Audiometria ocupacional: o que é e como realizar o exame

Por Dr. José Aldair Morsch, 5 de abril de 2018
Audiometria ocupacional

A audiometria ocupacional tem um importante papel no acompanhamento de perda auditiva em colaboradores que atuam em ambientes com níveis elevados de ruído.

Originalmente, o exame foi desenvolvido para investigação e acompanhamento de doenças do aparelho auditivo – a chamada audiometria clínica.

Com o surgimento de rotinas de exames de medicina ocupacional, foi introduzida a versão para acompanhar a saúde dos trabalhadores.

Neste artigo, explico o que é audiometria e como ela se encaixa no exame ocupacional.

Acompanhe até o final para conhecer, ainda, soluções de telemedicina que otimizam a entrega de resultados de exames online.

O que é audiometria ocupacional?

Audiometria ocupacional é um exame que avalia o grau de audição do ser humano, voltado especificamente para trabalhadores que são submetidos a ambientes barulhentos com risco de perda funcional do sentido da audição.

É chamado audiometria ocupacional porque está relacionado com o trabalho, com a ocupação do colaborador dentro da empresa.

Conforme adiantei na introdução do artigo, o exame costuma ser indicado para empregados expostos ao ruído ocupacional.

Porém, também pode ser incluído na avaliação de profissionais que atuam sob níveis de pressão superiores à pressão atmosférica, por exemplo.

Na sequência do artigo, falo mais sobre as indicações e objetivos do exame.

Para que serve a audiometria ocupacional?

O exame permite o diagnóstico precoce da perda auditiva ocupacional, desencadeada pela exposição ao ruído e outros agentes de risco, e que tem diferentes graus.

Quando identificada no início, é possível adotar medidas preventivas com agilidade, preservando ao máximo a audição do trabalhador.

Para se ter uma ideia da importância de realizar a audiometria ocupacional periodicamente, vale observar a classificação do grau da perda auditiva segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Exame Audiometria ocupacional

O exame costuma ser indicado para empregados expostos ao ruído ocupacional

Baseada na média entre as frequências de 500, 1K, 2k, 4kHz, ela estabelece cinco categorias para a capacidade auditiva:

  • Audição normal: 0 – 25 dB
  • Perda auditiva leve: 26 – 40 dB. Indivíduo é capaz de ouvir e repetir palavras em volume normal a um metro de distância
  • Perda auditiva moderada: 41 – 60 dB. Paciente consegue ouvir e repetir palavras em volume elevado a um metro de distância
  • Perda auditiva severa: 61 – 80 dB. Indivíduo é capaz de ouvir palavras em voz gritada próximo à melhor orelha
  • Perda auditiva profunda: maior que 81 dB. Paciente é incapaz de ouvir e entender, mesmo em voz gritada na melhor orelha.

Nos próximos tópicos, trago mais detalhes sobre a realização do exame.

Quem pode fazer audiometria ocupacional?

Segundo estabelece o item 3.3 do Anexo II da norma regulamentadora 7 (NR-7) do Ministério do Trabalho:

“O exame audiométrico deve ser executado por médico ou fonoaudiólogo, conforme resoluções dos respectivos conselhos federais profissionais.”

Também cabe a esses profissionais interpretar os resultados da audiometria.

Como é feito o exame de audiometria ocupacional?

A audiometria ocupacional faz parte dos exames complementares do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

Portanto, cabe ao médico responsável pelo PCMSO assinalar a periodicidade desse procedimento, que deve atender a alguns requisitos técnicos.

Um deles é a realização em cabina audiométrica, cujos níveis de pressão sonora não ultrapassem os níveis máximos permitidos, de acordo com a norma técnica ISO 8253-1.

Nesse contexto, a audiometria pode ser conduzida na empresa, contanto que haja um ambiente acusticamente tratado que atenda à norma, o que costuma ser raro.

É mais comum, então, que a audiometria seja feita em uma clínica ocupacional, dedicada especificamente a exames de medicina do trabalho.

Uma vez que o empregado seja encaminhado à clínica na data e hora marcadas, ele passará por triagem junto ao fonoaudiólogo ou médico, seguida pelo exame em si.

Confira as principais etapas da audiometria abaixo:

  1. O profissional responsável examina dentro do ouvido do trabalhador para verificar se há excesso de cera ou outro fator que o impeça de realizar a audiometria ocupacional
  2. Se estiver tudo ok, o colaborador é orientado a entrar na cabina audiométrica, uma cabine acústica isolada do barulho externo
  3. Dentro da cabine, o colaborador senta em uma banqueta e coloca fones de ouvido especiais 
  4. A cabine tem comunicação com o profissional que realiza o exame através de um espelho, e pelo fone de ouvido, que transmite sons gerados no aparelho de audiometria, a fim de testar a percepção da intensidade do som
  5. Para cada estímulo, existe uma faixa de sensibilidade que é anotada e comparada com um gráfico padrão de normalidade para o ser humano
  6. De acordo com os valores registrados, o colaborador pode estar com sua audição preservada ou comprometida.

As conclusões aparecem no laudo, como comento a seguir.

Como é o laudo da audiometria ocupacional?

O laudo da audiometria ocupacional é o documento técnico que oficializa informações sobre as condições de realização do exame, achados e conclusão, apontando se há perda auditiva e em qual grau.

Segundo determina o item 3.5 do Anexo II da NR-7, o resultado do exame audiométrico deve ser registrado e conter, no mínimo:

  • Nome, idade, CPF e função do empregado
  • Razão social da organização e CNPJ ou CPF
  • Tempo de repouso auditivo cumprido para a realização do exame audiométrico
  • Nome do fabricante, modelo e data da última aferição acústica do audiômetro
  • Traçado audiométrico e símbolos
  • Nome, número de registro no conselho regional e assinatura do profissional responsável pelo exame audiométrico.

A partir do laudo, a empresa pode ou não adotar medidas como as que destaco na sequência.

O que fazer em caso de audiometria ocupacional alterada?

Caso seja constatada perda auditiva, será necessário investigar sua origem, identificando riscos ocupacionais que possam ter desencadeado essa condição.

Apesar de o ruído ser o mais conhecido, solventes, vibrações e calor também são capazes de provocar ou agravar esse quadro.

Mesmo quando tiver origem no ruído, será preciso entender quais as possíveis fontes de risco, que podem estar fora do ambiente laboral.

Sonorização de automóveis, casas noturnas e até o hábito de ouvir música alta em fones de ouvido podem levar à perda auditiva.

Nesses casos, o trabalhador deve ser orientado a evitar essas situações e manter a rotina de exames de saúde ocupacional definida pelo médico do trabalho.

Já se houver fonte de risco no ambiente de trabalho, será necessário reforçar as medidas de proteção coletiva e individual, a fim de eliminar ou minimizar o risco.

Substituição de máquinas barulhentas, rodízio de funções e uso de EPIs são algumas ações úteis, que devem fazer parte do PCMSO e do Programa de Conservação Auditiva (PCA) das empresas.

Em alguns casos, será preciso remanejar o empregado para outro setor ou atividade, a fim de afastá-lo da fonte de risco, preservando sua integridade auditiva.

Realizar exames de audiometria ocupacional rotineiramente nos colaboradores é uma forma de prevenir danos ao aparelho auditivo, como perda da audição, que é sempre irreversível.

Audiométrica do trabalho

A audiometria ocupacional faz parte dos exames complementares do PCMSO

Por que usar telemedicina na saúde ocupacional?

Exames como a audiometria exigem a presença de um profissional qualificado para sua realização e interpretação.

Mas há outros exames complementares que podem ser conduzidos por um técnico de enfermagem ou radiologia treinados, e interpretados a distância por meio da plataforma de telemedicina.

Esse serviço, chamado telediagnóstico, conecta equipes locais a médicos especialistas de diferentes áreas, otimizando a entrega de laudos online.

Basta que sejam feitos normalmente e, em seguida, tenham os registros compartilhados via software de telemedicina em nuvem.

Em seguida, um especialista fará sua avaliação sob a luz do histórico do paciente e riscos a que está exposto, elaborando o telelaudo.

Após finalizar o documento com sua assinatura digital, o médico libera o laudo no próprio sistema.

Completo e experiente, o time da Telemedicina Morsch entrega o laudo digital em minutos!

O serviço está disponível para:

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Conclusão

Ao final deste artigo, você está informado sobre a importância, regras e requisitos técnicos da audiometria ocupacional.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin