O Raio-x do Rx digital: 5 benefícios que você precisa saber sobre essa tecnologia

Por Dr. José Aldair Morsch, 31 de agosto de 2017
rx digital

Sabemos que o RX digital não é mais segredo para ninguém e que a teleradiologia já está incorporada na maioria das clínicas. No segmento da medicina a situação não é diferente, e, nesse contexto, é possível contar com a telemedicina.

Mas afinal, o que vem a ser o RX Digital?

Convencionalmente o exame de Raio-X, a popular radiografia, compreende na produção de um feixe heterogêneo de Raio X, que é produzido por um gerador e projetado sobre uma determinada região do corpo que está sendo examinada.

Os raios são captados no sentido oposto ao feixe emitido e registrado em filme que é revelado em uma máquina especial. Claro que estamos falando de como era a revelação do filme, pois tudo isso mudou na era digital.

Essa tecnologia possibilita que os médicos consigam ter uma visualização por meio dos tecidos humanos e examinem, com uma maior precisão e facilidade, possíveis ossos fraturados e também que possam obter um diagnóstico mais exato referentes a inúmeras enfermidades.

É possível afirmar que funcionamento da radiografia é, de uma forma geral, um procedimento dotado de bastante simplicidade. Nele, o paciente posiciona a parte do corpo que deverá ser examinada sobre o suporte da máquina, embaixo de uma abertura por onde serão disparados os raios.

Solicite um orçamento

Como funciona o RX Digital

Ao acionar a máquina, o conteúdo radioativo da estrutura emana as partículas na direção da abertura e, por consequência, para o corpo do paciente.

Porém, com o intuito de aprimorar o exame de Raio-X, hoje em dia a telemedicina oferece o RX Digital, que é uma tecnologia que vem a substituir o exame de Raio X realizado de forma analógica.

A radiografia feita de maneira digital tem por base os mesmos princípios da analógica, porém a distinção reside no modo como os raios que atravessam o objeto são capturados. Ou seja, no RX Digital não é necessária a utilização de placas ou revelação de filmes.

Na radiografia digital a captura dos raios-X é efetuada por placas de circuitos que possibilitam a geração de uma imagem digital. Essa imagem é enviada para um computador, podendo assim ser armazenada, enviada para outros médicos e até mesmo ser impressa.

Quais são os tipos de raios x digital?

Existem dois tipos. Um deles é a radiografia digital direta, em que a chapa sensível envia dados ao computador sem necessitar da interferência humana. Já na indireta, a chapa eletrônica necessita ser escaneada, possibilitando assim que o computador receba devidamente as informações.

Sendo assim, descrevemos os 5 benefícios da Radiologia Digital?

Os benefícios desse moderno procedimento são vários, entre eles é possível citar:

1- Imagem: Por ser digital, as imagens obtidas no processo contam com uma resolução de qualidade superior, facilitando a visualização do profissional e conferindo mais precisão para os exames.

2- Otimização do tempo: Em comparação com o processo analógico, o processo digital possibilita uma obtenção mais rápida da imagem. Até mesmo o envio dela se torna mais rápido, configurando assim benefícios para o tratamento do paciente.

Além disso, vale salientar que a questão de otimizar o tempo é essencial para um bom atendimento na medicina. Um exemplo que ilustra essa situação pode ser o de um paciente que está em uma emergência e apresenta dor no peito. É um risco fatal deixar que o paciente deva aguardar várias horas pelo resultado do exame.

3- Maior segurança: Para a obtenção de uma imagem digital, os níveis de exposição são menores do que ocorrem no processo feito de maneira analógica. Além disso, no processo analógico, em muitos casos, o paciente deve repetir o processo mais de uma vez até que se obtenha uma imagem de boa visualização.

4- Ecologicamente correta: Em comparação com o método analógico, o seu processo de revelação não faz uso de filmes dotados de produtos químicos muitas vezes tóxicas, adotando assim uma abordagem mais ecológica que não acarreta prejuízos para o meio ambiente.

5- Relação custo e benefício: Pode acarretar algum custo a instalação das máquinas para a realização da radiografia digital em uma clínica hospital. No entanto, as questões referentes a otimização do tempo, a alta resolução das imagens obtidas e também o armazenamento e o envio rápido das mesmas, compensa esses custos.

É válido salientar também que, com os exames enviados pelo sistema de nuvem, não há a necessidade da presença constante de um especialista na clínica para efetuar a devida interpretação dos exames. Isso também caracteriza uma evidente redução de custo.

Além disso, dentro do atual contexto da telemedicina, as radiografias digitais podem se integrar com maior facilidade com outras tecnologias, o que possibilita maior agilidade e interação nos setores de uma clínica, por exemplo.

Sobre o que é Telemedicina na Radiologia

A telemedicina consiste na prática da medicina efetuada por meio de recursos online. Nesse contexto, é possível afirmar que a telemedicina compreende a prática médica realizada à distância.

Para quem usa a telemedicina na realização de exames, o envio e a recepção de laudos médicos, entre outros procedimentos, são efetuados à distância, de forma rápida e segura, usando uma plataforma de telessaúde.

Algumas vantagens do uso da Telemedicina

Os benefícios dessa união entre medicina e tecnologia podem ser conferidos em uma série de situações, tais como:

  • Uma maior agilidade para a obtenção dos resultados de exames,
  • Diagnósticos mais precisos,
  • Segurança para o armazenamento de dados em nuvem,
  • Rapidez no atendimento,
  • Maior capacidade produtiva, pois pode fazer mais exames.

Além disso, é importante salientar que o armazenamento de laudos em nuvem facilita que os médicos tenham acesso a ele, tornando a interpretação mais rápida e eliminando a barreira da distância.

Um dos avanços estabelecidos por tais tecnologias é a utilização do RX Digital.

Como a Telemedicina Morsch pode auxiliar na Teleradiologia?

A Telemedicina Morsch atua no mercado desde 2001 e, durante esse tempo, já se consolidou como uma empresa séria e ética.

A Telemedicina Morsch possibilita a utilização do que há de mais avançado e rápido no contexto da telemedicina, contando para isso com plataformas que possibilitam o envio e a análise de exames à distância. Na atuação em interpretação de exames de imagem, chamamos de Teleradiololgia.

Além disso, a empresa permite fornecer laudos à distância utilizando um sistema PACS próprio em nuvem. O armazenamento em nuvem permite para os profissionais mais segurança para guardar os dados, bem como mais facilidade para acessá-los.

Portanto, diante de tantas vantagens, a adoção de tais recursos tecnológicos já não é uma simples questão de modernização, mas acima de tudo, uma questão de estabelecer um atendimento rápido, seguro e confiável.

Compartilhe com seus amigos! Assine nosso blog!

 

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp