Sistema holter Cardios: saiba como funciona e como utilizar

Por Dr. José Aldair Morsch, 20 de janeiro de 2023
Sistema holter cardios

O sistema holter Cardios é um dos equipamentos mais utilizados para o eletrocardiograma de longa duração.

Simples e portátil, o aparelho oferece opções de registro de 24 horas até sete dias, dependendo das funcionalidades e prescrição médica.

Essa avaliação contribui para detectar condições que não tenham ficado evidentes durante exames mais curtos, como o eletrocardiograma de rotina ou o teste ergométrico.

Escrevo mais sobre o tema ao longo deste artigo, em que comento as doenças diagnosticadas através do holter, interpretação e opções de laudo online via telemedicina.

Vamos em frente?

O que é o sistema holter Cardios?

É comum encontrar o sistema holter Cardios durante os estudos sobre o ECG de longa duração.

Ou mesmo numa pesquisa na internet em busca de opções de aparelhos para esse importante exame – que tem vários nomes, incluindo eletrocardiograma por sistema holter.

Existem diferentes opções e marcas para o monitor responsável pelo armazenamento de dados da atividade elétrica cardíaca, fornecendo detalhes como:

  • Variações do ritmo cardíaco durante o período do exame – entre 24 horas e sete dias
  • Frequências cardíacas a cada momento do dia
  • Sintomas paroxísticos, ou seja, aqueles que surgem de maneira inesperada
  • Variabilidade RR, ou seja, a modulação do controle do sistema nervoso autônomo.

A partir desses dados, o cardiologista especializado no exame poderá avaliar o ritmo cardíaco e relacionar alterações a sintomas experimentados pelo paciente.

Segundo recomendações da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas para serviços de holter:

“Tipicamente, a monitorização ambulatorial eletrocardiográfica é classificada de acordo com a forma de monitorização em gravações contínuas e intermitentes. De modo geral, as gravações contínuas ocorrem por 24h a 48h e as gravações intermitentes acontecem por períodos maiores. Os aparelhos destinados a gravações intermitentes, denominados monitores de eventos, incorporam uma alça de memória (loop) que permite o armazenamento de traçados aleatórios ou motivados por algum sintoma clínico”.

Como funciona o sistema holter Cardios?

O sistema funciona a partir do pequeno monitor ou holter, que é conectado a eletrodos por meio de cabos.

São os eletrodos que captam impulsos elétricos emitidos pelo coração a cada batimento e, em seguida, levam esses dados até o monitor, onde ficarão gravados.

Para que o exame seja bem-sucedido, evitando problemas com artefatos, o paciente deve ser orientado previamente para que compareça ao serviço de saúde de banho tomado e sem aplicar qualquer cosmético na região torácica, como cremes, pomadas ou desodorantes.

Antes do procedimento, sua pele deve passar por preparo com leve esfoliação e higienização para eliminar o suor.

Caso haja pelos no peito, pode ser necessário raspar as áreas onde os eletrodos serão fixados, a fim de garantir sua aderência.

Depois, os eletrodos são grudados à pele do paciente, com o auxílio de um gel condutor de eletricidade.

Eles devem permanecer no mesmo lugar durante todo o exame, e não podem ser molhados – portanto, é desaconselhado tomar banho durante o monitoramento com holter 24 horas.

Já quem permanece com o aparelho por mais tempo deve ter cuidado ao fazer a higiene pessoal.

Com exceção do banho, as demais atividades podem ser realizadas normalmente, enquanto o dispositivo grava dados sobre o ritmo cardíaco.

O que o sistema holter Cardios pode diagnosticar?

O sistema holter pode detectar uma série de doenças cardíacas, com destaque para as arritmias silenciosas ou intermitentes.

Por surgirem de forma abrupta, essas alterações na frequência cardíaca são dificilmente detectadas pelo ECG de repouso, que dura cerca de cinco minutos.

Contudo, as indicações do ECG com sistema holter Cardios vão além, servindo para avaliar:

A seguir, explico como utilizar o holter Cardios para interpretar resultados.

Como interpretar o resultado do holter Cardios?

Após a retirada dos eletrodos do peito do paciente, o sistema terá registrado alguns gráficos que retratam a atividade cardíaca.

É com base nesses traçados que o cardiologista com especialização em arritmologia poderá estabelecer o ritmo cardíaco padrão do paciente, que será comparado com as referências de normalidade para sua idade e condição clínica.

Inicialmente, ele calcula a frequência cardíaca, determinando a quantidade de batimentos por minuto executados pelo coração.

Num adulto jovem e saudável, a FC deve ficar entre 50 e 100 bpm, de acordo com as atividades ou repouso.

Em seguida, é possível avaliar o aspecto das ondas do ECG para verificar se o miocárdio bate em ritmo sinusal ou normal.

A dica, aqui, é verificar se a distância entre os complexos QRS são semelhantes e se a onda P é gerada no nó sinusal.

A interpretação prossegue por meio da análise do intervalo QT, segmento ST e localização do eixo elétrico cardíaco.

Holter da cardios

O sistema holter pode detectar uma série de doenças cardíacas, com destaque para as arritmias silenciosas

Laudo eletrônico de holter Cardios

Gráficos construídos pelo sistema holter Cardios podem se beneficiar de opções de laudo eletrônico, através de um sistema de telemedicina.

Funciona assim: o médico ou técnico de enfermagem treinado fazem o preparo, fixam os eletrodos no tórax do paciente e o monitor holter em sua cintura, da maneira habitual.

Ao término do exame, retiram o dispositivo e compartilham os traçados na plataforma de Telemedicina Morsch.

Para acessar o sistema, o profissional deve portar apenas login e senha e usar qualquer dispositivo conectado à internet – computador, notebook, tablet ou até um smartphone.

Assim que os gráficos ficam disponíveis, um de nossos arritmologistas os interpreta, considerando a suspeita clínica, histórico do paciente e sintomas relatados. Ele produz e assina digitalmente o laudo médico, e o documento é entregue com agilidade pelo próprio sistema.

Clique aqui e leve hoje mesmo essa inovação para a sua clínica!

Conclusão

Gostou de saber mais sobre o sistema holter Cardios?

Contar com aparelhos de qualidade e registrados na Anvisa faz toda a diferença na qualidade dos gráficos gerados pelo eletrocardiograma de longa duração.

Para conferir outras dicas sobre medicina e tecnologia em primeira mão, acesse os conteúdos sobre cardiologia em nosso blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin