Diluição de medicamentos: o que é, como fazer e quais cuidados tomar

Por Dr. José Aldair Morsch, 4 de outubro de 2023
Diluição de medicamentos

A diluição de medicamentos está entre os temas que mais geram dúvidas na equipe de enfermagem.

Por misturar conceitos de química, substâncias com diferentes mecanismos de ação e cálculos, trata-se de um assunto complexo que pede atenção.

Até porque nem sempre a clínica ou hospital contam com uma central de diluição de medicamentos para se encarregar dessa tarefa,

Nesse caso, ela fica a cargo de médicos e profissionais de enfermagem.

Neste artigo, trago as informações mais importantes sobre o tema, exemplos e referências para auxiliar no preparo e administração de fármacos com segurança.

O que é diluição de medicamentos?

Diluição de medicamentos é o processo que permite diminuir a concentração de um fármaco por meio do acréscimo de um diluente ou solvente.

Essa prática faz parte dos cuidados de enfermagem.

Por isso, é fundamental para a administração da medicação de maneira confiável, evitando erros que ameacem o sucesso da terapia farmacológica.

Como alerta um estudo sobre preparo e administração de medicamentos:

“Medicamentos administrados erroneamente podem causar prejuízos/danos ao cliente devido a fatores como incompatibilidade farmacológica, reações indesejadas, interações farmacológicas entre outros. É necessário que o profissional que administra medicamentos esteja consciente e seguro de sua ação e possua conhecimentos ou acesso às informações necessárias. Dúvidas e dificuldades não esclarecidas, corretamente, levam à incerteza e insegurança, e essa situação é fator de risco para a ocorrência de erros no processo de administração de medicamentos”.

Como fazer a diluição de medicamentos?

Seguir a recomendação da bula de remédio e conversar com colegas experientes são algumas ações que contribuem para realizar a diluição corretamente.

Geralmente, a bula dá detalhes sobre o diluente ou solvente adequado e sua concentração.

Também é preciso observar com atenção o que diz a prescrição médica, confirmando detalhes.

São exemplos:

Verifique também a disponibilidade de ampolas no caso de soluções injetáveis, pois pode ser que os itens disponíveis sejam maiores que os recomendados para a posologia.

Nesse caso, será preciso considerar o tamanho da ampola nos cálculos de diluição, para saber a quantidade de solução adequada.

O que usar para diluir medicamentos?

O veículo de diluição vai depender da medicação a ser diluída.

Água para injeção, soro fisiológico a 0,9% e solução de glicose a 5% estão entre os veículos mais utilizados.

Como calcular a diluição de medicamentos

A etapa do cálculo consiste basicamente numa regra de três que serve para estabelecer a quantidade de medicamento (normalmente, em mg) para cada ml da diluição.

Para simplificar o raciocínio, veja um exemplo descrito em um manual sobre Cálculo e diluição de medicamentos da Prefeitura de Ribeirão Preto/SP:

Frasco-ampola de Ampicilina de 500 mg.

Deve-se diluir de preferência com 5 ml de solvente, assim obtém-se uma solução medicamentosa total de 5ml onde estarão 500 mg de Ampicilina.

Então, temos:

  • 500 mg – 5 ml
  • X mg – 1 ml
  • X = 100 mg (cada ml da diluição terá 100 mg).

A seguir, falo sobre cuidados que ajudam na diluição de medicamentos.

Quais cuidados ter na diluição dos medicamentos?

Checar as quantidades e a capacidade da ampola para a solução é fundamental.

Assim como ler a bula para o profissional de saúde, focando em trechos como a possibilidade de interação medicamentosa com outras substâncias.

Se houver incompatibilidade ou alterações dos efeitos dos fármacos, deve-se ajustar os horários ou mesmo substituir o fármaco injetado.

É importante reforçar ainda que certos medicamentos não podem ser injetados em conjunto, numa mesma ampola.

Em um guia (em PDF) do Ministério da Saúde, está disponível a relação de diversas medicações e potenciais interações medicamentosas.

Também é essencial priorizar a segurança do paciente, perguntando e/ou lendo seu prontuário médico para descobrir se ele tem alergia a alguma droga.

Avalie as reações adversas comuns para prevenir complicações de saúde, em especial quando estiver atendendo um doente crônico ou indivíduo internado.

Invista num atendimento humanizado sempre que possível, ministrando o remédio junto a alimentos, quando indicado, para diminuir a irritação ao trato digestivo.

Antes de fazer a punção ou entregar a solução oral, explique para que serve o fármaco, a fim de incentivar o paciente a colaborar com o tratamento.

Quanto melhor for a relação médico-paciente e outros profissionais de saúde, maiores as chances de recuperação rápida.

Diluir medicamentos

A bula do medicamento traz detalhes sobre o diluente ou solvente adequado e sua concentração

Telemedicina facilita o treinamento de equipes de enfermagem

A telemedicina é uma aliada das equipes de enfermagem, fornecendo uma série de ferramentas de apoio.

Uma delas é o treinamento online, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos domingos e feriados.

Utilizando um software de telemedicina em nuvem, dá para acessar os conteúdos em áudio, vídeo, textos e imagens em poucos cliques.

É o caso da Telemedicina Morsch, que possui um sistema hospedado num ambiente online protegido por mecanismos de autenticação e criptografia.

As ferramentas impedem a entrada por pessoas não autorizadas, contudo, nossa plataforma é facilmente acessível para os profissionais de saúde cadastrados.

Basta usar um computador, notebook, tablet ou mesmo um smartphone com conexão à web para conferir diferentes treinamentos e qualificar a assistência em saúde.

Ainda disponibilizamos o prontuário eletrônico, um sistema completo que simplifica a consulta a dados indispensáveis para as rotinas de enfermagem, utilizando funcionalidades como o bulário online.

É possível fazer buscas em poucos cliques e até cruzar informações para evitar equívocos.

Como todos os documentos são digitais, sua equipe não precisa se preocupar com problemas para entender a letra de médico.

Também pode esclarecer dúvidas com rapidez por meio da teleconsultoria e receber resultados de exames complementares com rapidez utilizando o telediagnóstico.

Conheça todas as vantagens de contar com a parceria da Telemedicina Morsch.

Conclusão

Ao final deste texto, espero ter contribuído para ampliar seus conhecimentos sobre a diluição de medicamentos.

Essa é uma tarefa de grande importância para o tratamento e recuperação do paciente, que deve ser executada com zelo.

Conte com a plataforma Morsch para tirar dúvidas e otimizar a consulta a arquivos como bulas, prescrição eletrônica e prontuário digital.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe com sua rede de contatos!

Acompanhe conteúdos sobre gestão na saúde que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin