Acidente e incidente: qual a diferença e como prevenir com a saúde ocupacional

Por Dr. José Aldair Morsch, 23 de dezembro de 2024
Acidente e incidente

Acidente e incidente são frequentemente usados como sinônimos em meios de comunicação, ou até mesmo por profissionais de medicina e segurança do trabalho.

No entanto, os termos se referem a ocorrências com resultados distintos.

Conhecer essa diferença é importante para a prevenção de acidentes de trabalho nas empresas.

Este texto explica os conceitos, trazendo exemplos para facilitar a compreensão e boas práticas para evitar tanto o acidente quanto o incidente.

Incluindo o uso da telemedicina ocupacional para diminuir a carga de trabalho do SESMT.

O que é acidente e incidente?

Acidente e incidente são ocorrências inesperadas que decorrem do contato com um agente de risco.

Quando aplicados ao ambiente laboral, esses conceitos se referem a acontecimentos relacionados à jornada de trabalho e que representam ameaça ao bem-estar e integridade dos empregados.

Embora possam ter origem em contextos similares, acidente e incidente não são sinônimos.

É o que você vai descobrir nos tópicos seguintes.

Antes, vamos à definição de cada um.

O que é acidente?

Um acidente de trabalho pode ser descrito como ocorrência relacionada à atividade laboral que gera lesão.

O conceito possui definição dada pelo artigo 19 da Lei nº 8.213/91, que afirma:

“Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”

Cabe observar que os diferentes tipos de acidentes de trabalho compreendem doenças ocupacionais, ocorrências provocadas por desastres naturais, acidentes de trajeto, entre outros.

Incidentes e acidentes

Embora possam ter origem em contextos similares, acidente e incidente não são sinônimos

O que é incidente?

Um termo interessante para explicar o incidente é que se trata de um “quase acidente”.

Ou seja, é um acontecimento que poderia se tornar acidente de trabalho, porém, não desencadeou incapacidade laboral e outros resultados prejudiciais.

De acordo com a NBR 14280: 2001, citada neste estudo, o incidente é:

“Ocorrência com potencial de causar danos a alguém ou alguma coisa, mas que nenhum dano visível ou mensurável ocasionou.”

Qual a diferença entre acidente e incidente?

Considerando as definições acima, fica claro que a diferença está nas consequências desses acontecimentos.

Enquanto o acidente gera dano, o incidente não resulta em prejuízos evidentes ao trabalhador, empresa, meio ambiente ou sociedade.

Contudo, muitas vezes o incidente serve de alerta para a possibilidade de acidentes em um futuro próximo, revelando falhas nas rotinas de trabalho.

Isso porque, assim como o acidente, ele também costuma partir da exposição ocupacional a uma ameaça que deve ser identificada, avaliada e controlada por meio de ferramentas de saúde e segurança no trabalho.

Caso contrário, existem chances de novas ocorrências em breve, e com consequências danosas.

Exemplos de acidentes e incidentes de trabalho

Para dar mais clareza sobre o assunto, vamos a alguns exemplos.

Imagine que um trabalhador tenha encostado em uma lâmina presente numa máquina, mas, felizmente, ele usava luvas de proteção adequadas que impediram cortes nas mãos.

Trata-se, portanto, de um incidente, uma vez que não houve danos mensuráveis devido à utilização do equipamento de proteção individual (EPI).

Um cenário semelhante sem o uso adequado de EPI teria resultado em acidente de trabalho, pois o empregado sofreria lesão de maior ou menor gravidade.

Outro exemplo envolve um profissional que quase escorrega no chão úmido ao entrar em um dos banheiros da empresa, mas consegue se segurar num suporte da parede.

Nesse caso, o incidente se tornaria acidente se ele não visse ou não alcançasse o suporte.

Acidente e incidente ocupacional

Áreas perigosas ou de acesso proibido para parte dos empregados devem contar com sinalização de segurança

Como prevenir acidentes e incidentes de trabalho?

Combinar o atendimento às normas regulamentadoras e demais legislações de SST a medidas simples auxilia na redução de ocorrências no ambiente de trabalho.

Se houver menos incidentes, também haverá menos acidentes e perdas para o empregado, empresa e a sociedade.

A seguir, confira algumas ações que tornam o ambiente laboral mais seguro:

Mantenha a organização e limpeza

Rotinas de limpeza são fundamentais para evitar contaminações, infecções e outras ocorrências que prejudicam a saúde.

Mas não se esqueça da organização, pois postos de trabalho com objetos amontoados e bagunçados podem oferecer barreiras para a concentração e até a circulação das pessoas.

Invista em manutenção

Piso, paredes e outros componentes da estrutura física requerem acompanhamento e manutenção preventiva.

Assim, dá para evitar o contato com fios desencapados, tropeços devido a desníveis e ferimentos causados junto a máquinas ou objetos sem a proteção adequada.

Evitar improvisos é sempre uma boa pedida, portanto, providencie consertos rapidamente.

Insira a sinalização adequada

Áreas perigosas ou de acesso proibido para parte dos empregados devem contar com sinalização de segurança.

Cavaletes, placas e avisos luminosos estão entre os itens necessários para atender a essa exigência legal que afasta os trabalhadores do perigo.

Forneça treinamento

Capacitar os funcionários periodicamente contribui para diminuir as chances de ato inseguro e condição insegura, pois eles estarão conscientizados sobre medidas de SST.

Garanta que todos estejam com os treinamentos em dia e possam esclarecer dúvidas de maneira simples.

Realize a investigação de acidentes e incidentes

Buscar pelos fatores que contribuíram para uma ocorrência é um ponto de partida interessante para reconhecer os riscos ocupacionais presentes.

E, em seguida, neutralizar ou mitigar as ameaças por meio de ações eficazes.

Nos exemplos que citei anteriormente, simples sinalizações ajudariam a afastar um trabalhador da lâmina, e o outro, do chão úmido.

Problemas de manutenção e organização do trabalho também poderiam contribuir para os cenários mais suscetíveis a acidentes e incidentes.

Faça o gerenciamento de riscos ocupacionais

Todas as ideias mencionadas acima e demais estratégias de SST devem compor o GRO, descrito no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Manter essa iniciativa permite a busca pela melhoria contínua, com ganhos na qualidade de vida no trabalho, produtividade e lucros.

Com o suporte da Telemedicina Morsch, dá para otimizar rotinas burocráticas dos profissionais do SESMT, que terão mais tempo para se dedicar a medidas preventivas.

Acessando nosso software em nuvem, eles podem finalizar documentos com sua assinatura digital, de modo prático e seguro.

Além de criar, guardar e compartilhar os seguintes laudos de SST:

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Conclusão

Ao final deste texto, você está informado sobre acidente e incidente, e pode tomar providências para sua prevenção.

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Acompanhe mais artigos sobre medicina ocupacional aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin