Médico alergista e imunologista perto de mim: onde encontrar e como consultar online?

Por Dr. José Aldair Morsch, 9 de novembro de 2023
Médico alergista e imunologista perto de mim

Afinal, onde encontro um médico alergista e imunologista perto de mim?

Se você está nessa busca, vale a pena ler este texto até o final.

Nos próximos tópicos, trago informações sobre diagnóstico e tratamento de alergias, além de dicas para melhorar sua qualidade de vida ao enfrentar as crises alérgicas.

Também vou explicar como se conectar com esse e outros especialistas a partir de qualquer lugar, optando pela praticidade da teleconsulta.

Leia com atenção e conheça as vantagens de falar com um médico sem sair de casa.

Onde tem médico alergista e imunologista perto de mim?

O médico alergista e imunologista pode tanto seguir carreira clínica ou científica. Ou seja, há espaço para esse especialista em clínicas, consultórios e hospitais, mas também em laboratórios e centros de pesquisa.

Naturalmente, quando procuramos pela assistência do alergista, estamos buscando por aqueles que trabalham com consulta médica e outros serviços aos pacientes.

Dependendo de onde você se encontra, pode haver especialistas disponíveis nos arredores ou no seu município.

Se esse for o caso, não haverá grandes dificuldades para ser avaliado por esse profissional, bastando uma busca online para encontrar um médico particular.

Quem tem plano de saúde pode usar o site da operadora ou o famoso livreto, e quem não tem, pode se informar sobre a consulta com essa especialidade em unidades de saúde do SUS.

Nem sempre é fácil localizar um alergista e imunologista.

De acordo com a Demografia Médica 2023, existem 2.052 profissionais com título de Alergia e Imunologia no Brasil, o que corresponde a apenas 0,4% do total de títulos de especialistas.

Significa que o país possui 0,96 alergistas e imunologistas para cada 100 mil habitantes.

A maioria deles se concentra na Região Sudeste, (64,9%), enquanto o Norte conta com apenas 3% do total.

A desigualdade na distribuição dos especialistas também fica evidente quando observamos que 62,8% atendem em capitais e apenas 29,9% no interior e 7,3% em regiões metropolitanas.

Daí a importância da consulta online, que leva atendimento de qualidade para qualquer local, bastando que tenha internet disponível.

Agora que respondi “onde tem médico alergista e imunologista perto de mim”, vamos ver o que esse profissional faz durante uma consulta.

O que faz um médico alergista e imunologista?

O médico alergista e imunologista estuda, diagnostica e trata doenças relacionadas ao aparelho imunológico.

As alergias são respostas desse sistema à presença de substâncias irritantes à pele, trato respiratório, digestivo e aos olhos.

Para se tornar especialista nessa área médica, o profissional deve estudar por pelo menos 10 anos, começando pela graduação em Medicina.

Em seguida, é preciso cursar especialização em clínica médica, que é pré-requisito para fazer especialização ou residência médica em Alergia e Imunologia.

Caso prefira a especialização, terá de passar na prova de título da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) para receber o título de especialista e atuar na detecção e tratamento de doenças como:

  • Rinite alérgica: inflamação da mucosa nasal desencadeada por alérgenos como pólen, pelos de animais e fumaça
  • Asma: doença caracterizada pela inflamação e estreitamento dos grandes tubos que levam ar aos pulmões (chamados brônquios), o que aumenta a produção de muco e dificulta a respiração. Crises de asma são desencadeadas por gatilhos como infecções respiratórias, tempo frio e poeira
  • Dermatites alérgicas: quadro alérgico que afeta as camadas superficiais da pele. Pode ser uma dermatite de contato, provocada pelo contato com produtos de limpeza, perfumes, metais etc. Ou, ainda, dermatite atópica, que é mais comum em bebês e crianças pequenas
  • Urticária: irritação da pele que causa vermelhidão e inchaço, geralmente decorrente do consumo de alimentos, medicamentos, frio ou calor
  • Alergia alimentar: reação adversa decorrente do consumo de certos alimentos, como frutos do mar, amendoim, ovos e leite
  • Imunodeficiências: são um grupo de doenças que apresentam defeitos no sistema imunológico, predispondo a pessoa a infecções recorrentes
  • Hepatite autoimune: ocorre quando células do sistema imune atacam o fígado, desencadeando uma inflamação crônica.

Veja que são muitas as razões para buscar o auxílio de um médico alergista e imunologista perto de você.

Quando procurar um alergista e imunologista?

Por causa da diversidade de doenças avaliadas por esse especialista, também existem manifestações clínicas diferentes e, por vezes, inespecíficas.

Principalmente na fase inicial do problema de saúde, quando não é possível suspeitar de alergias devido a certos gatilhos.

Nesse cenário, é importante ficar atento a sintomas frequentes que podem, inclusive, aparecer e desaparecer de forma espontânea, tais como:

  • Coceira na pele, boca, nariz, ouvidos e/ou olhos
  • Manchas na pele
  • Inchaço
  • Espirros
  • Coriza
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar
  • Chiado no peito
  • Pele ressecada e descamando
  • Infecções que se repetem várias vezes ao ano.

Na ocorrência desses sinais, marque uma consulta com um médico alergista.

Alergologista e imunologista perto de mim

O médico alergista e imunologista pode ser encontrado em clínicas, consultórios e hospitais

Como funciona a teleconsulta com alergista e imunologista?

Teleconsulta é o atendimento realizado por médico e paciente que não estão no mesmo local.

Ele funciona por meio de uma plataforma de telemedicina, um sistema hospedado na nuvem (internet) que oferece salas virtuais para as consultas.

Uma vez agendado o atendimento, o paciente recebe um link de acesso a esse ambiente virtual para conversar com o médico por videoconferência.

Desse modo, o alergista utiliza recursos de áudio e imagem para conduzir a anamnese (entrevista com o paciente), observando alterações e sintomas.

Inchaço, manchas e outras marcas podem ser analisadas pela câmera, fotografias ou resultados de exames online encaminhados previamente.

A partir do relato da doença atual, histórico do paciente, alergias anteriores, cirurgias e outros tratamentos em curso, o médico formula uma hipótese diagnóstica, considerando também o exame físico.

Se achar necessário, o profissional solicita exames complementares para identificar o alérgeno que está provocando as crises e/ou detectar a doença.

Por fim, confirma o diagnóstico e prescreve o tratamento, que pode incluir medicamentos anti-histamínicos (antialérgicos) como cetirizina, levocetirizina, desloratadina, fexofenadina e loratadina.

Plataformas completas, como a Telemedicina Morsch, oferecem agilidade desde a marcação da consulta.

É só acessar a página de agendamentos e usar o filtro de especialidades para escolher o profissional, data e hora mais convenientes para você.

Em seguida, prossiga para a confirmação de dados e pagamento para receber um e-mail com todas as informações e link de acesso à sala virtual exclusiva!

Conclusão

Espero que tenha gostado das dicas que apresentei para quem procura um médico alergista e imunologista perto de mim.

Se este conteúdo foi útil, compartilhe! Aproveite para ler mais artigos sobre saúde e bem-estar que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin