Entenda como funciona o comodato de equipamentos médicos
O comodato de equipamentos médicos tem feito a diferença em diferentes serviços de saúde pelo Brasil.
Isso porque essa modalidade permite a unidades terem aparelhos essenciais para a sua atividade, de uma forma econômica.
Um exemplo é o laboratório do Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos, na cidade de Mogi Guaçu/SP, que recebeu aparelhos em comodato para os setores de hematologia e bioquímica em 2015.
Conforme comentou a secretária municipal de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, os aparelhos foram essenciais para atender à maior demanda por testes como hemogramas durante o surto de dengue no município, que elevou a quantidade de exames mensais de 31 mil para 54 mil.
Mas sua importância vai muito além das urgências, podendo agregar à rotina da saúde no país.
Assim, o sistema beneficia clínicas, hospitais e consultórios, que podem ampliar o portfólio sem grandes investimentos na aquisição de dispositivos médicos, combinando o comodato aos laudos médicos a distância.
Quer saber como?
A partir de agora, vou falar sobre os benefícios, como funciona e quais as tecnologias disponíveis em comodato.
Comodato de equipamentos médicos: o que é?
Em primeiro lugar, a palavra comodato se refere a um regime de aluguel ou empréstimo que não envolve recursos financeiros.
Previsto na legislação (artigos 579 a 585 do Código Civil Brasileiro), o comodato é definido como um empréstimo gratuito de coisas não fungíveis.
Isso significa que qualquer instituição só cede em comodato bens que não podem ser substituídos, seja em qualidade, espécie ou quantidade.
Esse regime de comodato é comum em diversas áreas, sendo praticado especialmente por fabricantes de grandes máquinas, como agrícolas e industriais.
No campo da saúde e, mais especificamente, da medicina, o comodato representa um importante serviço agregado das empresas de telemedicina.
Sendo assim, ele surgiu como opção para hospitais, consultórios e clínicas que desejam ofertar testes de diagnóstico, mas não dispõem do orçamento necessário para comprar aparelhos médicos.
Por empregarem alta tecnologia, esses equipamentos costumam ser caros, o que pode impactar as finanças de forma negativa, comprometendo o capital de giro e até inviabilizando o negócio.
Com o comodato, o investimento inicial é baixo, tornando possível a oferta de novos exames e promovendo lucros interessantes.
Como funciona o comodato de equipamentos médicos?
Adquirir equipamentos médicos em comodato é simples e prático.
Afinal, basta solicitar os aparelhos a uma empresa de telemedicina, como a Morsch, que formaliza o pedido e elabora um contrato especial para o empréstimo.
Em seguida, a própria empresa aciona a fábrica para que envie os dispositivos ao cliente, que se compromete apenas a devolver os aparelhos devidamente conservados.
Vale lembrar ainda que o comodato de equipamentos médicos não engloba taxas ou custos. No entanto, o cliente paga uma mensalidade pelo pacote de laudos remotos.
Caso precise de mais laudos, o cliente pode pedir por eles diretamente na plataforma de telemedicina, e pagar um pequeno valor pelo excedente.
Nesse sentido, os aparelhos em comodato só precisam ser devolvidos ao final da parceria.
Quais são os benefícios do comodato de equipamentos médicos?
O aluguel em comodato reúne vantagens para profissionais de saúde, clínicas, hospitais e o paciente, pois amplia a rede de cobertura para diferentes exames de diagnóstico.
Assim, moradores de pequenas cidades ou locais remotos não precisam se deslocar até centros de referência para fazer os testes, que estarão disponíveis em seu município.
Veja, a seguir, outros benefícios de aderir ao comodato.
1. Equipamentos de última geração
Empresas de telemedicina idôneas, como a Morsch, ofertam aparelhos de última geração aos clientes, favorecendo registros de qualidade aos exames.
Novas tecnologias também se integram facilmente a sistemas como o portal de telemedicina, o que facilita o compartilhamento dos resultados para a interpretação dos testes a distância.
2. Elimina a necessidade de comprar equipamentos médicos e descapitalizar a clínica
Como expliquei acima, a compra de aparelhos modernos pode comprometer o capital de giro, prejudicando as finanças da clínica.
Mesmo o aluguel convencional provoca impactos no orçamento em médio e longo prazo, pois implica em uma despesa adicional.
Já o comodato é uma escolha inteligente, uma vez que não exige o pagamento de taxas adicionais pelo uso dos equipamentos.
3. Ampliação do portfólio de sua clínica
O comodato é a melhor opção para estabelecimentos de saúde que desejam expandir a quantidade de exames ou acrescentar novas especialidades ao portfólio.
Além de reduzir o investimento necessário para começar, os aparelhos emprestados podem ser devolvidos sem burocracia caso o serviço seja interrompido em pouco tempo.
4. Não será preciso arcar com a contratação de médicos especialistas
O comodato permite que o cliente aproveite as vantagens da telemedicina e do laudo digital.
Produzido remotamente, esse documento dispensa a contratação de uma equipe de especialistas para a clínica, eliminando custos com salários e benefícios.
Os laudos a distância cobrem, ainda, as ausências de especialistas, como folgas e férias.
Nesses casos, os exames de diagnóstico podem ser feitos por técnicos de enfermagem ou radiologia treinados, transmitidos através da plataforma de telemedicina e laudados a distância.
5. Os equipamentos médicos são fornecidos pela Telemedicina Morsch
Uma vez que o cliente solicite o comodato, a Morsch se encarrega de contatar a fábrica e configurar remotamente o aparelho, que fica pronto para uso em poucos minutos.
Além disso, a empresa substitui os dispositivos durante o período de manutenção.
6. Suporte e treinamento 24 horas para uso dos equipamentos médicos
O contrato de comodato inclui suporte remoto sempre que necessário.
Outra vantagem interessante é o treinamento online dos técnicos que ficarão responsáveis pelo manuseio dos aparelhos durante os exames.
Eles podem se capacitar e atualizar a qualquer hora do dia ou da noite, acessando os conteúdos no sistema da Morsch.
O comodato de equipamentos médicos tem baixo custo na aquisição e já vem com os laudos
Essa é uma das maiores vantagens do comodato para sua clínica.
Como os aparelhos médicos podem ser muito caros para compra – especialmente para profissionais que estão iniciando sua jornada no mercado de trabalho -, é difícil dedicar parte do orçamento a essa demanda.
No comodato, o custo de investimento é menor, inclui a manutenção e treinamento dos funcionários que conduzirão os testes de diagnóstico.
Garantia e suporte da fábrica e da Telemedicina no comodato de equipamentos médicos
Contratar um serviço de comodato de equipamentos médicos não se restringe ao empréstimo do dispositivo.
Isso porque você também conta com um serviço de suporte remoto por parte da fábrica que entregou o equipamento.
Dessa maneira, é possível tirar dúvidas e contar com o auxílio de especialistas na hora de usar os equipamentos, sem qualquer custo adicional.
Treinamentos via internet pelo suporte do serviço de Telemedicina
Recebeu o aparelho em comodato, mas não sabe como utilizá-lo? Não se preocupe!
O serviço de comodato de aparelhos médicos engloba treinamentos via internet, facilitando o trabalho do técnico e solucionando todas as suas dúvidas sem que ele tenha que sair da clínica.
Focado em boas práticas, o treinamento é intuitivo e gratuito, de forma que não são necessárias muitas horas de estudo para que o técnico esteja apto a operar o aparelho.
A Morsch disponibiliza, ainda, suporte para a instalação dos equipamentos médicos, que pode ser acionado assim que o cliente recebe os aparelhos.
É fácil criar um serviço novo em sua clínica
O comodato é uma alternativa excelente para quem sempre desejou oferecer mais do que atendimento clínico em seu consultório ou clínica médica, complementando o suporte ao paciente com a realização de exames de diagnóstico.
Com ele, é possível expandir o modelo de atendimento, agregando qualidade, agilidade e comodidade, a partir de aparelhos modernos e laudos confiáveis.
É possível contratar os seguintes equipamentos médicos em comodato:
- Eletrocardiograma digital;
- Eletroencefalograma digital;
- MAPA de pressão arterial 24 horas;
- Holter de ECG 24 horas;
- Espirometria portátil.
Garantia dos aparelhos registrados na ANVISA
Uma das exigências legais mais importantes quanto aos equipamentos médicos é o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que atesta o cumprimento de requisitos mínimos de desempenho e segurança do paciente e de funcionários.
Pensando nisso, serviços de comodato de equipamentos médicos contam com uma lista de aparelhos modernos e de qualidade, todos registrados na Anvisa.
Desse modo, o cliente recebe apenas dispositivos modernos, uma vez que as tecnologias são substituídas ou atualizadas sempre que se tornam obsoletas.
O resultado são imagens e gráficos mais nítidos, que favorecem diagnósticos e tratamentos assertivos, deixando os pacientes satisfeitos.
Na Morsch, a parceria direta com fabricantes permite que os aparelhos sejam enviados ao cliente com calibração garantida por um ano.
A Telemedicina como parceira na Medicina do Trabalho
Clínicas especializadas em saúde ocupacional também podem se beneficiar da telemedicina e dos equipamentos médicos em comodato.
Afinal, esses serviços otimizam a entrega dos atestados de saúde ocupacional (ASO) para exames complementares, como eletrocardiograma e espirometria ocupacional.
Aderindo ao comodato do eletrocardiógrafo e espirômetro, o gestor da clínica economiza o que seria investido na compra desses equipamentos, e ainda recebe laudos médicos rapidamente, sem deixar de lado a qualidade.
Logo, tanto os equipamentos cedidos em comodato quanto a plataforma de telemedicina atendem aos padrões detalhados na normatização da medicina do trabalho, com benefícios evidentes na emissão dos laudos.
O que muda se eu tenho meu equipamento?
Se a sua unidade de saúde já conta com os equipamentos necessários para operar, a telemedicina ainda é uma boa opção para conferir agilidade e reduzir o custo dos laudos médicos.
A diferença é que você não precisará solicitar o comodato, mas apenas fará adequações para aproveitar as vantagens dos laudos a distância.
Você pode contratar pacotes mensais ou utilizar o sistema pré-pago da Morsch, solicitando e recebendo resultados dos exames de forma simples e ágil.
Primeiro, seu técnico em radiologia ou enfermagem conduz o teste de diagnóstico usando seu aparelho digital.
O dispositivo envia os registros do teste para um computador com software específico, que converte o sinal em imagens ou gráficos digitais, dependendo do procedimento.
Um raio-X gera imagens, enquanto um eletroencefalograma produz gráficos.
O próprio técnico pode compartilhar os registros na plataforma de telemedicina, acessível através de seu login e senha.
Uma vez que os dados estejam no portal, especialistas logados no sistema iniciam sua análise.
Eles avaliam e interpretam os achados do exame a distância, gerando o laudo médico remoto – que tem a mesma validade do laudo em papel.
Depois de assinar o documento digitalmente, os especialistas o liberam na plataforma de telemedicina.
O laudo fica, então, disponível para ser salvo no computador, impresso ou enviado ao médico que solicitou o teste.
O processo pode parecer complexo, mas dura apenas alguns minutos, permitindo a entrega dos resultados ao paciente no mesmo dia do exame.
Qual é a diferença entre aluguel comum e comodato de equipamentos médicos?
Muitas clínicas e unidades de saúde já alugaram diversos tipos de equipamentos, sejam eles de espirometria, raio-X, eletrocardiograma, MAPA, entre muitos outros.
Como a disponibilização dos aparelhos por terceiros é uma prática relativamente comum na área, é comum que muitos confundam aluguéis comuns com o comodato de equipamentos médicos.
Contudo, o segundo caso garante mais vantagens, já que os comodantes oferecem suporte completo durante o contrato.
Além disso, há a questão dos custos que, conforme já mencionei, são quase inexistentes. Sendo assim, a condição do acordo é a contratação de serviços específicos, como a emissão de telelaudos.
Em poucas palavras, o comodato é mais viável, amplia as possibilidades de atendimento e ainda gera diferenciais, como treinamentos e manutenção adequada das máquinas.
Confira mais detalhes sobre cada conceito e entenda melhor como eles se diferem:
Aluguel comum
Ocorre basicamente como o aluguel de uma casa ou um automóvel, em que o fornecedor cobra um valor fixo mensal durante todo o contrato.
Trata-se de uma opção vantajosa para quem deseja ampliar sua oferta de exames, mas não tem recursos suficientes para adquirir um aparelho.
Contudo, nessas situações, é necessário ter um corpo clínico próprio para emitir os laudos. O problema é que, às vezes, o locador não fornece assistência.
Outro ponto importante é que, depois de um tempo, a opção pode se mostrar inviável, já que os recursos dos serviços seriam capazes de quitar as parcelas do equipamento.
Ou seja, trata-se de uma opção que demanda mais investimentos e em que a maioria das responsabilidades recai sobre o locatário.
Comodato
Por sua vez, um comodato simples de equipamentos médicos dispensa mensalidades, necessidade de novas contratações e investimentos com manutenções.
Isso porque o comodante disponibiliza os aparelhos sem custos e lida com todas as suas demandas, seja de treinamentos, reparos ou atualizações.
Em troca, o comodatário adquire um pacote de laudos e passa a enviar as informações coletadas nos exames a uma central de especialistas.
Assim, o comodante lucra ao laudar, mas o comodatário tem diversas vantagens ao agregar mais praticidade e economia ao processo, ampliando sua oferta de serviços.
Como é feito o contrato para comodato de equipamentos médicos?
Agora que você já sabe exatamente o que é comodato de equipamentos médicos, vou explicar melhor como sua contratação funciona.
Em geral, todo o processo é muito simples: basta contratar um pacote de laudos remotos com uma empresa de Telemedicina.
Com o fechamento do acordo, esse fornecedor irá encaminhar os equipamentos sem custos para que sua clínica comece a fazer os exames.
Normalmente, o contrato prevê um período específico de implementação, treinamento para os profissionais da unidade e até diferenciais como a divulgação dos serviços.
A melhor parte é que o comodato de equipamentos médicos funciona apenas de acordo com a demanda.
Isso significa que, em períodos de menor procura, o comodante pode recolher as máquinas, e você não precisa investir em pacotes de laudos caso eles não tenham saída.
Em contrapartida, em épocas com maior demanda de pacientes, basta receber os equipamentos por comodato e ampliar seus serviços sem comprometer o capital de giro.
Assim, não importa se você tem uma clínica de saúde ocupacional, radiologia, exames laboratoriais etc. Os serviços sempre estarão alinhados às épocas de maior busca para o seu segmento, garantindo assim a melhora financeira do seu negócio.
Sobre a Telemedicina Morsch
Combinando um time de especialistas dedicados e uma plataforma intuitiva, a Morsch já ajudou centenas de clínicas, hospitais e consultórios a modernizar seu portfólio e o processo de emissão de laudos.
Muitos desses parceiros também se beneficiaram do comodato, expandindo seus serviços sem comprometer o capital de giro e a rotina da empresa, com todo o respaldo para operar os equipamentos médicos e gerar registros fidedignos.
Além disso, clientes da Morsch podem solicitar uma segunda opinião qualificada sempre que tiverem dúvidas, e seus documentos são salvos automaticamente na nuvem.
Isso significa que os laudos ficam organizados e disponíveis na internet, bastando uma pesquisa via portal de telemedicina para encontrar ou cruzar dados de saúde do paciente.
Outra vantagem do armazenamento na nuvem é que os documentos ficam protegidos contra a ação do tempo, manuseio e fraudes, pois o sistema é totalmente criptografado e só pode ser acessado mediante login e senha.
Conclusão
Comentei, neste artigo, sobre o funcionamento, regras e benefícios do comodato de equipamentos médicos.
Esse serviço é oferecido por empresas de telemedicina, a fim de viabilizar a aquisição desses aparelhos por negócios menores, sem prejudicar o capital de giro.
Assim, se você está pensando em ampliar o portfólio sem grandes investimentos, conte a Morsch.
Estamos prontos para auxiliar sua equipe na modernização da clínica, hospital ou consultório, seja com foco em exames clínicos ou medicina do trabalho.
Se preferir, entre em contato e veja as vantagens de contar com a Telemedicina Morsch na sua clínica ou hospital!
Se este artigo foi útil, compartilhe.
Deixe um comentário abaixo.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Decreto-lei no 10.406, 10 de Janeiro de 2002. CAPÍTULO VI: “Do Empréstimo” – artigos 579 a 585.