Enfisema pulmonar na tomografia: veja como identificar a doença
Identificar o enfisema pulmonar na tomografia requer conhecimentos não apenas sobre a anatomia pulmonar, como também das propriedades das imagens tomográficas.
Esses saberes são bastante úteis para a prática clínica, pois a tomografia de pulmão é o método diagnóstico definitivo para diagnosticar o enfisema.
Além de permitir a classificação da doença, ela também oferece suporte à escolha do tratamento adequado.
Siga com a leitura para conferir detalhes sobre os achados que sugerem enfisema na tomografia.
Conheça também as características do laudo médico e saiba como acelerar os resultados usando o telediagnóstico.
Enfisema pulmonar na tomografia: é possível identificar?
Sim, é possível.
Como mencionei na introdução do texto, a tomografia computadorizada é o principal exame de diagnóstico por imagem para a detecção do enfisema pulmonar.
Vale lembrar que essa condição patológica pode ser definida pelo aumento incomum e permanente dos espaços aéreos distais aos bronquíolos terminais, acompanhados pela destruição das paredes alveolares.
De acordo com o estudo “Métodos de Diagnóstico por Imagem do Enfisema Pulmonar”:
“O enfisema é facilmente diferenciado do parênquima normal do pulmão na TC devido à atenuação de baixo valor quando comparado ao tecido adjacente. Entretanto, a TC representa importante avanço na investigação de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, permitindo uma melhor discriminação entre o predomínio de enfisema e também tem facilidade em conseguir identificar lesões em uma fase ainda precoce e quantificar a extensão da doença”.
Como identificar enfisema pulmonar na tomografia?
Diferentes alterações podem ser visualizadas nas imagens da TC, dependendo do tipo de enfisema pulmonar e seu estágio.
A seguir, comento algumas delas, detalhadas no artigo “Diagnóstico Radiológico da DPOC”:
- Enfisema centroacinar: mais comum entre fumantes, pode ser detectado pela presença de múltiplas e pequenas áreas arredondadas de atenuação anormalmente baixa distribuídas pelo parênquima, geralmente nos terços superiores dos pulmões
- Enfisema panacinar: as imagens revelam destruição uniforme do lóbulo pulmonar secundário, dando a impressão de “simplificação” do interstício pulmonar. Há diminuição generalizada da atenuação pulmonar e redução do calibre dos vasos sanguíneos nas áreas acometidas
- Enfisema parasseptal: é possível observar áreas hipoatenuantes arredondadas com paredes visíveis, menores que 1 cm, que são finas e se dispõem em fileira única; quando maiores que 1 cm de diâmetro, são denominadas bolhas subpleurais
- Enfisema bolhoso: é identificado pela presença de enfisema parasseptal ou centrolobular associada à formação de grandes bolhas, geralmente na região subpleural dos ápices pulmonares. As bolhas são assimétricas e ocupam um significante volume no hemitórax, podendo apresentar entre 1 e 20 cm de diâmetro.
Veja no próximo tópico como é o laudo de TC que investiga essa condição.
Como é o laudo de tomografia com enfisema pulmonar?
O laudo da tomografia com enfisema deve apresentar as principais características dessa condição patológica, conforme descrevi no tópico anterior.
Certos aspectos tendem a constar no relatório, a exemplo de:
- Hiperinsuflação
- Retificação ou o rebaixamento do diafragma abaixo do sexto espaço intercostal anterior, na inspiração máxima
- Aumento do espaço aéreo retroesternal (maior que 3 cm); e o alongamento e a verticalização do diâmetro transverso do coração
- Aumento da radiotransparência pulmonar
- Alterações vasculares
- Presença de bolhas (relatada em um terço dos casos)
- Áreas de hipodensidade
- Envolvimento da parte distal do lóbulo secundário
- Destruição uniforme do lóbulo pulmonar secundário.
Cabe ressaltar que a presença de sinais de enfisema pulmonar na TC não deve ser avaliada isoladamente, e, sim, junto a outros critérios diagnósticos.
Falo mais sobre eles a seguir.
Como é feito o diagnóstico completo do enfisema pulmonar?
O diagnóstico de enfisema pulmonar nem sempre é simples, principalmente quando a doença se encontra em estágio inicial.
Nesses casos, é comum que seja assintomática, em especial quando não associada a quadros de bronquite crônica – ou seja, quando o paciente não sofre com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Se houver manifestações clínicas, cabe ao médico atentar a quadros de tosse persistente com muco e dispneia aos esforços, que sugerem DPOC.
O histórico do paciente pode revelar tabagismo atual ou anterior, ou outra forma de contato com fumaças e poeiras continuamente, como na exposição ocupacional.
Diante desses indícios, o médico pode fazer a solicitação de exames complementares mais simples, como espirometria ou raio-X, antes de pedir a tomografia de tórax.
Espirometria ou prova de função pulmonar é um exame que mede a capacidade ventilatória de maneira não invasiva e rápida.
Ela oferece gráficos que mostram se há comprometimento respiratório.
Já o raio-X de tórax é um exame de imagem mais simples que a TC.
Ele emprega radiação ionizante para obter chapas com uma fotografia interna do organismo, também de modo não invasivo, rápido e indolor.
Como a telemedicina acelera o diagnóstico do enfisema pulmonar?
A telemedicina oferece um ambiente virtual seguro e intuitivo para conectar a equipe médica local a especialistas online.
Nesse local, seu time pode solicitar a interpretação da tomografia, do raio-X ou da espirometria em poucos cliques, acelerando o diagnóstico e tratamento do enfisema pulmonar.
Basta que um médico ou técnico de enfermagem devidamente treinado realize normalmente o exame e, em seguida, compartilhe os registros no software de telemedicina em nuvem.
Em seguida, um médico radiologista ou pneumologista visualizam os registros do exame e os avaliam conforme a história clínica, comorbidades, hipótese diagnóstica e outros fatores relevantes.
O especialista elabora o laudo a distância, assinado digitalmente para garantir a confiabilidade, e entregue em minutos via sistema de telemedicina online.
Casos urgentes são avaliados em tempo real via teleinterconsulta por videoconferência, esclarecendo dúvidas para apoiar a tomada de decisão.
Plataformas completas como a Telemedicina Morsch ainda disponibilizam facilidades como:
- Atendimento a diferentes especialidades num mesmo local. Basta selecionar cardiologia, neurologia, pneumologia, radiologia ou medicina ocupacional
- Prontuário eletrônico com teleconsulta integrada
- Aluguel em comodato para economizar com a aquisição de equipamentos de exames. Contratando um pacote de laudos online, você ganha o direito de utilizar aparelhos modernos sem custo adicional.
Clique aqui e comece a aproveitar os benefícios da telemedicina hoje mesmo!
Conclusão
Ao final deste texto, você está informado sobre os principais aspectos do enfisema pulmonar na tomografia.
Se achou o conteúdo interessante, não deixe de compartilhar com seus contatos!
Navegue também pelo nosso blog para conferir mais artigos sobre pneumologia e continuar por dentro das novidades!