10 dicas para montar o seu planejamento de carreira médica

Por Dr. José Aldair Morsch, 2 de março de 2021
Planejamento de carreira médica: 10 dicas para montar o seu

Criar um bom planejamento de carreira médica é fundamental para qualquer profissional de saúde que deseja prosperar na especialidade em que atua.

Afinal, não importa qual seja a área do mercado, é indispensável ter estratégias bem definidas para evoluir profissionalmente, superar desafios e conquistar novas metas.

Além disso, se levarmos a competitividade e as constantes evoluções do segmento médico em consideração, esse tipo de cuidado se torna ainda mais importante.

Para que você entenda os caminhos e tenha sucesso ao ditar os rumos de sua jornada profissional, preparei este artigo com informações completas sobre o assunto!

A seguir, abordarei melhor pontos como:

  • Importância do planejamento de carreira médica;
  • Sua influência sobre a qualificação profissional;
  • Melhores meios de se planejar;
  • Benefícios;
  • Além das possibilidades oferecidas pela Telemedicina na área.

Por que é importante ter um planejamento de carreira médica?

Quando o assunto é planejamento de carreira médica, muitos profissionais consideram apenas a escolha da residência ao sair da universidade de Medicina.

Durante as considerações, os novos profissionais procuram levantar se a instituição escolhida é bem conceituada, se possui um bom corpo docente, bem como infraestrutura de ponta.

No entanto, por mais que todos esses pontos sejam de suma importância para uma boa qualificação (e consequente sucesso profissional), eles não são os únicos que precisam ser avaliados!

Nesse sentido, também é importante observar se a entidade tem parcerias firmadas com outros órgãos ou organizações de saúde, o contexto social em que ela se insere e a possibilidade que ela oferece para contratar novos profissionais.

Isso porque, esses são pontos fundamentais para que você consiga determinar quais são as possibilidades profissionais e de aprimoramento que a instituição proporciona, além dos próprios conhecimentos oferecidos durante a residência.

Inclusive, esse tipo de cuidado é importante não só para eventualmente ingressar como profissional na unidade em questão, mas para agregar experiências e possibilidades que ampliam a visão de carreira profissional.

Todos esses pontos são imprescindíveis para um planejamento de carreira médica bem-sucedido, e muitas vezes não são abordados na graduação.

Além disso, a definição de objetivos e metas profissionais deve ir muito além da qualificação, contemplando também questões de mercado, financeiras e de empreendedorismo.

Antes de me aprofundar nesses aspectos, no próximo item abordarei brevemente como o planejamento de carreira médica beneficia a especialização. Em seguida, apresentarei os melhores meios para planejar-se com sucesso.

Como um planejamento de carreira médica motiva a especialização?

No item anterior, tratei sobre o planejamento de carreira médica sob a perspectiva dos recém-formados e dos novos profissionais.

Porém, também são comuns os casos de especialistas já atuantes, mas que não conseguem vislumbrar com clareza como será seu posicionamento profissional nos próximos anos.

Por meio de um bom planejamento, todas as oportunidades e desafios que poderão se apresentar ao longo da carreira podem ser identificados com muito mais facilidade.

Assim, os médicos podem ter uma visão mais precisa sobre aquilo o que querem atingir e quais os caminhos que deverão percorrer para que alcancem aquilo o que almejam.

Nesse ponto, o planejamento de carreira médica também favorece a especialização. Uma vez que aponta quais são as técnicas e conhecimentos que devem ser adquiridos para que o profissional prospere em seus objetivos.

Inclusive, como mencionei anteriormente, essa qualificação pode ir além da área da medicina, contemplando também domínios empresariais e mercadológicos, que são indispensáveis para a competitividade profissional.

Ou seja, atualmente existem inúmeros médicos talentosos e muito bem especializados, mas nem todos eles sabem quais novos conhecimentos adquirir para alcançar sua máxima capacidade de sucesso.

Para que você seja mais que um bom profissional e realmente domine o mercado em que atua, no item seguinte, explicarei as principais etapas para um planejamento de carreira médica mais eficiente!

10 dicas para criar o seu planejamento de carreira médica

Na hora de determinar o planejamento de carreira médica, muitos pontos importantes precisam ser levados em consideração.

 dicas para criar o seu planejamento de carreira médica

Por mais que não exista uma receita pronta para definir quais os melhores caminhos para cada profissional, uma série de cuidados são indispensáveis para o sucesso de qualquer médico.

Entre as melhores dicas para um planejamento de carreira médica eficiente, destaco:

1. Avalie suas preferências

O primeiro passo para planejar sua carreira é ter uma visão clara sobre seus interesses, valores e áreas de atração.

Entender aquilo o que você quer (ou não) é indispensável para nortear o caminho profissional a ser seguido.

2. Observe suas habilidades

Além dos interesses, também é importante avaliar quais são as habilidades que você mais domina e quais aquelas que você têm dificuldades.

A partir disso, será mais fácil compreender quais áreas você precisa (e quer) se desenvolver e quais segmentos talvez não sejam adequados para a sua carreira.

3. Acompanhe as tendências de mercado

Não deixe também de analisar o mercado e entender as suas tendências, avaliando se os seus gostos e habilidades são condizentes com aquilo que o público procura.

Isso também é importante para compreender como você se posiciona diante da concorrência e como pode se diferenciar dela.

4. Explore as novas oportunidades

Por falar em interesses, habilidades e tendências, não deixe de considerar outras possibilidades que vão além da atividade médica em si.

Além das rotinas nas clínicas e consultórios, também é possível:

  • Trabalhar com pesquisas;
  • Se tornar um influenciador em sua área;
  • Realizar palestras, e assim por diante. 

Tudo isso enriquece a sua carreira e o destaca entre os demais!

5. Desenvolva um plano de ação

Com suas aspirações bem definidas, procure colocar todas as suas metas e pretensões na ponta da caneta.

Vislumbrando um objetivo macro, de longo prazo, defina as ações que você realizará em períodos menores de tempo (como de 5 em 5 anos, por exemplo). Assim, você saberá exatamente quais caminhos deverá percorrer e terá um controle melhor para atingir aquilo o que quer.

6. Defina seus objetivos e metas

Para desenvolver o plano de ação mencionado acima, não deixe de definir muito bem seus objetivos e metas (também com base em seus interesses, habilidades e oportunidades).

Com metas realistas bem definidas, será muito melhor direcionar as suas ações e definir com clareza o planejamento de carreira médica.

7. Reveja seu plano constantemente

Ao longo da sua caminhada profissional, novos objetivos e metas podem surgir, assim como novos desafios e oportunidades.

Levando isso em consideração, não deixe de rever seu planejamento constantemente, adequando-o às suas novas realidades, conhecimentos e experiências.

8. Participe de congressos e grupos de discussão

Como destaquei no início do artigo, a área da saúde está em constante transformação. Por isso, atualizar-se, compartilhar experiências, ter informações em primeira mão e uma boa rede de contatos é fundamental.

A melhor maneira de acompanhar as tendências da área e ampliar o networking com outros profissionais é através de congressos médicos e grupos de discussão. Afinal, estes ambientes reúnem diferentes especialistas para a discussão de casos e troca de conhecimentos.

9. Acompanhe artigos especializados

No mesmo sentido da dica anterior, também é imprescindível ficar por dentro das principais publicações científicas, seja em periódicos acadêmicos, revistas ou até sites especializados.

Ao ler essas publicações periodicamente, você entenderá melhor quais são os avanços médicos mundiais e como eles podem impactar o seu planejamento de carreira médica.

10. Realize cursos de aprimoramento

Por fim, seria impossível falar sobre qualificação e aprimoramento sem mencionar os diversos cursos atualmente disponíveis para médicos.

Eles devem ser alinhados às pretensões de sua carreira e às habilidades que você deseja (ou precisa) aprimorar.

Além de cursos técnicos e aulas de aprimoramento, não deixe de considerar novas especializações, MBAs, entre outras opções parecidas!

Quais são os benefícios de um planejamento de carreira médica

Quais são os benefícios de um planejamento de carreira médica

Ao seguir à risca todas as dicas que mencionei acima, uma série de vantagens certamente serão garantidas aos profissionais durante seu planejamento de carreira médica.

Em termos de qualificação, esse tipo de cuidado certamente favorecerá: 

  • A qualidade dos serviços prestados;
  • Os conhecimentos dominados pelo especialista;
  • Sua excelência enquanto profissional de saúde.

Contudo, acho importante destacar as vantagens que também podem ser obtidas em termos de mercado e competitividade, que incluem:

Gestão financeira eficaz

Com um planejamento de carreira médica preciso, os profissionais são capazes de aprimorar sua capacidade de organização financeira.

Isso porque, ao se informar e qualificar-se sobre o mercado de saúde, os especialistas também adquirem conhecimentos mais profundos sobre seus custos recorrentes, possibilidades de lucro, controle de fluxo de caixa, e assim por diante.

Criação de valor

Outro ponto importante é que, durante o planejamento da carreira, o médico pode determinar o quanto já investiu em sua evolução profissional e o quanto ainda será necessário investir em si mesmo para atingir seus objetivos.

Dessa forma, é possível criar muito mais valor enquanto especialista, seja em termos de gerenciamento e viabilidade de recursos, ou mesmo sob a própria perspectiva ocupacional, já que os serviços prestados se tornam mais qualificados e de maior valia perante o mercado. 

Autoridade no mercado

Por falar em mercado, o planejamento de carreira médica é indispensável para qualquer profissional que deseja se tornar uma referência na área em que atua.

Isso porque, além da supracitada criação de valor, todo o processo de qualificação também contempla a criação de autoridade e o ganho de competitividade junto ao público.

Nesse sentido, também ganham destaque as noções mercadológicas de marketing pessoal e médico, que são fundamentais para uma carreira de maior destaque!

Agora, você já conhece os principais cuidados e benefícios ligados ao planejamento de carreira médica. No próximo item vou propor uma visão além, capaz de alinhar a jornada profissional em saúde aos principais avanços que já influenciam especialistas no Brasil e no mundo.

Para quais caminhos é possível direcionar o planejamento de carreira médica?

Depois de apresentar os aspectos mais importantes do planejamento de carreira médica, também julgo fundamental tratar sobre as tecnologias e inovações que já transformam (e prometem influenciar ainda mais) os rumos dos profissionais de saúde.

Nesse sentido, a Telemedicina merece destaque especial, já que agrega alguns dos recursos tecnológicos mais importantes da atualidade para enriquecer as experiências de médicos e pacientes, tais como:

Vale destacar que, com a medicina remota, é possível:

  • Eliminar barreiras geográficas para atender a pacientes de todo o mundo;
  • Otimizar tempo e desafogar a agenda médica;
  • Baratear custos de infraestrutura;
  • Ampliar o volume de especialidades oferecidas;
  • Ter um contato mais amplo com outros profissionais;
  • Entre outras vantagens significativas.

Em relação ao planejamento de carreira médica, os caminhos mais promissores que a Telemedicina proporciona são relacionados a duas frentes principais:

Empreendedorismo

Em termos de empreendedorismo, a tecnologia e a Telemedicina permitem que os médicos impulsionem suas carreiras por meio de um consultório online.

Com esse tipo de diferencial, os profissionais podem agregar recursos e ferramentas que aprimoram seu gerenciamento e melhoram a experiência dos pacientes.

Além da possibilidade de oferecer consultas à distância e obter telelaudos de centrais de especialistas (com interpretação de exames online), isso permite:

  • Elaboração de prontuários eletrônicos (que facilitam as consultas e o acesso à documentação dos pacientes);
  • Prescrições digitais com assinatura eletrônica;
  • Entre outros recursos que otimizam as rotinas de saúde.

Para a gestão, os sistemas de Telemedicina permitem uma melhor organização de agenda, acesso a informações de cadastro e pagamento, controle total sobre as rotinas médicas e outras funcionalidades que melhoram o desempenho de mercado.

Já para o marketing, a área agrega todos os benefícios do marketing digital ao planejamento de carreira médica, seja por meio do compartilhamento de conteúdo relevante para o público, na marcação online de consultas, no uso de chats e mensagens para orientações, envio de lembretes, etc.

Otimização de tempo

Outro caminho muito vantajoso para quem deseja se tornar um médico virtual é o uso da Telemedicina para a otimização de tempo.

É normal que o agendamento clínico presencial seja marcado por horários vazios de atendimento aos pacientes.

Nessas situações, ou os médicos ficam ociosos ou precisam se deslocar até outras unidades para atender a um público diferente.

Com as teleconsultas, é possível encaixar os horários para atender a pacientes à distância, seja para prestar orientações, monitoramentos, segunda consulta e outras possibilidades da rotina médica.

Dessa maneira, o profissional pode eliminar barreiras geográficas e atender a um público ainda maior, aproveitando melhor o seu tempo e poupando recursos valiosos.

No mesmo sentido, as supracitadas ferramentas de prontuário e receituário eletrônico agilizam os atendimentos. Isso porque, permitem acesso total ao histórico do paciente e eliminam processos redundantes, liberando tempo para que os especialistas tenham foco naquilo o que realmente importa nas consultas.

A Telemedicina Morsch quer fazer parte do seu crescimento profissional

Além dos benefícios citados acima, a Telemedicina no planejamento de carreira médica ainda é repleta de possibilidades!

A Telemedicina Morsch é referência no assunto e oferece todas as ferramentas necessárias para uma jornada profissional de excelência na área da saúde.

Em nossa plataforma ou marketplace médico, você encontra tudo o que precisa para realizar teleconsultas com:

  • Telemonitoramento;
  • Telediagnósticos com laudos à distância;
  • Elaborar receituários ou prontuários eletrônicos com assinatura digital.

Nossa tecnologia é em nuvem, o que dá mais flexibilidade para a sua atuação e garante total segurança dos dados para reforçar o sigilo médico.

Além disso, temos:

  • Especialistas remotos disponíveis para segunda opinião;
  • Oferecemos suporte e treinamento completos;
  • Emitimos relatórios e estatísticas de desempenho;
  • Atuamos com um kit completo de exames e especialidades;
  • Oferecemos cobertura total para suas rotinas médicas (24 horas por dia, 7 dias por semana).

Quer saber tudo sobre as ferramentas e vantagens oferecidas pela Telemedicina Morsch? Clique aqui e descubra como aprimorar o seu planejamento de carreira médica conosco.

Conclusão

Para se tornar um médico de sucesso e atingir seus objetivos profissionais, é fundamental contar com um bom planejamento de carreira.

Avaliar suas habilidades, acompanhar as tendências do mercado, explorar novas oportunidades, ter planos de ação, metas bem definidas e aprimorar-se constantemente são alguns dos cuidados indispensáveis para prosperar no mercado e tornar-se um profissional de referência.

Se você gostou do nosso conteúdo sobre planejamento de carreira médica e quer ficar por dentro de ainda mais informações valiosas na área, assine agora a nossa newsletter e não perca nossos próximos artigos!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin