiliza tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs).
Destaque para a internet e a nuvem – um espaço protegido dentro da rede mundial de computadores.
De acordo com a Lei 14.510/2022, que autoriza e disciplina a prática de telessaúde no Brasil, as soluções ofertadas por esses softwares devem obedecer aos princípios de:
- Autonomia do profissional de saúde
- Consentimento livre e informado do paciente
- Direito de recusa ao atendimento na modalidade telessaúde, com a garantia do atendimento presencial sempre que solicitado
- Dignidade e valorização do profissional de saúde
- Assistência segura e com qualidade ao paciente
- Confidencialidade dos dados
- Promoção da universalização do acesso dos brasileiros às ações e aos serviços de saúde
- Estrita observância das atribuições legais de cada profissão
- Responsabilidade digital.
A seguir, esclareço que telessaúde e telemedicina não são a mesma coisa.
Qual a diferença entre telessaúde e telemedicina?
Considerando as semelhanças entre as áreas, é natural confundir telessaúde e telemedicina.
Afinal, ambas se referem a serviços prestados por intermédio de TDICs.
No entanto, a telessaúde tem maior abrangência que a telemedicina, compreendendo os serviços a distância prestados por todos os profissionais de saúde.
Ao passo que a telemedicina se restringe às soluções médicas ofertadas a distância, por meio de uma plataforma de telemedicina.
Pode-se afirmar, portanto, que a telessaúde inclui todos os serviços de telemedicina. Contudo, a telemedicina não compreende todas as soluções de telessaúde.
Como funciona uma plataforma de telessaúde?
A plataforma de telessaúde funciona a partir da transmissão segura de dados e informações de saúde, por meio de recursos de texto, som, imagem e vídeo.
Conforme mencionei acima, esse sistema costuma ficar hospedado na nuvem, a fim de que seja amplamente acessível a pessoas autorizadas.
Basta que utilizem qualquer dispositivo com acesso à internet para fazer login na plataforma, compartilhar dados e solicitar serviços em poucos cliques.
A seguir, explico, de forma simples, como funcionam os principais serviços da plataforma de telessaúde:
- Teleconsultoria: ocorre a partir do esclarecimento de questões amplas de saúde por profissionais qualificados. Para tanto, um deles acessa a plataforma e envia uma dúvida por chat, para que seja respondida de forma assíncrona – em algumas horas ou dias. Ou pode ter a resposta imediatamente, de forma síncrona, via videoconferência, áudio ou chat
- Telediagnóstico: tem início com a transmissão de registros de exames online realizados previamente. Eles são interpretados remotamente por um médico especializado na área do exame, que elabora o telelaudo e entrega o documento pelo próprio sistema
- Teleconsulta e telemonitoramento: começa com a marcação da consulta online, que ocorre numa sala virtual exclusiva. No dia e hora agendados, profissional de saúde e paciente se encontram virtualmente para a consulta por videoconferência
- Tele-educação: é viabilizada pela disponibilização de conteúdos educacionais online, que ficam acessíveis para a qualificação profissional a qualquer hora do dia ou da noite. Também pode incluir aulas online ao vivo, utilizando ferramentas como a videoconferência.
E os benefícios de cada um desses recursos são marcantes, como esclareço a seguir.
Benefícios das plataformas de telessaúde
Quer saber como uma plataforma de telessaúde ajuda o seu estabelecimento?
Comento agora sobre as principais vantagens:
Serviços integrados
Citei, nos tópicos anteriores, que a plataforma de telessaúde reúne diversas soluções em um só ambiente virtual.
Esse fator facilita a seleção da atividade desejada e confere praticidade à rotina das equipes, que encontram o que precisam num software organizado e intuitivo.
Soluções ágeis
Consulta online, emissão de laudos remotamente e a possibilidade de tirar dúvidas em poucas horas são exemplos de serviços que ganham agilidade dentro do software de telessaúde.
Em vez de aguardar em filas de espera, pacientes podem receber assistência médica, de nutricionistas, psicólogos e outros profissionais sem sair de casa.
Também podem conferir resultados de exames online, emitidos no mesmo dia por meio da interpretação remota e telediagnóstico.
Ampla acessibilidade
O uso de um software em nuvem amplia o acesso à saúde, permitindo que pessoas autorizadas solicitem serviços e documentos de saúde a partir de notebooks, tablets e até smartphones.
Elas só precisam ter login e senha ativos para conferir a versão atualizada dos registros.
Essa opção permite, por exemplo, que o médico assistente verifique detalhes de um exame de imagem instantes após serem compartilhados na plataforma, acelerando o diagnóstico e tratamento.
Dados protegidos
Ainda que permita amplo acesso, o sistema é protegido por mecanismos de autenticação e criptografia, impedindo invasões e a entrada por pessoas não autorizadas.
Mais produtividade
Outro benefício está no atendimento automatizado e outros recursos que reduzem a carga de trabalho dos profissionais de saúde ou atuantes na recepção da clínica.
A possibilidade de agendamento online, feito pelo paciente, envio de lembretes sobre consultas e preenchimento automático de dados resultam em aumento na eficiência, produtividade e lucratividade.
Como escolher uma plataforma de telessaúde?
Escolher uma plataforma de telessaúde nem sempre é uma tarefa fácil.
Há diferentes opções no mercado, cada qual com suas particularidades – que devem ser consideradas em seu processo de seleção.
Pensando nisso, montei um pequeno roteiro com os passos básicos para acertar na escolha. Confira:
- Comece definindo suas prioridades. Planejar deve ser a primeira etapa na busca pelo software ideal para suas necessidades. Faça um diagnóstico inicial para entender quais são elas e que serviços são indispensáveis para você e sua equipe
- Pesquise! Conhecendo as prioridades, avance para uma busca e reconhecimento das plataformas de telessaúde disponíveis, seus recursos, preços e outros detalhes
- Calcule o custo-benefício. Algumas vezes, o sistema parece ter o menor custo, porém, não atende todas as suas necessidades. Ou possui uma série de ferramentas que seu time não vai usar, mas pelas quais você terá de pagar. A melhor alternativa costuma ser o meio-termo, ou seja, uma plataforma que atende ao que você precisa sem comprometer as finanças
- Verifique a conformidade do sistema. A empresa de telemedicina ou fornecedora deve ter registro no CRM local para a prestação de serviços médicos, assim como um responsável técnico cadastrado no mesmo CRM. Também precisa atender ao disposto em legislações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a Lei do Prontuário Eletrônico.
A plataforma da Telemedicina Morsch oferece um ambiente simples e intuitivo, em total conformidade com a legislação, diferentes especialidades e soluções, incluindo:
- Teleconsulta com prontuário eletrônico integrado
- Teleconsultoria
- Laudos online entregues em minutos
- Aluguel em comodato.
Veja soluções pensadas para o seu negócio neste link!
Conclusão
Espero ter ajudado você a conhecer melhor e selecionar a plataforma de telessaúde ideal para o seu serviço.
Se gostou das soluções apresentadas no texto, compartilhe com seus contatos!
Navegue pelo blog para ler outros conteúdos sobre telemedicina.