Avaliação de enfermagem: o que é, exemplos, importância e como fazer

Por Dr. José Aldair Morsch, 2 de outubro de 2024
Avaliação de enfermagem

Uma avaliação de enfermagem completa é a base para um processo de enfermagem (PE) de qualidade.

Isso porque, a partir dessa etapa inicial, o enfermeiro pode realizar as dinâmicas necessárias para a assistência clínica ao paciente, incluindo um diagnóstico preciso e uma prescrição adequada a cada caso.

Se deseja saber mais sobre essa tarefa importante na rotina de muitos profissionais, continue lendo o artigo até o fim.

Você vai ver o conceito, finalidade, exemplos e quais os passos essenciais para a avaliação de enfermagem.

Além de conhecer soluções de telemedicina que otimizam essas dinâmicas nos serviços de saúde.

O que é avaliação de enfermagem?

Avaliação de enfermagem é a captação de informações relevantes do paciente por meio de técnicas específicas.

A definição mais atual para essa dinâmica se encontra na Resolução Cofen 736/24, que afirma, em seu Art. 4º, § 1º, que a avaliação de enfermagem:

“Compreende a coleta de dados subjetivos (entrevista) e objetivos (exame físico) inicial e contínua pertinentes à saúde da pessoa, da família, coletividade e grupos especiais, realizada mediante auxílio de técnicas (laboratorial e de imagem, testes clínicos, escalas de avaliação validadas, protocolos institucionais e outros) para a obtenção de informações sobre as necessidades do cuidado de Enfermagem e saúde relevantes para a prática.”

Segundo a legislação, a avaliação se refere à antiga fase de histórico de enfermagem, combinando a anamnese na enfermagem ao exame físico do paciente.

Na sequência, falo mais sobre o seu papel na assistência em saúde.

Para que serve a avaliação de enfermagem?

Mencionei, na introdução do texto, que a avaliação é a primeira fase do processo de enfermagem.

Nesse contexto, ela se torna indispensável para iniciar a consulta de enfermagem, essencial para a análise de parâmetros clínicos que definirão a prestação da assistência adequada.

Em outras palavras, a avaliação é fundamental para qualificar a prestação de cuidados de enfermagem nos serviços de saúde, partindo de dados fidedignos para avançar às etapas seguintes do PE, ou seja:

  • Diagnóstico de Enfermagem: identificação de problemas existentes, condições de vulnerabilidades ou disposições para melhorar comportamentos de saúde
  • Planejamento de Enfermagem: fase de desenvolvimento de um plano assistencial direcionado ao paciente
  • Implementação de Enfermagem: realização das intervenções, ações e atividades previstas no planejamento assistencial, pela equipe de enfermagem
  • Evolução de Enfermagem: etapa final do PE, que consiste na avaliação dos resultados alcançados de enfermagem e saúde da pessoa, família, coletividade e grupos especiais.

Entendido o conceito, vamos passar agora a exemplos de sua aplicação.

Etapa de avaliação enfermagem

A avaliação é indispensável para iniciar a consulta de enfermagem, essencial para a análise de parâmetros clínicos

Exemplos de avaliação de enfermagem

A avaliação de enfermagem pode ter diferentes objetivos, mas sempre irá reunir informações de interesse para melhorar o cuidado e a condição clínica do paciente.

Um exemplo está na análise da resposta a um tratamento que inclui medicamentos administrados por via intravenosa durante alguns dias.

A partir do relato de dor, edema e/ou sinais de inflamação, seguido pelo exame físico, o profissional poderá utilizar seu raciocínio clínico para indicar uma terapia menos agressiva, se possível, usando outra via de administração.

Em um segundo exemplo, fatores como idade avançada e histórico de vertigem sinalizam aumento no risco de queda para o doente.

Isso deve ser considerado tanto se estiver internado quanto caso receba alta hospitalar.

Afinal, seu quarto e ambientes em que circula devem receber adaptações na disposição dos móveis e inserção de piso antiderrapante, complementadas pelo uso de acessórios como a bengala.

Qual a importância da avaliação de enfermagem?

A etapa de avaliação exerce papel fundamental para a humanização na enfermagem.

Primeiramente porque ela permite um contato mais próximo com paciente e acompanhante, reforçando o acolhimento em saúde a partir de ferramentas como a escuta ativa.

Em vez de considerar apenas os parâmetros de saúde e doença, o profissional consegue acessar pontos relevantes para o doente.

É o caso da sua percepção do atendimento e terapia, fatores psicológicos e sociais.

Enquanto o monitoramento de sinais vitais e outros indicadores oferece o aspecto racional da assistência, apoiando uma tomada de decisão com base em evidências, porém, sem deixar de lado as impressões do paciente.

Unindo esses pontos, a avaliação de enfermagem colabora não apenas para uma reabilitação ou recuperação mais rápida, como também para a manutenção do bem-estar e a promoção da saúde dentro e fora das clínicas e hospitais.

Como fazer uma avaliação de enfermagem?

Para realizar uma dinâmica completa, é preciso conduzir as duas fases principais da avaliação de enfermagem de forma zelosa.

Conheça detalhes sobre cada uma delas a seguir:

Anamnese de enfermagem

Comece com uma conversa com o paciente, de forma que seja possível rememorar sinais, sintomas, comorbidades e outros relatos importantes.

Vale perguntar, ainda, sobre a percepção em relação à abordagem terapêutica, que afeta a confiança e, por consequência, a adesão ao tratamento prescrito.

Todas as informações devem ser registradas na ficha de anamnese, incluindo descrições da:

  • Identificação do paciente, inclusive idade, peso, altura
  • Queixa principal
  • História familiar
  • História pessoal.

Então, passamos ao exame físico.

Exame físico

A partir dos relatos e histórico do paciente, prossiga para uma análise de sua condição clínica atual.

É possível observar os sinais vitais em tempo real, bem como sintomas incômodos, mas pode ser necessário aguardar por resultados de exames complementares adicionais para apoiar o diagnóstico.

Cabe ao enfermeiro responsável verificar a necessidade de encaminhamento do doente a outros profissionais da equipe médica.

Análise de enfermagem

A avaliação de enfermagem é fundamental para qualificar a prestação de cuidados de enfermagem

Avaliação de enfermagem na telemedicina

A transformação digital na saúde viabiliza o contato entre paciente e profissionais de enfermagem fisicamente distantes.

Utilizando uma plataforma de telemedicina, eles podem se comunicar via consulta por videoconferência, dispensando deslocamentos desnecessários.

Essa ferramenta auxilia no acompanhamento de doentes crônicos, uma vez que a teleconsulta e telemonitoramento podem ser usados em conjunto para maior comodidade do paciente e times de saúde.

Optando por um sistema robusto como a Telemedicina Morsch, seu serviço ainda vai dispor de:

  • Teleconsultoria para esclarecer dúvidas sobre o cálculo de medicamentos e outros pontos essenciais ao cuidado
  • Prontuário eletrônico integrado à teleconsulta, que compila e organiza os dados do paciente e oferece atualização automática
  • Armazenamento das informações no software de telemedicina em nuvem, que possui protocolos de segurança como a criptografia de ponta a ponta
  • Ampla acessibilidade para pessoas autorizadas, que podem se logar usando qualquer dispositivo conectado à internet.

Conheça soluções pensadas para sua equipe aqui!

Conclusão

Agora que conhece as etapas e aplicações da avaliação de enfermagem, você pode aprimorar essa dinâmica na clínica ou hospital.

Conte com a praticidade da telemedicina na enfermagem para otimizar esses e outros processos, ganhando agilidade sem diminuir a qualidade dos serviços.

Compartilhe este artigo com seus contatos e aproveite para ler mais conteúdos sobre gestão na saúde que publico aqui no blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin